Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mame Bonsai...

123
Baduuuu20/10/2005 12:13
É...
Mas seria legal se tivesse os dois estilos para competir (mame e sohin).

Alguem concorda?
Illex20/10/2005 15:45
Estou com o Stumm,

Tambem acho que tem que ser somente Mame. Vamos esperar mais comentarios. T+ amigos.

Abraços:

Illex
Cláudio C. Ratto21/10/2005 08:14
Pedro Stumm escreveu:
Grande Mário
Na minha opinião, desde que se tenha um regulamento pré definido, tudo bem.
Mas não podemos misturar os Mame com os Shohin. São coisas distintas. Formas de cultivo diferente. Até com avaliações diferentes.
Uma idéia para conferir o tamanho da planta, seria a inscrição de duas fotos, uma só o bonsai e outra com um objeto ao lado, pré definido e uniforme: régua, pilha, etc.
Um abraço
Pedro

Faaaaaala Pedro !

Para mim também é isso ai mesmo, mas temos que levar em consideração, que no Brasil ainda não está muito definido os tamanhos dos bonsai......... Isso é devido ao pouco tempo que trabalhamos as nossas espécies nativas e também por não ter tido um concurso como esse antes no Brasil, para que possamos avaliar as escalas de tamanhos de uma forma geral. Seria muito interessante uma grande divulgação deste evento, pois só assim poderíamos ter subsídios para tal.
Quanto a questão de onde se começa a medir, fico com a borda do vaso até o topo da planta.......

Um abraço,

Ratto
Charles21/10/2005 09:58
Oi pessoal,

Acho ótima a iniciativa de um Concurso Barsileiro de Mamê.
Fica claro que regras locais/brasileiras precisam ser definidas, dado que o assunto é polêmico mesmo nos países onde o bonsai é muito praticado.

Tentando ir direto ao ponto, tenho visto que Ratto e Pedro são "mamistas" de mão cheia!
Ratto, Pedro, seria abusar da boa vontade vontade de voces propor que voces coordenassem o trabalho de definição destas regras? 🙄
Sei que a Cissa também cultiva bastante mamê, mas ela parece meio sumida, talvez ocupada.

Acho que um concurso como este estimularia a difusão e desenvolvimento dos mamê no Brasil, onde imagino que o clima predominante seja um desafio maior para o seu cultivo.

Li em algum lugar que o motivo de se medir mamê a partir da borda do vaso, seria exatamente dar uma certa flexibilidade ao tamanho e profundidade do vaso para evitar maiores riscos à saúde da planta. Se isto procede, mais um motivo para, no clima brasileiro predominante, a medição ser desta forma.

Caso ocorra a voces nomes de outros bonsaístas que possam contribuir, seria legal sugerirem!

Abraço,
Charles
Elio21/10/2005 20:29
Olá pessoal !
Minha humilde opinião: da borda do vaso. Até pela boa justificativa do Charles.
A ideía do pedro é muito boa. Colocar um objeto (ex.: Cx fósforo) e nem precisa ser em duas fotos. Pode ser numa só.
Abraços

PS.: Mais tarde se faz um concurso de Shohin e até um de estilo Literati (eu estou me especializando nesse estilo.............rs!)

Abraços
Cláudio C. Ratto22/10/2005 21:00
Oi charles !

Por mim tudo bem, mas não acho legal fazer isso sozinho. Sugiro também aos organizadores do Primeiro Concurso Brasileiro de Bonsai, que acatem mais esse concurso, pois já existe estrutura montada e então facilitaria em muito, não é mesmo ?

Abraço,
SAMI KHOZAM23/10/2005 06:32
Oi Pessoal
Estou participando da Oficina do Leporace. Morram de inveja,
tomei um chopinho ontem a noite com o Mario Leal e o Tomio,
foi super agradavel.
Vou falar com o Mario prá levantarmos a questão da medida
do mame entre os participantes da Oficina, pois grandes mestres
do Brasil estão presentes.
Abração prá todos
Sami
Illex23/10/2005 12:36
Olá amigo Sami,

Ja estou com inveja amigo 😄 . Um dia terei o prazer de ir em um encontro ai no Rio, mas isos ainda demorará. Bem acho muito boa sua ideia, de levantar esta questao com os participantes ai do Encontro, quando houver mais noticias poste para nós. Obrigado amigo. T+.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes23/10/2005 18:18
Oi Sami !!!!!!!! 😂 😂 😂

Só senti inveja da cervejinha !!!!!!! 😢 😢 😢
Das conversas não sentí porque tive o privilégio de estar lá com você e todos os amigos bonsaistas, hoje a tarde...

