Sergivaldo (Ficus, minha primeira experiência como bonsai)
Sergivaldo30/01/2006 23:29
Sergivaldo (Ficus, minha primeira experiência como bonsai)
Olá Pessoal,
Gostaria de compartilhar com vocês o trabalho que desenvolvi, ao longo de 12 anos, com um Ficus microcarpa.
Minha intenção é passar para os colegas, especialmente os que estão iniciando, as várias fases que pude desfrutar com esta planta. O importante é que, em cada uma delas, sempre me senti realizado com o estado em que a planta se encontrava. Para mim, estava perfeita.
Hoje, comparando-a com as imagens passadas, vejo que muita coisa mudou e sei que muita coisa ainda será modificada. Isto não é o mais importante.
1) Uma das primeiras imagens, após seu primeiro envazamento (a planta foi adquirida numa floricultura e ali mesmo podada e envazada).
Na época, eu achava essas pedras o maior barato...
2) Aqui, fiz a minha primeira colocação de musgos. Como não tinha como conseguir miniaturas de chineses, improvisei um pastor, feito de borracha, que até então servia para enfeitar a árvore de Natal:
3) Nesta foto, a evolução na copa e mudança para um novo vaso de cimento, desta vez, pintado com tinta spray:
4) Uma nova fase, com a copa ficando cada vez mais densa. O pastor continuava lá, sentadinho, com uma ovelha no colo...
5) Aqui, um novo vaso de cimento...
6) Hoje, ainda no vaso de cimento, mas com a copa já quase definida. Quem sabe da próxima vez não será vista num belo vaso de cerâmica???
Um abração,
Sergivaldo
Cláudio C. Ratto30/01/2006 23:43
Sergivaldo,
Gostei do seu Ficus microcarpa. Ele teve e tem muito carinho de sua parte. As raízes adventícias mostram o quanto ele está bem retratado com a realidade. Qual é a altura dele ?
Parabéns !!
Abraço,
Angela Fernandes30/01/2006 23:58
Querido MIGUINHO !!!! 😂 😂 😂
Emocionante ver seu trabalho com este ficus !!!!! 😄 😄 😄
Dê as medidas da sua planta !!!!!!!
Eu a vejo num vaso do meu ceramista de plantão Sami..... 🙄 🙄 🙄 Qual o vaso você idealizou ????
Mande MP e com certeza se ele, o Sami, tiver algum vaso para ela, você receberá com muito amor..........
Beijos
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Illex31/01/2006 00:04
Olá Sergivaldo,
Adoro amigo! Adoro! Uma vez Kiuzo Murata disse, que a tecnica mais impressionante que ele achava existir era transformar uma arvore de aspecto nao natural em uma com um aspecto natural, e acho que foi o que conseguiu com seu Ficus. E agradeço e agrade cemos muito po voce ter feito um arquivo com estas fotos evolutivas do mesmo. Parabens amigo. Quro ver ele no proximo vaso. T+ amigo.
Abraços:
Illex
abrão31/01/2006 00:06
nossa cara, to realmente emocionado
nunca tinha visto o desenvolvimento de um bonsai
com tanto detalhe
e esse ficus ficou demais
realmente dah pra notar a técnica de nosso amigo
ehhehehee
dez cara, eh soh o q eu posso dizer
abraços
abrão
Alexandre S. Coelho31/01/2006 01:11
Oi pessoal
É isso que mais me atrai nessa maravilhosa arte... um trabalho nunca está rigorosamente terminado... e juntamente com a árvore, aprendemos e crescemos também ❗
Sergivaldo meu amigo, emocionante esse tópico ❗ ❗ ❗
abraços
Sergivaldo31/01/2006 10:36
Cláudio C. Ratto escreveu:
Sergivaldo,
Gostei do seu Ficus microcarpa. Ele teve e tem muito carinho de sua parte. As raízes adventícias mostram o quanto ele está bem retratado com a realidade. Qual é a altura dele ?
Parabéns !!
Abraço,
Olá Ratto,
Gostar de plantas já não é nenhuma novidades, todos sabem, mas o carinho que tenho por esta planta é realmente especial.
As raízes adventícias, antes eu retirava mas resolvi deixá-las se desenvolverem para ver o que aconteceria. Acho que ficou melhor assim.
Medindo a partir da borda do vaso, a planta está com 60 cm de altura.
