Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
verdura
Registrado: 18/06/05 Mensagens: 20 Localização: Porto, Portugal
|
Enviada: Sáb Jun 18, 2005 9:14 pm Assunto: Mamadeira |
|
|
Boa noite,
Estava a pensar usar a técnica de mamadeira para alguns dos meus bonsais.
Segundo o que entendo deve-se usar esterco animal bem curtido.
Por aqui é dificil encontrar isso! O que posso usar para substituir? Terra normal funciona?
No escorredor não percebi o que usam... "70% de matéria não-orgânica e 30% de matéria orgânica". Estava a pensar areia de rio e terra normal!
Funcionará?
O que acham? Estou procurando sugestões...
Página consultada sobre a técnica em: http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html _________________ Abraços,
Vitor Verdura |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 18, 2005 9:50 pm Assunto: Re: Mamadeira |
|
|
verdura escreveu: | Boa noite,
Estava a pensar usar a técnica de mamadeira para alguns dos meus bonsais.
Segundo o que entendo deve-se usar esterco animal bem curtido.
Por aqui é dificil encontrar isso! O que posso usar para substituir? Terra normal funciona?
No escorredor não percebi o que usam... "70% de matéria não-orgânica e 30% de matéria orgânica". Estava a pensar areia de rio e terra normal!
Funcionará?
O que acham? Estou procurando sugestões...
Página consultada sobre a técnica em: http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html |
Olá Vitor Verdura,
É uma grande satisfação poder contar com sua participação neste fórum: SEJA BEM VINDO!!!!
Em relação ao que chamamos "mamadeira", você deve ter percebido que existem dois tipos de substratos: um para o escorredor e outro para a bacia plástica.
A mistura que compõe o escorredor deve ser a mesma utilizada nos bonsai. Aqui, costumamos utilizar uma parte de matéria inorgânica, que é o mesmo que pedriscos ou areia de rio + tijolos triturados, etc, e outra parte (cerca de 30%) de matéria orgânica (casca de pinus, terra vegetal, turfa, etc). Ou seja, um meio onde a planta possa desenvolver muito bem suas raízes.
A bacia, na verdade, consiste em uma grande fonte de alimentos para a planta, comida farta. A idéia é que as raízes, ao passar pelos furos do escorredor, irão encontrar todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Creio que seja possível substituir o esterco animal por outro produto, como por exemplo, a torta de mamona, a farinha de peixe ou de osso, ou mesmo outra matéria orgânica utilizada para adubação de solos, de maneira que resulte numa mistura com características semelhantes à da matéria citada.
Um forte abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sáb Jun 18, 2005 9:53 pm Assunto: |
|
|
Fala Verdura (que nick!!! brincadeira). Seja bem vindo ao fórum. Não sou muito experiente nesse assunto, tanto que a pouco tempo postei um tópico com quase as mesmas duvidas que você tem. Já vi o pessoal postando e dizendo que o que importa é que as raizes saiam do escorredor (lugar pequeno) e entrem em um lugar maior, onde suas raizes possam se desenvolver melhor. Então eles dizem que podemos colocar o escorredor no chão mesmo, mas em contra partida, não conseguiremos trabalha-lá direito. Se funciona no chão, deve funcionar utilizando apenas terra na bacia (mamadeira). Quanto ao substrato, essa composição é boa, mas acrescentaria nela um pouco de telha triturada. Aqui em casa, estou experimentando 1 parte de cada um (terra, areia, telha) e tem mantido uma boa umidade no substrato. Espero ter ajudado. Qualquer coisa o pessoal te fala mais coisas, porque sou inexperiente ainda. Pessoal, se falei besteira podem me corrigir, pois é errando que se aprende. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 10:02 am Assunto: |
|
|
oi seja bem vindo
conheço a mistura da mamadeira por 50% de esterco e 50% de terra vegetal.
mas vc pode usar terra vegetal e mais alguma materia organica sem problemas. |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 8:31 pm Assunto: |
|
|
Verdura, vc pode usar na mamadeira o mesmo substrato que vc usa no escorredor do bonsai, o que vai diferenciar é a adubação, na mamadeira vc pode colocar o dobro da quantidade que vc coloca no bonsai, isso vai fazer as raízes procurarem a terra mais adubada e forte, favorencendo sua saída pelos furos do escorredor e propiciando o crescimento das raízes finas dentro da mamadeira.
Um abraço. |
|
|
 |
|