Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mame Bonsai...

123
Illex29/09/2005 09:32
Mame Bonsai...
Olá Pessoal,

Estou postando este topico para um amigo meu, pois o mesmo encontra-se impossibilitado de postar (esta sem internet). Ele gostaria de saber (e acredito que muitos de nós tambem), dicas sobre os primeiros passos no cultivo de Mames Bonsai. Como dar a forma desejada? As tecnicas mais utilizadas (tecnica de poda (os tipos), tecnicas de diminuição tanto de tamanho quanto de folhas, o melhor metodo para se começar (sementes, mudas e etc))? As plantas mais indicadas? Os estilos mais utilizados no Mame Bonsai? Bem é isso pessoal, gostaria de que ajudasem ele, pois ajudando um amigo estamos ajudando outros, nao é verdade? T+ amigos.

Abraços:

Illex
vmterra29/09/2005 09:35
Isso seria uma dúvida minha e acredito que de vários outros aqui nesse forum.. seria bom se esse conteúdo estivesse no "Livro" Illex, o que acha?

Abraço,

Vitor Moulin
Illex29/09/2005 09:38
Olá Vitor,

Boa ideia amigo. Poste la no Forum do Livro e peça para o Mario colocar, como se fosse seu pedido, pois a ideia foi sua. T+ amigo. Boa ideia.

Abraços:

Illex
vmterra29/09/2005 09:44
Ok Illex, já está lá!

Valew

Vitor Moulin
Baduuuu29/09/2005 10:39
Realmente é um ótima ideia!

Mas em relação ao tópico, podia sair algumas sugestões de alporquia tambem. Fazer alguns mames através de alporquia é legal!

Obrigado
charlesfmachado29/09/2005 10:47
interesse
Olá amigos, tenho grande interesse no assunto também.

grande abraço 😄
Illex01/10/2005 12:18
Re: interesse
Olá Pessoal,

Gostaria de saber sobre a pergunta acima. Masi alguem saberia explicar para mim para que falase com meu amigo? Obrigado pessoal. T+.

Abraços:

Illex
Pedro Stumm01/10/2005 23:52
Illex
Vou tentar falar da minha experiência com mame.
Vamos por parte:
1 - dicas sobre os primeiros passos no cultivo de Mames Bonsai:
Muita coragem, muuuuita dedicação, pois são muito fáceis de morrer, porque há pouca terra, seca com facilidade, qualquer vento persistente seca fácil a terra. Ou seja, é um bonsai especial, que merece um cuidado redobrado.
2 - Como dar a forma desejada?
Igual aos demais bonsai, com arame, com poda, com crescimento programado.
3 - As tecnicas mais utilizadas (tecnica de poda, os tipos)
Normalmente, o mame inicia com poda radical, para aproveitar a velhice de um tronco, com um movimento interessante muuuito próximo ao nebari. Deixa-se crescer um galho a nível do corte para fechar o corte e vai desenvolvendo as ramificações. Pode-se fazer pelo nétodo Hidaka, ou seja, desde sementinha, deixando crescer, aramando e dando movimento. Deixa um galho de sacrifício para engrossar. Poda. Deixa outro galho de sacrifício, arama, movimento, cresce, poda... etc..
4 - tecnicas de diminuição de tamanho de folhas
Desfolha no mínimo 3 vezes ano, dependendo a espécie, até mais vezes.
5 - o melhor metodo para se começar (sementes, mudas e etc))?
Acho que já dei a dica acima. Eu gosto de poda radical e mudas. Sementes não tenho paciência.
6 - As plantas mais indicadas?
Não vejo impedimento para as plantas de folha média a pequenas. Depois que vi mame de ficus religiosa, não posso dizer que seja impossível. Ficus, serissa, carmona, mirtaceas, aceres, bouganville, scheflera, kinzu, pinheiros, juníperos, oliveira, macieira, ulmus, piracanta, ligustros, buxus, etc...
7 - Os estilos mais utilizados no Mame Bonsai?
Todos.

Espero ter ajudado, se tiver dúvidas, é só perguntar.

Um abraço,
Pedro
Átila02/10/2005 00:55
😄 Obrigado Pedro 😲 "Aguardava mesmo a sua resposta" Pois pude ver que vc possui plantas maravilhosas nesse estilo ❗ ❗

Obrigado também ao Ilex por postar esse tópico 🙄 Pois as poucas informações que consegui são de sites estrangeiros.
Baduuuu02/10/2005 02:01
Realmente as palavras foram muito úteis!

O negócio agora é começar... E seja o que Deus quizer! 😄
jackson02/10/2005 08:13
Pessoal,

o pedro já deu todas as dicas: mames podem ser obtidos à partir de

- poda sucessivas em plantas já desenvolvidas,

- ou à partir de mudas(estacas) ou sementes,

sem muito segredo, só paciência.

[]s
jackson02/10/2005 08:14
Ah,

um detalhe: não se esqueçam que a planta deve ser trabalhada em escorredor ou vaso maior antes de ir p. o vaso mame.