Aliás, almocei com a Cissa e conversamos sobre mame e pedi que ela venha ao forum discutir conosco. Bati longo papo com o Mário e conversamos também spbre o assunto.

Charles, amigo querido, gostei do que escreveu... MÓS TEMOS QUE CRIAR NOSSAS REGRAS, AS REGRAS BRASILEIRAS e este foi o tema do assunto com a Cissa.... estamos juntos nesta opinião.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
SAMI KHOZAM24/10/2005 07:52
Este tópico está ótimo. A Angela sentiu o clima do evento,
muita gente boa, muito papo bom, assuntos e aulas que nunca
encontraremos em livros. Vou deixar o relatório pro Mario
fazer, ele é bom nisso.....entre outras coisas.
Abraços prá todos
Sami
Charles24/10/2005 09:52
Oi Ratto, oi pessoal,

Acho que faz todo o sentido usar, para um Concurso de Mame, a estrutura do I Concurso por Fotografia!
Todos o acertos já são conhecidos e, eventuais falhas, seriam mais facilmente corrigidas, uma vez que já são conhecidas!

Quanto aos critérios e medidas a serem adotados para os mames, há poucos meses a Cissa fez vários contatos com associações (não sei quais), visando conhecer o que é mais utilizado.
Talvez um comitê técnico possa avaliar estes resultados e efetuar eventuais ajustes, visando o cultivo de mame no Brasil.

Vamos ver no que dá esse assunto! 🙄 😄

Abraço,
Charles
Pedro Stumm24/10/2005 11:03
Charles

É uma boa idéia.
Vamos esperar uma posição dos responsáveis pelo Concurso de fotografia.

Pedro
Sergivaldo24/10/2005 11:58
Olá Pessoal,

Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual informação poderemos considerar como a mais correta, a citada pelo Mário ou a defendida pelo Pedro Stumm:

Mário A G Leal escreveu:

"shito" ou "keshitsubu" (algo como "carregado na ponta dos dedos")
altura entre 5 e 7,5 cm - MICRO-BONSAI

"mame" (que pode ser carregado na palma da mão)
altura entre 5 e 15 cm - MINI-BONSAI

Observação Importante: genericamente, na literatura técnica estrangeira os DOIS tipos acima podem ser tratados de "shohin", ou "bonsai miniatura"

Pedro Stumm escreveu:
Grande Mário
Na minha opinião, desde que se tenha um regulamento pré definido, tudo bem.
Mas não podemos misturar os Mame com os Shohin. São coisas distintas. Formas de cultivo diferente. Até com avaliações diferentes.
Uma idéia para conferir o tamanho da planta, seria a inscrição de duas fotos, uma só o bonsai e outra com um objeto ao lado, pré definido e uniforme: régua, pilha, etc.
Um abraço
Pedro

Prevalecendo a informação dada pelo Mário, acho que seria interessante um consurso de Shohin, dividido em duas categorias. Fica registrada minha sugestão.

Caso prevaleça a informação do Pedro, gostaria de saber, se possível, quais são essas diferenças.

Há alguns meses, a Cissa comentou n'outro tópico sobre a definição dos tamanhos de bonsai nessa categoria:

Cissa escreveu:
Olá pessoal,

A definição de padrão de tamanho é importante apenas para exposições e concursos.
E para quem ainda não sabe, eu estou fazendo uma pesquisa a nivel nacional, com todos o grandes bonsaistas e Associações de bonsai, sobre os padrões de tamanhos que eles utilizam, sendo que até agora, por quase unanimidade o resultado está sendo:

Shohin - abaixo de 25cm da borda do vaso ao topo da árvore
Mini-bonsai - entre 7 a 10 cm da borda do vaso ao topo da árvore
Mame - 7 cm ou menos da borda do vaso ao topo da árvore

Abração
Cecilia

Em outras palavras: todo bonsai abaixo de 25 cm de altura é considerado Shohin.