Fico muito agradecido pelos elogios, principalmente sabendo que você é também um apaixonado por essa espécie.
Um abração,
Sergivaldo
Sergivaldo31/01/2006 10:52
Angela Fernandes escreveu:
Querido MIGUINHO !!!! 😂 😂 😂
Emocionante ver seu trabalho com este ficus !!!!! 😄 😄 😄
Dê as medidas da sua planta !!!!!!!
Eu a vejo num vaso do meu ceramista de plantão Sami..... 🙄 🙄 🙄 Qual o vaso você idealizou ????
Mande MP e com certeza se ele, o Sami, tiver algum vaso para ela, você receberá com muito amor..........
Beijos
Oi Miguinha,
É sempre um grande prazer confabular contigo...
Como disse ao Ratto, a planta está com 60 cm de altura e a base mede, aproximadamente, 15 cm. Acredito que um vaso de formato oval ou retangular com os cantos arredondados fique bem. Esse aí foi feito por mim e possui 40 cm comprimento x 27 cm de largura, medidos internamente. Pelo tamanho, creio que não fique muito barato... 😂 😂 😂
Um abração,
Sergivaldo
Sergivaldo31/01/2006 11:05
Olá Illex,
Você, como sempre, gentil e muito participativo. Fico muito agradecido pelos elogios e pode ter certeza que brevemente estarei postando novamente essa planta num vaso mais adequado.
Alexandre,
Assim como você, também gosto demais dos Ficus.
O que disse é a mais pura verdade: um bonsai jamais estará rigorosamente terminado. Acredito que seja justamente isto que o torna tão apaixonante. Se errarmos, teremos diversas oportunidades para corrigirmos nossos erros; se acertarmos, procuraremos lapidar o que foi realizado.
Brigadão, cara, e um grande abraço!!!
Olá Abrão,
Não me iludo, sei que muita coisa ainda precisa ser melhorada mas, como disse anteriormente, não me preocupo com esse detalhe 😂 😂 😂
A alegria que sinto pelas respostas que a planta nos tem dado ao longo desses anos soma-se à sua emoção: isto sim, nos deixa gratificados.
Valeu, meu velho,
Um abração, a todos,
Sergivaldo
SErgivaldo
Jonatã Fernandes Leite31/01/2006 12:24
sentimento
😄 olá todo mundo - sergivaldo, angela, ratto, alexandre, illex e abrão!
sergivaldo, sinto a mesma coisa com cada fase das árvores, é como se nunca ficasse pronta definitivamente, ao mesmo tempo que é muito bom as vezes dá ansiedade de ver pronto! mas o conflito de não querer que acabe pois acabaria o prazer de trabalha-las! é justo o mesmo sentimento. ficou lindo o seu fícus e muito legal o efeito das raises adventícias e da gradativa diminuição das folhas.
parabéns.
abç a todos
Zorer31/01/2006 23:31
Oi Sergivaldo,
muito bacana sua exposiçao não só de fotos mas de sentimentos em relaçao ao Bonsai, ele sempre esta pronto mas nunca esta pronto, um Bonsai nunca termina estamos sempre a aprender e a encontrar caminhos com ele.
Abraços!
Zorer
Felipe Frango Zappala01/02/2006 00:16
Também não posso deixar de elogiar...
Nota 10!
Eu também faço isso com algumas plantas... tenho foto de 5 anos... de quando a muda veio em pote de 20 litros... mas nem de longe ficam assim como as suas.
Como eu sempre falei, e sei que você não gosta muito... você é um grande escultor de plantas.
Abração
Angela Fernandes01/02/2006 11:32
Oi Miguinho !!!!! 😂 😂 😂
Ontem ou anteontem, não sei, o Sami fez uma queima de vasos. Ainda não vi.
Hoje devo chegar em casa muito tarde, mas amanhã a noite mandarei a foto para ele ver se existe algum vaso bom para sua planta.
Quanto ao preço, pagarei em suaves prestações !!!! hhihihihi 🙄 🙄 🙄
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -
Sergivaldo01/02/2006 16:43
Zorer,
É exatamente assim: nunca poderemos dizer que nosso trabalho está acabado... 😂 😂 😂
Acredito que daqui a uns 2 anos esta mesma planta já estará bem diferente. É esperar para ver...
