Sergivaldo"]
Sergivaldo,
Sei que estou em dívida com você por aquela Myrtacea, mas quanto ao ficus, tem um conhecido que poderia ajudar na identificação. Este é co-autor do livro " Figueiras no Brasil". Por aqui tenho umas 10 espécies com as quais estou trabalhando, pois como disse anteriormente.....gosto muito.
Então se possível, faça algumas exsicatas destes morfotipos e também fico aguardando as imagens, falou ?
Pensei que este ai fosse um microcarpa ........?!
Um abraço,
Sergivaldo16/02/2006 08:31
Oi Ratto,
Também acredito que o ficus neste post seja um F. microcarpa. Acho que errei na pontuação 😂 😂 😂 , na verdade, quando falei "Ficus benjamina, esse aí, ....." quis me referir à duas espécies (Ficus benjamina, esse aí (Ficus microcarpa), ...... Desculpe nossa falha.... 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Quando à identificação das espécies, tentarei fazer as exsicatas. O problema maior será conseguir vê-las frorindo. Aí eu pergunto: dá para identificar apenas com as folhas??
Estarei providenciando algumas fotografias para te enviar também.
Um grande abraço,
Sergivaldo
Cláudio C. Ratto16/02/2006 09:26
Sergivaldo,
Fica um pouco mais difícil, porém não é impossível..............Vamos tentar, valeu ?
Aguardo suas fotos !
Abração,
estevao24/02/2006 23:04
Kra, ver as fotos das fases da evoluçao do bonsai assim me inspira muito, Valw, Lindo bonsai, ta de parabens! 😄
Ferreira20/01/2007 22:49
Evolução completa
Companheiros
Estou repetindo a série de fotografias da evolução de mais de pelo menos 13 anos deste
Ficus retusa do Sergivaldo, terminando com uma foto atual.
30/01/2006
13/01/2007
É o retrato da beleza que a técnica e o tempo produzem.
Angela Fernandes21/01/2007 12:48
Alô crianças !!!!!! 😂 😂 😂
MEU MIGUINHO.....onde foi parar o vaso que depositaria esta belezura ????
Agora fiquei preocupada.....
Inté com preocupação e querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
EBREO21/01/2007 14:07
GOLPE BAIXO
AMIGOS, Esta foi ABAIXO DA LINHA DA CINTURA!!!!CARA, demais!!! Nao se ofenda , adoro seus vasos. Porem esta peca merece um vaso a altura dela! FENOMENAL!!!! ATT. ADMIRADOR SECRETO.
Sergivaldo21/01/2007 16:37
Angela Fernandes escreveu:
Alô crianças !!!!!! 😂 😂 😂
MEU MIGUINHO.....onde foi parar o vaso que depositaria esta belezura ????
Agora fiquei preocupada.....
Inté com preocupação e querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Miguinha 😮ops: 😮ops: 😮ops: ....
Aquele belo vaso que recebí de presente está bem guardadinho, à espera de uma planta à altura do mesmo para sua acomodação 😂 😂 😂 . Infelizmente, esse Ficus não coube no vaso 😢 😢 😢 , motivo pelo qual não pude fazer o reenvazamento.
Fique triste não, brevemente estarei postando uma inquilina à altura do seu vaso.
Um grande abraço,
Sergivaldo21/01/2007 16:41
Ebreo,
O Ferreira andou vasculhando tudo e encontrou a evolução desse Ficus. Percebe-se que há algumas raízes cruzando, na última foto, que deverão ser corrigidas oportunamente.
É uma planta muito especial para mim!!
Um grande abraço,
darkaso21/01/2007 16:48
Sergivaldo,
especial para todos nós. Ela nos remete aos nossos primeiros trabalhos. Este fícus teve uma trajetória muito boa e interessante. Com seu trabalho trasformou uma planta esguia em uma árvore. Parabéns.
T+
EBREO21/01/2007 16:56
raizes aereas
SERGIVALDO AMIGO, Se tu possues exemplares da BONSAI PASSION, deves ter um numero sobre a EXPOSICAO NACIONAL DA CHINA, nao lembro se de 2005 ou 2006, tem uma planta muito parecida. Porem um pouco maior! Num vaso baixo e quadrado, com um espetaculo de raizes expostas! Maior na HORIZONTAL, de qualquer maneira , e muito legal ver QUE O TEMPO E O SENHOR DA RAZAO e da BELEZA. ATT. LUCIANO.
