Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CALLIANDRA (matéria já disponível no site)

1234567
Angela Fernandes03/06/2011 18:41
Humberto, você falou tudo sobre o Charles White - MEU GAROTO -, ele é uma pessoa incrível.
Adorei ver a mesa redonda..........
Todos devem ter se informado mais ainda............
Agora que vi algumas fotos estou mais aliviada.
Alcides Junior04/06/2011 09:49
Com certeza vai vir muita coisa boa, de muito proveito para os admiradores da Calliandra como eu. A mesa foi composta por pessoas muito experientes mesmo, como podemos ver nas fotos, os mestres das calliandras.
Não vejo Mestre Sergivaldo na composição, ele não participou?
Estamos no aguardo.
Abraço e sucesso a todos.
HUMBERTO SILVA04/06/2011 12:28
Mesa Redonda - Caliandra
Infelizmente Sergival e Luiz Galvão, bem como outros amigos do nordeste não estiveram no Encontro do Mário, pois uma semana antes também estavam em franca atividade no Encontro promovido pela ANB, que também foi um sucesso. Mas com absoluta certeza, caso estivessem no encontro comporiam com maestria a mesa. Varias oportunidade viram, vez que o aprendizado do Bonsai e continuo, como a própria dinâmica da vida. Um abraço a Angela e a todos que fazem desse universo, através do Bonsai, um mundo melhor.
Humberto Silva.
Goiãnia - GO.
nickyfury05/06/2011 08:25
bonsai
Um "pequeno" esclarecimento: a mesa redonda não pode comparecer, então tivemos que nos reunir em volta de uma outra mesinha, mais baixa e quadrada. Oportuno, aliás, esclarecer que, talvez em razão disso mesmo, não tenha havido muita polemica nem gritaria ou bateção na mesa, o que acabou por se traduzir num ambiente calmo, tranquilo e na paz.

Brincadeiras à parte, durante esse nosso encontro, o grande e sábio Elio, que presidiu a sessão, cedeu a palavra a cada um dos presentes, para que informasse sobre sua experiencia com o cultivo da espécie, tendo ainda apresentado fotos com o nome e característica de folhas/flores das variedades mais disseminadas no forum.

Nós não somos "mestres em Calliandras" como citou o nobre colega Junior/pr, e talvez nem tenhamos tanta experiencia assim, mas estavamos todos imbuidos do sentimento de tentarmos, naquele momento, fazer algo de proveitoso e de ganho, em termos de assimilar algo maior, afim de podermos, ao cabo dessa discussão, poder conhecer um pouco mais sobre essa excelente planta. Se tivemos sucesso ou não irá depender do resultado ainda a ser apresentado pelo Elio, que certamente saberá dar curso às colocações e idéias apresentadas na reunião.

O pessoal do nordeste, como bem explicitou o Humberto, não se fizeram presentes ao evento no Atelier, exceto pelo Bergson, que tinha outras tarefas mais prementes e que exigiam sua atuação, compreensível a todos nós, aliás. Mas, ainda que ausentes a essa mesinha quadrada, consideramos um grande adjutório o excelente artigo do nosso grande amigo Sergivaldo Costa, disponível no site da ANB, sobre a Calliandra Spinosa. Relevante e de peso, diga-se, pois até onde sei, todos nós nos valemos, em algum momento, para lidar com essa variedade, desse ótimo artigo escrito por ele. Em relação às demais variedades, iremos nos valer, então, do que o grande Elio conseguir desenvolver, a partir do quadro histórico de que participaram os grandes amigos bonsaistas naquele momento presentes.

Histórico por ser a primeira vez que uma nativa foi seriamente discutida num grupo, com discricionariedade e relevancia, dentro de um evento de tal magnitude como esse realizado pelo nobre amigo Dom Mario Garcia. Se o resultado dessa discussão será ou não apreciada por todos, não sei dizer, mas que certamente abriu uma nova porta, a ser analisada e, porque não dizer, copiada doravante, isso podemos todos ter certeza. Há que fazermos outras reuniões dessas, sobre outras nativas, para que todos nós, bonsaistas nacionais, possamos ter em mãos um material de qualidade superior, um guia por assim dizer, onde possamos buscar subsidios e informações fidedignas com que lidar no cultivo diário que fazemos delas, em busca do nosso bonsai, da identidade brasileira do nosso bonsai.
Elio07/06/2011 20:28
Pessoal, o rascunho da matéria ficou pronto.
Enviei aos vinte participantes da mesa, para avaliação e, até 15 de junho (espero), enviarei ao amigo Mário para inserir no site.

