ACEROLA, 8 anos, 25cm altura
Sergio Batalini17/11/2010 13:33
Putz professor .. 😲 alborquia na minha menina ... 😲
ainda tenho alguns cm enterrados na manga ..rsrs..
Quem sabe se eu enterrar ela até a curva e "subir o nebari" ??? 🙄 fazendo desaparecer a curva .
Rodrigo Tavares18/11/2010 21:27
Olá Sergio;
Onde vc aprendeu a aramar?
Algum curso?
Sua aramação tá muito boa...ô inveja... 😈
Guilherme Luz19/11/2010 12:31
Sergio, parabés, ótimo trabalho a aramação ficou ótima, está com uma boa triangulação tambem.
Muito bom mesmo, tenho algumas mudas de acerola em casa espero que um dia fiquem assim como a sua.
Quanto ao osmocote como foi o procedimento? oque está usando de substrato? e a adubação?
Um grande abraço continue postando para acompanharmos essa belíssima arvore, e boa sorte quanto a frutificação.
Atte
neiluis19/11/2010 13:47
artistas mesmo esse pessoal ...
Sergio Batalini19/11/2010 13:49
Obrigado Rodrigo , penso que estou começando a entender/aprender algumas tecnicas , entre elas a aramagem ou aramação que é um procedimento fundamental para a condução e estilização de um pré-bonsai como esta minha aceroleira.
Estou aprendendo com as muitas tentativas que faço, as vezes acertando {algumas}, as vezes errando {muitas}...nestes 2 ultimos anos, tempo que tenho de forum , pq antes tinha as plantas , mas não as tecnicas ... Infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer cursos ou de estar entre bonsaistas...
O que já aprendi :
- Cada planta tem sua propria resistencia e maleabilidade, cabendo a nós descobrir . Ex: buxinho é duro ... primavera é mole..etc..
- Todo galho tem sua hora certa de ser aramado, se muito cedo ainda é fragil e pode secar, se muito tarde , já linidificou e tende a quebrar ou formar arcos indesejaveis ... Ex: se tentar aramar resedá e duranta depois dos galhos linidificados poderá quebrar .. se muito novos poderá secar devido aos maus tratos ... A hora certa prá estas duas especies é quando os galhos começam a ficar marrons ... um espaço de tempo de 1 semana + ou -...
- Existe o arame certo para cada bitola de galho ... Não é preciso exagero , nem prá mais .. nem prá menos .. tenha sempre arames de varias bitolas ... Ex: Arame muito fino não mantem o galho onde queremos ... arame muito grosso , machuca o galho e fica desproporcional .. .
- As especies aceitam e respondem melhor aos arames em periodos diferentes do ano ... Algumas no inverno outras na primavera ... etc.. Ex: juniperos devem ser aramados no inverno .. azaleias e caliandras na primavera ... ficus o ano todo ..
Lembre-se que sei muito pouco ainda e posso ter me equivocado em algum ponto, se alguns dos nobres colegas notarem alguma informação errada fiquem a vontade para me corrigir...
Sergio Batalini19/11/2010 14:10
Ola Guilherme , obrigado .. o caminho ainda é longo até os frutos ..
Com certeza suas mudas um dia serão mais bonitas que esta minha acerola ... estude muito, veja muitas fotos , se possivel visite viveiros e faça cursos .. e sempre tente .. tente .. erre e depois acerte com seus proprios erros ..
O osmocote estou usando a menos de 2 meses ... parece que elas gostaram .. uma dica é usar uma quantidade bem maior que a indicada pelo fabricante para plantas em desenvolvimento .. a quantidade sugerida no rotulo é apenas para manter adubada plantas já prontas ..
Como é de liberação super lenta o risco de overdose é pequeno ...
O substrato que uso : 30% caco de tijolo + 30% areia grossa e pedrisco de rio + 30 substrato pronto para germinação de sementes + 10% esterco curtido de gado e terra vegetal + uma pidada de torta de mamona e outra de farinha de osso ..
Mas não precisa ter uma balança de precisão , use uma lata qualquer e faça no olhometro mesmo ... nada é tão rigoroso assim na natureza ... com o tempo verá que um otimo substrato quando temos poucas raizes é a areia pura ... sendo assim .. quanto mais raizes , mais rico pode ser o substrato .. e poraí vai ... aprendi que + ou - metade do composto deve ser de material inorganico { cacos , areia , pedrisco .. } para ter uma boa areação e escoagem de agua ...
boa sorte e me perdoe pelas eventuais informações incorretas ... afinal estamos todos na mesma classe desta escola ...
