Oi nobre Bonsérgio, a criança já começou a florir, esta um espetáculo sua acerola . 😄
ACEROLA, 8 anos, 25cm altura
Muito bom, parabens!
Obrigado gente ...
Ainda não vi uma flor sequer nesta aceroleira , mas sou brasileiro ... rsrsrs
No verão fazemos um aporte maior de adubo e material organico o que acaba por atrair tb mais pragas e insetos , que devem ser combatidos de pronto ...
Em janeiro será feita uma nova desfolha para o segundo ciclo de crescimento , quando as folhas deverão vir menores...
🙄
Ainda não vi uma flor sequer nesta aceroleira , mas sou brasileiro ... rsrsrs
No verão fazemos um aporte maior de adubo e material organico o que acaba por atrair tb mais pragas e insetos , que devem ser combatidos de pronto ...
Em janeiro será feita uma nova desfolha para o segundo ciclo de crescimento , quando as folhas deverão vir menores...
🙄
Atualizando em 12-01-2013

Muito bom! 😲
Vou esperar ansioso para vê-la sem as folhas, conforme você disse que ia fazer no post anterior a este! 😉
Para cuidar das pragas, depois da forte adubação orgânica (que comigo também acontece a mesma coisa) o que você usa para combatê-las?
Parabéns!
Abraços
Vou esperar ansioso para vê-la sem as folhas, conforme você disse que ia fazer no post anterior a este! 😉
Para cuidar das pragas, depois da forte adubação orgânica (que comigo também acontece a mesma coisa) o que você usa para combatê-las?
Parabéns!
Abraços
Desfolha em 3/fevereiro/2013:
Olhando como esta, assim, não parece ser como é por dentro ... Estou alongando os galhos mais altos para arredondar mais a copa e conseguir um aspecto mais natural :

O nebari esta se consolidando:

Mas tem muita folha prá ser retirada:

Vou poupa-los dos detalhes ... e ... cá esta , nua.
Deste ponto em diante acredito que já não temos muito o que fazer, o trabalho pesado já foi feito . Agora estamos apenas selecionando os galhos terciarios ... refinando , eliminando os que estão para baixo, para dentro , cruzados.. Alinhando , aparendo , compactando .. Apenas alguns receberam arames finos... e pronto:

🙄
Olhando como esta, assim, não parece ser como é por dentro ... Estou alongando os galhos mais altos para arredondar mais a copa e conseguir um aspecto mais natural :

O nebari esta se consolidando:

Mas tem muita folha prá ser retirada:

Vou poupa-los dos detalhes ... e ... cá esta , nua.
Deste ponto em diante acredito que já não temos muito o que fazer, o trabalho pesado já foi feito . Agora estamos apenas selecionando os galhos terciarios ... refinando , eliminando os que estão para baixo, para dentro , cruzados.. Alinhando , aparendo , compactando .. Apenas alguns receberam arames finos... e pronto:

🙄
🙄
Fantastico o trabalho feito!
de primeira mesmo...
o nebary ta de fazer referencia como exemplo de coisa boa...
eu sabia que já havia postado aqui antes... ha 3 anos atraz elogiei a evolução do seu bonsai, dedicação e técnica aplicada para o melhoramento da planta e agora faço novamente com ainda mais entusiasmo.
parabens ❗ ❗
de primeira mesmo...
o nebary ta de fazer referencia como exemplo de coisa boa...
eu sabia que já havia postado aqui antes... ha 3 anos atraz elogiei a evolução do seu bonsai, dedicação e técnica aplicada para o melhoramento da planta e agora faço novamente com ainda mais entusiasmo.
parabens ❗ ❗
os galhos estao muito bem distribuidos, ta muito bonito parabens
Ola amigos, trago agora uma acerola , um dos meus exemplares preferidos, mas tb tenho dificuldades quanto ao estilo . Depois de anos de aprendizado consigo manter saudaveis as plantas em vasos minusculos , sei podar , aramar, pinçar, podar as raizes, adubar e regar , mas , confesso , me perco nos estilos . Acredito ser por falta de contato com pessoas como vcs, problema resolvido agora que encontrei este forum ...Peço humildemente seus conselhos ... grato .
Isso foi o que escrevi em março de 2009, na primeira postagem deste tópico... rsrss 😮ops:
Pensava que sabia , mas descobri que NÃO SABIA nada.
Como disse um amigo : a carroça quanto mais vazia, mais barulho faz...
4 anos depois começo a entender como cultivar, apenas isso , como cultivar e já estou muito feliz com meu progresso. Tenho certeza de que sei muito .. muito pouco.
Mas prometo continuar estudando e aprendendo... sempre.
🙄
Isso foi o que escrevi em março de 2009, na primeira postagem deste tópico... rsrss 😮ops:
Pensava que sabia , mas descobri que NÃO SABIA nada.
Como disse um amigo : a carroça quanto mais vazia, mais barulho faz...
4 anos depois começo a entender como cultivar, apenas isso , como cultivar e já estou muito feliz com meu progresso. Tenho certeza de que sei muito .. muito pouco.
Mas prometo continuar estudando e aprendendo... sempre.
🙄
Lindo trabalho parabéns camarada!!!
Realmente muito bonito, parabens...
muito linda Bonsérgio! Espero um dia chegar perto disso com minhas humildes mudas
Linda! Parabéns!
Parabéns , acompanhando.
Incrível a evolução desta aceroleira! Será que neste ano ela conseguirá frutificar?!
Realmente, muito bonita! Bota fotos dela agora.
Realmente, muito bonita! Bota fotos dela agora.
Acompanhando! Eu tenho uma Acerola também e quero conseguir ter essa sua competência brother, to cultivando ela normalmente até o inverno e ai fazer a desfolha.
Vou tomar a sua como um ótimo aprendizado!
Parabéns!
Vou tomar a sua como um ótimo aprendizado!
Parabéns!
Bonsérgio, parabéns pelo trabalho!
Eu também tenho uma acerola, que você até já comentou no tópico que criei aqui no fórum. Bom, eu gostaria de saber a sua opinião a respeito da diminuição do tamanho das folhas. Você tem conseguido bons resultados? Como?
Agradecido desde já!
Abraços!
Eu também tenho uma acerola, que você até já comentou no tópico que criei aqui no fórum. Bom, eu gostaria de saber a sua opinião a respeito da diminuição do tamanho das folhas. Você tem conseguido bons resultados? Como?
Agradecido desde já!
Abraços!
Beleza, uma aula de condução de uma planta. parabéns
Atualizando em 2/08/2013.
depois da geada, coisa rara por estas bandas... Notei que as aceroleiras foram as que mais sentiram o frio ..Foram recolhidas e protegidas por 3 dias e noites ( as mais frias ) e quando voltaram para local aberto sentiram ainda o final da frente fria.

Foi a primeira vez que isso aconteceu com minhas plantas....

Não me restou alternativa, e fiz a desfolha ( tb já estava quase na hora...) , limpeza de ajustes dos galhos secundarios e tercearios..

Vista superior para analize da distribuição do galhos, notamos que eles estão mais fortes e ganharam em calibre...

Agora seria a epoca de trocar o substrato, para redução das raizes, mas talvez espere para setembro, quando já estiver totalmente recuperada do frio...
O que me dizem ??? 🙄
depois da geada, coisa rara por estas bandas... Notei que as aceroleiras foram as que mais sentiram o frio ..Foram recolhidas e protegidas por 3 dias e noites ( as mais frias ) e quando voltaram para local aberto sentiram ainda o final da frente fria.

Foi a primeira vez que isso aconteceu com minhas plantas....

Não me restou alternativa, e fiz a desfolha ( tb já estava quase na hora...) , limpeza de ajustes dos galhos secundarios e tercearios..

Vista superior para analize da distribuição do galhos, notamos que eles estão mais fortes e ganharam em calibre...

Agora seria a epoca de trocar o substrato, para redução das raizes, mas talvez espere para setembro, quando já estiver totalmente recuperada do frio...
O que me dizem ??? 🙄
Olá amigo,
só mexa depois que as novas brotações estiverem vigorosas!
Abraço.
Edson.
só mexa depois que as novas brotações estiverem vigorosas!
Abraço.
Edson.
Ok. Amigo.
"E .. sempre ... depois dos tempos ruins, novamente o sol brilha e a vida renasce.... "
Abraço.
"E .. sempre ... depois dos tempos ruins, novamente o sol brilha e a vida renasce.... "
Abraço.
inicio de Setembro..
Agora o frio acabou de vez.. Chega.
Já temos brotos em todos os galhos e estão fortes.. vamos ver as raizes...

Elas vão enrrolando em volta do vaso ... e ficam enormes...

Sinal que o substrato usado foi bom e vou repetir a dose....
Agora o frio acabou de vez.. Chega.
Já temos brotos em todos os galhos e estão fortes.. vamos ver as raizes...

Elas vão enrrolando em volta do vaso ... e ficam enormes...

Sinal que o substrato usado foi bom e vou repetir a dose....
Falando em substrato, o que você usa como substrato para as acerolas em crescimento Sérgio?
Rapaz, sua acerola tá show!
Esse tópico é uma aula de aramação.
Estou com 3 acerolas aqui...que ainda me darão MUITO trabalho..vou continuar acompanhando aqui!
Abraço
Esse tópico é uma aula de aramação.
Estou com 3 acerolas aqui...que ainda me darão MUITO trabalho..vou continuar acompanhando aqui!
Abraço