Se você tirou de um tronco de árvore então é. O legal que se você simplesmente arrancar ele sem raiz continua vivo.
KUSAMONO - qual a importancia disso para o bonsai?
Eu poderia fazer um Kusamono de Aloe Vera ou de Palmeira Raphis?
Fábio
Fábio
bonsai
Faugustobr, o pessoal tem feito kusamono de tudo que é material disponível. Até de bananeira, vez que, ao plantar uma muda pequena num vaso destinado a bonsai, não teríamos, como se pensa erroneamente, um bonsai de bananeira, mas sim um kusamono, pois até onde sei, ainda valem os critérios definidores: bonsai deve ser construído a partir de plantas que tenham tronco lenhoso, sejam arvores, arbustos ou trepadeiras, o que, convenhamos, a bananeira, coqueiro e mamoeiro, não se enquadram. 😂 😂 😂
Há algum tempo eu exibi aqui no forum um kusamono que fiz a partir de um morangueiro. Pena que, à época, ainda não havia frutificado. Há uma planta muito versátil, que ainda quero desenvolver: Heliconia. Muitos a chamam de bananeira anã, e suas flores são excepcionalmente lindas, podendo a planta ser reproduzida a partir de estacas de seu caule:

O "nominho" da fera aí de cima é:
Heliconia rostrata Ruiz e Pavon
Se então eu posso formar um kusamono a partir dessa espécie, acredito que valha tudo, né? 😉
Há algum tempo eu exibi aqui no forum um kusamono que fiz a partir de um morangueiro. Pena que, à época, ainda não havia frutificado. Há uma planta muito versátil, que ainda quero desenvolver: Heliconia. Muitos a chamam de bananeira anã, e suas flores são excepcionalmente lindas, podendo a planta ser reproduzida a partir de estacas de seu caule:
O "nominho" da fera aí de cima é:
Heliconia rostrata Ruiz e Pavon
Se então eu posso formar um kusamono a partir dessa espécie, acredito que valha tudo, né? 😉
fiquei encantada com os kusamono de vocês.
Gostaria de saber, se possível, o tipo de substrato e também como adubar as suculentas. Hoje fiz uns vasinhos de cimento e tenho uma coleção de suculentas em casa e tbm 2 tipos de mini orquideas.
um abraço a todos os artistas!!!
parabénssssssssssss
Gostaria de saber, se possível, o tipo de substrato e também como adubar as suculentas. Hoje fiz uns vasinhos de cimento e tenho uma coleção de suculentas em casa e tbm 2 tipos de mini orquideas.
um abraço a todos os artistas!!!
parabénssssssssssss
bonsai
Ana, o tipo de substrato irá depender da espécie cultivada. Na maioria das vezes, podemos usar areia grossa, sem peneirar, vez que ela se mantém umida por um tempo maior, contribuindo dessa maneira para um cultivo mais tranquilo. Outras espécies podem requerer um substrato mais orgânico, sendo o mais recomendado o BIOPLANT, composto comprado pronto. 😄
Oi Nickyfury, muito obrigada pela dica!
Caso meus vasinhos fiquem legais tentarei manter alguns.
um abraço e ótimo feriado de carnaval.
Caso meus vasinhos fiquem legais tentarei manter alguns.
um abraço e ótimo feriado de carnaval.
Amigo Nicky !!!!!!!
Estive hoje com o meu ceramista de plantão.........SAMI.
Falei sobre esta postagem sua e sobre os vasos que você postou.
Já imprimi e vou levar amanhã para ele dar uma "olhada", acho que vai dar "samba de escola de samba do primeiro grupo". 😂
Aguarde.............
Estive hoje com o meu ceramista de plantão.........SAMI.
Falei sobre esta postagem sua e sobre os vasos que você postou.
Já imprimi e vou levar amanhã para ele dar uma "olhada", acho que vai dar "samba de escola de samba do primeiro grupo". 😂
Aguarde.............
bonsai
Angela, muito importante vc ter tomado a iniciativa nesse sentido. Termos peças ceramicas apropriadas para trabalhar, acondicionando e aumentando a qualidade técnica dos nossos kusamonos, é algo realmente muito importante. Fico imensamente satisfeito em ver o rumo que a postagem inicial proposta por mim tem tomado desde então. 😄
Tão logo o Sami tenha material disponível para kusamono, não deixe de fotografar e postar em nosso forum, para todos podermos apreciar e, quem sabe, encomendar algumas peças a ele. Aguardemos, pois. 😄
Tão logo o Sami tenha material disponível para kusamono, não deixe de fotografar e postar em nosso forum, para todos podermos apreciar e, quem sabe, encomendar algumas peças a ele. Aguardemos, pois. 😄
Amigo Nicky !!!!!!!!
Falei com Sami para produzir as peças e levar para Ribeirão.
Sábado próximo quando estiver com ele vou reforçar a idéia....
Você precisa ver as placas que idealizamos para florestas pequenas !!!!
Falei com Sami para produzir as peças e levar para Ribeirão.
Sábado próximo quando estiver com ele vou reforçar a idéia....
Você precisa ver as placas que idealizamos para florestas pequenas !!!!
Alô !!!!!!!!!
Hoje fui envasar algumas plantinhas que poderão ser kusamonos.......
Tillanandsia ...........tenho algumas.. 😄
Vou fotografar e quero saber a opinião de todos, principalmente do Nicky e do Elio. 😮ops:
Um dia farei uma composição....., 😂
Me aguardem...sou tinhosa.......
Hoje fui envasar algumas plantinhas que poderão ser kusamonos.......
Tillanandsia ...........tenho algumas.. 😄
Vou fotografar e quero saber a opinião de todos, principalmente do Nicky e do Elio. 😮ops:
Um dia farei uma composição....., 😂
Me aguardem...sou tinhosa.......
Alô !!!!!!
Errei no nome....o correto é TILLANDSIA.
Será isso mesmo ???
Um dia ainda vou ter o charme do amigo Elio e farei composição de plantas, mas enquanto não tenho esta classe...humildemente apresento algumas "coisinhas"...
Espero que seja aprovada...