Guilherme Luz20/11/2010 13:37
Sergio, obrigado pelas informações, vou continuar acompanhando sua arvore. E pretendo aplicar suas dicas nas minhas.
Um problema grave que estou enfrentendo no cultivo das acerolas é uma infestação de formigas sauva, e me parece que elas gostam muito das folhas novas de acerola 😕 Vc saberia alguma maneira de repelí-las
Até mais e novamente obrigado.
Sergio Batalini21/11/2010 16:56
Ola Guilherme , a meu ver , a melhor saida é descobrir onde é o formigueiro e mandar ver formicida... 😈
edson060521/11/2010 22:24
Olá Sérgio,
depois desta ótima aramação só mais uma correçãozinha pra ficar o filé do boi!! 😂 😂 😂
Por outro lado, não quero ser mal interpretado. Não estou dizendo que as regras não devam ser observadas, mas se a planta te agrada assim e ela não vai para nenhum concurso, não vejo porque então porque não deixá-la como está.
A escolha é sua meu caro...
Grande abraço.
Edson.
Sergio Batalini30/03/2011 13:22
fevereiro/2011
atualizando:

Sergio Batalini30/03/2011 13:31
Neste tópico fica claro a minha lenta evolução nos caminhos do bonsai ..escrevi a pouco no tópico do amigo Marcio justamente a respeito desta evolução ...
Obrigado a todos pelo incentivo e apoio ... 😄
Vhalveruth30/03/2011 15:23
mas lenta ou rápida mostre suas evoluções
e parabens pela planta... salvei umas fotos pra estudar a aramação
abraços
somricardo30/03/2011 18:27
acompanhando
estou acompanhando para meu futuro bonsai de acerola (fiz uma alpórquia de uma aqui...)
Sergio Batalini31/03/2011 17:31
Obrigado a todos pelo incentivo ...
Vamos esperar o final do inverno para transplantar para um vaso de treinamento bem menor que a bacia e começar a forçar a redução das folhas ...
Na ultima desfolha cometi um erro grave , 😮ops: adubei e depois desfolhei , resultado : as folhas vieram bem maiores que as anteriores , conclusão : regredi .... 🙄
Mas , aprendi a lição .
Vhalveruth01/04/2011 11:42
Bonsérgio, nem sempre é regreção... olhe por um outro lado, vc regredio com a planta, mas cresceu no cultivo geral, pq é algo que vc aprendeu e nunca mais vai repetir (assim espero neh?)
abraços
Sergio Batalini01/04/2011 13:11
Valeu Whalveruth...
Só assim evoluimos na nobre arte...
com muita paciencia , muito estudo , muitas tentativas .. muitos erros e por concequencia , no futuro .. muitos acertos tb. 😄
Vhalveruth01/04/2011 13:33
concordo, já perdi plantas por coisas q hj olho e falo "como eu fiz uma coisa tão imbecil"
mas é assim.. erros acertos e aprendendo com o erro dos outros tb =)
O Guardião05/04/2011 10:49
Parabens
Maravilha de trabalho.
Tenho uma pequena muda que fiz por meio de alporquia, espero conseguir algo com a mesma qualidade.
oamit05/04/2011 11:11
Achei a aramação um pouco "estrangulativa" mais como já retirou.
Sergio Batalini20/10/2011 19:18
Outubro/2011
Feito a troca da bacia pelo vaso menor ... Petropolis, fazer o que ...
E coloquei um chines na sombra ...
🙄
Agora é com vcs...
Raoni Moraes20/10/2011 21:35
que trabalho lindo! parabens...
ADMIRÁVEL
Mandy_Guanasc20/10/2011 23:25
Bonsérgio
Li o seu tópico desde o começo e confesso que sua evolução e humildade são inspiradoras. Espero que eu possa um dia olhar meus tópicos e ver que evolui também, talvez não tanto nem tão rápido como você, mas, enfim...
Sua acerola ficou lindíssima, e adorei o chinês 😂
Abraço
edson060521/10/2011 10:19
.
ANTES E DEPOIS
Abraço.
Edson.
Laudir21/10/2011 11:59
Uma ótima evolução! Ainda mais que agora as acerolas estão me perseguindo....
vou acompanhar pra aprender mais sobre aramação!
Sergio Batalini21/10/2011 14:00
Nós , eu e a aceroleira , agradeçemos os elogios e continuamos sempre atentos as dicas e sugestões de todos .
PS: O chines tb agradeçe. 😂