Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

KUSAMONO - qual a importancia disso para o bonsai?

12345
ADN10/01/2011 15:17
muito interessante !!!!
Elio10/01/2011 16:40
Ângela, gostei muito dos mini-antúrios. O vaso da suculenta então, belezura.
O macete é este mesmo, deixar numa bandeja com areia.

abração
Angela Fernandes10/01/2011 17:48
Amigos, obrigada !!!
Elio, a suculenta eu ganhei do meu amigo Wayner de Rio das Ostras, realmente o vaso é lindo, o único que se salva talvez...não tem um outro que me parece ser alemão que eu adquiri com Gerpe antes dele ir morar no exterior.....
Ilza Romagnole13/01/2011 16:19
Kusamono
😉 Lindas fotos e melhor ainda o artigo, eu amo isso... Vi na Mistral algo que acho que é Kusamono e eles chamam de Feng Lui, existe diferença??? Queria postar uma fotinho, mas não sei 😕 😮ops:

Aproveitando o Luis Macedo da Bonsai Sul fará uma demonstração comentada de Kusamono no XI Encontro Nacional em Abril 2011
marcio celestino13/01/2011 16:27
bela apresentação nick!!! manda as fotos ai Ilza.
gabriel strucker20/01/2011 18:17
esses tempos fiz um so que desconheço o nome da planta 😕
Angela Fernandes20/01/2011 18:40
Olá !!!!!!!!!!
Tão bom ver a Ilza postando aki !!!!!!!!!!!!!
Gostei amiga, parabéns e obrigada, agora tem que postar as plantas que vocês possuem.
nickyfury20/01/2011 19:59
bonsai
Angela, minha cara, seus kusamonos estão lindos, parabens pelo carinho e dedicação a eles, pois sei que estão como estão graças a isso. 😄

Ilza, poste os seus, para que possamos todos apreciar. Essa é uma arte em ascenção em nosso país. Quanto mais cedo começarmos a apresentar e formar material com vistas a sua aprimoração, melhor até para a arte bonsai nacional. Fico satisfeito em saber que há incluso a intenção de uma explanação, dentro de um mega evento como o que voces irão fazer, em que se discutirá, finalmente, o Kusamono. 😄

Elio, meu amigo, se vc for ao evento do Mario, posso levar uma mudinha de kuro take para voce, garoto. Assim seus lindos kusamono terão uma companhia nobre. O que acha? 😄
Elio20/01/2011 20:04
Velho amigo Nicky, já me inscrevi ao Bonsai 2011.

Com certeza quero uma muda, sim.
Aliás, se vc quiser algo que eu tenha (menos dinheiro...........rsrsrs) é só me falar.

Um abração
Luis A. de Macedo Rodrigu20/01/2011 21:32
Amigo Élio,

Acho que o seu kusamono de bambu é mesmo o negro. Tenho algumas mudas que ganhei do amigo Valentini. Ele só ficará negro quando atingir maturidade, enquanto isto não acontece ele é verde como os demais. As minhas mudas que já tem uns 5 anos comigo já estão ficando pretos. Fiquei fascinado com as peças em forma de insetos feitas com este bambu e que foram postadas pelo Nicky. Uma arte magnífica. Os orientais são espetaculares neste aspecto.

O Amor é o único ato racional. Sem amor, somos pássaros de asas quebradas. Amem-se uns aos outros ou pereçam.
Angela Fernandes21/01/2011 23:37
Amigo Nicky !!!!!
Fiquei envaidecida com suas palavras.
Tenho que me dedicar mais aos meus bonsai e aos kusamonos também.
Estou pesquisando e procurando material por aqui.
Veleu !!!
Elio22/01/2011 19:36
Luis A. de Macedo Rodrigu escreveu:
Amigo Élio,

Acho que o seu kusamono de bambu é mesmo o negro. Tenho algumas mudas que ganhei do amigo Valentini. Ele só ficará negro quando atingir maturidade, enquanto isto não acontece ele é verde como os demais. As minhas mudas que já tem uns 5 anos comigo já estão ficando pretos. Fiquei fascinado com as peças em forma de insetos feitas com este bambu e que foram postadas pelo Nicky. Uma arte magnífica. Os orientais são espetaculares neste aspecto.

O Amor é o único ato racional. Sem amor, somos pássaros de asas quebradas. Amem-se uns aos outros ou pereçam.

Olá Luis, há tempo que não nos falamos!
Pois é, pelo sim; pelo não, vou aceitar a muda que o amigo Nicky irá me levar. Ate para comparar e conferir.
Vc vai ao Bonsai 2011?

