Este tutorial eu encontrei sem querer, porém, nada impede de usá-lo na proporção que acharmos melhor, abraço a todos, em breve farei os minhas pastilhas.
Farinha de osso e torta de mamona
E aí Pessoal,
Fiz a receita, sem a cinzas de madeira, e depois de uns dias notei que apareceram algumas larvas, isto porque da decomposição da TM+FO.
Gostaria de saber se essas larvas fazem algum mau a planta?
Devo tirar os pelets e tentar fazer outra mistura?
Grato pela Atenção de todos,
Carlos George.
Fiz a receita, sem a cinzas de madeira, e depois de uns dias notei que apareceram algumas larvas, isto porque da decomposição da TM+FO.
Gostaria de saber se essas larvas fazem algum mau a planta?
Devo tirar os pelets e tentar fazer outra mistura?
Grato pela Atenção de todos,
Carlos George.
So um lembrete pessoal, pra quem tem cachorro em casa muito cuidado com esta mistura pois a torta é toxica e a farinha de osso é uma baita chamariz para os cães..
galera uma duvida, a cinza de madeira pode ser trocada por cinza de folhas ou so serve a de madeira mesmo, outra coisa ela indispensável ou só a tm + fo ja dao conta.
abraço
abraço
pena q não vou poder usar as pastilhas nas plantas.... tenho 4 cadelas infernais (marley's versões fêmeas rsrsr) que ficaram loucas quando sentiram o "cheirinho" das pastilhas.
Mas a receita é muito boa... recomendo... usei nas plantas da minha sogra... quanto ao cheiro ruim... se tiver um espaço aberto, como uma laje, não da pra sentir muito não... pra acelerar, usei um forno feito com tijolos e carvão...
valeu a dica...
Mas a receita é muito boa... recomendo... usei nas plantas da minha sogra... quanto ao cheiro ruim... se tiver um espaço aberto, como uma laje, não da pra sentir muito não... pra acelerar, usei um forno feito com tijolos e carvão...
valeu a dica...
Usando um complemento líquido(NPK) a cinza é dispensável. A cinza é rica em K(potássio), mas a torta de mamona possui quantidades razoáveis de K, dispensando as cinzas. Farinha de ossos é rica em potássio e cálcio. As duas misturadas juntas em quantidades iguais podem lhe proporcionar:Além dos macronutrientes; nitrogênio; fósforo; potássio; cálcio e magnésio, também os micronutrientes;zinco;cobre;manganês; ferro e boro, não são todos os micronutrientes, mas associado à um fertilizante líquido mineral com micronutrientes, fica completo.Sugiro Biofert 04-14-08 pra qualquer planta. A torta de mamona e farinha de ossos é importante pô-la pra fermentar por uns dias, antes do uso.
obrigado pela resposta Marco, mais uma duvida como seria feita essa fermentação?
abraço
abraço
Eu uso no lugar da Torta de Mamona, a Torta de Algodão (não é tóxica)
Dissolvo na água um pouco de Biofert Plus e um pouco de inseticida( para inibir as larvas)
Junto tudo: TA+FO+Biofert+Inseticida+ água.
Coloco em uma bacia, cubro com pano e deixo em um lugar meio isolado por 15 dias.
Depois é só usar.
ABRAÇO
Dissolvo na água um pouco de Biofert Plus e um pouco de inseticida( para inibir as larvas)
Junto tudo: TA+FO+Biofert+Inseticida+ água.
Coloco em uma bacia, cubro com pano e deixo em um lugar meio isolado por 15 dias.
Depois é só usar.
ABRAÇO
beleza Elio
qual inseticida você usa?
abraço
qual inseticida você usa?
abraço
Pode ser qualquer um. Às vezes uso Dimmy, 200 CCE, malathion.
abraço
abraço
Quem me ensinou foi o Tramujas, misturar os dois com água, fazer uma meleca, pode ser em uma bacia, tapar com tela para proteger dos insetos e ficar bem arejado, quando secar encha d'água de novo e espere secar bem por uns trinta dias, nesse tempo coloque no sol e proteja da chuva. Essa fermentação é importante fazê-la separado, para evitar que aconteça no vaso, quando se usa direto no solo, a planta só vai absorver, após passar por esse processo, se tiver sol intenso, pode queimar raízes, devido a elevação da temperatura durante a fermentação.Quando se usa os dois já fundidos, você nota uma resposta quase imediata da planta, sem falar no cheiro, que fica bem mais ameno.Costumo fazer furos no solo e espalhar por toda superfície, regando em seguida, muito bom pra mudas em formação.Pra mudas já formadas sugiro osmocote ou npk líquido.