Felipe,
Já faz um bom tempo que não conversávamos, não?? Senti muito sua falta aqui no fórum.
Quanto às fotos, acho que devemos fotografar o máximo possível nossas plantas pois é muito gostoso vermos a evolução dos nossos bonsai. Além disso permite que vejamos algumas falhas que, ao vivo, não conseguimos enxergar.
Vejo também que é muito modesto, pois uma planta que é cultivada há cinco anos já tem uma boa história para mostrar. Orgulhe-se do que é capaz de fazer pois sei que também sente-se muito faliz com ela.
Algum dia, depois de tanta insistência, vou acabar acreditando que sou escultor 😂 😂 😂, Sergivaldo, mão de tesoura..... 😂 😂 😂
- Oxalá!!!!
Oi Miguinha,
Veja mesmo esse lance do vaso do Sami e me repasse o valor para fazermos uma simulação do financiamento. 😂 😂 😂
Um abração, a todos,
Sergivaldo
Mário A G Leal01/02/2006 19:53
Sergivaldo, o registro da árvore, o registro da sua expectativa e de suas emoções, trazem sentido a Arte Bonsai. Mais que a árvore em si, linda, a sua persistência e dedicação merecem louvores. A maioria de nós frequentando a escola enquanto você, nos mostra como ela é feita.
Meu abraço
Cláudio C. Ratto02/02/2006 08:41
60cm Sergivaldo........caramba !!
Pois é, sou apaixonado mesmo pelos ficus, principalmente pelos microcarpa. Fiz um tempo atrás uma edição gráfica de um dos meus shohin, que mostra bem a evolução dele.......vou postar aqui para que vocês possam ver, falou?
Quanto as raízes adventícias, tome cuidado, pois elas são danadas para engrossar os galhos, deixando-os bem desproporcionais.
Quanto aos elogios, estes são merecidos.
Mais uma vez parabéns e um grande abraço,
Sergivaldo03/02/2006 21:59
Mário A G Leal escreveu:
Sergivaldo, o registro da árvore, o registro da sua expectativa e de suas emoções, trazem sentido a Arte Bonsai. Mais que a árvore em si, linda, a sua persistência e dedicação merecem louvores. A maioria de nós frequentando a escola enquanto você, nos mostra como ela é feita.
Meu abraço
Muito obrigado, Mário....
Seu amigo, Sergivaldo
Sergivaldo03/02/2006 22:07
Cláudio C. Ratto escreveu:
60cm Sergivaldo........caramba !!
Pois é, sou apaixonado mesmo pelos ficus, principalmente pelos microcarpa. Fiz um tempo atrás uma edição gráfica de um dos meus shohin, que mostra bem a evolução dele.......vou postar aqui para que vocês possam ver, falou?
Quanto as raízes adventícias, tome cuidado, pois elas são danadas para engrossar os galhos, deixando-os bem desproporcionais.
Quanto aos elogios, estes são merecidos.
Mais uma vez parabéns e um grande abraço,
Valeu, Ratto,
Vou ficar alerta ao comportamento das raízes. Estive vendo o lance do estilo Banyan, comentado aqui no fórum, e acho que vou estudar um pouco se vale à pena deixá-lo seguir nesse sentido. Senão, poderei ir fazendo apenas algumas podas nas extremidades das raízes, evitando que as mesmas toquem o substrato e engrossem os galhos.
Quanto aos ficus, de modo geral, tenho o F. nerifolia (originário do seu acervo, by Ângela), o F. benjamina, esse aí, F. benjamina variegata, F. que não conheço ( 😂 😂 😂 ), outro Ficus que não conheço ( 😂 😂 😂 ) e outro Ficus que não conheço (😂 😂 😂 ). Depois, também, estarei postando algumas fotos para ver se conseguimos identificá-los.
Um abração,
Sergivaldo
Angela Fernandes04/02/2006 23:14
MIGUINHO QUERIDO !!!!!! 😂 😂 😂
Hoje estou super enrolada, tivemos a última reunião sobre a EXPOBONSAI e cheguei em casa super cansada.... UFA!!UFA!!!
Trouxe um vaso do meu ceramista SAMI !!!! Amanhã vou fotografá-lo e enviarei via email para você opinar...........
Quero que me diga sinceramente se é isto mesmo que deseja...
Me aguarde !!!!