Esta é uma tillandsia globusa....

Outra tillandsia

Esta é tillandsia anceps...

Estou podendo ???
Será que podemos fazer kusamono de micro orquídeas ???
Errei no nome....o correto é TILLANDSIA.
Será isso mesmo ???
Um dia ainda vou ter o charme do amigo Elio e farei composição de plantas, mas enquanto não tenho esta classe...humildemente apresento algumas "coisinhas"...
Espero que seja aprovada...

Esta é uma tillandsia globusa....

Outra tillandsia

Esta é tillandsia anceps...

Estou podendo ???
Será que podemos fazer kusamono de micro orquídeas ???
AlÔ !!!!!!!!!
Hoje, meu ceramista de plantão apareceu com 90 vasos pequenos e outros super pequenos.
São 90...sabem o que que é isto ???
Agora, todos eles tem DONA !!!!!!!!!!!!
Vou postar algumas fotos então..........

..........

.........

Não se esqueçam que são meus.........

......

UAU!!!!!!!!!

Adoro-os !!!

Estão gostando ?

Ainda tenho muitas fotos dos outros.
Querem ver ???
Hoje, meu ceramista de plantão apareceu com 90 vasos pequenos e outros super pequenos.
São 90...sabem o que que é isto ???
Agora, todos eles tem DONA !!!!!!!!!!!!
Vou postar algumas fotos então..........

..........

.........

Não se esqueçam que são meus.........

......

UAU!!!!!!!!!

Adoro-os !!!

Estão gostando ?

Ainda tenho muitas fotos dos outros.
Querem ver ???
Alô !!!!!!!!!
Embora ninguém tenha gostado....vou postar mais algumas fotos....

Outros.

Mais alguns.......

E mais.......

Para acabar......

E aí ???
Prometo que não posto mais fotos dos vasos do Sami...
JURO !!!!!!!!!
Embora ninguém tenha gostado....vou postar mais algumas fotos....

Outros.

Mais alguns.......

E mais.......

Para acabar......

