Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ACEROLA, 8 anos, 25cm altura

123456
Lucinei Reis05/11/2012 19:12
Oi nobre Bonsérgio, a criança já começou a florir, esta um espetáculo sua acerola . 😄
wellingtonfonsecan05/11/2012 21:52
Muito bom, parabens!
Sergio Batalini06/11/2012 11:42
Obrigado gente ...

Ainda não vi uma flor sequer nesta aceroleira , mas sou brasileiro ... rsrsrs

No verão fazemos um aporte maior de adubo e material organico o que acaba por atrair tb mais pragas e insetos , que devem ser combatidos de pronto ...

Em janeiro será feita uma nova desfolha para o segundo ciclo de crescimento , quando as folhas deverão vir menores...

🙄
Sergio Batalini13/01/2013 21:09
Atualizando em 12-01-2013

AguiaR13/01/2013 22:08
Muito bom! 😲

Vou esperar ansioso para vê-la sem as folhas, conforme você disse que ia fazer no post anterior a este! 😉

Para cuidar das pragas, depois da forte adubação orgânica (que comigo também acontece a mesma coisa) o que você usa para combatê-las?

Parabéns!

Abraços
Sergio Batalini03/02/2013 20:51
Desfolha em 3/fevereiro/2013:

Olhando como esta, assim, não parece ser como é por dentro ... Estou alongando os galhos mais altos para arredondar mais a copa e conseguir um aspecto mais natural :

O nebari esta se consolidando:

Mas tem muita folha prá ser retirada:

Vou poupa-los dos detalhes ... e ... cá esta , nua.
Deste ponto em diante acredito que já não temos muito o que fazer, o trabalho pesado já foi feito . Agora estamos apenas selecionando os galhos terciarios ... refinando , eliminando os que estão para baixo, para dentro , cruzados.. Alinhando , aparendo , compactando .. Apenas alguns receberam arames finos... e pronto:

🙄
Sergio Batalini04/02/2013 17:44
🙄
Filipe Henrique04/02/2013 18:28
Fantastico o trabalho feito!
de primeira mesmo...
o nebary ta de fazer referencia como exemplo de coisa boa...
eu sabia que já havia postado aqui antes... ha 3 anos atraz elogiei a evolução do seu bonsai, dedicação e técnica aplicada para o melhoramento da planta e agora faço novamente com ainda mais entusiasmo.

parabens ❗ ❗
Paulo R B de Medeiros05/02/2013 00:10
os galhos estao muito bem distribuidos, ta muito bonito parabens
Sergio Batalini05/02/2013 16:26
Ola amigos, trago agora uma acerola , um dos meus exemplares preferidos, mas tb tenho dificuldades quanto ao estilo . Depois de anos de aprendizado consigo manter saudaveis as plantas em vasos minusculos , sei podar , aramar, pinçar, podar as raizes, adubar e regar , mas , confesso , me perco nos estilos . Acredito ser por falta de contato com pessoas como vcs, problema resolvido agora que encontrei este forum ...Peço humildemente seus conselhos ... grato .

Isso foi o que escrevi em março de 2009, na primeira postagem deste tópico... rsrss 😮ops:

Pensava que sabia , mas descobri que NÃO SABIA nada.

Como disse um amigo : a carroça quanto mais vazia, mais barulho faz...

4 anos depois começo a entender como cultivar, apenas isso , como cultivar e já estou muito feliz com meu progresso. Tenho certeza de que sei muito .. muito pouco.

Mas prometo continuar estudando e aprendendo... sempre.
🙄
Anderson Neuhaus05/02/2013 18:21
Lindo trabalho parabéns camarada!!!
Luiz Andriani05/02/2013 19:20
Realmente muito bonito, parabens...
Matheus Falcão05/03/2013 16:53
muito linda Bonsérgio! Espero um dia chegar perto disso com minhas humildes mudas
Denis Porto Lomba05/03/2013 17:33
Linda! Parabéns!
WFROTA05/03/2013 20:56
Parabéns , acompanhando.
Victor Néto05/03/2013 22:00
Incrível a evolução desta aceroleira! Será que neste ano ela conseguirá frutificar?!
Realmente, muito bonita! Bota fotos dela agora.
FabrícioSalles27/03/2013 00:09
Acompanhando! Eu tenho uma Acerola também e quero conseguir ter essa sua competência brother, to cultivando ela normalmente até o inverno e ai fazer a desfolha.

Vou tomar a sua como um ótimo aprendizado!

Parabéns!
AguiaR27/03/2013 13:40
Bonsérgio, parabéns pelo trabalho!

Eu também tenho uma acerola, que você até já comentou no tópico que criei aqui no fórum. Bom, eu gostaria de saber a sua opinião a respeito da diminuição do tamanho das folhas. Você tem conseguido bons resultados? Como?

Agradecido desde já!

Abraços!
LEAO27/03/2013 14:49
Beleza, uma aula de condução de uma planta. parabéns
Sergio Batalini02/08/2013 11:24
Atualizando em 2/08/2013.

depois da geada, coisa rara por estas bandas... Notei que as aceroleiras foram as que mais sentiram o frio ..Foram recolhidas e protegidas por 3 dias e noites ( as mais frias ) e quando voltaram para local aberto sentiram ainda o final da frente fria.

Foi a primeira vez que isso aconteceu com minhas plantas....

Não me restou alternativa, e fiz a desfolha ( tb já estava quase na hora...) , limpeza de ajustes dos galhos secundarios e tercearios..

Vista superior para analize da distribuição do galhos, notamos que eles estão mais fortes e ganharam em calibre...

Agora seria a epoca de trocar o substrato, para redução das raizes, mas talvez espere para setembro, quando já estiver totalmente recuperada do frio...

O que me dizem ??? 🙄
edson060502/08/2013 13:29
Olá amigo,
só mexa depois que as novas brotações estiverem vigorosas!

Abraço.
Edson.
Sergio Batalini02/08/2013 14:32
Ok. Amigo.

"E .. sempre ... depois dos tempos ruins, novamente o sol brilha e a vida renasce.... "

Abraço.
Sergio Batalini08/09/2013 20:06
inicio de Setembro..

Agora o frio acabou de vez.. Chega.

Já temos brotos em todos os galhos e estão fortes.. vamos ver as raizes...

Elas vão enrrolando em volta do vaso ... e ficam enormes...

Sinal que o substrato usado foi bom e vou repetir a dose....
Matheus Falcão10/10/2013 16:13
Falando em substrato, o que você usa como substrato para as acerolas em crescimento Sérgio?
Victor11/10/2013 21:51
Rapaz, sua acerola tá show!
Esse tópico é uma aula de aramação.
Estou com 3 acerolas aqui...que ainda me darão MUITO trabalho..vou continuar acompanhando aqui!
Abraço
123456