abraço
joão josé07/06/2011 20:33
Imagino que isso vai ficar excepcional! Vou esperar com muita ansiedade!
HUMBERTO SILVA07/06/2011 21:57
Caliandra
Ficou ótimo! Já respondi.
Abraços.
Alcides Junior08/06/2011 07:40
Fernando, me referi a vocês como mestres como forma de expressão e respeito, ja que participar dessa mesinha quadrada eleva o nível de conhecimento que ja possuem.
Estou aqui ansioso pelo resultado.....hehe
nickyfury08/06/2011 08:17
bonsai
Junior, nesse caso, "MESTRE" somos todos nós, participantes ativos no forum, que vira e mexe estamos à volta com informações novas, buscando o conhecimento "além do alcance", como gostava de afirmar aquela personagem de ficção. 😂 😂 😂 😂

O caminho a percorrer é sempre longo, dificil, espinhoso. Posso nunca chegar a ser considerado um mestre no que faço, mas sempre irei procurar fazer tudo com maestria, para que o resultado agrade primeiro a mim, depois aos demais. Ser mestre em algo é sempre muito valorado em nossa sociedade, mas poucos de nós conseguem chegar lá, principalmente quando o objetivo disso é tornar-se melhor em um meio artistico que está sempre em constante atualização, mudança e revolteios. A arte bonsai, desde que foi implantada no Japão, sob influência chinesa, vem sistematicamente mudando sua concepção, ainda que tenha mantido certas premissas e algumas poucas regras.

Regras essas que vemos, vez ou outra, serem postas de lado, em detrimento de um determinado trabalho ou mesmo para relevar um determinado tipo de artista do bonsai, aquele que trabalha mais voltado para o resultado artistico, totalmente construído de acordo com sua linha de imaginação que propriamente com linhas de conduta e formação estrutural calcadas nas clássicas linhas estilisticas do bonsai japones tradicional.

Mas deixemos isso para lá, e voltemos ao texto enxuto, altamente qualititavio e excelente que o grande e nobre amigo bonsaista (um mestre) conseguiu erguer com algumas poucas informações, sobre uma espécie controversa, que é a caliandra.

Eu li e reli o texto, não encontrando nada nele que contradiga, no minimo que seja, o que discutimos em volta da famosa "mesa redonda" (quadradinha, diga-se). Pelo contrário, ele soube como ninguem sintetizar em poucas palavras (xô inveja!!!) o melhor dos pontos discutidos na reunião. Certamente, o quadro final será de grande valia, a partir de sua publicação, para quantos se sintam inclinados ao cultivo dessa espécie. É um grande achado, que realmente irá servir muitissimo bem tanto ao bonsaista iniciante quanto ao mais avançado (mestre?).

Todavia, creio que para o futuro talvez possamos ir recheando esse texto com mais e mais informações, sempre calcadas e respaldadas em matéria de cunho cientifico, não totalmente empirico, de modo a enriquecermos ainda mais esse material de estudo, possibilitando, dessa forma, que fique ainda melhor com o passar do tempo. (como nossos bonsai de caliandra, é claro).
Elio08/06/2011 11:24
Velho amigo Nicky!

Obrigado por me considerar capaz em fazer o relatório da matéria. Como aposentado, tenho todo o tempo do mundo para fazer devagar e com carinho.

Como você mesmo disse, a matéria poderá e deverá crescer com inserções apropriadas, as quais não temos conhecimento, ainda.

Porém, já é um começo.

Dos vinte, oito já se posicionaram sobre a matéria.

Ouso dizer que, de repente, em futuros eventos, mesas redondas sejam programadas sobre outros gêneros de plantas e até mesmo sobre espécie específica, tais como Pinheiro Negro.

abraço
nickyfury08/06/2011 11:33
bonsai
Elio, sem duvida nenhuma fazermos novas reuniões para discutir outras espécies, durante os próximos eventos, seja no Mario ou em outro lugar que reuna qualidade e quantidade de pessoas como essa de que participamos, tem de ser o objetivo principal a ser alcançado. Usemos essa primeira "mesa", redonda ou quadrada, como referencial para a próxima, dando continuidade a um trabalho que, sem sombra de duvida, só rende dividendos para todos nós bonsaistas nacionais. 😄

Para o próximo evento, talvez fosse até sugestivo e democrático promover uma enquete em nosso forum, para determinar qual espécie seria mais interessante ser discutida em trabalho semelhante a esse de agora, com a calliandra. 😄
Alcides Junior08/06/2011 11:42
Muito boa essa idéia, com certeza todos sairiam ganhando com a iniciativa.
Tomara que o restante do pessoal não demore para se posicionarem, estamos aguardando o resultado final. 😄
Charles08/06/2011 11:46
Oi pessoal...