[]
Pedro Stumm02/10/2005 10:22
Não se esqueção que o mame deve ser colocado sobre uma caixa ou bandeja com areia, até mesmo pode ser enterrado na areia, pois assim vai conservar mais a humidade.
Pedro
Átila02/10/2005 10:47
😕 Pedro, só mais uma coisinha... Que tipo de substrato vc usa? Estou usando um com pouca drenagem a base de fibra de côco e areia no vaso final!
Está certo ❓ ❓

Atila
Pedro Stumm02/10/2005 11:18
Não conheço a fibra de coco, portanto não posso comentar.
Eu uso 60-70% de pedrisco/areia e 30% de terra. Alta drenagem. Transplante de 1 a 2 vezes ano. Quando vejo que o substrato está mostrando estar esgotado, troco. No meu ver, a comida deve vir pela adubação. É que eu sou partidário da escola que manda o vaso ser proporcional até nos mame. Então os vasos as vezes são pequenos, mesmo.
Eu uso adubo foliar, que agora vai começar a ser semanal.
Pedro
Baduuuu03/10/2005 01:24
Eu tenho um pouco de duvidas em relaçao ao estilo...

Por exemplo!

Se eu pego uma estaca, ela começa a brotar. Como eu faço pra que ela fique cheia de galhos ou de folhas sem que ela cresca o tronco junto!

Obrigado
Pedro Stumm03/10/2005 07:18
Marque a altura desejada. Tudo que crescer daquilo ou dali para cima, corte! Vai haver brotação mais baixa.
Mame tem 15 cm com vaso. Tecnicamente, se exige os três primeiros galhos em suas posições, e o resto copa bem fechada.
Pedro
Werlei Purgatto03/10/2005 08:52
Não se esqueção que o mame deve ser colocado sobre uma caixa ou bandeja com areia, até mesmo pode ser enterrado na areia, pois assim vai conservar mais a humidade.
Pedro

Para ilustrar as palavras do Pedro eu postei esta foto que achei na net:

Esta é a tecnica para o substrato não secar tão rapido.

imagens retiradas do site:
http://www007.upp.so-net.ne.jp/mini-bonsai/bonsai.html
Illex03/10/2005 09:10
Olá Werlei,

Cara muito show esse Acer. E o vaso dele sem comentarios. Muito belo. To aproveitando e dando uma olhada no site que voce retirou as fotos tambem. T+ amigo.

Abraços:

Illex

P.S.: Aproveitei para colocar outro exemplo aqui retirado do site http://www.terrabonsai.com.br .
Angela Fernandes04/10/2005 11:44
Olá Pedro !!!! 😂 😂 😂

Excelente a forma com que você falou sobre mamê.... Adorei !!!! 😄 😄 😄

Possuo um vaso quase igual ao apresentado com o acer !!!! Ainda não o utilizei. Quero arranjar um ulmus para plantar nele.

Advinha quem me deu o tal vaso ❓ ❓ ❓
Ganha um doce se acertar.

Beijos

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Werlei Purgatto10/10/2005 16:32
Estou com um pré-Mame de Amoreira de 7cm de altura, estou
esperando ela se recuperar do trasplante para aramar os galhos,
para que fiquem para baixo, ainda não consegui um vaso bonito
para coloca-la enquanto isso esta em um vaso de treinamento.

Aceito opiniôes, sugestôes, dicas e criticas 😂

Werlei Purgatto
Illex10/10/2005 17:49
Olá Werlei,

Cara que amoreira mais bonitinha, tenho uma tambem mas nao é tao diminuta assim nao. Muito bela, eu prefiro esperar a mesma brotar para opnar quanto a etrutura dos glahos e da arvore em geral. Mas acho uma boa ideia a sua de rebaixar os galhos. Vai fundo amigo, que ela vai ficar linda. T+.

Abraços:

Illex
Werlei Purgatto11/10/2005 09:28
Obrigado Illex,
mas a foto não ficou muito boa, a máquina digital era emprestada e só tinha a hora do almoço, para tirar todas as fotos que eu queria tirar, aí vc já viu né uma correria danada, nem percebi que a sombra do tronco principal atrapalhou a visão do primeiro galho à direita, e as raízes não apareceram direito, são aqueles traços amarelos perto do substrato, mas assim que a folhagem aparecer eu tento pegar a máquina digital emprestada denovo.
SAMI KHOZAM17/10/2005 23:32

Já que vcs estão falando de mames, gostaria de sugerir um pequeno concurso de mames.
Como premiação posso deixar a disposição da comissão julgadora
10(dez) vasinhos de mames p/ serem ditribuidos entre os participantes.
Se houver concordancia, poderiamos abrir um novo tópico.
Abraços
Sami
Angela Fernandes17/10/2005 23:40
Grande Sami !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Sei que estou em falta com você......... o problema é minha falta de tempo. Só para você ter uma idéia........ veja como estou vindo muito pouco ao forum.... hoje mesmo só estou chegando agora, passei o dia todo numa labuta só !!!!!!!!! Mas vamos marcar o chopinho sim "!!!!!!

Bem, parabéns pela iniciativa de doar os vasos para a proposta do concurso ❓ ❓ ❓

Tem gente muita boa que vai concorrer e vai ser difícil a escolha !!!!!
Espero que o Mário tope a proposta !!!!!!!

Bitocas

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
123