Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Farinha de osso e torta de mamona

12345
brunofreire12/01/2010 16:36
Farinha de osso e torta de mamona
Olá pessoal, lendo alguns típicos aqui do fórum vi que muita gente utiliza como adubo farinha de osso + torta de mamona. Assim eu resolvi usar este tipo de adubo também, porém não sei em qual proporção estes dois tipos de adubos devem ser misturados. Como os utilizo,dissolvendo na água ou direto no substrato e qual dosagem deve ser posta no bonsai?
Alguém poderia me esclarecer estas duvidas?
Se alguém tiver outras dicas de adubos também será bem vinda.

Abraço.
Illex12/01/2010 17:47
Re: Farinha de osso e torta de mamona
Olá Bruno,

Uma receita simples com TM+FO+Cinza de Madeira:

Pelets para Bonsai

60% Mamona

30% Farinha de Osso

10% Cinza de Madeira

Agua e Biofert na proporção que usa pra regar

Modo de Preparo:

Mistura para fazer uma massa

Faz em um prato de floreira baixo como forma

Deixa secar um pouco e corta em cubos

Deixa secar dois dias no sol e usa

Obs: peneire os ingredientes para ficar mais facil de cortar, pois ficara sem pedaços.

Pelets

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:7vJmZGz8L93KtM%3Ahttp://www.portobonsai.com/Artigos/Pellets/Pellets2.jpg

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:Iw9dlgpievAPCM%3Ahttp://www.portobonsai.com/Artigos/Pellets/Pellets1.jpg

Abraços:

Illex
brunofreire12/01/2010 18:30
Obrigado illex, gostei da receita.
Como é que eu uso esse tipo de adubo?

abraço.
Illex13/01/2010 12:47
Bruno,

Usa-se de 30 em 30 dias.

Plantas pequenas - de 2 a 4 pastilhas pequenas (ou pedaços quebrados pequenos)

Plantas médias e grandes - de 5 até mais... irá depender do tamanho do vaso também.

Use o bom senso!

A cada 30 dias faça a troca das pastilhas, tire tudo e coloque novas.

É um adubo muito bom, vários Bonsaístas utilizam no Brasil inteiro, inclusive grandes nomes.

Abraço:

Illex
IanaMel13/01/2010 16:18
Illex, e como devemos utilizar, coloca em cima do substrato ou enterra? E devemos molhar bem o pellet quando vamos aguar? Uma ultima dúvida é quanto ao cheiro, pra mim n há problema, mas as pessoas aqui de casa se incomodam muito com o cheiro da torta de mamona, quando espalhada sobre o substrato.Utilizando esse processo, o cheiro ameniza?
IanaMel13/01/2010 16:22
ah... será que dava pra trocar a cinza da madeira, por pó de carvão, desses que a gente compra em saco?
Illex13/01/2010 16:43
Iana,

Utilizar sobre o substrato, não precisa enterrar.

Este tipo de pastilhas costuma não deixar cheiro, vista o método de aplicação antigo que era somente jogar sobre o substrato, aquilo realmente acarreta um cheiro que muitos não gostam.

Pode-se pegar aquelas "telinhas" que ficam sobre o botão de rosas na floricultura para segurá-lo, colocando o adubo dentro dele e colocando sobre o substrato, a liberação e o controle serão melhores, mas se não tiver como conseguir as "telinhas", pode-se somente colocar sob o substrato mesmo, vai ser a mesma coisa.

Não molhe BEM a pastilha, regue normalmente a planta, o resultado vai ser o mesmo, não é preciso regar em demasia para que as substâncias benéficas penetrem no solo, a rega normal já da cabo disto.

Desculpe Iana, mas eu nunca utilizei o pó de carvão, algum amigo dará melhor esta informação, em breve aqui. A cinza de madeira nunca tive problemas com ela.

Seria complicado conseguir ai?

Abraço:

Illex
Matheus 3113/01/2010 17:24
Obrigado pela receita, parece que encontramos um jeito de usar esses ingredientes sem risco para os nossos animais
IanaMel13/01/2010 18:48
Bom, na verdade eu n sei bem como conseguir essas cinzas de madeira.... quer dizer, nunca vi feita pra vender, como vcs fazem? só queimam madeira?
Illex13/01/2010 19:05
Sim,

Eu particularmente tenho acesso a muitos fornos a lenha aqui em Uberaba.

Então fica fácil conseguir bastante cinza de madeira.

Se encontrar algum por ai "manda bala", é certeza que terá muita.

Illex
Laudir13/01/2010 19:13
Illex

Parabéns pela ajuda que vc tem prestado aos amantes da arte.

Com certeza esta receita irá ajudar em muito aos iniciantes como eu.

God bless you!
CARLOVICH13/01/2010 21:27
Cara... acredito que o Illex deveria receber uma estátua...rsrsr alguém é contra?
brunofreire14/01/2010 04:48
Concordo. rsrsrs
valeu Illex jah to usando sua receita aqui em casa.

