Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Farinha de osso e torta de mamona

12345
ricardosantos0716/01/2010 23:27
Illex,

Será que se eu fazer a mistura e colocar logo no potinho furado e no vaso tem o mesmo efeito da mistura nas pastilhas?

O cheiro desagradavel só sai se secarmos a mistura?
Rafael Pontes17/01/2010 11:01
ae, os meus ficaram assim:

colokei uma tampinha de garrafa pet pra dar uma noção do tamanho!
ta bom nesse tamanho Ilex?
realmente o cheiro ruim saiu quase por completo, só se chegar perto do nariz mesmo q dá pra sentir heuehueheuheu

Illex18/01/2010 01:35
Bruno,

O Matheus tem razão, a receita das pastilhas é para se ganhar mais praticidade e controle, pois libera melhor os nutrientes no solo, uma vez que estes não estão lá soltos boiando pelo vaso ou muitas vezes saindo dele.

O manejo também se faz mais confortável, pois é só tirar pastilhas e colocar pastilhas, a mistura já está feita ali, condensada e pronta para uso.

Concordo com o Matheus, poderá sim ter faltado mais água em sua mistura, pode ocorrer também de você não ter peneirado bem, e a mistura fica menos condensada, ou não? Você peneirou bem?

Aguardo.

Ricardo,

Tapando com os potinhos o cheiro da uma diminuída também, vez que está protegido, abafado.

Não sei de aparecimentos de bichos com estes potes de contenção, pois quando observei os resultados negativos do adubo a céu aberto, ao reclamar para amigos, recebi esta receita, então usei a mesma antes de usar os potes.

Mas, faça o teste e poste para nós, será bastante proveitoso termos esse parecer também.

Rafael,

Ficaram muito bons.

É isso ai mesmo, a cor e a textura parecem muito boas também, agora é ir praticando a fabricação das pastilhas. Com o tempo ficarão cada vez melhores.

Você acertou de cara, espero que os amigos também o façam. Futuramente teremos mais experimentos, acredito que podemos fazer pastilhas ainda melhores, basta inovação.

Muito bons os resultados e os experimentos.

Illex
brunofreire18/01/2010 13:33
Então deve ter sido isso Illex, acho que a mistura ficou com alguns pedaços de TM meio grandes. Vou refazer a receita triturando os ingredientes melhor.
Mas pelo menos o cheiro ficou mais de TM ficou mais ameno. rsrs... mesmo ainda não tendo o sucesso nas pallets.rsrsrs

Pessoal estou pensando em adicionar nessa mistura um pouco de fertilizante para bonsai da Vitaplan, o que acham ?

abraços.
ricardosantos0718/01/2010 13:52
brunofreire escreveu:
Então deve ter sido isso Illex, acho que a mistura ficou com alguns pedaços de TM meio grandes. Vou refazer a receita triturando os ingredientes melhor.
Mas pelo menos o cheiro ficou mais de TM ficou mais ameno. rsrs... mesmo ainda não tendo o sucesso nas pallets.rsrsrs

Pessoal estou pensando em adicionar nessa mistura um pouco de fertilizante para bonsai da Vitaplan, o que acham ?

abraços.

Bruno,

Tb já pendei nisso!!! Vou fazer e postar os resultados depois!
brunofreire23/01/2010 15:24
Blz Ricardo, já fiz aqui em casa a mistura .
Agora é só esperar para ver se vai dar certo. Postarei os resultados também.

Não se esqueça de postar os seus resultados aqui também ,para podemos nos aperfeiçoar .
Abraço.
Raphael Costa26/01/2010 08:56
eu tambem faço essa mistura de torta de mamona e farinha de osso... e vou fazer essas pastilhas em casa tb ...
mas vcs ja viram nas embalagens dos fabricantes q falam q eh proibido a mistura desses dois materiais.... pq será hein... da um efeito tao bom para as plantinhas... auheuhahueahuhevlw!!!....
Raphael Costa26/01/2010 08:56
eu tambem faço essa mistura de torta de mamona e farinha de osso... e vou fazer essas pastilhas em casa tb ...
mas vcs ja viram nas embalagens dos fabricantes q falam q eh proibido a mistura desses dois materiais.... pq será hein... da um efeito tao bom para as plantinhas... auheuhahueahuhevlw!!!....
brunofreire26/01/2010 14:46
Olá pessoal.
Fiz essa mistura e adicionei o fertilizante para bonsai da Vitaplan. Acho que deu certo,pelo menos as minhas plantas estão reagindo muito bem essa mistura.
Raphael. Nunca reparei isso vou até dar uma olhada. rssrsrs

Abraços.
Matheus 3126/01/2010 17:29
Hoje vou fazer, mas só por curiosidade, quanto de cada nutriente tem essa mistura?
brunofreire27/01/2010 01:47
Matheus, eu fiz tudo conforme a receita que o Illex postou la no inicio do tópico e acrescentei o adubo para bonsai da Vitaplan conforme o indicado pelo fabricante.
Poste os resultados aqui os resultados se possivel.