abração
Angela Fernandes22/01/2011 20:16
Amigos queridos !!!!!
Hoje, numa conversa com o ceramista Sami, encomendei 20 vasinhos para kusamonos.
Aproveitem, ele está produzindo muitos vasos.
nickyfury24/01/2011 10:25
bonsai
O Sami estará em Ribeirão este ano, para o evento no Atelier do Dom Mario. Então, serei paciente o bastante e aguardarei encontrá-lo por lá, onde espero que ele leve alguns desses vasinhos especiais. 🙄 😎 🙄
Marcos Jose Hereck25/01/2011 12:37
Angela Fernandes gostaria de saber o nome da planta sua que esta postada na ultima de suas fotos.
att.
Marcos Hereck
Luis A. de Macedo Rodrigu25/01/2011 16:00
Marcos,
A ultima planta da postagem da nossa amiga Angela Fernandes é uma Furcraea foetida 'Striata', ou falso-agave. Esta planta apresenta caracteristicas semelhantes ao falso-agave-gigante. Esta difere nas folhas, que atingem um porte menor e apresentam estrias longitudinais mescladas em tons diversos de amarelo, creme, verde-claro e escuro, de efeito mais ornamental. Essa variedade pode eventualmente desenvolver espinhos nas bordas. É uma suculenta originaria do Brasil, característica de clima tropical não e tolera ao frio. O solo deve ser arenoso, acrescido de materia orgânica e regada a intervalos. A reprodução é feita através de mudas que se desenvolvem ao redor da planta-mãe.
Angela Fernandes05/02/2011 23:14
Olá !!!!!!!
Meu amigo Luis........
Obrigada por responder a pergunta do forista porque eu não saberia.
Estoun procurando quem pode me vender plantinhas para kusamono...
Elio05/02/2011 23:38
Comprei uma mini orquídea e montei outro kusamono com suculenta e mini samambaia.

abraço

Luis A. de Macedo Rodrigu06/02/2011 08:54
Querida amiga Angela,
Acho que você não precisa procurar mudas de plantas para kusamono para comprar. O grande barato do kusamono é encontrar plantas que muitas vezes podem parecer insignificantes e torná-las atrativas quando colocadas isoladamente em um pequeno vaso ou qualquer recipiente que a acomode harmonicamente, podendo ainda ser reunida com outras especies como fez o nosso amigo Élio, com uma suculenta e uma mini samambaia. Mas você pode também adquirir algumas com bastante facilidade, como suculentas, cactus, pequenos arbustos, etc. Já herbáceas, gramíneas e as chamadas praguinhas ou inços que teimam em se desenvolver em nossos vasos de bonsai podem se tornar kusamonos ou shitakusas bem atraentes. Até porque a intenção desta arte é justamente aproximar de nossos bonsai ou acompanha-los com estas especies que se desenvolvem proximos a eles sem estarem plantados ou se desenvolvendo no vaso do bonsai, e sim à parte, como um acompanhamento harmônico.
Élio, seus kusamono estão belíssimos ! A mini orquídea harmonizou muito com o vasinho que escolheste. Grande abraço
Angela Fernandes06/02/2011 12:13
Amigo Luis...
Obrigada pela resposta/aula.
Já tentei algumas vezes fazer composição de mini samambaia com outra gramínea e perdi todas, não sei ainda porque.
Possuo 2 mini orquídeas, uma vai bem..mas a outra...não sei não...
Meu problema é falta de tempo....mas adoro kusamono e ainda vou aprender muito com você e com os diletos amigos.
Elio............belos seus arranjos.
nickyfury07/02/2011 17:10
bonsai
Elio, meu amigo, vc está se superando cada vez mais. Lindos esses trabalhos, composições perfeitas que merecem nossos aplausos. O caminho é esse mesmo, aos poucos vamos vencendo a resistência e aprendendo a lidar com essa nova arte. 😄

O pessoal oriental, mais adiantados da classe, compõe bem usando diferentes variedades de musgo, conjugando-os com gramineas, criando um Shitakusa diferenciado:

Acredito que nós, que moramos num país continente tropical, possamos lançar mão, por nossa vez, da abundante flora de que dispomos, em tamanho reduzidissimos, que, numa singela comparação, muitas vezes ultrapassa em beleza e qualidade muitas plantas deles. As mini orquideas, certamente, merecem um destaque nesse quesito, e não devemos nos furtar a compor trabalhos com elas. 😄

O pessoal por lá deve estar preocupado com a nossa intromissão, pois estão lançando, cada vez mais, a mão de formar materiais inusitados, como os da imagem abaixo:

Junto das mini orquideas, podemos ainda usar as mini suculentas:

mini cactos:

Mini anturio:

Mini roseiras:

Em relação às gramineas, podemos destacar:

Alpiste: (o pessoal que cria passarinho em gaiola, sai na frente, rss)

Arroz silvestre:

Trigo silvestre:

Condimentos:

Salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, salvia, calendola, etc.

Temperos:

Pimentas variadas, tanto as de cheiro como as que "ardem", como a malagueta, dedo de moça, bode, etc.

É preciso, porém, irmos deixando de lado o uso de vasos de formas tradicionais, mais interessantes para bonsai inclusive, e adotando novos modelos, que os nossos conceituados ceramistas vêm desenvolvendo há algum tempo, como esses:

Angela Fernandes07/02/2011 20:30
Alô Nicky !!!!!!!!
PELA MÃE DO GUARDA !!!!!!!! 😄
Bela postagem a sua, magníficas fotos e mais lindas ainda as plantinhas.
Renato Rodrigues Roehrs09/02/2011 11:05
Seguem as minhas tentativas/brincadeiras... espero que gostem!

A aula de kusamonos deste post, está incrível! Agradeço aos mais experientes pelas suas explanações.

Abraços.
Helio Mayer09/02/2011 13:21
A segunda planta é uma tillandsia? As que possuo aqui não se dão bem na terra, se dão melhor em qualquer outro tipo de substrato \z
Renato Rodrigues Roehrs09/02/2011 14:08
Pois é Helio, eu não sei o nome da espécie.

Eu tirei de um tronco de um ipê roxo que tenho em casa.
Cortei com casca e tudo, tu não vê porque está enterrado nos pedriscos.
Não utilizei terra.
Tenho adubado de 30 em 30 dias com TM + FO.

Pega sol direto pela manhã e meio sol a tarde.

Valeu. Abraços.
12345