Projeto ousado
Nikkei 10022/08/2011 16:58
Projeto ousado
Filipe Henrique22/08/2011 18:21
Nikkei 100,
eu gostei da sua ideia, mas tenho uma lista de observações a fazer, não sei se procedem mas segue assim mesmo:
- todas essas suas plantas tem caracteristicas individuis muito boas, será que realmente vale a pena fazer delas um pequeno bosque ao invez de explorar a poteciialidade dos materiais?
- analisando o desenho inicial, o projeto parece sem profundidade, sem arvores no fundo compondo o trabalho. talvez vc possa explorar esses pre bonsai mais na frente como exposto mas acho que seria interessante usar mudas mais novas pra dar volume e profundidade ao trabalho.
- tem muitas plantas principais ai, acho que acaba ficando dificil vizualizar o todo, elas chamam atenção d+, não seria melhor conservar pelomenos algumas delas em vaso individual?
vlw brother
abraços
marco_avelar22/08/2011 21:49
Nikkei eu acho que é possível, sim.
Veja esse exemplo, que pode servir de inspiração:

Jair Flores22/08/2011 22:12
Nikkei,usando a frase do Felipe, " Se não pode ajudar, atrapalhe, o importante é participar " Concordo com tudo que ele colocou, e alem do mais suas durantinhas na verdade são durantonas e deveriam ser exploradas individualmente.Não ajudei mas atrapalhei 😂 😂 😂
Um anbraço!
Nikkei 10023/08/2011 09:00
No encontro do atelier este ano, o palestrante Nacho disse uma coisa que de certa forma considerei como verdade : "para compor uma floresta de qualidade devemos utilizar plantas de qualidade e não restos que não conseguimos usar como bonsai individualmente" (não exatamentente com estas palavras).
Por isso arrisquei a floresta com plantas boas que tenho. Porém, Filipe e Jair, entendo a visão de vocês, também tinha esta dúvida/preocupação se a composição ficaria legal por ter plantas com características individuais interessantes. Realmente gosto especialmente de algumas e ficam bonitas individualmente.
Minha dúvida principal era exatamente o que Filipe colocou: se as plantas sozinhas teriam melhor potencial ou uma floresta com plantas de qualidade?!
Marco, belissima floresta esta, a idéia que tive era fazer uma plataforma assim...
Ainda estou na duvida...
Tiago R23/08/2011 10:44
Também acho que com plantas boas o conjunto fica ainda melhor. Não é desperdício, muito pelo contrário.
Renato Rodrigues Roehrs23/08/2011 11:39
Nikkei, será que tu não consegue outras plantas para compor a tua floresta, aproveitando duas ou três das mostradas acima?
Daí seria um meio termo... além das plantas já formadas, teria outras para formar já com o projeto em andamento...
Enfim, entendo tua dúvida e a muito bem colocada experiência do Nacho, como também compreendi o colocado pelo Filipe.
Qualquer decisão tomada vai gerar um belo projeto.
Atualiza a gente.
Abraços.
Elio23/08/2011 11:42
Nikkei, a idéia é arrojada!
Lembro também que Nacho disse uma coisa que mudou um pouco minha maneira de fazer bonsai. Ele disse: "Tem que causar impacto".
Dentro desse pensamento vc está corretíssimo!
Penso, porém, como o Filipe disse, precisa ter profundidade para não ficar uma imagem bi-dimensional.
Se você conseguir contornar esse problema.......tem tudo para ficar uma obra de arte.
abração!
Nikkei 10023/08/2011 11:54
Para formar um efeito de profundidade, seria melhor posicionar as mesmas plantas para frente e fundo ou colocar por exemplo pequenas na parte de tráz?
Agora vi um erro no projeto: tem 6 árvores, par
Nikkei 10023/08/2011 14:55
Élio, sobre causar impacto penso também, porém tento não fugir das regras pois não tenho cacife para isso.
Acho que o projeto causa impacto...
Filipe Henrique24/08/2011 09:53
Eu ahco que ficaria mais interessante se fizece mini bosques em volta das arvores que vc postou e ir interligando os bosques atrvez das arvores secundarias... Assim, as arvores principais não perderiam o valor ficando apenas como uma arvore pra dar volume ou profundidade meio que apagadas no trabalho. nesse sentido que não achei interessante "gastar" arvores com enorme potencial apenas pra compor o conjunto em um papel secundario.
acredito que dessa forma vc exploraria melhor suas plantas.
ou ainda, deixando um numero menor de arvores que realmente chamem a atenção, talvez duas ou tres sendo o restante arvores de menor potencial.
abraços
Nikkei 10024/08/2011 11:58
Entendi e gostei Filipe. A idéia agrada, retirar algumas plantas do projeto e colocar outras com menos potencial para compor a floresta. 😄
Lrgullo25/08/2011 11:37
estou acompanhando seu tópico, e navegando pelo facebook a fora, encontrei um cara que fez uns desenhos e lembrei do seu projeto