Um abração,

Sergivaldo
Cláudio C. Ratto24/10/2005 12:09
Charles,

Pois é, a Cissa no passado estava fazendo este levantamento, mas acredito que seja muito difícil chegarmos a um consenso no momento........
Temos que ter um parâmetro, ou seja, iremos eleger uma classificação dos tamanhos de outros países como Japão, EUA e Europa, para depois deste primeiro concurso irmos criando os nossas próprias regras, não é mesmo ?

Um abraço,
Cláudio C. Ratto24/10/2005 12:18
Caro Sergivaldo,

Tudo bem ?
Creio que a única diferença seria que os Mame cabem de 3 a 4 na palma da mão. No mais acredito que a Cissa tenha utilizado dos parâmetros orientais.

Um abraço,
Charles28/10/2005 14:16
Oi Ratto, tudo bem?

As vezes me perco neste mar de mensagens e não vi sua resposta antes.

É isso mesmo, a Cissa defendia os critérios e medidas orientais, mais pelo fato de se tratar do "berço do bonsa" e, portanto, supostamente com mais conhecimento de causa.

Nesta mesma ocasião surgiu o comentário de que a medida se faria a partir da borda do vaso, sob o argumento de preservar a saude da planta, eventualmente recebendo um vaso um pouco mais profundo.

Também concordo que dificilmente haverá consenso sobre os critérios. Ao mesmo tempo tempo, não devemos "reinventar a roda" e sim, adotar como referência um padrão já existente.

Se surgirem 3 padrões, exemplo Japão, EUA e Europa, sugiro votação para elegermos um deles para ser adotado no concurso.

Depois de realizado o concurso, poderiam ser ouvidos os participantes, verificando os pontos fortes e fracos da regras e discutir eventuais ajustes, aí sim adaptando-as à nossa realidade (Brasil).

Abraço,
Charles
Illex01/11/2005 14:49
Olá Pessoal,

To so subindo este topico aqui para saber como andam as coisas do Campeonato de Mame Bonsai. O que falta? O que precisamos ainda? Obrigado pessoal.

Abraços:

Illex
Pedro Stumm02/11/2005 12:54
Ílex
Só está faltando saber se nós, Brasil, queremos a regra de medida valendo da borda do vaso ou com o vaso todo. Que tal um referendo público? hehehe
Também o pessoal do Concurso de Fotografia ainda não se manifestou que vão querer fazer mais este concurso.
Um abraço
Pedro
Jonatã Fernandes Leite08/11/2005 12:47
Oi pessoal! 😄
Sou novo aqui, já entrei em contato com a Angela pois moramos perto, moro em São Gonçalo; parece que conheço quase todos vcs há um tempão pois já li a seu("s") respeito muitas vezes. Acho ótima essa idéia de concurso por foto de mame e concordo com os pontos abordados pelo nosso amigo MARIO, (1) porque toda essa cultura veio lá de fora mesmo, e adoramos ela, (2) porque, como disse o nosso colega Charles, contando com o vaso limitaria muito a altura do vaso, então dificultaria para a planta, mas acho que as regras de proporção tem que ser respeitadas e, portanto, talvez uma regra mais adaptada a nosso pais, como já foi dito, sem desconsiderar as outras, e assim fazendo uma, ou duas ou três categorias dentro da mesma classificação. ❓ O que acham?
Eu tenho muito que aprender, não posso dizer que tenho um bonsai, nem mesmo um mame, mas as vezes tenho tantas idéias e ninguém para ouvi-las, então desculpem se falei alguma besteira, é conversando que se vai refinando a si mesmo não?
Me apresentarei mais tarde no 'quem sou eu?'.
Abraço.
SAMI KHOZAM13/11/2005 08:31
Amigos e amigas
Estive fora do ar, um raio destruiu computador, modem.....
Estamos de volta, acho que o forum ja tem uma comissao
julgadora. Devemos colocar logo as regras, tanto faz um caminho
ou outro, sera igual pra todos. O mame que eu ia fotografa-lo,
depois de tanta discucao, ja cresceu, vou ter que fazer outro.
A proposito, nao surgiu mais nem um patrocinador(....)
Pessoal que produz alguma coisa, o momente eh este.
Abracos
Sami
Illex13/11/2005 14:18
Olá Sami,

Vamos correr nao é amigo, tambem acho que ja temos uma comissão, temos que por em pratica tudo em mente agora. Vamos esperar mais citações. T+ amigo.

Abraços:

Illex
123