Criação de estilo raiz na rocha.
Cláudio José Teixeira18/09/2006 16:32
Valeu Felipe,
Palavras como a sua sempre servem de motivação. Na medida que for trabalhando, qualquer coisa nova que apareça, com certeza estarei retornando.
Obrigado,
Abraços,
Cláudio.
Smoke05/12/2006 10:31
vou fazer esse estilo em alguma planta arrumei uma pedra em itanhaem e arrumei o formato da pedra com a makita
Cláudio José Teixeira06/12/2006 18:54
Smoke,
Trabalhar uma rocha para realizar este tipo de trabalho é um sonho, por enquanto tento adequar as plantas ao formato das pedras que arrumo, o que nem sempre é o ideal. Se você esculpir ou tabalhar de alguma forma a rocha nos mostre como ficou, será interessante para se ter uma idéia.
Boa sorte,
Cláudio.
Smoke11/12/2006 12:54
trabalhei a pedra usei martelo, chave de fenda para dar o formato pois a pedra veio grande demais na proxima pedra eu mostro como ficou tiro a foto da pedra antes e depois pitanga dar pra colocar na rocha?
Smoke11/12/2006 13:00
é fácil trabalhar a pedra para alguns casos usa- se makita e para dar a forma na pedra usa-se a chave de fenda e martelo pode se usar também formão
Cláudio José Teixeira13/12/2006 11:40
Smoke,
A pitangueira é uma espécie que ainda não testei neste estilo, deve dar??? Acho que o fator limitante é a sensibilidade das plantas quando recebem a lavangem das raízes, algumas morrem, outras sentem bastante... Algumas sentem muito quando fazemos uma operação demorada, tipo ter que ficar por longo período direcionando as raízes. Outro problema é que algumas raízes não aderem às rochas de forma adequada, elas pegam o formato mas passam a impresão de que estão soltas, posso citar as serissas como exemplo... Os ficus neste quesito é campeão, ele abraça e quase se funde na rocha, tornando o resultado final maravilhoso...
Em relação ao trabalho com pedras, tentei usar martelo, formões e chave de fenda, o trabalho até saiu mas a pedra rachou ao meio, nada que um super bonder não possa corrigir. A mini-retífica é o sonho dourado para este tipo de trabalho mas por enquanto ainda não é minha realidade...
Abraços,
Cláudio.
Smoke13/12/2006 20:01
a pitanga deve dar sim eu não lavo não as raízes eu só tiro o torrão de terra aí ela não sente muito as vezes as pedras racha quando aqui racha eu uso cimento pra colar a pedra
Paulo Henrique de S. Garc25/01/2007 00:00
Uma dica para as pedras são o esqueleto de coral (os aquaristas chamam de "rocha viva"😉, pois sempre possuem grande rugosidade e a rocha vulcânica, mas essa eu naõ se onde arrumar, a primeira em qualquer loja de aquarismo tem. Aqui em São Carlos, os corais custam aproximadamente R$7,00 o Kg. ainda não tenho nenhuma planta pronta para postar, mas costumo usar auqeles filmes de PVC, que é susado para embalar comida, para fixar as raizes na rocha, por ser largo reduz o tempo de manuseio com a planta.
Darkaso,
vi vc. falando que usou micropore... tenho dois mames que estou estilizando, nos quais usei durex para fixar as raizes, em setembro retiro "as amarras" e digo qual foi o resultado.
Outra coisa que tenho feito é envolver as raizes com esfagno embebido em enraizador e aí fixo todo o conjunto com a fita ou o filme...
segue aí a dica.
um grande abraço a todos
Smoke25/01/2007 11:33
rochas mortas em aquarismo sou contra isso porque destrói o meio ambiente e se quanto mais comprar mais destrói o meio ambiente e os recifes ficam destruidos particulamente não acho uma boa idéia.
Tenho 5 pedras de granito aqui peguei numa construção e espero colcoar meu pingo de ouro n pedra.
Abraços
darkaso25/01/2007 20:31
Paulo,
já usei o durex, mas achei o melhor o micropore, pena que é muito mais caro. O durex ocm o tempo perde a cola, mas o micropore não.