Abraços.
Matheus 3127/01/2010 01:48
os resultados com as plantas ou os pellets?
brunofreire27/01/2010 01:53
Se der os dois, assim podemos aprender um pouco mais. 🙂

Abraço.
Matheus 3127/01/2010 01:58
a tah, mais eu nao penerei as coisas, nao tive coragem, nao sei se é perigoso

a cachorra ja queria fuça o tal troço venenoso, era pra deixar secar no sol, mas deixei na estufa onde ela nao vai entrar ainda coberto por um pano pq os gatos entram la
tomara que de certo se nao nao vo conseguir essa mistura com tantos animais :/
Illex27/01/2010 13:44
Olá Amigos,

Fico contente em saber que está tudo dando certo. Este adubo é muito bom.

Quanto a TM+FO ser nociva para animais tem toda razão Matheus, tome cuidado, pois se não irá acabar com alguns corpos ai.

Mas quanto esta mistura não ser indicada pelos fabricantes, não sei o real motivo, apesar que alguns já vende a mesma misturada, como o caso da NUTRIPLAN (fabricante dos produtos Vitaplan).

Postem os resultados, será muito importante para todos nós.

Abraços amigos:

Illex
Raphael Costa27/01/2010 15:16
msm assim salve a torta de mamona com farinha de osso ... e as pastilhas também;.. auehauhuhu... eh só ver os resultados
brunofreire28/01/2010 00:19
Matheus quando eu fiz a mistura sem peneirar a TM e a FO, a mistura ficou farelenta e não consegui obter os palets.
Mas pode ser que a sua de certo.
Boa sorte.

Abraços.
Matheus 3128/01/2010 01:30
tomara
vai demorar um pouco masi pra secar, alem daqueles motivos que estao no outro post ainda ta chovendo bastante e nao da pra deixar no sol comigo olhando ela e a umidade almenta e demora mais pra evapora aa água
mais eu to esperando por ela rs
ah, a farinha de osso que comprei nao vinha em caixinhas de empresas, veio num saco plastico e tava toda em pó, nao tinha pelotes

o cheiro da torta de mamona eh horrivelmente horrivel
pleonasmo oi
Rafael Pontes05/02/2010 21:59
é isso aí! algum tempo se passou e mihas mudinhas começaram a demonstrar saúde! então dá-lhe pellets!!!!
heueheuheuheu
coloquei a mistura nas mudas mais saudaveis e ja tem demonstrado resultados interessantes!
logo mais tiro fotos das mudas e posto cada uma para ser feito um acompanhamento nas belezinhas!
Matheus 3105/02/2010 22:11
ainda nao chequei as minhas

pq molhei elas de novo durante uma rega hahah
IanaMel06/02/2010 19:02
Eu fiz essa mistura só com a farinha de osso e a torta de mamona. Realmente, a cheiro dá uma amenizada. O problema é o processo de secagem,o cheiro é simplesmente horrível!!!! Quando o pessoal aqui em casa reclamou eu botei logo a culpa no vizinho, daí a minha mãe falou: entào o cachorro deles morreu e eles nem perceberam!
Laudir08/02/2010 11:02
Iana.

kkkk
aqui eu usei um soprador térmico (300 Cº) ... os vizinhos começaram a subir no forro da casa para procurar o rato morto kkkkkk
IanaMel08/02/2010 19:10
Pois num é Laudir, e eu num pensei nisso! Imagina, eu jurando aqui em casa de pé junto que o cheiro vinha do quintal do vizinho, ms morrendo de medo dele botar a cara lá em cima do muro e perguntar sobre o cheiro
Matheus 3108/02/2010 19:39
laudir, tem um jeito masi rapido de secar tipo com seu soprador (oque é isso) como um forno ou sei la
sera que fiac fedido o forno depois?
eu nao to consseguindom secar a minha, se eu deixar exposto eu corro risco de algum animal comer .-.
Laudir08/02/2010 20:46
Qto ao péssimo odor eu acho q nao fica nao... pq na forma onde eu espalhei a mistura nao ficou cheirando mal... mas por via das dúvidas é bom vc fazer o seguinte... faz um "fogaozinho" com tijolos e carvão fora de casa... ae vc coloca uma chapa sobre ele e manda ver...
12345