E aí ???
Prometo que não posto mais fotos dos vasos do Sami...
JURO !!!!!!!!!
Querida Angela, só agora vi........
LINDOS VASOS, parabéns pela aquisição.
LINDOS VASOS, parabéns pela aquisição.
Ah! você podia propor valores R$ =D
Ah! você podia propor valores R$ 😄
Muito bons, gostaria de adquirir alguns destes 😄
parabéns por eles!!! são bem legais!!
Muito bons, gostaria de adquirir alguns destes 😄
parabéns por eles!!! são bem legais!!
realmente boas ideias , mandou bem nick , vou me aventurar tbem.
Ola a todos .. Trago a boa noticia que este topico foi usado numa palestra do Luiz da Bonsai Sul no XI Encontro Nacional do Bonsai em Mandaguari ... do qual retornei hoje ...
Parabens Nickfury.. vc e seus escritos foram tema de palestra...muito justo... justissimo . 😄
Parabens Nickfury.. vc e seus escritos foram tema de palestra...muito justo... justissimo . 😄
Lucas !!!!!!
Não posso propor valores, eu comprei todos os vasos em lote !!!!!!
Converse com Sami e veja os valores com ele. Ele está no face.
Que bom que você gostou dos vasos........
Não posso propor valores, eu comprei todos os vasos em lote !!!!!!
Converse com Sami e veja os valores com ele. Ele está no face.
Que bom que você gostou dos vasos........
bonsai
Bonsergio, é sempre ótimo termos divulgados nossos artigos e saber que o pouco que sabemos pôde servir para outras aprenderem alguma coisa. O Luiz foi muito gentil em pedir que eu cedesse o material para que ele realizasse a palestra em Mandaguari, no que concordei de imediato, por entender que apenas divulgando para mais e mais pessoas é que podemos ter, no futuro, um bonsai de qualidade em nosso país, a exemplo do que temos visto na Europa, ultimamente.
Essa matéria, aliás, teve tão boa aceitação que além da excelente oportunidade de divulgação em Mandaguari, até nosso bom amigo Sergivaldo fez uso dela em seu site, para o pessoal de sua Associação Nordestina de Bonsai. Quiçá outros temas, futuramente, tenham a mesma destinação e despertem igual interesse. 😄
Essa matéria, aliás, teve tão boa aceitação que além da excelente oportunidade de divulgação em Mandaguari, até nosso bom amigo Sergivaldo fez uso dela em seu site, para o pessoal de sua Associação Nordestina de Bonsai. Quiçá outros temas, futuramente, tenham a mesma destinação e despertem igual interesse. 😄
Já sendo considerada em muitos paises como uma nova arte , assim como o suiseki, que antes compunha juntamente com o kussamono e o bonsai um "quadro" .
Já existem exposições exclusivas de suiseki e de kussamonos ... mostrando claramente que aos poucos se "desprende" do bonsai ... deixando de ser um coadjuvante para se tornar atração principal ..
Alguma imagens amadoras da palestra :

Já existem exposições exclusivas de suiseki e de kussamonos ... mostrando claramente que aos poucos se "desprende" do bonsai ... deixando de ser um coadjuvante para se tornar atração principal ..
Alguma imagens amadoras da palestra :