T+
EBREO29/01/2007 13:32
tecnica
AMIGOS, Temos a opcao mais barata e funcional , para a aderencia das raizes a pedra. Tiras de camara de ar! ATT. LUCIANO.
darkaso29/01/2007 20:00
Ebreo,
a câmara de ar fica difícil em certos locais. Aqui perto de casa mesmo eu não consigo fácil. Mesmo tendo um monte de borracharia aqui perto.
T+
Paulo Henrique de S. Garc29/01/2007 20:40
eu já use a câmara de ar, em alguns casos ela rececou e partiu
darkaso29/01/2007 20:45
Paulo,
a câmara de ar deve ficar sempre coberta no substrato. Se ficar à mostra ela ressca por conta de estar exposta ao sol e água de regas.
T+
nickyfury31/01/2007 21:44
bonsai
O melhor mesmo é o barbante mostrado no primeiro trabalho do Claudio. Com o tempo, o barbante se decompoe naturalmente, não acarretando maiores prejuizos para o conjunto, vez que por essa época, as raízes terão adquirido firmeza e o barbante não mais é necessário para ajudar na fixação. 😉
Borracha, além de ressecar, se ficar muito apertada pode comprimir as raízes finas contra a pedra, asfixiando e matando. Se ficar frouxa, não surtirá o efeito desejado. Além desses inconvenientes, tem ainda o fato de que, com o sol e a rega constantes, irá ressecar e quebrar, ou então provocar algum outro dano para a composição. 😄
Um recurso que tenho usado, complementando a excelente explanação do Claudio, é o musgo esfagno, pré-umedecido em liquido hormonizante, aplicado sob e sobre as raizes, que além de proteger, propiciam melhor "pega" da planta, auxiliando em sua rápida recuperação. O musgo é encontrado a venda em locais que fornecem material para floriculturas ou para pessoas que trabalham com cestas e arranjos. Geralmente vem acondicionado em sacos grandes, com preços variando entre 15 a 25 reais. 😄
Claudio, em relação a pitangueira, há tres anos "plantei" uma diretamente sobre a rocha, e está indo muito bem. Tenho ainda tres jabuticabeiras, formando um bosque shohin, sogre uma pedra de rio. Portanto, para os que quiserem tentar com essas nativas, podem ir em frente que dá certo. 😉
Antonio Castro31/01/2007 21:55
Olá a todos
Na falta de "Keto", o ideal para fixação das raizes seria a simples ráfia...é utilizada por vezes na modelação das raizes por ser biodegradável, mas resistente o quanto baste.
Na parte superior, enquanto não estabiliza, poderia ser utilizado um arame fino.
Boa sorte
Cptos.
Castro
darkaso31/01/2007 21:55
Grande Nicky,
boa lembrança. Já usei o barbante também e gostei muito. Ajuda até na preservação da umidade das raízes já que ele permite a água passar mais fácil até elas.
T+
Cláudio José Teixeira01/02/2007 09:37
Olá a todos,
Faço coro com o barbante, facilita até o manuseio, pois a consistência é suave e evita danos até quando temos que dar bons apertos para o agarre. Tenho usado até para amarrar raízes e passá-las por furos que algumas rochas possuem. Quando tenho asfágno em mãos também gosto de utilizá-lo, principalmente com caliandras que parecem sentir um pouco este tipo de manuseio.
Em relação às jabuticabeiras e pitangueiras, irei fazer alguns testes para ver como ficam, pode ser mais outras opções para este estilo.
Abraços,
Cláudio.
Werlei Purgatto09/02/2007 10:20
Eu já utilizei Durex e não gostei pq ele resseca muito rápido e arrebenta antes das raízes se fixarem na pedra, e o ultimo que fiz foi com tiras de borracha de câmara de ar, exelente resultado, mas antes de envolver as raizes com a borraacha eu as envolvi com musgo esfagmo, já tenho dois exemplares execultados assim, um Ficus e um pingo de ouro, assim que conseguir uma máquina digital emprestada posto uma foto aqui para vcs.
