Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas___
|
Enviada: Seg Set 17, 2007 6:42 pm Assunto: Mini-estufa |
|
|
Fiz duas mini-estufas com garrafas pet de 2 litros, com uma estaca cada uma (de uns 10 cm, com as folhas removidas). Estou preocupado porque as mini-estufas não acumulam gotículas na parte de cima, como deveria acontecer. Eu observei que ela não fica totalmente fechada (ao soprar pelo gargalo, sai um pouco de vento pela parte do encaixe). É assim mesmo ou fiz as estufas de maneira errada? E quanto as estacas, fiz bem em remover as folhas? E estou usando apenas areia lavada como substrato. Está certo? _________________ Lucas |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Set 17, 2007 8:53 pm Assunto: estufa |
|
|
Lucas,
você pode melhorar a vedação no encaixe com uma fita adesiva larga (daquelas de embrulho). Eu fiz também algumas estufas com estacas de jabuticaba e pitanga; umas eu deixei com algumas folhas e outras só a estaca "pelada". No substrato, usei apenas areia lavada... _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 17, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Lobosque,
A estufa é feita para aumentar a temperatura e a umidade, condições ideais para o enraizamento. Não se preocupe se tiver alguns vazamentos de ar, mesmo assim, com certeza a temperatura interna estará mais elevada do que a exterior e a umidade também é maior e mesmo em menor grau, o efeito estufa está mantido.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 5:43 am Assunto: |
|
|
O.K. amigos, obrigado pela ajuda.
Edson, minhas estacas sao de pitanga e jabuticaba, pasme!
Abraço! _________________ Lucas |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 9:53 am Assunto: |
|
|
Lucas,
eu tenho uma predileção especial pelas nativas brasileiras, sobretudo a jabuticaba. Independente do estilo que você vai adotar, o interessante é que uma muda de três anos já tem aspecto de árvore adulta. Alguém no fórum disse que obtém sucesso razoável com as estufas de garrafa PET, mas no caso das nossas estacas, a jabu e a pitanga devem demorar até 3 meses para enraizar. Vamos esperar e torcer...
Um abraço...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 8:23 pm Assunto: |
|
|
Tem alguma forma de saber se a estaca está pegando ou não? _________________ Lucas |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 19, 2007 12:36 am Assunto: |
|
|
Tem sim!!!
Daqui alguns meses as raízes (se pegar) vão aparecer, tentando "sair" pela lateral e pelo fundo da garrafa!!!
Entretanto, se logo aparecerem brotações, não quer dizer necessariamente que a planta pegou e está enraizando...
Abraço...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 10:50 am Assunto: |
|
|
Lucas, assim como você, estou aprendendo e também fiz algumas estufas, com pitanga, azaléa, pingo-de-ouro e outras com sementes de maçã e bergamota (aqui no RS, mexerica, etc em outros estados) e estou gostando bastante, até fiz menores, com garrafas de 600 ml, para mudas pequeninas de pitanga retiradas do meu terreno, achei que ficaram boas estou muito esperançoso pois minhas tentativas com estacas anteriores, sem estufa, foram literalmente por agua abaixo. O que mais posso te dizer, vamos ler muito e praticar, agora meu próximo passo é tentar a alporquia, vamos ver no que vai dar, um abraço e boa sorte... _________________ Alexander |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 1:17 pm Assunto: |
|
|
Quando a copa da estaca é maior que a garrafa pet, vc pode usar uma sacola plástica transparente, aquela de mercado usada para pegar frutas e legumes. e prender da mesma maneira no vaso.
Também funciona amarrar a sacola envolvendo somente a copa e dando um nó quando esta encontrar o tronco. |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 11:42 am Assunto: |
|
|
Ola pessoal....
Tb estou tentando fazer mudar de ficus por esse metodo da estufa de garrafa pet... fiz algumas de ficus com galhos mais e menos grosso, com folhe e sem folha, .. ja tem mais de um mes, ainda nao vejo raizes, mas en dois deles apareceram brotacoes novas....
mas o que esta me intrigando é que apareceu como que um bolor em volta dos galhos, ai eu tive que abrir a garrafa por um dia até sair esse bolor.... isso prejudica a muda?? tem algum significado??
de seis que eu fiz acho que so duas vai dar certo..... _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 5:41 pm Assunto: |
|
|
attilaokada escreveu: | Quando a copa da estaca é maior que a garrafa pet, vc pode usar uma sacola plástica transparente, aquela de mercado usada para pegar frutas e legumes. e prender da mesma maneira no vaso.
Também funciona amarrar a sacola envolvendo somente a copa e dando um nó quando esta encontrar o tronco. |
eu costumo, de 3 em 3 dias, tirar o algodao da boca da garrafa e regar com um borrifador, no caso no saco plastico, como regaria? Ou esta rega eh desnecessaria?
Outra duvida: o algodao permite a troca de gases na estufa? Obrigado. _________________ Lucas |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 8:35 pm Assunto: |
|
|
pra borrifar agua é só retirar a sacola, borrifar e depois colocar a sacola de novo.
Não, acho que o algodão não possibilita trocas gasosas.
Não sei se trocas gasosas são tão importantes assim, pq praticamente todo o oxigênio que a planta filtra de dia é consumido a noite voltando a se tornar CO2... |
|
|
 |
João Pedro 1.o PASSO

Registrado: 26/03/07 Idade: 39 Mensagens: 112 Localização: Bagé-RS
|
Enviada: Qui Set 27, 2007 4:12 pm Assunto: |
|
|
Eu utilizo garrafas PET para a estaqui há alguns anos. Sempre obtive excelentes resultados, até com espécies mais difíceis de enraizarem.
Utilizo uma mistura de chamote e casca de pinus, com a garafa completamente vedada, para isso corto ela ao meio, e na parte de cima faço 4 cortes em V e encaixo as duas partes, não sendo necessário vedar com fita, e mantenho a tampa.
Quando desejo fazer uma estaqui maior utilizo aquelas garrafas de 5 L de água, elas encaixam muito bem, mantendo a estfa bem vedada.
Alguns amigos já me disseram que tiveram problemas com fungo, mas nunca tive problema com eles...
Abraços
João Pedro Quintana |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 25, 2008 9:49 am Assunto: msg |
|
|
Lucas, posta ai o resultado de suas estacas de Pitanga.....enraizaram ? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
|