Amora Yamadori (sugestões pós coleta)
Laudir06/07/2010 10:22
calmae pessoal.
eu emiti minha opinião ... ele aceita se quiser.
creio eu q as opiniões q ele quer é sobre como conduzir o hokidashi
Diego Santana06/07/2010 12:18
Amigos nao quiz ser ignorante mesmo parecendo, acredito que nao me coloquei de forma agradavel...
Se vc tem opiniao formada nao deveria postar aqui e sim Em evolução ou exposição para floristas...
Foi uma dica e nao uma criticahraphi06/07/2010 13:59
diegosanta049"]Amigos nao quiz ser ignorante mesmo parecendo, acredito que nao me coloquei de forma agradavel...
[quote escreveu:
Se vc tem opiniao formada nao deveria postar aqui e sim Em evolução ou exposição para floristas...
Foi uma dica e nao uma critica
Diego, conheço a seção que vc sugeriu, mas como o Laudir explicitou desejo mesmo opiniões para condução no estilo hokidashi ou até outro que ache conveniente com a evolução da planta, minha opinião não está totalmente formada , por exemplo o galho mais fino é uma dúvida se fica ou sai no futuro... Já que vc me deu uma dica tb vou te dar uma, na internet, por não se ter entonação, as vezes parecemos ignorantes, eu tb achei um pouco arrogante sua colocação, tendo em vista que não rebati a opinião do Laudir e sim fiz perguntas ao mesmo e demonstrei o caminho que pretendia seguir, talvez pela falta de entonação, vc pode ter entendido como agressivo , mas não foi , longe disso, a planta está aí justamente pra isso, para ganhar sugestões e até pra ser criticada, aceito tudo na boa viu gente? Obrigado pela dica da pasta de dente, conhecia já, é bactericida, e misturada com graxa de engraxar sapatos fica impermeável tb e não sai tão fácil quando molhada, o que aconteceu ali foi um pouco de desleixo mesmo da minha parte, e com as chuvas e umidade já viu né, vou providenciar uma lixada no dremel com escovinha de aço e depois aplicar essa mistura, abraço.
hraphi12/07/2010 14:59
Está crescendo rápido...
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
E já mostra sinais que vai frutificar bastante...
Uploaded with
ImageShack.usGuilherme Luz24/07/2010 01:02
Muito linda, ta evoluindo bem, e já ta se enchendo de frutos, deixa eu te perguntar. A amoreira se propaga bem por estacas?
Se sim qual o diametro ideal das estacas alguem sabe dizer?
hraphi24/07/2010 01:29
Oi Guilherme, a amora se propaga muito bem por estacas, pra vc ter uma idéia, fiz essas no frio de inverno( a aproximadamente 1 mês atrás) e com exceção do monstrinho, que ainda não brotou mas ainda está verde, todas pegaram rápido e já brotaram, dá pra ver muitas raízes se formando dentro das pets, que foi onde plantei, apenas com pedriscos, lavados de rio, por cima cobri com humus de minhoca.
Quanto mais grossa a estaca, mais demorada é a brotação e enraizamento, segue algumas fotos das estacas que pegaram, com uma tampinha de refrigerante em cima para ter uma noção do diâmetro, abraços.
Uploaded with
ImageShack.us
Detalhe do enraizamento.
Uploaded with
ImageShack.us
Compilação, resumindo a evolução, pra melhorar a visualização.Até rimou...
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Aproveitando a deixa para postar a evolução, primeiras intervenções de direcionamento de galhos, apesar do frio, está crescendo rápido.
Uploaded with
ImageShack.us
Desfolha básica...

Guilherme Luz24/07/2010 02:12
nossa cara na casa da minha visinha tem um pé de amora o qual eu sou tirar algumas estacas, pretendo postar aqui pra vcs verem!
até!
hraphi26/07/2010 21:41
Diga Guilherme blz? Já coletou as estacas?, se ainda não fez, é melhor deixar o calor da primavera vir, para brotarem melhor, o frio aumentou de vez, se fizer agora, acho muito difícil pegar, tendo em vista que as minhas quase que pararam o metabolismo, e vinham enraizando e brotando bem...
Laudir26/07/2010 22:23
- hraphi: Se quiser ramificar bem, escolha a altura e desfolhe ali. Para cada folha cortada nasce um novo ramo.
Estou realizando testes com uma pequena estaca aqui. Em todas as intervenções que tenho feito, o resultado tem sido positivo.
outra... nao deixe os frutos enqto estiver preparando a copa. eles costumam sugar um pouquinho da planta.
Quanto às raízes, vc terá uma bela e "cabeluda" surpresa daqui uns 6 meses.
Rega constante mas com o substrato bem drenante.
hraphi26/07/2010 23:03
Obrigado por postar Laudir,
Estou deixando crescer a vontade, para engrossar esses galhos, depois vou desfolhar como sugeriu e na sequência podar curto e deixar crescer bem para engrossar. Repetindo vária vezes esse processo.
Depois que eu fizer isso umas quatro ou cinco vezes, deve ficar show.
Quanto aos frutos eu tirei muitos, a maioria, (justamente para não roubar muita energia da planta) só deixei em dois galhos e mesmo assim só alguns, pq quero que ela frutifique para ver os frutos maduros.
Agora o substrato me preocupa um pouco pq está bastante compactado, tendo em vista que não mexi no torrão da coleta para ela se recuperar rapidamente, só vou mexer daqui a uns seis meses mesmo, no mínimo, e acho que vou ter que desmanchar com água, ou existe uma técnica melhor?
A folhagem está pequena tb, pq será?, não diminui as regas, não tem sol, pelo contrário, só chuva, e as folhas já nasceram com um tamanho, aproximadamente, 33% menor que antes, ou seja diminuíram 2/3, alguém sabe o motivo? Tomara que continuem pequenas após a primeira desfolha.
Abraços.
Laudir27/07/2010 09:31
quanto ao substrato:
Meu amigo coletou uma de um calibre mais ou menos até...
só que ele detonou tudo q é raiz. nao deixou nenhuma... só um pedaço de uns 15 cm da pivotante.
Plantei em substrato na proporção de 40% terra e 60% de areia grossa (aquelas de construção mesmo).
Tive um agradável espanto qdo eu fui fuçar... estava cheia de raizes capilares...
outro teste que estou fazendo é o seguinte... peguei uma estaca já brotada... plantei num copo feito com garrafa pet e com 4 furos embaixo... depositei este conjunto perto da torneira que vive pingando água (novidade kkk).
as raízes capilares simplesmente sairam pelos furos do fundo deste copo e fizeram um tapete branco.... tudo fora do copo...
é claro q esta experiencia é feita na sombra...
tudo experiencia... talvez lhe ajude em algo
Laudir05/08/2010 08:59
hraphi23/08/2010 02:24
Guilherme Luz01/09/2010 12:48
Nossa muito bom trabalho e obrigado pela dica. no quintal da minha visinha tem uma amoreira e eu vou retirar algumas estacas e vou fazer a esperiencia. vc utilizou algum tipo de enrraizador?
Até mais e continue postando pra vermos o desenvolvimento!
Vhalveruth03/09/2010 07:14
Opa opa
=P
quero mais atta qui.. e como esta o monstrinho?
Vou pegar umas boas estacas de amora este final de semana
abraços
hraphi03/09/2010 12:48
Pois é Vhalveruth, o monstrinho infelizmente não brotou nada e secou o tronco, regado com tiamina e no mesmo processo de recuperação dos demais, mas acho que sei o que deu erado, o mosntrinho era muito grande e não coube todo dentro da garrafa pet, ficou enterrado só a ponta e desidratou, no processo de estaquia o ideal é enterrar dois terços da estaca, justamente para evitar essa desidratação...
As outras estacas seguem firmes e fortes, inclusive já fiz intervenções e tudo, retirei com o maior cuidado das garrafas pet, quase uma cirurgia pois as raízes estavam muito frágeis ainda , cortei as pets com dremel e replantei com muitísimo cuidado mas não é recomendado, fiz só para trabalhar nebari desde cedo, replantei em cima de tampas de achocolatado, para ficarem bem radiais.
A planta principal no último post;

e atualmente;

Estaca 1 , antes;

e depois;

Atualizando estaca 1...
Estaca 2, antes;

E depois, com escolha de uma nova frente;

Guilherme Luz07/09/2010 04:25
hraphi, ainda não coletei as estacas, vou seguir seu conselho de colhé-las na entrada da primavera.
Vc usou tiamina nestas estacas?
estou pensando em utilizar o suco de erva tirica, alguns dizem que funciona bem.
Até mais!
Leandro Ferraz07/09/2010 11:50
Com amoras tem segredo não
é so colocar a estaca na areia ou ate mesmo terra e molhar
de 20 a 30 dias esta enraizado e brotando.
Becker07/09/2010 15:38
😄 Aproveitando o Tópico do Hraphi coloquei esta foto de uma das minhas amoreiras tem 02anos ,aqui ela esta amarelando as folhas ,a foto foi tirada no outono,não é uma brastemp mas funciona....... 😂 😂

hraphi07/09/2010 16:52
Guilherme Luz escreveu:
hraphi, ainda não coletei as estacas, vou seguir seu conselho de colhé-las na entrada da primavera.
Vc usou tiamina nestas estacas?
estou pensando em utilizar o suco de erva tirica, alguns dizem que funciona bem.
Até mais!
Usei Tiamina sim, mas amora é tão fácil de pegar que acho que nem precisava, abraços.
hraphi07/09/2010 22:51
Becker escreveu:
😄 Aproveitando o Tópico do Hraphi coloquei esta foto de uma das minhas amoreiras tem 02anos ,aqui ela esta amarelando as folhas ,a foto foi tirada no outono,não é uma brastemp mas funciona....... 😂 😂

Gostei da seu bonsai de amora, nunca tinha visto amarelo assim, deve ter renovado as folhas já que estamos na entrada da primavera agora...Posta fotos atualizadas pra gente ver como está, abraço.
Marcio Garcia07/09/2010 23:38
Amora e quase uma praga, se o galho quebra e cai no chao no periodo das chuvas, enraiza tudo, mas ta ficando legal, estou acompanhando o futuro desta planta, tenho planos para um alporque ou estaquia em amora, em um futuro proximo.
Abracos a todos
Marcio Garcia07/09/2010 23:43
Laudir escreveu:
Pra nao ficar somente em minhas palavras:

Detalhe do gotejamento (enxarcamento)

Laudir , esta sua " tecnica" improvisada pela lerdeza do brasileiro em geral, mecheu com meus miolos, gosto muito de hidroponia tambem, e estive pensando sera que nao existe uma maneira de colocar as plantas em um escorredor e depois sobre uma bancada com agua e nutrientes, assim como cultivam hidroponia? Adubo certo na hora certa e no lugar certo!!!
E um caso a pensar, e quem sabe realizar algumas experiencias!!
Valeu pessoal
Laudir08/09/2010 08:31
não é má idéia... uma imagem de como montar um sistema de hidroponia:

Marcio Garcia08/09/2010 22:20
justamente isto Laudir, no lugar de bacia com terra e esterco, solucao nutritiva balanceada de acordo com a estacao do ano, a questao e que o custo disto tudo em 1 a 5 anos vai ser bem grande ne.