Quanto ao barbante tenho minhas duvidas sobre o tempo de duração dele, pois o meu Ficus demorou praticamente um ano para que os resultados de "agarramento à rocha" fossem satisfatórios.
darkaso10/02/2007 19:16
Werlei,
basta aumentar a quantidade de barbante a enrolar. Com certeza dará resultado e não atrapalha em nada a planta, até ajuda, pois o barbante deixa passar água e adubo muito bem, assim como o micropore.
T+
Werlei Purgatto12/02/2007 08:49
Darkaso o musgo esfagmo, por baixo da borracha, tem a mesma função do barbante, que é de manter a umidade, e ele também entra em decomposição, acho que o barbante funciona mas apenas tenho receio dele perder a pressão sobre as raizes.
Idéias novas estão aí para serem testadas, a próxima árvore neste estilo vou fazer a experiência do barbante.
EBREO12/02/2007 10:46
metodo
AMIGOS, Ou eu estou trabalhando de maneira errada, ou desenvolvi uma tecnica diferente da de voces! Eu so uso plantas obtidas a partir do condicionamento em garrafas PET.. Isto e de 25 a 30 cms., de sistema radicular! Desnudo toda raiz, uso a camara de ar e nao me preocupo em preservar a raiz com asfagno ou outro retentor de umidade! Uso esta tecnica em SERRISA, ULMUS,CARMONA, SAGERETIA, NERIFOLIA, CALIANDRA, ZELKOVAS e etc... . Isto sem falar das pedras artificiais!!! Segundo o biologo CLAUDIO RATTO, a borracha de camara de ar, por ser preta concentra e potencializa o calor do sol. Provocando o acumulo de agua no lugar encoberto provocando o engrossamento das raizes encobertas, e seu devido acoplamento a rocha! ATT. LUCIANO.
nickyfury12/02/2007 11:19
bonsai
Luciano, a sua maneira de fazer esse trabalho é, de longe, a melhor. Quanto a isso não há dúvida nenhuma. 😄
Mas considerando que, às vezes, voce pega uma planta qualquer, num vaso plastico comum, baixo, e quer fazer esse estilo a partir daquele momento, então não terá as raízes alongadas como as obtidas através do cultivo em garrafas pet. Nesse caso, é que suscita a controvérsia sobre a melhor maneira de prender essas raízes: se com barbante ou com camara de ar ou fita de autoplessão. 😲
Quero crer que, ao prender essas frageis raízes, visando formar a estrutura inicial, vez que todo o conjunto será enterrado, o uso do barbante é, de longe, a melhor opção, vez que não agride as raízes, causando pressão excessiva, e o barbante irá, gradativamente, se decompor, permitindo que durante seu processo de decomposição, as raízes possam ir adquirindo a necessária aderencia ao material (pedra natural ou artificial).
Além disso, considere tambem que tal trabalho ficará mais fácil para o iniicante que desejar fazê-lo, com o uso do barbante, em vez da borracha, quando o uso desta ultima poderá prender em demasia as raízes, causando seu sufocamento e morte, comprometendo todo o trabalho. 🙄
Agora, se for para fazer um BOM trabalho, o melhor é plantar a muda numa garrafa pet, ou como sugeriu o colega Geraldo Inocencio, fazer uso de um tubo de pvc, visando primeiro formar a estrutura radicular necessária, para só depois agregar a pedra e formar a estrutura aerea. 😄
Mas nem todos temos a paciencia necessária e na maioria das vezes queremos tudo para ontem, não é mesmo? 🙁
EBREO12/02/2007 22:07
tecnica
NICKY, Estou usando isto a mais de 10 anos! Se houvessem perdas , ja teria parado. Quanto a pedra artificial, voce amolda o sistema de raizes a teu gosto. Sem nescessidade de pressao. Nao falo da confecçao de uma ou duas, mas de centenas! Tanto das pedras naturais , quanto das artificiais. Devo estar errado! Mas tenho que admitir, minha pressa e averssao a teorias . ATT. LUCIANO.
mariomdv02/03/2007 09:02
Bom dia Cláudio,
Peguei algumas pedras na praia de Camboriú SC, gostaria de saber como lavá-las. Obrigado.
mariomdv 😎