Schefflera
Arzivenko13/01/2009 10:42
Schefflera
Ainda quero conseguir uma planta velha, bem robusta, mas por enquanto tenho esta criança.

edson060514/01/2009 10:27
Arzivenko,
aqui na minha cidade vi uma Schefflera praticamente da altura de uma casa. Imagine o tronco e o nebari como são 😲 😲
Pena que não tinha comigo nem máquina nem celular para fotografar...
Abraço.
Edson.
Arzivenko14/01/2009 11:50
Na verdade eu tenho uma bem grande em casa, até ja estou tentando uma alporquia. Minha tia sim, tinha uma enorme, e podou rente ao chão, ja avisei ela que se for tirar fora eu quero, pois está coberta com raízes aereas..
Arzivenko08/02/2009 13:42
Que tal pessoal? acho que um mame é viavel, nao?

claudiojsferreira11/02/2009 19:14
ouvi falarem muito bem dessa planta1
Arzivenko, eu ouvi falar muito bem desta planta, eu tenho uma e até que nem dava muita bola p ela, mas me disseram que ela tem uma excelente diminuição de tamanho de folhas e aceita muito bem aramações!!
Então já estou imaginando um estilo p a minha!!

Boa sorte com a sua, acho que fica legal um mame!!
Arzivenko23/02/2009 18:19
atualizando..
agora em um pote definitivo..

Ivanil Pimentel Vieira25/02/2009 19:40
Colegas,
li esse Tópico e parti para a compra de uma Cheflera ainda pequena que já está comigo .Que substrato estão usando? Já possuem outras informações da espécie que ainda não foi colocado no Tópico.
Parece que iremos trocar muitas "figurinhas"! 😄
Do colega no bonsai
Arzivenko25/02/2009 19:58
Bom, posso dizer que é uma espécie bem agressiva, possui raízes aereas, bastante facilidade para alporquia e estaquia. Pelo que andei lendo ela gosta de substratos orgânicos, mas eu estou utilizando areia pura. É uma planta que gosta de plena sombra ou meia sombra. Como andei intervindo recentemente na minha, tenho mantido em plena sombra até sua recuperação.
É possivel conseguir uma boa redução de folhas, pra isso eu estou tentando restringir seu substrato.. vamos ver o que acontece...
Ivanil Pimentel Vieira25/02/2009 20:17
Colega Arzivenko,
recebi a minha pequena plantinha com algumas raizes aéreas ( o que mais me interessou pela planta), nessa espécie, é preciso aplicar o sistema do canudinho enquanto ainda são novas?
Agradeço também pela informação anterior!
do colega no bonsai
Arzivenko07/03/2009 10:43
Ivanil, pode usar sim a técnica do canudinho, verá que as sheffleras desenvolvem muitas raízes aereas..

sem novidades na minha, afinal, é um mame..
estou pensando em dar melhor acabamento no jin..
Ivanil Pimentel Vieira07/03/2009 13:21
Caro Arzivenko,
tua plantinha está bem bonita. Questão de jin ainda não efetuei nenhum,
não tenho nenhuma esperiência na técnica.Mas é fazendo que se aprende.
A espécie tem uma característica de soltar muitas raizes aéreas, a que adquiri já possue algumas,como os galhos estão muito próximos do substrato estou perdendo de aproveita-los.Quando for replanta-la farei a retirada do máximo de substrato da parte de cima para que fiquem mais aparente. A embalagem é um tanto alta e espero que consiga meu intento.
Abraço - Ivanil
Tecnolobo12/03/2009 10:19
Ficou muito legal o mame eu tinha dois bonsai dessa espécie, fui dar uma pesquisada rápida aqui e achei isso.
Pode ser cultivada a pleno sol ou a meia-sombra. Na primavera produz inflorescências compostas de muitas florezinhas amareladas que formam frutos muito ornamentais. Para se desenvolver plenamente deve ser plantada em solo fértil com adubação orgânica e regada regularmente. Multiplica-se por sementes ou por estaquia.
Fonte:
http://www.jardineiro.net/br/banco/schefflera_arboricola.php
As minhas nunca derão flores essa informação procede?
Arzivenko12/03/2009 11:42
Procede sim, a minha shefflera matriz (uns 5m de altura) da flores e frutinhas todo ano..
Ivanil Pimentel Vieira12/03/2009 13:49
Arzivenko,
o amigo falou em planta mãe.A tua formou muitas raizes aéreas ou isso não se registra com a por vc cultivada?
Do colega no bosnsai.
Arzivenko12/03/2009 14:03
Sim, existem raízes aéreas por toda parte, inclusive estou preparando alguns alporques em locais onde existem tais raízes, se for de interesse posso tirar algumas fotos da "árvore"...
Ivanil Pimentel Vieira12/03/2009 15:06
É de meu interesse sim e possívelmente dos demais foristas.Tudo que vier a ilustrar o Tópico será sempre bem vindo!Se não for pedir demais...
Arzivenko12/03/2009 17:34
Conforme solicitado pelo colega Ivanil, apresento a minha shefflera matriz, as flores e frutos eu fico devendo para quando for época...
Visão geral da Schefflera, será que conseguem identificar alguma das minhas plantas?
Aqui os dois alporques que estou preparando...
Detalhe das raízes aéreas de um dos alporques...
Aqui as raízes aéreas em outros galhos...