Novamente quero parabenizar ao amigo Élio pela iniciativa! Lamento não ter podido participar de toda a sessão, por ter sido requisitado por Bernie, acenando do lado de fora!.... 🙂
Também já recebi e comentei o material que Élio está preparando e, com certeza, será bastante rico! Mais que isso, será o ponto de partida para uma ainda maior evolução das informações das calliandras e, como diz Élio, para novas plantas, no futuro!... 😉

Menina Ângela, saudades minha amiguinha!... Parabéns pelo seu aniversário e que venham muitos outros com muita felicidade!
Nossa calliandrinha vai bem, agora passando por uma longa plástica, mas saudável, isso é o mais importante!... 😉 .. Conheci seu sobrinho, pessoa educada e gentil!...

Humberto, meu amigo, te agradeço muito as palavras tão gentis! Apenas te digo que só posso aceitar o título de mestre, se for usado como mestre em querer aprender! Não canso de repetir que, quanto mais aprendo, mais percebo o quão pouco sei, mas esse pouco, é com imenso prazer que partilho com os amigos!

Por fim, parabenizo Mário por mais este evento, que a cada ano se supera!

Abraço,
Charles
Angela Fernandes08/06/2011 21:41
MEU GAROTO - amigo Charles - meu sobrinho também gostou muito de você.
Quero ver depois como está nossa calliandrinha.
Estou muito ansiosa para ver o material, quero aprender mais e mais.
Como diz Pierre Furter,"o domínio de uma profissão não exclui seu aperfeiçoamento, ao contrário, SÓ SERÁ MESTRE QUEM CONTINUAR APRENDENDO".
Isso é muito usado e estudado em Educação e creio calhar bem entre nós.
Elio14/06/2011 13:48
Olá pessoal!

Neste momento passei toda a matéria, completa, para Dom Mário, colocar no site.

Esperemos ele se recuperar da viagem e, assim que ele inserir no site, aviso a todos.

Abraço
Angela Fernandes14/06/2011 20:51
Querido Elio !!!!!!!!!!
Vou continuar aguardando.
Espero ver tudo esta semana ainda..........
Desde já obrigada......
Alcides Junior15/06/2011 06:14
Obaaaa, acredito que Dom Mário ira dar uma descansada e depois posta pra gente. 😄
Elio15/06/2011 10:35
É isso aí, Junior. Hoje o Mário me passou um email dizendo que está atarefado com a matéria sobre o bonsai 2011 e sobre a viagem à Lituânia.

Então..........aguardemos!

Nós, bonsaístas, não somos pacientes???

abraço
Angela Fernandes15/06/2011 20:57
Pela estrada a fora eu vou bem contente....................
Estou passeando pela estrada e vendo a natureza, aguardando pacientemente a postagem.....quando cansar de passear, volto para a cadeirinha de balanço...........
Elio29/06/2011 20:23
Pessoal, hoje pela manhã Dom Mário me ligou me informando que está bastante atribulado, inclusive passou uns dias gripado.
Como nem a matéria sobre a viagem à Lituânia ele pode postar no site, me pediu que eu dispusesse do material sobre as Calliandra, no fórum.

Como a matéria é pesada e tem muitas fotos, informei que disponibilizaria por e-mail.

Assim, os interessados podem postar seus e-mails aqui mesmo.

Porém, a matéria será postada no site, só ter mais um pouco de paciência.

A matéria tem 3 mega e não foi feita edição.

...............se interessar!

abraço
Gustavo Ribeiro29/06/2011 20:39
Opa!! eu quero!!!
meu email e :

gustavomalmsteen@hotmail.com

abraço!!
nickyfury29/06/2011 21:24
bonsai
Elio, meu chapa, mande logo os meus 3 mega, para eu ir adiantando....rss 😂 😂 😂 😂
Luciano Pessoa29/06/2011 21:52
Legal Élio vou aguardar no site
Obrigado
Abração
joão josé29/06/2011 21:56
Opa, com certeza eu quero: petfamily@petfamily.vet.br
luiz Fernando29/06/2011 22:07
.
Amigo Elio pode Mandar, estou esperando.
luiz_finotti@uol.com.br
1234567