Seu Élio, gostei muito da torta de algodão, mas não encontro mais por aqui por perto.
Seu Élio, gostei muito da torta de algodão, mas não encontro mais por aqui por perto.
Marco, a torta de algodão aqui também não se acha fácil.
Vejo que nós temos alguns hábitos em comum. Também uso orgânico nas mudas e nos prontos uso Osmocote e quimico líquido.Este ano vou usar o Bokashi líquido nas coníferas prontas.
abraço
Vejo que nós temos alguns hábitos em comum. Também uso orgânico nas mudas e nos prontos uso Osmocote e quimico líquido.Este ano vou usar o Bokashi líquido nas coníferas prontas.
abraço
Gostei muito dessa receita, vou tentar fazer tb, deve ser de uma praticidade incrível. Obrigado Illex por compartilhar conosco.
BozóbonsaiPoa, torta de algodão é como o amigo Elio disse, meio difícil de achar, mas se vc não se importar de comprar pela internet, no site da Ideal Bonsai tem pra vender. Eu já comprei alguns produtos no site deles e é bem seguro, vem muito bem protegido!
Tá ai o link:
http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=79
Abraço
BozóbonsaiPoa, torta de algodão é como o amigo Elio disse, meio difícil de achar, mas se vc não se importar de comprar pela internet, no site da Ideal Bonsai tem pra vender. Eu já comprei alguns produtos no site deles e é bem seguro, vem muito bem protegido!
Tá ai o link:
http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=79
Abraço
Valeu Carlos, as vezes vou pessoalmente na ideal, obrigado pela dica!
BozóbonsaiPoa, não precisava agradecer, eu fico feliz em poder ajudar com algo. Eu nem tinha notado q vc é de Porto Alegre, q bom! assim vc não precisa pagar correio!
Também troquei a torta de mamona por torta de algodão, pois tenho 2 cachorros ainda filhotes em casa e não quero correr o risco de algum ficar intoxicado, pois ele comem de tudo... inclusive uma caliandra que estava no escorredor 😢
O cheiro exalado é sem dúvida milhares de vezes menor que a TM e, pelo indicativo da caixa, a quantidade de N e P é igual... além de ser o mesmo preço... logo, adeus TM...
Aqui em curitiba achei na Esal Flores.
Abraços
O cheiro exalado é sem dúvida milhares de vezes menor que a TM e, pelo indicativo da caixa, a quantidade de N e P é igual... além de ser o mesmo preço... logo, adeus TM...
Aqui em curitiba achei na Esal Flores.
Abraços
Posso colocar esses pelets em cima do substrato que esta no escorredor?
Posso colocar esses pelets em cima do substrato que esta na mamadeia?
Posso colocar esses pelets em cima do substrato que esta no escorredor e na mamadeira?
Posso usar pelets+adubaçao foliar (10-10-10)?
Obrigado a atençao!
Posso colocar esses pelets em cima do substrato que esta na mamadeia?
Posso colocar esses pelets em cima do substrato que esta no escorredor e na mamadeira?
Posso usar pelets+adubaçao foliar (10-10-10)?
Obrigado a atençao!
Paulo
Acho que se analisar a situação do escorredor + mamadeira tenhamos a resposta:
1) Em geral deve-se colocar a árvore no escorredor com um substrato bem drenante e com pouca ou nehuma materia orgânica, logo, enquanto estiver só no escorredor, deve-se adubar, podendo usar os pellets (lembrando de respeitar um periodo de +/- 30 dias caso você tenha mexido/podado as raízes)
2) Só coloca-se o escorredor na mamadeira após as raízes começarem a sair pelo fundo do escorredor. A mamadeira deve estar com bastante materia orgânica (da ordem de 50%), logo não é necessário colocar os pellets no susbtrato do escorredor...
3) Como a partir de um tempo, quem vai nutrir a árvore é a mamadeira, não se torna necessário usar os pellets no escorredor. Eu tenho usado manter a adubação do escorredor entre 30 a 60 dias após colocar na mamadeira, depois a mamadeira tem esta função.
Sobre a adubação foliar eu aplico de 15 em 15 dias, mesmo com os pellets... se é necessário eu não sei, pois tem muita discussão sobre a eficiência da adubação foliar, mas as plantas tem reagido bem...