Rogério12/03/2009 18:36
Arzivenko
Tem uma tão grande quanto essa sua, na casa do meu visinho 😈...
Acho que terei que pedir a ele para me deixar fazer uma aporquia 😈 ...
Hehehe... 😉
Abraços
Rogério.
Ivanil Pimentel Vieira12/03/2009 18:45
Caro Arzivenko,
agradeço por postar fotos de tua planta mãe, e que mãe! Muito linda, isso é um verdadeiro achado.Teus alporques estão praticamente prontos.Estou em andamento com um de ficus, mas está muito demorado e não sei não 🙁
Os galhos retirados da tua planta foram para estacas?
Vamos aguardar fotos da frutificação, também não conheço.Nunca tinha visto tal espécie, para raízes aéreas ficam um espetáculo a parte.
Suas plantas e ou bonsai ficaram em destaque, não consegui encontrar as de sarandi.
Do colega no bonsai
Arzivenko12/03/2009 22:43
Ivanil, usei os galhos cortados pra fazer estacas sim, ainda não brotaram, por isso não postei nada, aliás, nem estes galhos ainda na planta mãe brotaram, ficamos no aguardo, quando tiver novidades eu mostro aqui sim...
Quanto aos sarandis, estão bem à esquerda, do lado da lata de 18l que tem uma jabu dentro, que eu ainda não postei aqui ainda, e mais pra direita em um pote preto tem uma acerola na engorda, também inédita.
Estou tentando manter o pátio organizado, em quase todos os canteiros tenho pingo douros plantados, herança da minha mãe, aos poucos quero ir transformando os mesmo em bonsai, e no espaço vago planto outras mudas para engorde, mas tudo a seu tempo, quero usar eles como escola e fazer experimentos...
Ivanil Pimentel Vieira12/03/2009 23:23
Valeu, valeu mesmo! Não falei antes, mas se percebe que tuas plantas e o geral do teu local é muito aconchegante. É assim que a gente sente um prazer ainda maior para se inspirar e desenvolver ótimos trabalhos.
Tenho também um espaço onde me sinto bem a vontade, só que não tenho como reunir minhas plantas num só local.
Vejo que o tópico está bem destacado com valores que foram a ele acrescido, nos dando uma visão geral de espécie. Vejo postagens que falam para se conseguir um bonsai, sempre observando o que encontramos na natureza e isso melhora nosso conhecimento da espécie que nos propomos a trabalhar.
Com tua ajuda na sequência das espécies ficou bem claro para identifica-las
Do colega no bonsai
Franz Lopes15/03/2009 12:31
É isso ai pessoal.
Vejo cada vez mais postagens e publicações sobre scheffleras.
Creio que esta espécie está caindo no gosto dos bonsaistas. É uma impressão.
Valeu pelo excelente tópico e bom trabalho.
Abraços. 😉
Franz Lopes
Ivanil Pimentel Vieira15/03/2009 13:10
Amigo Franz,
não é só impressão tua, a espécie está sendo introduzida na arte com boa espectativa futura.Deve haver lindos bonsai cultivados no Brasil, mas por alguma razão não estão sendo postados.
Me interessei pelo fato de soltar muitas raizes aéreas, com o tempo ficam muito bonitos, ao menos é o que acho.
Se não me engano no Fórun existe uma matéria de dimunuição de folhas e se isso for possível é meio caminho andado.
Do colega no bonsai
Arzivenko15/03/2009 19:54
Pessoal, pra quem domina o inglês, aqui está um ótimo artigo pra ler sobre as Sheffleras..
http://www.bonsaihunk.us/info/ScheffleraBonsai.htmledson060516/03/2009 00:07
Ivanil,
qual é a espécie de fícus que você está tentando a alporquia?
Retirei hoje duas que fiz neste ficus benjamina que postei há pouco tempo.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10570
Não marquei a data, mas foi algo em torno de 45 a 60 dias...
Abraço.
Edson.