Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Eugenia sprengelii

123
Pethrus Barros04/07/2010 20:55
Eugenia sprengelii
Boa noite a todos, gostaria de receber orientações quanto ao nome da espécie, bem como, o que fazer de agora em diante.

Agradeço desde já a ajuda de todos.
Paulo César Morais04/07/2010 21:21
trata-se de uma eugênia, é uma Mirtácea (assim com as pitangueiras, jaboticabeira , goiabeira, etc)

nome científico: Eugenia sprengelii
Pethrus Barros05/07/2010 13:31
Obrigado PC, eu tirei esta terra dela que está composto de esterco animal e coloquei uma mistura de terra vegetal com pedriscos, o torão dela é composto de argila, mas não retirei nada de lá, furei o vaso nas laterais e fundo, molhei e pus no seu devido lugar, outra coisa que eu deva fazer ?
Pethrus Barros08/07/2010 11:23
Alguém para me dar algumas dicas ????
Pethrus Barros14/09/2010 11:22
Mais alguém, além de mim ?
JOÃO B14/09/2010 13:22
Caro Pethrus,
acho que ela precisa uma poda radical, na altura, proporcionalmente a espessura do tronco, deveria ser podada mais ou menos onde hoje começam as folhas e é claro, uma seleção entre os galhos para saber o que sai pois estão competindo entre eles(mesma origem, mesma direção).
Como sugestão, aconselho a escolher uma frente, fazer uma poda radical, para adquirir proporcionalidade e permitir que os novos galhos sejam aramados (como esta, acho muito dificil fazer a aramação com sucesso). Aproveite a primavera! Segue a imagem da sugestão de poda e de frente(isto é muito pessoal, siga sua estética, mas se fosse minha cortaria naslinhas vermelhas). Grande abraço. João

http://www.flickr.com/photos/53918255@N02/4990550586/
Alexandre S. Coelho14/09/2010 14:50
Oi Pethrus

Acho que já comentei contigo antes... Eu começaria retirando a terra aos poucos para ver onde se inicia o nebari 😲

Retirar parte da folhagem, NÃO TODA, e postar novas fotos... 😉
Pethrus Barros14/09/2010 16:00
Ok pessoal, Alexandre tínhamos conversado antes sim, minha câmera está emprestada, assim que o meu amigo estiver na cidade eu tiro novas fotos, quanto as folhas, muito dizem que podar pode matar a planta aí eu fiquei sem saber como proceder....
Alexandre S. Coelho15/09/2010 13:24
Esta espécie aceita bem até poda radical!

O que acontece é quando realizamos desfolha completa, algumas vezes galhos tendem a secar... Não é sempre, mas vai que seque logo aquele galho que passamos anos trabalhando... 🙁 😢 😉
Pethrus Barros21/09/2010 21:39

Novas fotos fresquinhas, agora continuem opinando...
MarcoBonsaiPoa21/09/2010 23:52
Tive a infelicidade de perder dois exemplares de eugênia, depois de efetuar podas e deixar sem folhas, não resistiram.Pode ser que a época não tenha sido propícia ou o estado de saúde não era dos melhores.Bom, paguei 10 pila em outra, estou preparando ela, no início do outono passado, renovei a metade do solo(meio pra cima do vaso), com mistura pobre bem drenante e estou adubando direto com TM e FO.Está com bom vigor, início da primavera agora vou de novo fazer poda drástica e saber se dá certo ou eu rasguei 10 pila.Abç
Danilo Muto22/09/2010 09:09
Eu ja fiz uma poda drastica na eugenia que demorou muito tempo pra emitir novas brotações, achei que tivesse perdido a planta, concordo com os colegas acima, é arriscado. Porém é uma muda, só daqui 3 anos pra pensar em alguma coisa. Agora elá está bem.
Pethrus Barros22/09/2010 11:38
Deixei o Nebari exposto pra futuras avaliações e pra termos idéia da grossura do tronco. Abraços
Alexandre S. Coelho22/09/2010 13:23
Oi Pethrus

Bom que o nebari não está tão enterrado!

Eu agora faria assim:

Com paciência vai dar pra ir moldando-a aos poucos...
Caso concorde, depois nos mostre o resultado 😲 😲 😄
Pethrus Barros22/09/2010 15:47
Alexandre, onde tem as marcas como se fossem molhadas fui eu tirando o barro que cobria as raízes o ideal é deixá-lo assim aparecendo ? ou cavar um pouco mais ?
Vhalveruth22/09/2010 20:19
boa noite Colega.

Acho q vc já sabe o q fazer com a copa.

O bom é vc retirar o torrão e plantar em uma bacia com areia ou um material drenanate.

e deixar ela crescer e crecer =)

abraços
Pethrus Barros22/09/2010 22:40
Ela deve ter uns 60cm de altura, então seria uma bacia de que altura ? Seria somente areia ? poderia ser areia de filtro de piscina ? parece açúcar mascavo...... e se posso fazer este transplante agora ou depois ?
Anderson Almeida22/09/2010 22:59
Pethrus

Veja esta que com um simples trabalho de tração como ficou

nickyfury23/09/2010 08:11
bonsai
Pethrus, atualmente, na minha opinião, um ótimo conselheiro sobre como lidar com essa espécie é o bonsaista/forista Paulo Neto. Visite o site dele, envie email a ele, perguntando e tirando suas dúvidas, que ele responde numa boa, é um excelente bonsaista e interessado nessa espécie. No link, inclusive, vc irá visualizar lindos trabalhos com essa espécie, principalmente penjing:

http://aidobonsai.wordpress.com/2010/09/19/meus-trabalhos-aido-bonsai-setembro-2010/

O Paulo é carioca, e faz parte da comunidade do Facebook tambem, onde expõe seus trabalhos, além do blog dele, é claro. Boa sorte com sua planta. 😄
Pethrus Barros23/09/2010 11:32
Olá Nick, depois do tópico do Júlio descobri que seu nome é Luiz Fernando, hehe, eu sempre acompanho o site do Paulo Neto o Aido Bonsai e percebi que ele tem várias eugênias lá, mas não sabia que ele é uma pessoa acessível, mas irei mandar um email pra ele, para assim como vocês me ajudar com esta espécie.
Homenagem: Que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
nickyfury23/09/2010 18:42
bonsai
Pethrus, agradeço seus comentários e homenagem. rss Tenho, para mim, que a verdadeira compreensão é que dá inicio a tudo, afinal de contas. Pena que nem sempre todos nós estejamos prontos para ela, mas....

Como muitos outros foristas, adotei um nome ficticio aqui no forum. Por extensão, aliás, esse mesmo nick(nome) é utilizado em outros foruns de que participo, todos é claro relacionados a bonsai. No Facebook, porém, uso meu nome verdadeiro, Luiz Fernando. Mas grande parte dos bonsaistas que congregam naquele site me conhecem ou me reconhecem pelas plantas que posto por lá, quase ao mesmo tempo que posto aqui e outros foruns.

Não me importo de ser reconhecido e identificado, seja pelo meu nome verdadeiro, seja pela associação entre o nick e meu nome. O importante, a meu ver, é que a mensagem que passo seja recepcionada e compreendida, de forma clara e simples. Libero o nobre amigo para tratar-me como bem aprouver, ok? Afinal, entre amigos é comum usarmos nosso nome mesmo, ao invés de um apelido qualquer. 😉

Em relação ao Paulo, quando escrever o email, pode citar meu nome e mencionar que eu o indiquei. Isso facilitará bastante o retorno dele a voce, ainda que, simpatico, simples e atencioso como ele é, isso é até dispensável. Abraços. 😉
Alexandre S. Coelho24/09/2010 20:07
Pethrus

Quais são as tuas dúvidas em relação a planta???
Pethrus Barros24/09/2010 23:51
Olá Alexandre, as dúvidas são: Se realmente é para fazer uns transplante ? se for é só areia de filtro de piscina ? Já podei no local indicado, Só falta uma aramagem e a limpeza dos ramos verdes e em breve ponho novas fotos..
Alexandre S. Coelho25/09/2010 07:17
Pethrus

Faça o transplante para uma bacia plástica (destas encontradas em lojas de R$ 1,99). O tamanho da bacia pode ser mais ou menos duas vezes maior que a circunferência deste vaso atual. Fure a bacia com um ferro quente tanto em baixo como nas laterais, para drenagem e ventilação.
O substrato pode ser composto com a areia mencionada, misturada em partes iguais com terra vegetal (comprada ou retirada de algum local rico em matéria orgânica). Tudo peneirado para que se descarte o pó e fique com os grânulos entre 2mm e 5mm... Peneiras ou telas plásticas podem ser usadas se não tiver uma específica.
Retire a planta do vaso com cuidado e acondicione na bacia, nesta primeira fase não precisa retirar toda terra atual. Se precisar cortar ou retirar a terra do fundo para poder caber na bacia, que pode ser mais rasa, ou para cortar a raiz pivotante (comprida), faça com cuidado para não quebrar as raízes de alimentação (finas). Agora é só completar com o substrato novo, ajustando (enfiando) um palito (hashi) para não ficar bolsões de ar na terra. Molhe bastante e deixe em local sombreado.

Importante: O transplante só deve ser feito depois que aramar a planta, para não danificar as raízes com a movimentação... As trações podem ser feitas depois, pois são mais fáceis e pode-se prender os fios na borda da bacia. 😉
Laudir25/09/2010 09:12
Grande Alexandre!
dá uma olhada no meu buxinho:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15583
123