Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2005 9:48 pm Assunto: Ipê |
|
|
Olá pessoal.
Eu tenho um ipê que tem 3 anos. Ele está com cerca de 1 metro de altura. Estou querendo fazer uma poda e deixá-lo com 40 cm. Mas um amigo meu disse que se cortar possivelmente não vai brotar, pois o ipê é um pouco sensível. Daí em diante fiquei preocupado, e com medo de cortá-lo. O que vcs poderiam me dizer? Alguém já tem experiência em poda de ipê? Dêem dicas.
Obrigado.
Anselmo Dutra |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2005 11:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Anselmo !!!!!!!!
Sempre soube que o Ipê aceita bem as podas, até as mais radicais possíveis. Dizem ser planta bem resistente ....
Hoje mesmo ví a poda de 2 Ipês retirados através de yamadori no meio da semana que passou, para os leigos as plantas foram até "maltratadas", mas acho que elas gostaram.
Tenha certeza de que o Ipê é uma planta super forte.,
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2005 11:38 pm Assunto: Ipê |
|
|
Cara Ângela
Muito obrigado pela dica. Agora estou mais tranquilo para fazer a poda do meu ipê. Eu plantei outro ipê, na mesma época que este que te falei, mas plantei no chão e ele deu sua primeira florada agora. É um ipê roxo. Acredito que mais 1 ou 2 anos o meu dê sua 1ª florada. Porém farei a poda este ano então vamos ver como ele vai reagir. Um forte abraço
Anselmo |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Jul 24, 2005 12:10 am Assunto: |
|
|
Fala Aselmo!! : tudo bem Esse ipê que vc fala é o amarelo ou roxo? Sabe, não possuo nenhum roxo, mas tenho alguns exemplares do amarelo. Hoje mesmo saí num yamadori e encontrei um bem legal p/ coletar mês que vem. Se for amarelo pode podar sem medo, não sei sobre o roxo, mas creio que tmbm seja bem resistente. Pode dar total crédito a Ângela !!! Boa sorte
O CORAÇÃO DO SÁBIO ADQUIRI O CONHECIMENTO, E O SEU OUVIDO BUSCA A CIÊNCIA Pv18.15 |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 7:04 pm Assunto: Poda ele |
|
|
Anselmo vc pode fazer o massacre da serra eletrica com qqer ipê q com certeza ele brota sim, tenha em mente que pelo menos metade das plantas de cerrado/mata atlantica tem uma capacidade gigantesca de recuperação e isso inclue o ipê, tenho um amarelo que comprei com um metro eu fiz uma poda cruel nas raizes (cruel é muito mais que radical) e de um metro ele ficou com 15cm, e brotou muito bem após uns dois meses.
* Obs: a poda de raiz foi para retirar toda a raiz pivoltante a parte muito feia da radial,a poda naaltura foi até o primeiro galho mais próximo do solo que a planta tinha e sairam muitos brotos mesmo na cicatriz do corte do tronco.
Usar sempre um substrato próximo do utilizado para pinus e boa sorte  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jul 26, 2005 8:44 pm Assunto: |
|
|
Amigos querido !!!!!!!!
Só como curiosidade, apenas isso.
No Jornal "O Globo" de sábado, dia 23 de julho, na página 16, coluna de Ancelmo Gois... há uma foto linda de um Ipê com os seguintes dizeres:
" Prossegue a dusputa di ipê mais bonitos. Este exemplar do tipo roxo enfeita o campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no município de Seropédica. É o Tabebuia avellanedae, da família Bignoniaceae. Teria até propriedades medicianais. Segundo fitoterapeutas, o ipê-roxo tem poder analgésico e ajudaria até no tratamento de males estomacais e da pele. Há registro de seu uso contra sífilis no Brasil colonial".
ALGUÉM VIU ESTA MATÉRIA ???????
PENA NÃO TER COMO COLOCAR A FOTO QUE É DIVINA !!!!!!!!!
O Globo às vezes é cultura também.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Claudio Richter Filho
Registrado: 14/12/08 Idade: 28 Mensagens: 45 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sáb Jan 10, 2009 12:41 pm Assunto: |
|
|