Alexandre, como você sugere a aramagem ?
Eugenia sprengelii
Amigão
Esta espécie aceita muito bem aramagem... Se for uma projeção, fica difícil opinar por conta da folhagem que atrapalha 🙁 e teria que fazer conforme comentei e editei as fotos anteriormente...
Ou então trás ela pra cá no Recife que agente dá um jeitinho 😈 😂
Esta espécie aceita muito bem aramagem... Se for uma projeção, fica difícil opinar por conta da folhagem que atrapalha 🙁 e teria que fazer conforme comentei e editei as fotos anteriormente...
Ou então trás ela pra cá no Recife que agente dá um jeitinho 😈 😂
Alexandre, então farei o seguinte eu vou tirar a foto dela hoje a noite para você ver como ela está depois da intervenção, ela já está mais aberta que esta, não a terminei porque foi sugerido a troca de vaso. Grato

Em termos de fotos tiradas a noite, acho que quebra um galho, no bom sentido é claro.
Pethrus
As fotos ainda ficaram muito de cima, mas dá pra ver que tem uma boa distribuição de galhos!
Eu acho que dá pra aproveitar quase todos os galhos e até forçar um movimento no tronco com aramagem.
Quando for bater as fotos, posicione a câmera na altura da metade da planta 😉
Este é um exemplar da espécie que tenho a bastante tempo:

As fotos ainda ficaram muito de cima, mas dá pra ver que tem uma boa distribuição de galhos!
Eu acho que dá pra aproveitar quase todos os galhos e até forçar um movimento no tronco com aramagem.
Quando for bater as fotos, posicione a câmera na altura da metade da planta 😉
Este é um exemplar da espécie que tenho a bastante tempo:

Alexandre Potência extra-piscológica, brincadeirinha, estas fotos eu tirei agora na hora do almoço, ficaram melhores que as outras, já reenvasei e agora só falta a aramagem correta. ( Paulo Netto para você também ).
Meu amigo...
Uma idéia...
Aramação pesada, tração, podas e muita paciência para aproximar a folhagem do tronco:

Uma idéia...
Aramação pesada, tração, podas e muita paciência para aproximar a folhagem do tronco:

Caro Alexandre, falar que você é praticamente um projetista barroco do século 13 é pouca coisa, obrigado pela projeção, então os próximos passos serão, aramagem e a linha tracionando um pouco pra baixo sem apontar o tronco pra baixo, podar um pouco mais e aguardar é isso ? a bacia tá legal com este tamanho ???????
Bonita a Eugenia Petrus!
to pensando em pegar uma num viveiro aqui perto de casa, ela tem um nebari interessante ramificando em 3. O então uma outra bonitinha também!
Vou acompanhar esse tópico pra pegar umas ajudas!
to pensando em pegar uma num viveiro aqui perto de casa, ela tem um nebari interessante ramificando em 3. O então uma outra bonitinha também!
Vou acompanhar esse tópico pra pegar umas ajudas!
Pethrus Barros escreveu:Caro Alexandre, falar que você é praticamente um projetista barroco do século 13 é pouca coisa, obrigado pela projeção, então os próximos passos serão, aramagem e a linha tracionando um pouco pra baixo sem apontar o tronco pra baixo, podar um pouco mais e aguardar é isso ? a bacia tá legal com este tamanho ???????
😂 😂 😂 ... O caminho é este mesmo cara... E a bacia ficou de bom tamanho.
Começarei a aramagem e a tração hoje a noite e em breve posto mais fotos, obrigado a todos vocês...
Olá pessoal, amanhã vou tirar umas fotos dela nos dias atuais, pois o Mário Leal estará em nossa cidade Garanhuns no sábado para um workshop e a levarei comigo, após o termino dos trabalhos posto o resultado parcial
Bacana Pethrus. Só de ter lido o tópico, juntamente com as sugestões dos colegas já aprendi pra caramba, pois não sabia nada.
Vou estudar bastante durante todo este ano, até a minha se recuperar do transplante recente e só ano que vem vou começar os procedimentos. Enquanto isso aproveito seu tópico para aprender mais..rsrs
Ah, e depois do Workshop não esuqece de atualizá-la heim!!!
Uma pergunta: você usou papelão para proteger os galhos na hora de tensionar? É que como é de fácil ascesso, vou acabar usando papelão mesmo.
Abraço e que aprenda pacas no workshop (pra passar pra gente..rs)!!!
Vou estudar bastante durante todo este ano, até a minha se recuperar do transplante recente e só ano que vem vou começar os procedimentos. Enquanto isso aproveito seu tópico para aprender mais..rsrs
Ah, e depois do Workshop não esuqece de atualizá-la heim!!!
Uma pergunta: você usou papelão para proteger os galhos na hora de tensionar? É que como é de fácil ascesso, vou acabar usando papelão mesmo.
Abraço e que aprenda pacas no workshop (pra passar pra gente..rs)!!!
Aguardamos as fotografias.
Usei papelão, arame de instalações elétricas e linha encerada, o papelão evita que a linha marque o galho, vou tirar a foto hoje a tarde.
E aí Pethrus, blz? Já tem a atualização da foto da planta projetada pelo Mário?!
Ansioso pra ver...abraço!
Ansioso pra ver...abraço!
Ela está na casa de um amigo, estou vendo como a trarei para casa pelo fato de só ter moto, mas irei mostrar sim. Ela apareceu no workshop via internet´pra turma ver.
Atualizando...

Antes...

Acompanhando...
Olá pessoal, qual seria a frente desta planta ?
????
Estou tentando desenvolver um trabalho uma planta parecida com a sua.
Com uma simples poda ela já revelou algo de sua forma, agora depende de mim para tentar um estilo HOKIDACHI.
Se servir para alguma ideia, a foto está ai.

Com uma simples poda ela já revelou algo de sua forma, agora depende de mim para tentar um estilo HOKIDACHI.
Se servir para alguma ideia, a foto está ai.

Essa sua está com uma ótima estrutura, com a minha não dá para fazer isso, é só trabalhar com ela que vai dar certo com certeza.
E eu comprei essa em uma floricultura. Ela era como aquelas de jardins, que formam uma "moita" redondinha e com uma simples poda ela mostrou uma forma legal para se trabalhar.