ACEROLA, 8 anos, 25cm altura
Thiago Giaconi03/10/2009 22:52
Olá Sergio,
Esta evoluindo muito bem seu exemplar, parabéns!!!
Abraço
nickyfury04/10/2009 09:33
bonsai
Bonsérgio, não sou mestre em nada, infelizmente. Apenas, como os demais foristas, gosto de emitir minhas opiniões. Se elas valem a pena ou não, fica a critério de quem as pediu, é questão de apreço e consideração, relevantes a quem, como eu, está aprendendo sobre a arte e as técnicas necessárias para bem evoluir. 😄
Mestre, a meu ver, são aquelas pessoas tocadas, há muito, pelo dom que Deus lhes deu, e que, graças a Ele, possuem humildade suficiente para, ainda não reconhecendo o merecido título que têm, nos transmitir o vasto conhecimento empírico que adquiriram ao longo de anos e anos de trato com o bonsai. 😄
Onde peço ao nobre colega, data vênia, que não use essa sacrossanta palavra ao se referir a mim, que não a mereço. Agradeço e coloco-me à disposição para, com meus reduzidissimos conhecimentos adquiridos em pouquissimos anos de prática, ajudar no que for necessário. 😄
Sergio Batalini05/10/2009 13:59
Obrigado a todos pelo incentivo, e minhas desculpas a vc Nicky , acompanhadas de um parabens por tão bela retórica{ se não é um mestre com os bonsai , com certeza o é com as palavras } , logo vou fazer uma desfolha e colocar a pleno sol...
Sergio Batalini29/08/2010 17:06
29/08/2010:
Acabou indo para uma bacia grande com furos .. etc..
adubada com osmocote tb...

Sergio Batalini29/08/2010 17:15
Danilo Muto29/08/2010 17:45
Parabens.. gostei mto da ultima foto.
Apesar de nao ter nenhuma acerola aqui vou plantar algumas sementes.
Pra daqui 8 anos ter um trabalho parecido com o seu.
Sergio Batalini29/08/2010 18:08
valeu amigo , mas penso que esta muito devagar ... esqueço de adubar ..
Mas agora com osmocote .. 9 meses sem preocupação .. apenas regando ..
Anderson Almeida29/08/2010 18:49
Bonsérgio
Quero ti dar os parabéns, pela evolução da sua acerola, tanto dela como
a sua também, na arte, quando a gente entra de cabeça no que gosta
fica maravilhoso o trabalho, feito com amor.
É isso que vejo em suas plantas
continue assim fico contente por vç.
Ótimo trabalho 😂
Um abração
Sergio Batalini30/08/2010 13:45
Danilo : Valeu amigo , tenho certeza que se começar um projeto agora em 8 anos terá coisa bem melhor que a minha .. pois só comecei a cuidar corretamente das minhas plantas a pouco mais de 1 ano { tempo que tenho de curso intensivo aqui o forum .. eheheh ...} .
Anderson : obrigado amigo , pelo incentivo , quanto mais estudo e pratico , mais vejo o quanto sei pouco ... mas um ia ainda chego lá .. e serei um 4 ajudante do terceiro auxiliar de bonsaista ..
edson060531/08/2010 08:48
Grande Sérgio!!
Parece que você encontrou o caminho para esta Acerola...
Parabéns e grande abraço.
Edson.
Sergio Batalini31/08/2010 17:43
Falaí Professor ... Show de fotos em Mandaguarí .. Qualquer dia crio coragem e vou até lá ... No encontro em abril é quase certeza ...
Pois é depois de podar e esperar e podar e esperar.. Parece que ela se mostra .. mas ainda é muito cedo para querer colher frutos...
Valeu . 😄
Ricardo Paiva31/08/2010 19:43
Muito bom Bonsérgio.
A planta ficou com um formato bem mais interessante. Parabéns.
Sergio Batalini30/10/2010 19:51
Depois de muitos equivocos e 19 meses de estudos quase diarios aqui no forum meus pés de mato { como diz um amigo .. rsrs} estão tomando forma e ficando mais apresentaveis ... 🙄
Acredito que em alguns anos já poderei pensar em vasos definitivos ... Bom mas aí é outra história .. quer dizer estudo .. rsrs 😄
Amanhã .. domingão ... vou tirar a roupa dessa menina denovo 😈 e passar alguns arames ...