- por
Bonsai Batam
gostei mto do desenho q vc fez.. que me fez lembrar o terceiro desenho da imagem acima.
passo aqui não para nada alem de incentivar este seu projeto ousado! que seja o primeiro de muitos!
grande abraço!
Nikkei 10025/08/2011 13:29
😲 Lucas, este desenho aí é muito mais arrojado que o meu, muito legal. É uma opção muito interessantetambém. Neste caso seria um landscape né?! Show de bola
Filipe Henrique26/08/2011 10:53
é a cara do nacho esses desenhos... muito inspiradores!
o negocio é agregar e adaptar a sua ideia inicial que já é boa Nikkei!
abraços
Nikkei 10020/10/2011 08:56
Após muito devaneiar sobre este projeto resolvi por a mão na massa.
Depois da minha primeira experiência com concreto celular (que não deu muito certo), resolvi arriscar de novo,
mas desta vez fazer direito. Não teve jeito, pois sem o concreto celular ia ficar muito pesado.
Confesso que tentei fazer algo parecido com o desenho que o Lrgullo postou, mas fracassei. 😢 Por isso na foto
aparecem os blocos de pé. Sorte que tinha comprado 4 blocos. OS outros dois seguiram o projeto. 😄
Aqui a foto do vaso e os dois blocos.
Utilizei serrote para realizar os cortes. Segue dica: da outra vez usei maquita (faz uma poeira desgraçada),
serrinha (exige mais trabaljo), tico tico (a ponteira longa vai muito bem, só que os dentes de uma serrinha
sumiram em um trabalho).
Resultado inicial:

Pethrus Barros20/10/2011 11:41
É por aí...
Tiago R20/10/2011 11:52
Molhe o concreto celular quando usar as máquinas. Vai diminuir o pó.
Nikkei 10020/10/2011 12:53
Tiago, esta de molhar o concreto ajuda, porém para o serrote vi que seco fica mais fácil. O próximo passo é
trabalhar os detalhes e vou usar a dremel. Acho que molhado vai fazer bem pros pulmões... 😄
Marcos V. Resende20/10/2011 13:52
Tá fikando bem legal mesmo gostei.
Nikkei 10021/10/2011 12:31
Valeu MArcos, vamos ver no que vai dar....nem eu sei ainda.
Nikkei 10021/10/2011 12:32
Início do trabalho com a dremel:

Marcos V. Resende21/10/2011 15:25
Nossa eu sempre ficava imaginando nossa como ele dão conta de arruma essa rochas na naturesa deve ser quase impossivel, claro tem pessoas que tem uma visão mair e dão conta mais outras n, essa alternativa é otima,
Vou acompanhar bem de perto gortei do trabalho.
a eu sou marcineiro e acabei de fazer uma mesa para bonsai e esse projeto seu é minha cara,
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAI7r00q3IpBq7FZFBttBbbfz-uMh-q2NUiHNk1jjCBwy2oJ4-zRBH8NtnFvoZH0l57wfLU7Mw8tXYKGydZ9lz4YAm1T1UJTBQBWU70SK0XMogbovQfeBla41.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMjQVgXRo8yvBgbMwMm0P2AzIpCKstmeJHXH30bv68ET23yqv5yBn18LqxbDjM_vHId4jdD4wTTX0nDvURBvlyQAm1T1UP_YCXgsI_wJRWeJpsMyWzewMZt6.jpgNikkei 10021/10/2011 18:00
Marcos, que beleza esta mesinha, muito bonita mesmo.
Pesdras parecidas como este que estou fazendo existem, mas pra "achar" por aí é meio impossível, comprar é caro e com o cimento celular fica mais leve também, além do formato que precisamos. é uma opção que agora considero boa, pois meu primeiro trabalho ficou horrível.
Uma coisa que tenho conversado com alguns colegas é sobre o bloco de cimento celular chupar muita água, correndo o risco de retirar água do substrato e prejudicar a planta. Não sei como vou fazer ainda, mas pretendo impermeabilizar todo a "rocha" para que não tenha este problema e também para tentar evitar que ela absorva água, evitando que fique pesada e com maior risco de rachar.
Nikkei 10021/10/2011 20:46
Coloquei um plástico forrando o vaso e por cima fiz uma camada de cimenticola. Também grudei
as partes com ela para establizar. Total de trabalho com a dremel: 3 horas e meia
Resultado:

Galera, desculpa ficar postando passo a passo, mas acho que se alguém quiser se aventurar dá pra ter uma
idéia e não cometer erros que eu já cometi...