Sergivaldo21/01/2007 17:06
darkaso escreveu:
Sergivaldo,
especial para todos nós. Ela nos remete aos nossos primeiros trabalhos. Este fícus teve uma trajetória muito boa e interessante. Com seu trabalho trasformou uma planta esguia em uma árvore. Parabéns.
T+
Obrigado Darkaso,
Acho que é um bom exemplo para quem está iniciando: os resultados virão com o tempo, com toda certeza!!!
Um abração,
Sergivaldo21/01/2007 17:10
Re: raizes aereas
EBREO escreveu:
SERGIVALDO AMIGO, Se tu possues exemplares da BONSAI PASSION, deves ter um numero sobre a EXPOSICAO NACIONAL DA CHINA, nao lembro se de 2005 ou 2006, tem uma planta muito parecida. Porem um pouco maior! Num vaso baixo e quadrado, com um espetaculo de raizes expostas! Maior na HORIZONTAL, de qualquer maneira , e muito legal ver QUE O TEMPO E O SENHOR DA RAZAO e da BELEZA. ATT. LUCIANO.
Exatamente, Ebreo!!! 😂 😂 😂
As raízes adventícias dessa planta estão se multiplicando... imagine quando tomarem toda a extensão do vaso???
Um grande abraço,
EBREO21/01/2007 20:10
raizes aereas
AHORA JO CONPRENDO!!!! Cara vai ficar uma MASTERPIECE!!! ATT. LUCIANO.
nickyfury24/01/2007 05:44
bonsai
Sergivaldo, se não houvesse a sequencia mostrando desde a primeira foto até a última, mas apenas essas duas, certamente todos não acreditariamos no resultado até agora alcançado!!! 😲
Garoto, essa primeira foto mostra uma planta feia de doer!!! 🙁
No entanto, qual patinho feio, eis que voce nos brinda com um belo cisne, hein? 😄
Isso é que eu chamo de um verdadeiro estímulo, para aqueles que, como eu, estão iniciando nessa nobre arte e por vezes nos deparamos com um material que, num primeiro olhar, só servem para dar trabalho e mais nada. Ao ver sua planta, evoluindo gradativamente, até atingir uma maturidade plena, é que me sinto motivado a tambem trabalhar duro e pacientemente aguardar por um resultado tão e qual auspicioso, quanto o obtido por voce. 😄
Parabens pelo trabalho e obrigado por compartilhar conosco. 😄
EBREO01/03/2007 18:40
ficus
Quanto mais olho o desenvolvimento desta planta, mais bato na tecla do TEMPO! FENOMENAL, a sequencia de desenvolvimento dela! ATT. LUCIANO.
Miguel03/03/2007 22:52
Sergivaldo, lindo ficus, mas eu quero saber do pastor, onde foi parar...
Miguel
EBREO28/03/2007 12:56
mensagem subliminar
AMIGOS, Tenho que rever este e outros topicos do GURU SERGIVALDO, para aprender que nenhum artificio ou truque podem fazer o que o tempo e a paciencia, fazem. ATT. ADMIRADOR SECRETO.
Angela Fernandes28/03/2007 23:50
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Este trabalho do MEU MIGUINHO é fenomenal...pena que o vaso que enviei não coube a planta.....
Qual será a planta que foi colocada no tal vaso ?????
Ele nunca falou...ele esconde !!!!!
Inté querendo ver uma planta no tal vaso e querendo também aprender bonsai
Angela Fernandes
nickyfury06/04/2007 06:27
bonsai
Sergivaldo, voce disse que iria corrigir o detalhe da raiz que se sobrepõe, bem como adequar essa linda planta a um vaso mais condizente. Gostaria, se voce tiver executado esses trabalhos de correção visando melhorar essa perfeita planta, que mostrasse a todos nós os resultados. 😄
Franz Lopes06/04/2007 17:51
Sergivaldo,
Esse seu trabalho com o ficus é realmente muito inspirador...
Sou adimirador desta planta e sem dúvida, posso dizer que sua árvore nos dá uma luz quanto ao que esta espécie pode nos proporcionar de resultado de longo prazo... 🙂
Acho incrível essas raízes aéreas!!!!!!!
A propósito... Quando poderei te visitar?
Estou louco para conhecer seus trabalhos. E aprender bastante... 😂
Abraço.
Franz Lopes06/04/2007 17:56
Posso te fazer outra pergunta?
Em algum momento você utilizou o escorredor para acelerar o desenvolvimento da planta?
Obrigado novamente.