HudsonArpini30/10/2010 20:33
uiii,cuidado q ela fica constrangida 😈 rsrsrsr,mas olha,sua acerola ta massa,tomara q a q estou construindo um dia tenha potencial como a sua
Sergio Batalini31/10/2010 21:49
Conforme prometido... Ai esta ela despida..:
Galhos cruzados .. fora de lugar ... muito longos .. tronco .. Arame a vontade e muitas torções para equilibrar os galhos secundarios e terciarios ... e ficou assim :
vista de cima ..:
tentando facilitar a visualização com um fundo branco :

Renato Rodrigues Roehrs01/11/2010 10:56
Mais um belo trabalho!
Os adjetivos estão acabando Sergio, pára de postar! Hehehe!
Acompanhando...
Abraços.
Sergio Batalini01/11/2010 11:44
Ola Renato.. Obrigado .
Na verdade tenho muitas plantas com defeitos e problemas graves , mas que estão comigo a muitos anos { algumas a mais de 15 anos ..} , como eu não conhecia as tecnicas, estilos ..etc.. prá mim eram lindas e perfeitas. . Depois de tanto tempo juntos não penso e descarta-las ou fazer podas drasticas , vou tentando corrigir os enganos e com a ajuda de vcs melhorar a aparencia delas ...
Markus Von Kossel01/11/2010 14:49
Bela aramagem!
Ótimo trabalho!
Parabens!
Sem pitacos da dar!
Sergio Batalini02/11/2010 11:14
Valeu Markus... 😄
Filipe Henrique02/11/2010 12:28
Bonsérgio escreveu:
Ola Renato.. Obrigado .
Na verdade tenho muitas plantas com defeitos e problemas graves , mas que estão comigo a muitos anos { algumas a mais de 15 anos ..} , como eu não conhecia as tecnicas, estilos ..etc.. prá mim eram lindas e perfeitas. . Depois de tanto tempo juntos não penso e descarta-las ou fazer podas drasticas , vou tentando corrigir os enganos e com a ajuda de vcs melhorar a aparencia delas ...
Bonsérgio,
tenho algumas plantas na mesma situação, não a tanto tempo comigo, mas a bastante tempo 7 ou 8 anos. Em algumas que corrigi alguns defeitos, na maioria com a ajuda do pessoal aqui do forum, opinando diretamente ou em topicos que aproveitei de forma a não se fazer necessario criar um outro.
em outras ficou muito pouco viavel diminuir os problemas, mas ainda assim as tenho. Acho q é uma forma de lembrarmos o quanto evoluimos com o passar dos anos. 😄 😄
apesar de quietinho, venho acompanhando essa bela evolução e vislumbrando seu belo bonsai, que depois dessa ultima aramação ficou um espetaculo.
acho pertinente comentar tb os entre nos bem curtos q vc conseguiu, depois de rebrotada vai ficar muito bonita!
bacana esse esquema pra conservar o osmocote!
prabens pela bela evolução do seu bonsai!
abraços
Sergio Batalini02/11/2010 19:09
Pois é Felipe.. vivendo ,, aprendendo ,, tentando não errar e corrigindo os erros do passado ...
Eu aprimoro o bonsai e o bonsai me aprimora...
Sergio Batalini16/11/2010 07:57
15/11/2010
Muitos brotos novos estão surgindo , parece que toma o caminho certo ..
Nas proximas etapas tentarei arredondar mais a copa buscando a aparencia natural da especie ...
Sempre esperando opiniões e ajuda ... aguardo e agradeço . 😄

Toczek16/11/2010 11:50
Amigo Bonsérgio,
O que são essas pontas de PETs que tem ai? osmocote?
se sim gostei da ideia 😄
Parabens pela acerola, está linda ! sou apaixonado por acerolas !!
Sergio Batalini17/11/2010 08:50
Ola Toczek, é osmocote sim , começei a 30 dias e estou esperando a reação dos meus pés de mato ... e garrafas pet em casa com 2 adolescentes é o que não faltam ... 🙄
´
e uma planta que tem história comigo ... muitos anos juntos .. mas só agora estou agindo corretamente com ela ... 😄
edson060517/11/2010 10:12
Caro Sérgio,
estas duas fotos mostram uma boa aramação e distribuição de galhos. Como eu disse antes, está ficando ótima.
Entretanto, vai lá mais alguns pitacos. Note que a primeira parte do tronco (1) é muito menor que a outra (2). Minha sugestão: Uma alporquia na marca vermelha...
Grande abraço.
Edson.