Mensalidades
RIDDHA - JOSE JORGE24/05/2009 22:14
Mensalidades
Fiz uma reflexão junto com a Raquel e chegamos a seguinte conclusão:
As despesas não podem ficar a cargo de 2 pessoas somente. A mensalidade é bastante necessária.
Como a participação nas reuniões e a disponibilidade financeira varia de pessoa para pessoa, o melhor é cada um se comprometa com um valor fixo mensal escolhido conforme sua consciência.
Para a minha família propomos um total de R$ 60,00 por mês a saber:
José Jorge: R$20,00; Raquel: R$ 20,00; Lourdes: R$ 10,00; e, Sabrina: R$ 10,00
O que vcs acham ?
Rodrigo_Dias_RJ24/05/2009 23:42
deletada
Rodrigo_Dias_RJ25/05/2009 01:41
não sei se consigo me expressar
deletada
RIDDHA - JOSE JORGE25/05/2009 08:12
Sem exageros
Vamos deixar a coisa simples:
A mensalidade é para o grupo com objetivo:
1- cobrir despesas de manutenção do sítio,
2- investir em estoque de insumos: vasos, ferramentas, arames, substrato (podendo ser repassados com pequena margem para os mebros),
3- financiar eventos (transporte, gastos de diivulgação, etc).
Sempre seremos um grupo de amigos que quer aprender e fazer bonsai juntos no fim de semana - É isso que dá sentido ao grupo.
É isso que o Papagoiaba tem que outros grupos não tem: O AMADORISMO sem fins comerciais. Se perdermos esse foco o grupo poderá se dispersar ou virar algo comercial.
Não é o aspecto formal (Regulamento, Diretoria, Conselho Fiscal) que mantém as relações do grupo e sim a Amizade, a Descontração, a Expontâneidade.
Mas você não expôs quanto está a disposto a contribuir mensalmente?
Rodrigo_Dias_RJ25/05/2009 09:36
Re: Sem exageros
deletada
RIDDHA - JOSE JORGE25/05/2009 11:17
ovos para omelete
Penso que nunca poderemos evitar mau entendidos ou problemas futuros porque somos humanos. Os intrumentos formais não minimizarão isso.
O mais importante é confiarmos nas intenções de cada um e sempre melhorar a nossa comunicação com todos. O problema é quando queremos nos comparar com o outro (quanto o outro está contribuindo, o que ele está usufluindo, o que ele está levando para o almoço, etc). Quando estou focado no Bonsai e no que posso contribuir positivamente, Eu cresço e contribuo para o amadurecimento do Grupo.
O melhor é nos organizar na medida que as necessidades vão surgindo.
Será que necessitamos regulamentos, estatutos, etc, ou será que o problema premente é a água e os gastos relacionados com manutenção?
Uma mensalidade resolve isso? Então vamos adotar a mensalidade.
Tem como adotar uma mensalidade única para todos? Não - porque alguns usufruem mais que outros, ou porque uns tem disponibilidade maior e outros menor.
Então o melhor é deixar a critério da consciência de cada um. Mas cada um deve se comprometer com um valor fixo mensal que pode dispor.
Não fica pesado para ninguém e é uma solução imediata.
Veja bem você comparecendo com R$ 20,00 + os R$ 60,00 de nós 4 já são R$ 80,00 se mais 5 pessoas comparecer com este valor dá um total de R$ 160,00. Já ajuda nas despesas não ajuda? Não é melhor do que a situação atual? Então mão na massa!!!
Isso que estou propondo é uma forma simples de organização. Vamos experimentar se o grupo chegar a conclusão que não funcionou. Muda-se mais tarde. Simples ! 🙂
Rodrigo_Dias_RJ25/05/2009 11:48
deletada
RIDDHA - JOSE JORGE25/05/2009 14:02
Rodrigo_Dias_RJ escreveu:
Observei isso e analisando o perfil de cada um e notei que no meu caso eu tenho estado fora do perfil da maioria e usufruido mais do que muita gente, o que pode gerar um desconforto, eu me sinto desconfortavel analisando a situação.