bonsai
Bonsergio, grato pelo compartilhamento das imagens. É sempre oportuno estarmos aprendendo um pouco mais sobre as artes ditas correlatas, que como vc bem frisou, até bem pouco tempo compunham junto com o bonsai, mas que começam a despontar como arte isolada, com material especifico e exposições destinadas a elas somente.
Entretanto, como se pode notar pelos tres recipientes mostrados cercando o isqueiro, que são vasilhames destinados a servirem chá na cozinha oriental, e não, necessariamente, vasos para kusamono, ainda há um longo caminho a percorrer, principalmente no que toca a termos, entre os nossos ceramistas mais proeminentes, material confeccionado especialmente para servir de base às espécies mais utilizadas no kusamono e/ou shitakusa.
Eu mesmo me sirvo desse tipo de recipiente, furando-os com uma broca especial, comprada de um vidraceiro, com ponta perfurada e diamantada, para cultivar algumas espécies, dada justamente ao fato de não ter tido a oportunidade de obter o recipiente adequado. Mas, como bem postou a nobre amiga Angela há pouco, mostrando belissimos trabalhos do ceramista Sami Kozhan, em breve teremos esse material em mãos, facilitando e embelezando essa arte paralela, que aos poucos vai se imiscuindo entre nossos vasos, em nossas prateleiras antes destinadas apenas aos nossos bonsai.
Recentemente, a revista espanhola Bonsai Actual, que conta com a batuta do mestre em bonsai, David Benavente (www.davidbenavente.com) à frente da edição da revista e de sua nova diretoria, vem divulgando trabalhos e artigos da artista Maria Rosa Bonet, que trabalha exclusivamente com espécies destinadas ao cultivo e formação de kusamono, bem como de plantas de acento de uma maneira geral.
Os ultimos numeros dessa conceituada e antiga revista de bonsai vêm pontuados por matérias em que ela apresenta suas plantas, bem como divulga, assim, exposições e eventos ligados apenas a essa "nova" arte, o que não deixa de ser um atrativo a mais, possibilitando que nós, ao adquirirmos a revista, descubramos um mundo totalmente novo, alavancando nosso material e possibilitando que muitos, que não encontram no bonsai um caminho tão fácil de ser trilhado, possam reverter seus passos e caminhar na direção dessa arte tão belissima quanto interessantissima, a meu ver.
O mesmo vale, devo dizer, para o suiseki. Alçado a uma posição de destaque, cada vez mais é comum exposições e workshops em que aparece sozinho, sem bonsai nem kusamono por perto. Há uma publicação, italiana, que trata inclusive dele lado a lado com o bonsai: Bonsai e Suiseki, sendo que a revista está dividida meio a meio, com bonsai de um lado e suiseki de outro. A Europa tem se mostrado um campo fértil para o reflorescimento dessas duas antigas artes orientais, que aos poucos vai ultrapassando as fronteiras e chegando aos outros países, como o nosso agora.
Acredito que está perto o dia em que veremos, numa exposição de bonsai, uma ala destinada totalmente e somente aos Suiseki e outra aos Kusamono. E, como sempre, haverá espaço para mais alguma coisinha. É esperar para confirmar. 😉
Entretanto, como se pode notar pelos tres recipientes mostrados cercando o isqueiro, que são vasilhames destinados a servirem chá na cozinha oriental, e não, necessariamente, vasos para kusamono, ainda há um longo caminho a percorrer, principalmente no que toca a termos, entre os nossos ceramistas mais proeminentes, material confeccionado especialmente para servir de base às espécies mais utilizadas no kusamono e/ou shitakusa.
Eu mesmo me sirvo desse tipo de recipiente, furando-os com uma broca especial, comprada de um vidraceiro, com ponta perfurada e diamantada, para cultivar algumas espécies, dada justamente ao fato de não ter tido a oportunidade de obter o recipiente adequado. Mas, como bem postou a nobre amiga Angela há pouco, mostrando belissimos trabalhos do ceramista Sami Kozhan, em breve teremos esse material em mãos, facilitando e embelezando essa arte paralela, que aos poucos vai se imiscuindo entre nossos vasos, em nossas prateleiras antes destinadas apenas aos nossos bonsai.
Recentemente, a revista espanhola Bonsai Actual, que conta com a batuta do mestre em bonsai, David Benavente (www.davidbenavente.com) à frente da edição da revista e de sua nova diretoria, vem divulgando trabalhos e artigos da artista Maria Rosa Bonet, que trabalha exclusivamente com espécies destinadas ao cultivo e formação de kusamono, bem como de plantas de acento de uma maneira geral.
Os ultimos numeros dessa conceituada e antiga revista de bonsai vêm pontuados por matérias em que ela apresenta suas plantas, bem como divulga, assim, exposições e eventos ligados apenas a essa "nova" arte, o que não deixa de ser um atrativo a mais, possibilitando que nós, ao adquirirmos a revista, descubramos um mundo totalmente novo, alavancando nosso material e possibilitando que muitos, que não encontram no bonsai um caminho tão fácil de ser trilhado, possam reverter seus passos e caminhar na direção dessa arte tão belissima quanto interessantissima, a meu ver.
O mesmo vale, devo dizer, para o suiseki. Alçado a uma posição de destaque, cada vez mais é comum exposições e workshops em que aparece sozinho, sem bonsai nem kusamono por perto. Há uma publicação, italiana, que trata inclusive dele lado a lado com o bonsai: Bonsai e Suiseki, sendo que a revista está dividida meio a meio, com bonsai de um lado e suiseki de outro. A Europa tem se mostrado um campo fértil para o reflorescimento dessas duas antigas artes orientais, que aos poucos vai ultrapassando as fronteiras e chegando aos outros países, como o nosso agora.
Acredito que está perto o dia em que veremos, numa exposição de bonsai, uma ala destinada totalmente e somente aos Suiseki e outra aos Kusamono. E, como sempre, haverá espaço para mais alguma coisinha. É esperar para confirmar. 😉
ótimo
Excelente aula Nick. Muito obrigado.
Angela Fernandes...........agora q eu vi meus vasos (agora seus) postados.
Muito legal...valeu....obrigado pela propaganda............
Esta matéria dos kusamonos esta muito boa, parabens pela iniciativa nicky,
e a todos q dela participaram......e.....para os q quiserem mais informaçoes
sobre meus vasos....samikhozam@hotmail.com.br
Abração pra todos.................
Muito legal...valeu....obrigado pela propaganda............
Esta matéria dos kusamonos esta muito boa, parabens pela iniciativa nicky,
e a todos q dela participaram......e.....para os q quiserem mais informaçoes
sobre meus vasos....samikhozam@hotmail.com.br
Abração pra todos.................
bonsai
Grande Sami, bons ventos o trazem até nós, garoto. Como vê, Dona Angela ilustrou bem essa matéria, apresentando para nós as peças que voce confeccionou e ela adquiriu. Como sempre, um ótimo material, que servirá muitissimo bem, tanto para bonsai como para kusamono. Espero poder adquirir alguns no evento de maio, no Atelier do Dom Mario. 🙄
Oi Nicky..........
Curto muito peças pequenas......e os vasos p/ kusamono,mames e dedais............são peças q eu gosto de fazer.......e...estou fazendo ainda,
mini do mini, menor q dedais........vou levar tudo pro Evento do Mario Leal...........................
Abração
Curto muito peças pequenas......e os vasos p/ kusamono,mames e dedais............são peças q eu gosto de fazer.......e...estou fazendo ainda,
mini do mini, menor q dedais........vou levar tudo pro Evento do Mario Leal...........................
Abração