Abraço.
Rafael Pontes14/01/2010 11:12
opa, ótimo topico!! vou usar essa receita por aqui também!
valeu!!
apossas14/01/2010 12:37
Bela receita Illex!!! Realmente quando vc apenas "joga" a TM+FO por cima do substrato estes mesmos não exalam um cheirinho muito agradável!!! Pode-se fazer também apenas misturando os ingredientes e colocando-os em um copinho de danone (todo furadinho) depois é só virá-lo por cima do substrato e deixá-lo por mais ou menos 3 semanas. Quanto a resultados, acho que sejam os mesmos, agora quanto ao "cheirinho" acredito que a receita do Illex deve ser a mais eficiente!!!!

Parabéns caro Illex

Abraço

Alexandre Possas
IanaMel15/01/2010 00:31
é gente, esse negocio do cheiro me preocupa bastante, pq quando aparece algum cheirinho ruim aqui em casa a turma olha logo pra minhas plantas pra saber o que foi q eu botei. Valeu pela receita Illex, vou providenciar aqui em casa tb. bjos
Illex15/01/2010 11:17
Pessoal,

Que isso, só faço o mínimo para ajudar a desenvolver mais a Arte Bonsai em nossa mente e vida.

Espero poder ajudar muito mais, sei que poderei, e em breve estarei.

Obrigado pelas gentis palavras amigos.

Elas me dão bastante ânimo para continuar contribuindo.

Não gostaria de que esta receita fosse dita como minha, ela é de todos nós, e foi aprimorada depois de algum tempo.

Bonsaistas como:

Charles Ferrantes
Valdir Hobus
Hidaka-san
e muitos outros....

Utilizam este adubo, é um complemente violento para nossa fertilização.

Recomendo o uso dele em combinação com fertilização, e fertilização foliar também.

Como já dizia um amigo: "quanto mais adubar Bonsai, melhor!"

Esse negócio de não adubar não está com nada 😂 .....

E olha que tem muita gente por ai meio lerda nesse quesito. Planta precisa de alimento.

Alimento não é terra, é adubação e fertilização.

Abraços:

Illex
wtico15/01/2010 12:14
Illex,

Eu concordo com todos no tópico, já podemos ver a importância da sua colaboração para o fórum parabéns cara.

Agora voltando ao tópico... Rs rs
Você poderia explicar como aplicamos o Biofert na receita em qual quantidade?! No meu caso eu tenho o Biofert Raiz.

Abraço
Gleison Xavier15/01/2010 14:42
ótima "receita".

Muito obrigado.
Rafael Pontes15/01/2010 17:29
muito bom Ilex! valeu a dica!
preparei a mistura hj aqui em casa! como começou a chover mt vou cortar amanha e deixar secando ao sol (se tiver) nos proximos dias! mais pro fim do mês vou adubar minhas "filhotas" hehehehehehe

valeu!
Laudir15/01/2010 17:52
Já aqui em vilhena é chuva pra dedéu.... vo usar meu soprador térmico mesmo.

sequei um pote de kusamono feito em durepoxi em 10 minutos
Illex16/01/2010 18:16
Tico,

Eu diluo duas vezes mais do recomendado na embalagem, ou para facilitar pode-se colocar metade da quantidade no mesmo tanto de água.

Isso assegura que não tenhamos acidentes.

Gleison,

É tudo nosso.
Eu que agradeço por poder ter ajudado.

Rafael,

Não deixe de postar umas "fotinhas" para nós vermos como ficaram as pastilhas.

O pessoal do Fórum gosta pouco de fotos não é?

😂

Laudir,

Essa idéia pra mim é nova, se puder posta os resultados aqui também depois de suas experiências.

Aliás convido a todos os amigos que fizerem as pastilhas a partir deste tópico para postarem seus resultados.

Isso irá agregar mais valor ao tópico e às nossas cabeças também.

😈

Abraços:

Illex
brunofreire16/01/2010 21:09
Fiz a mistura tudo certinho como a receita só que na hora que fui cortar a mistura não estava consistente e sim se esfarelando, não sei se fiz algo errado.
Daí peguei uma meia de nilon velha aqui e fiz uns saquinhos contendo a quantidade necessária para cada vazo, e pus encima do substrato.
Será que vou conseguir os mesmos resultados?

Abraços.
Matheus 3116/01/2010 22:53
brunofreire escreveu:
Fiz a mistura tudo certinho como a receita só que na hora que fui cortar a mistura não estava consistente e sim se esfarelando, não sei se fiz algo errado.
Daí peguei uma meia de nilon velha aqui e fiz uns saquinhos contendo a quantidade necessária para cada vazo, e pus encima do substrato.
Será que vou conseguir os mesmos resultados?

Abraços.

vai sim, a receita é só pra ficar mais pratico (eu acho)
tbm acho que faltou agua na sua mistura
Rafael Pontes16/01/2010 23:19
certinho Ilex! amanha tiro fotos delas e posto aki! agora a luz nao vai ajudar muito ehehueheuheuh
12345