Isso é como eu faço, mas tenho pouco tempo de experiência para dizer se esta é a melhor maneira...
Acho que se analisar a situação do escorredor + mamadeira tenhamos a resposta:
1) Em geral deve-se colocar a árvore no escorredor com um substrato bem drenante e com pouca ou nehuma materia orgânica, logo, enquanto estiver só no escorredor, deve-se adubar, podendo usar os pellets (lembrando de respeitar um periodo de +/- 30 dias caso você tenha mexido/podado as raízes)
2) Só coloca-se o escorredor na mamadeira após as raízes começarem a sair pelo fundo do escorredor. A mamadeira deve estar com bastante materia orgânica (da ordem de 50%), logo não é necessário colocar os pellets no susbtrato do escorredor...
3) Como a partir de um tempo, quem vai nutrir a árvore é a mamadeira, não se torna necessário usar os pellets no escorredor. Eu tenho usado manter a adubação do escorredor entre 30 a 60 dias após colocar na mamadeira, depois a mamadeira tem esta função.
Sobre a adubação foliar eu aplico de 15 em 15 dias, mesmo com os pellets... se é necessário eu não sei, pois tem muita discussão sobre a eficiência da adubação foliar, mas as plantas tem reagido bem...
Isso é como eu faço, mas tenho pouco tempo de experiência para dizer se esta é a melhor maneira...
Rapaiz,
Vc deu uma 'prumada' em meus conhecimentos.
Fiquei 3 dias esperando a resposta e nem fiz essa analise.
Que burrao eu! hauhauhauha
Valeu ae pelas respostas foi uma luz bacana.
Agora só ficou faltando uma:
Levando em consideraçao que apos a saida das raizes pelos furos do escorredor e que a mamadeira eh quem ira realizar a nutriçao da planta neste estagio, é necessario o uso de adubaçao quimica, liquida ou solida, no escorredor para uma turbinaçao bacana?
Como eh a mentira neh? mais uma:
Na mamadeira, o recomendade eh 50% adubo organico e 50% terra.
Possuo uma grande quantidade de humus de minhoca.
Posso mudar a razao proporcional para 60% humus 40% terra ou mais?
Agradecido pela atençao.
Paulo Henrique Leite
Vc deu uma 'prumada' em meus conhecimentos.
Fiquei 3 dias esperando a resposta e nem fiz essa analise.
Que burrao eu! hauhauhauha
Valeu ae pelas respostas foi uma luz bacana.
Agora só ficou faltando uma:
Levando em consideraçao que apos a saida das raizes pelos furos do escorredor e que a mamadeira eh quem ira realizar a nutriçao da planta neste estagio, é necessario o uso de adubaçao quimica, liquida ou solida, no escorredor para uma turbinaçao bacana?
Como eh a mentira neh? mais uma:
Na mamadeira, o recomendade eh 50% adubo organico e 50% terra.
Possuo uma grande quantidade de humus de minhoca.
Posso mudar a razao proporcional para 60% humus 40% terra ou mais?
Agradecido pela atençao.
Paulo Henrique Leite
ouvi por ae que o humus costuma compactar muito o substrato ao qual ele é adicionado.... é uma questão a se pensar
talvez até adicionando os 60% de húmus mas ...
25% terra
15% cacos de tijolo ou até mesmo pedriscos
por pedriscos entende-se que seja aquele que foi peneirado da areia grossa.
talvez até adicionando os 60% de húmus mas ...
25% terra
15% cacos de tijolo ou até mesmo pedriscos
por pedriscos entende-se que seja aquele que foi peneirado da areia grossa.
Paulo
Burrada nada! Uma parte importante do processo você fez, que foi levantar as questões, o que significa que você refeletiu sobre o assunto, ao invés de simplesmente ter feito o que manda a "cartilha"...
As respostas acabam vindo com o tempo e com os estudos...
Sobre o humus eu não sei, pois nunca usei... tenho usado uma abudo orgânico que tem esterco curtido, turfa, filtro de usina, e mais algumas outras coisas...
Burrada nada! Uma parte importante do processo você fez, que foi levantar as questões, o que significa que você refeletiu sobre o assunto, ao invés de simplesmente ter feito o que manda a "cartilha"...
As respostas acabam vindo com o tempo e com os estudos...
Sobre o humus eu não sei, pois nunca usei... tenho usado uma abudo orgânico que tem esterco curtido, turfa, filtro de usina, e mais algumas outras coisas...
Vou fazer uns testes aqui pra ver no que da.