Preciso me adequar e dessa forma vou tirar minhas plantas do sitio em carater provisorio (como vc disse: Vamos experimentar se o grupo chegar a conclusão que não funcionou. Muda-se mais tarde.), é um esforço em prol do grupo! Não peço que ninguem faça nada que não esteja ao seu alcance, isso é apenas uma forma de tirar mais algumas conclusões.
Rodrigo,
Não tem nada haver se comparar com os outros. E menos ainda você tirar suas plantas do sítio.
Cada um contribui com o que acha que deve ou com o que pode.
Você quer contribuir com R$ 20,00: ÓTIMO!!!! Todos agradecem!!!
Eu e Raquel chegamos a conclusão que a nossa família pode contribuir com R$ 60,00.
Podem dividir essa quantia como quiserem:
30 josejorge e 30 raquel sendo lourdes e sabrina isentas;
25 jose jorge, 25 raquel e 10 lourdes , isentando a sabrina;
25 jose jorge, 25 raquel, 5 lourdes e 5 sabrina
20 jose jorge, 20 raquel e 20 lourdes e sabrina isenta
20 jose jorge, 20 raquel, 10 lourdes e 10 sabrina
15 jose jorge, 15 raquel, 15 lourdes e 15 sabrina
Rodrigo você contribui muito mais do que pensa. O Papagoiaba tem 3 pilares, sem menosprezar os demais companheiros: A Angela com sua liderança indiscutível, o Jair que é o grande provedor da infraestrutura do sítio e o Rodrigo Dias nosso consultor técnico, divulgador e trabalhador incansável 😄 Rodrigo_Dias_RJ25/05/2009 16:18
deletada
ROGÉRIO DIAS25/05/2009 18:23
POW
EU ACHO QUE PODERIA SER ASSIM:
CADA EVENTO O SÓCIO PODERIA CONTRIBUIR COM NO MÍNIMO R$5,00----LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE:
1-CADA UM TEM SUA RENDA E SEUS COMPROMISSOS FINANCEIROS
2-ALÉM DA SIMBÓLICA TAXA,O SÓCIO GASTA TBM COM TRANSPORTE E "ALIMENTAÇÃO",PODENDO ASSIM IMPLICAR EM SUA NÃO IDA AO SÍTIO.
OBS:FALANDO POR MIM,SEI QUE NÃO COBRAREI NADA EM TROCA,POIS SÓ O FATO DE NOS REUNIRMOS NUM BOM E AGRADÁVEL AMBINETE JÁ ALGO DE RETORNO QUE O SÍTIO NOS PROPORCIONA.
ROGÉRIO DIAS25/05/2009 18:25
TBM É UMA
CADA UM CONTRIBUI COM O QUE PODE,,TENHU CERTEZA QUE ASSIM TODOS MAIS A VONTADE,,,DO JEITO QUE SOMOS(GRUPO).
Rodrigo_Dias_RJ25/05/2009 22:23
deletada
Angela Fernandes26/05/2009 20:28
Alô BABY´S !!!!!!!!!!!!
Estou refletindo muito com o que cada um escreveu e confesso que ainda estou confusa.
Imprimi tudo que foi escrito até aki para mostrar ao Jair e saber a opinião dele que julgo ser muito importante
Possuo muitas, mas muitas plantas mesmo no sítio e portanto não posso nunca contribuir com o mesmo valor dos outros participantes...isso é só um exemplo.............
Deixem amadurecer mais e absorver mais a opinião de cada um
e.......boa discussão........
racavi26/05/2009 22:52
Mensalidade
O que me atrai no Papa Goiaba é o ambiente familiar, a convivência harmônica dos membros, a alegria de cada um dos frequentadores e a generosidade de todos. Esta discussão é muito importante, mas também infrutífera na medida em que a cada postagem vão surgindo novos tópicos que complicam, embaralham os reais objetivos do grupo.