Beijos
Sergivaldo05/02/2006 19:15
MIGUINHO QUERIDO !!!!!! 😂 😂 😂
Hoje estou super enrolada, tivemos a última reunião sobre a EXPOBONSAI e cheguei em casa super cansada.... UFA!!UFA!!!
Trouxe um vaso do meu ceramista SAMI !!!! Amanhã vou fotografá-lo e enviarei via email para você opinar...........
Quero que me diga sinceramente se é isto mesmo que deseja...
Me aguarde !!!!
Beijos
Oi Miguinha,
Recebi seu e-mail e, como não poderia ser diferente, achei o vaso belíssimo. 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Diga-me, o que estás pretendendo fazer???!!!! 😂 😂 😂
Um abração,
Sergivaldo
Charles06/02/2006 10:07
Grande Sergivaldo !!!... tudo bem?
Após um afastamento meio prolongado, nada como voltar e encontrar este seu trabalho.... que chega a emocionar de tão belo....
E digo isto por, no mínimo, 2 aspectos:
1- a beleza da planta, ainda mais realçada pelas fotos de sua evolução,
2- o carinho que voce dedica aos seus bonsai, evidente em tudo que voce nos mostra.
Parabéns por este ficus! Realmente uma maravilha! 😲
Continue as nos surpreender sempre... 😄 😄 😄
Um grande abraço,
Charles
Sergivaldo06/02/2006 16:33
Charles escreveu:
Grande Sergivaldo !!!... tudo bem?
Após um afastamento meio prolongado, nada como voltar e encontrar este seu trabalho.... que chega a emocionar de tão belo....
E digo isto por, no mínimo, 2 aspectos:
1- a beleza da planta, ainda mais realçada pelas fotos de sua evolução,
2- o carinho que voce dedica aos seus bonsai, evidente em tudo que voce nos mostra.
Parabéns por este ficus! Realmente uma maravilha! 😲
Continue as nos surpreender sempre... 😄 😄 😄
Um grande abraço,
Charles
Meu amigo, Charles!!!!
- Que alegria tê-lo novamente conosco no fórum!!!
Compreendo muitíssimo bem esses afastamentos pois, como você sabe, vez por outra também dou uma sumidinha 😂 😂 😂 😂 😂
Mas nós, que amamos essa arte, não aguentamos passar muito tempo longe desses "bate-papos" com os amigos.
Quanto à planta, sei que não é nada excepcional, o que tento passar aos colegas é a paixão que sinto por todas elas, independentemente de ser ou não ser uma obra de arte. Isto não quer dizer, evidentemente, que não procuro aprender um pouco mais a cada dia que passa.
Suas palavras são sempre muito gentis e encorajadoras.
Um abração e seja novamente bem vindo!!!
Sergivaldo
Angela Fernandes07/02/2006 00:14
Oi MIGUINHO !!!!!! 😂 😂 😂
Você me pergunta o que estou pretendendo fazer ?????
Só depende de você !!!!!!!!!!!!
É este o vaso pretendido ( o que enviei via email ) ???????
Se for é só falar !!!!!!!!!!
AGUARDO ORDENS !!!!!!!!!!!!!!
beijos
Sergivaldo07/02/2006 21:49
Oi MIGUINHO !!!!!! 😂 😂 😂
Você me pergunta o que estou pretendendo fazer ?????
Só depende de você !!!!!!!!!!!!
É este o vaso pretendido ( o que enviei via email ) ???????
Se for é só falar !!!!!!!!!!
AGUARDO ORDENS !!!!!!!!!!!!!!
beijos
Oi Miguinha,
Fico todo sem jeito 😮ops: 😮ops: 😮ops: mas não tenho como negar que o vaso dá água na boca.... 😂 😂 😂 e supera as minhas expectativas...
Um abração,
Sergivaldo
Angela Fernandes08/02/2006 22:18
Fala sério MIGUINHO !!!!!! 😂 😂 😂
É ISTO MESMO QUE VOCÊ QUER ❓ ❓ ❓
O VASO ESTÁ EM MINHA CASA, É SÓ ESPERAR ENTRAR UNS $$$$$$.
VOCÊ MANDA EM MINHA VIDA E NA VIDA DESTE VASO !!!! ASSIM QUE DECIDIR EU CORRO ATRÁS DOS $$$$$
Beijos