Tentarei o 50%(terra)+50%(humus), esse que o Laudir sugeriu e uma outra mistura louca que acabou de me ocorrer 60 ou 70% de humus + 40 ou 30% de pedriscos ou caco de telha (este ultimo mais acessivel).
Daqui mais ou menos 2 meses vou ter a resposta e posto aqui, se der com fotos.
Abrass e vlw a atençao,
Paulo Henrique
Tentarei o 50%(terra)+50%(humus), esse que o Laudir sugeriu e uma outra mistura louca que acabou de me ocorrer 60 ou 70% de humus + 40 ou 30% de pedriscos ou caco de telha (este ultimo mais acessivel).
Daqui mais ou menos 2 meses vou ter a resposta e posto aqui, se der com fotos.
Abrass e vlw a atençao,
Paulo Henrique
Só uma observação: Só composto (humus) não vai ser muito 'ácido' pra planta? Quero dizer, com o tempo ação do ar e da água aquilo vai se decompondo e tal, já li em algum lugar que muita matéria compostada pode ser prejudicial a arvore.
creio que misturado com terra comum e pedrisco há de ser melhor. numa proporção sempre menos que a de terra.
minha humilde observação/opinião 🙂
abraços
creio que misturado com terra comum e pedrisco há de ser melhor. numa proporção sempre menos que a de terra.
minha humilde observação/opinião 🙂
abraços
editei esse post, saiu dois desse de cima, desculpem.
Olá, quero mostrar minha experiência com essa receita.
Eu usei uns restos que eu tinha em casa. Em torno de meio Kg de torta de mamona, 70 g de farinha de osso, 70 g de torta de algodão, 2 ml de biofertplus com micronutrientes, 1,5 ml de fosway e umas duas colheres de sopa de trigo (como um amigo disse aqui) para dar uma liga. Coloquei uns 700 ml de água e misturei tudo. O aspecto vocês podem conferir na foto abaixo, de fato nada agradável. (31 de Agosto)

Demorou em torno de um mês para secar bem, o clima aqui andou meio úmido e chuvoso mês passado e no começo deste, sem muito sol. Quando fui cortar em quadradinhos não deu certo, esfarelou tudo, esqueci de peneirar 🙁
De novo coloquei mais água, mas dessa vez fiz diferente. Depois que já estava mais seco, mais ainda úmido, no ponto de não ficar escorrendo água, peguei um pedaço de cano desses de construção mesmo, e usei como molde para fazer os pellets, coloquei o cano de “pé” em uma base e fui colocando adubo, com ajuda de um pedaço de madeira mais fino que o cano fui socando pra ficar bem compacto, tirei o adubo de dentro e deixei secar, dessa vez deu tudo certo. Vocês podem conferir um deles na foto abaixo, a receita deu 20 pellets. Eles estão úmidos ainda, tenho q deixar mais uns dias no sol.

Quero agradecer ao Illex, e a todos os outros que ajudaram nesse tópico!
Obrigado.
Eu usei uns restos que eu tinha em casa. Em torno de meio Kg de torta de mamona, 70 g de farinha de osso, 70 g de torta de algodão, 2 ml de biofertplus com micronutrientes, 1,5 ml de fosway e umas duas colheres de sopa de trigo (como um amigo disse aqui) para dar uma liga. Coloquei uns 700 ml de água e misturei tudo. O aspecto vocês podem conferir na foto abaixo, de fato nada agradável. (31 de Agosto)
Demorou em torno de um mês para secar bem, o clima aqui andou meio úmido e chuvoso mês passado e no começo deste, sem muito sol. Quando fui cortar em quadradinhos não deu certo, esfarelou tudo, esqueci de peneirar 🙁
De novo coloquei mais água, mas dessa vez fiz diferente. Depois que já estava mais seco, mais ainda úmido, no ponto de não ficar escorrendo água, peguei um pedaço de cano desses de construção mesmo, e usei como molde para fazer os pellets, coloquei o cano de “pé” em uma base e fui colocando adubo, com ajuda de um pedaço de madeira mais fino que o cano fui socando pra ficar bem compacto, tirei o adubo de dentro e deixei secar, dessa vez deu tudo certo. Vocês podem conferir um deles na foto abaixo, a receita deu 20 pellets. Eles estão úmidos ainda, tenho q deixar mais uns dias no sol.
Quero agradecer ao Illex, e a todos os outros que ajudaram nesse tópico!
Obrigado.