A questão básica é a contribuição financeira do grupo frente aos gastos do espaço que usufruimos, e para tanto basta ao meu ver que contribuamos dentro das possibilidades de cada um.
É apenas isto, quando começamos a ligar a contribuição com o número de plantas que lá deixamos, estamos esquecendo da contribuição individual de cada um de nós no cuidado destas mesmas plantas e acima de tudo, do objetivo maior do papa goiaba que é o de se reunir, falar. fazer bonsai e rir muito na companhia de pessoas do bem.
Portanto, a nossa proposta é contribuirmos com 60 reais mensais e cada particpante contribui com o valor que puder.
Raquel Vieira
Mário Sérgio26/05/2009 23:19
Realmente a briga, no bom sentido, está boa, produtiva e muito bem vinda...
Assim como a tia Ângela que comentou logo acima eu também estou bastante confuso. Porém o fato de ter plantas no sítio, como é o caso do Rodrigo e da Ângela, não altera em nada as contas do sítio, a luz virá mais cara?; a conta de água vai almentar...? É lógico que não, logo não deve influenciar nesta contribuição ao sítio. Eu encaro este espaço reservado para os dois como uma demonstração de amizade do Jair com nossos amigos, logo desnecessário inserirmo este ponto como diferencial.
Tenho talvez uma sugestão: A contribuição poderá ser feita por visita ao sítio, independente de quem seja, iniciante, veterano, tendo ou não plantas no sítio, enfim estipular um valor fixo por encontro, exceto quando o Jair resolver isentar alguém, por qualquer motivo que ele julgue plausível. Quando houver a intenção de um evento, esta proposta será exposta por seu idealisador, juntamente com os custos e a contribuição de cada um participante.
"Vamo que vamo"
Rodrigo_Dias_RJ26/05/2009 23:59
deletada
RIDDHA - JOSE JORGE27/05/2009 00:03
Mário Sérgio escreveu:
Tenho talvez uma sugestão: A contribuição poderá ser feita por visita ao sítio, independente de quem seja, iniciante, veterano, tendo ou não plantas no sítio, enfim estipular um valor fixo por encontro, ...
"Vamo que vamo"
Mario independente de quem seja não é justo. Por exemplo a noiva do Léo vai lá, só ajuda, quase não fala, e vai ter de pagar R$ ?,00 ??
Agora eu tenho uma dúvida alguém sabe informar de quanto nós estamos falando?
Qual o total de gastos com a manutenção do Sítio?
Rodrigo o que é livro de Ouro?Rodrigo_Dias_RJ27/05/2009 07:50
deletada
RIDDHA - JOSE JORGE27/05/2009 11:09
para lembrar
Rodrigo,
Que bom que estamos nos entendendo e o grupo está amadurecendo.
Dinheiro é um meio e não um fim. Também nunca foi problema. Geralmente o problema é a falta de dinheiro. 😄
Apenas para lembrar o tema Mensalidades foi levantado pelo Marcelo naquele papel que ele distribuiu no sábado.
Tenho certeza que encontraremos uma prática que sirva ao Papagoiaba e fique acessível a todos.
Se a arrecadação é diária ou mensal; se precisa de Livro de Ouro, Livro Caixa ou basta uma caixinha para doações espontâneas; se vai haver prestação de contas ou não; isso tudo eu não sei.
Mas uma coisa é um fato; NÃO É JUSTO FICAR TUDO NAS COSTAS DO JAIR que já nos empresta o sítio para abrigar o Papagoiaba.
Um abração a tod(a)os
José Jorge
ROGÉRIO DIAS27/05/2009 15:45
CONCORDO COM MÁRIO
CONCORDO COM MÁRIO,,,,PODE SER ESTIPULADO UM VALOR POR VISITA,(MENOS VISITANTES)E SE ALGUÉM ESTIVER SEM PODER CONTRIBUIR COM O VALOR INTEGRAL,PODE FALAR COM O JAIR E CONTRIBUIR COM O QUE PODER CONTRIBUIR NO MOMENTO,ISSO ,UMA VEZ OU OUTRA,NÃO PODE FAZER ASSIM SEMPRE.
ROGÉRIO DIAS27/05/2009 15:53
DEPENDE
A NOIVA DO LÉO É UM TIPO MEMBRO DIFERENTE,VAI POR CAUSA DO LÉO,NÃO É PRATICANTE,,DELA NÃO SERIA JUSTO CONTRIBUIÇÃO EM DINHEIRO,ELA JÁ CONTRIBUI DEIXANDO O LÉO IR PRA LÁ.RSRSRSRSRS
É CLARO QUE NÃO PODEMOS TUDO NAS COSTAS DO JAIR,PODEMOS SIM,AJUDÁ-LO COM AS DESPESAS,SEMPRE TEM UMA FORMA.O LIVRO DE OURO É UMA BOA,A CAIXINHA TBM,PODEMOS ESCOLHER UNS 3 OU 4 TIPOS DE CONTRIBUIÇÃO E COLOCARMOS EM VOTAÇÃO NO P´ROXIMO ENCONTRO,QUEM NÃO FOR,DANÇA.
Anderson Silva27/05/2009 18:05
Pessoal!
Na minha humilde opinião, vejo apenas uma questão em toda essa discussão: Os custos do PGBC que estão sendo indevidamente arcados pelo Sr. Jair.
Sinceramente não saberia nem como mensurar toda infra-estrutura, disponibilidade, oportunidades, aprendizado e benefícios que o sítio particularmente me proporciona. Um dia lá equivalem a umas 10 sessões de Terapia! Se há um custo de manutenção de tudo isso, sou mais do que a favor do rateio entre os que usufruem. Por outro lado, a adoção de uma medida dessa já demanda o mínimo de organização e controle. Sem burocracias. Não adianta, não tem como deixar as coisas correrem “laissez faire”. Nem sempre a Democracia é a melhor forma de governo.
Por isso, sou a favor da mensalidade. Na verdade, uma contribuição trimestral e por associado. Nem que seja apenas para cobrir as despesas com água, energia, insumos. Talvez com pacotes de benefícios diferenciados (ex.: Membros Mame tem direito apenas aos encontros, Membros Hokidachi encontro + 10% desconto em material e etc). Não me peçam para estipular valores pq meu lado Administrador falará mais alto e começarei a levantar custos, fazer planilhas, etc... Talvez R$ 50,00 a cada trimestre, não sei...
Enfim, com ou sem mensalidade, acredito que chegaremos a um denominador comum. E encaro tudo isso como mais uma oportunidade de Refinamento, pq não dizer assim, do PGBC !!!
Grande abraço a todos!
Anderson Silva
PS. Já repararam que já somos o clube com o maior número de msgs enviadas neste fórum?!? Isso mostra o quão diferenciados nós somos !!! 😂
Angela Fernandes27/05/2009 20:18
Alô BABY´S !!!!!!!!!!!!!
Acho que temos que maturar muito todas as propostas e venho apresentar uma proposta para estudo.
ABERTURA DE UM LIVRO DE OURO POR UM PERÍODO (número de meses que a maioria decidir).
Para começar, proponho que o livro de ouro funcione nos meses de junho, julho e agosto.
e.............
ROGÉRIO DIAS28/05/2009 08:42
BOM
FAZENDO UMA EXPERIËNCIA COM O LIVRO DE OURO TEREMOS UMA IDÉIA SOBRE TUDO O QUE COLOCAMOS AQUI.DANDO CERTO,MANTEREMOS O MESMO,CASO CONTRÁRIO,VEREMOS OUTRAS POSSIBILIDADES.
racavi28/05/2009 10:11
Mensalidade
Meus queridos,
Acredito que é só colocando a "mão na massa" ou seja experimentando poderemos ver e decidir qual é a melhor estratégia a ser adotada para o nosso grupo.
E para dar maior transparência, sugiro uma reunião bimensal de prestação de contas de onde o caixinha foi aplicado.
Raquel