FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

desfolha total do ficus benjamina; pode?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe França

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 1:56 pm    Assunto: desfolha total do ficus benjamina; pode? Responder com citação

Olá para todos!
Tenho um ficus,alguns dizem q ñ pode desfolhar-lo total mente pq pode matar a planta e outros dizem q pode.

Alguem poderia me esclarecer se pode ou ñ pode!

aguardo resposta.
abraço! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

beijamina não pode.
retusa pode.
tem topicos mostrando alternativas q contornam o problema de desfolha.
da um preocurada...
vo procurar se eu achar 1º posto o link aqui.
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Uma boa dica, quando não se sabe se pode ou não, é fazer a desfolha cortando as folhas na metade ou menor...deixando ainda um pedaço da folha...quando surgirem as novas essa cortada seca e cai...é mais garantido..

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 6:04 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Qualquer ficus aceita bem uma desfolha, desde que seja necessária, e esteja a planta bem saudável. Fazer desfolha unicamente visando a redução do tamanho das folhas requer certos requisitos, tais como:

- desfolhar primeiro os galhos mais vigorosos, mantendo os mais fracos com as folhas.
- começar pelos primeiros galhos, mantendo o apice sem desfolhar (apice, no caso, não é só o galho que continua crescendo puxando a força da planta, mas toda a parte que o cerca)
- só desfolhar o ápice após iniciada a brotação dos demais galhos, anteriormente desfolhados.
- manter a planta em local sombreado, ou quando muito, que receba apenas incidencia e calor solar até as 10/11 horas da manhã.
- diminuir a rega, aumentando, gradativamente, o aporte de adubação, principalmente com maior incidencia de nitrogenio.
- cortar galhos e ramas desnecessárias à formação estrutural. retirar galhos secos, podar raizes que se cruzam.

O ficus benjamina, após desfolhado seguindo os procedimentos acima, não deverá ser aramado, antes que seja reiniciada brotação vigorosa. Após isso, retira-se o excesso de novos brotos, mantendo apenas os necessários à formação, aramando-se então. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Diego Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 7:21 pm    Assunto: Responder com citação

Na revista eletrônica A ARTE BONSAI tem uma entrevista muito interessante “A Desfolha - Uma Entrevista com Carlos Tramujas” onde Carlos tramujas comenta que os fícus em geral suportam bem a desfolha....dependendo do estado da planta e do período do ano eles suportam ate a poda, o transplante e a aramação tudo ao mesmo tempo...acho legal vc dar uma lida nesta matéria...ele da um exemplo em um fícus benjamina como se deve desfolhar a planta....e fala em desfolha em geral...

segue o link abaixo:
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: