É só tracionar os galhos pra baixo agora, afim de formar a vassoura
Eugenia sprengelii
Sim. A foto foi pra registrar a recuperaçao da poda que chamei de simplas, más foi quase drastica.
O exemplar ainda tem muito trabalho a ser feito.
O exemplar ainda tem muito trabalho a ser feito.
Hoje ela está assim

Amigos, essa planta suporta em que grau a poda de raízes? como poderia ser o processo desta poda?
Estou com um exemplar comigo, e no final do vaso estou vendo que as raízes estão saindo, é tanto que ela está um pouco estagnada... já tenho a bacia pronta para o transplante, mas não estou com o substrato suficiente. Daí, penso eu que devo podas as raízes, mas como disseram no início do tópico, ela é uma mirtácea, assim como as jabuticabeiras, ou seja, poda de raízes tem que ser bem comedida. Grato pela ajuda desde já!
Abraços
Estou com um exemplar comigo, e no final do vaso estou vendo que as raízes estão saindo, é tanto que ela está um pouco estagnada... já tenho a bacia pronta para o transplante, mas não estou com o substrato suficiente. Daí, penso eu que devo podas as raízes, mas como disseram no início do tópico, ela é uma mirtácea, assim como as jabuticabeiras, ou seja, poda de raízes tem que ser bem comedida. Grato pela ajuda desde já!
Abraços
Eu podei muita raíz na minha para caber no vaso de treinamento. Resultado: quase 4 meses perdendo folhas, galhos e nenhum broto.
Nem sei se vai resistir.
Nem sei se vai resistir.
Pehtrus,como está sua Eugenia hoje em dia ?
Acompanhando ^^
Tenho somente uma Eugênia e luto pra entendê-la. Já secou duas vezes as folhas, mas brotou tudo de novo. Com pouco sol, ela murcha. Com mais sol, queima as folhas. Há um mês eu a aramei toda e abri como um leque, formando a famosa "vassoura", para deixar o sol penetrar no interior dos galhos. Está sob sombrite 50% (RJ), mas mesmo assim surgem folhas verdinhas e outras queimam. Nunca ela está bonita. Enfim... difícil essa espécie...
É uma planta bem temperamental realmente,só que o segredo é fazer seleção de galhos por origem,ou seja,onde origina os galhos,se originarem vários a planta fará uma seleção natural de qual ficará verde,por isso que no decorrer do tempo alguns galhos secam,essa é a seleção natural da planta.
O que deve ser feito é a poda de galhos que originam no mesmo lugar,matendo os principais para a estética da arvore,sempre deixar que o sol penetre nela.
Espero que ajude os amigos,abraços.
O que deve ser feito é a poda de galhos que originam no mesmo lugar,matendo os principais para a estética da arvore,sempre deixar que o sol penetre nela.
Espero que ajude os amigos,abraços.
Olá pessoal, vou tirar fotos dela, ultimamente não tenho muito tempo para cuidar delas, mas postarei as fotos logo logo.
Aguardaremos camarada,também tenho uma eugênia e quero ver como a sua se desenvolveu durante todo esse tempo ^^
Atualizando em 12/02/2014, vou ter que refazer o projeto inicial, sem tempo para isso:

Algo a fazer com estas raízes ??

As fotos eram postadas no finado orkut, mais irei tirar fotos de como ela está hoje.
Seguem