Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Criação de estilo raiz na rocha.

123
darkaso02/03/2007 21:36
Mariomdv,

as pedras coletadas em praias dependendo da composição, podem absorver o sal, ficando impróprias para o bonsai. A possibilidade pode ser colocá-las em uma bacia com água e trocar essa água a cada semana por pelo menos umas quatro vezes. lave com sabão e escova em cada troca. Assim estará assegurando a diminuição do sal.

T+
Cláudio José Teixeira03/04/2007 20:58
Olá,

Eu normalmente quando recolho ou compro alguma pedra coloco de molho por alguns dias, acho que o procedimento em relação às pedras encontradas em praias poderia ser o mesmo, sendo que poderia ser usado alguns dias a mais para garantir a retirada de resíduos de sal.

Abraços,

Cláudio.
Cláudio José Teixeira07/10/2007 15:58
Olá a todos,

Trago de volta este assunto para saber como andam os trabalhos dos amigos, tenho realizado vários testes e algumas considerações devem ser mensionadas.

Em relação ao agarre nas rochas, sabemos que este deve ser perfeito sem partes das raízes lançadas para fora da pedra. Por experiência pude comprovar que mesmo tomando muito cuidado na hora da execução, seja com barbantes ou outros materiais algumas raízes não formam um bom agarre. Tenho usado escoras, arames e até mesmo o substrato sob pressão para resolver este problema, muitas vezes com sucesso, outras não. Quando as raízes adquirem um certo calibre tenho optado pelo ganho de espessura da mesma para que ela naturalmente encoste na rocha, é um processo lento, porém parece que soluciona o problema. No caso das variedades de ficus, tenho utilizado o encaminhamento de raízes aéreas para vedar eventuais falhas no agarre.

Algum colega tem tido os mesmos problemas? As soluções diferam das que apresentei acima?

Abraços,

Cláudio.
darkaso08/10/2007 21:21
Grande Cláudio,

voltar com certos tópicos é sempre bom. Esta discussão é muito boa e ajuda a dar boa noção aos novatos e na troca de informações entre os experientes.

tenho apenas duas espécies em rocha. Uma serissa que teima em não engrossar, mesmo na mamadeira, mas solta galhos longos que é uma beleza. Essa vai demorar ainda.
A outra é um ipê amarelo, as raízes estão engrossando bem. Usei uma ráfia plástica, daquelas que se usava antigamente para amarrar embrulhos em quitandas e feiras. Ela ajudou a poder fazer força para dar uma prensada nas raízes na pedra, mas também tive sorte com a pedar, parecia ser para ela. A ráfia, assim como o barbante, deu liberdade de apertar onde precisava mais. Não vi problemas em ser sintética, pois o substrato está metade caco cerâmico, metade brita zero.

T+
ADAC09/10/2007 14:00

Eis dois exemplares que fiz com base nas informações desse tópico, agradeço muito o compartilhamento das técnicas. São tópicos assim que animam a gente a ousar nas nossas criações!
darkaso09/10/2007 19:45
Adac,

não está muito legal. Veja que as pedras estão parecendo que encostam nas plantas e não que as plantas cresceram na rocha. É
necessário fazer o agarre das raízes em um vaso fundo para que as raízes estejam completamente cobertas e desenvolvam por completo, com mais velocidade inclusive.

Nesta foto abaixo fiz a limpeza das raízes e depois a separação para visualizar melhor o que fazer.

agora coloquei na pedra para ver o melhor posicionamento das raízes.

Agora com as raízes amarradas e bem presas para que não forcem a saída, se afastando da pedra e não ficando natural o agarre.

Esta é a planta que citei acima. Veja como fiz uma grande quantidade de voltas para que isto seja assegurado, bem diferente das voltas que você deu. Nada contra e não estou te repreendendo, apenas estou te dando as dicas que acho pertinente para que consiga melhorar sua planta.

T+
ADAC10/10/2007 13:51
De forma alguma, agradeço demais cada sugestão tua! É que eu não coloquei as raízes sobre a planta, na verdade eram plantas muito pescoçudas que passei pelos buracos já existentes na rocha e plantei as raízes no substrato mesmo. De fato você chamou a minha atenção para um detalhe: se eu transformasse essas duas em estilo cascata, como se pendessem de uma encosta, ficaria bem mais interessante, não acha?

Abraços,
darkaso10/10/2007 19:46
Adac,

pelas fotos não deu pra ter uma idéia boa de como estão. Essa possibilidade pode ser boa, mas, para dar um ar natural seria importante que as raízes apareçam na rocha.

T+
Cláudio José Teixeira17/10/2007 08:57
Olá Darkaso,

Neste aspécto as serissas são um problema, realmente demoram muito para engrossar, o que retarda muito o andamento do trabalho. Pela minha experiência as variedades de ficus nos dão resultados muito mais rápidos, seguidos depois pelos ulmeiros e pitecos. Já o Ipê, nunca cultivei, como é a resposta dessa espécie?

Abraços,

Cláudio.
darkaso17/10/2007 21:03
Cláudio,

os ipês tem um crescimento bom, não tão rápido como pitecos e fícus, mas não tão lentos como serissa. O cresciemento de tronco e galhos é bom, mas os galhos crescem mais longitudinalmente do que engrossam. Parece que vai dar trabalho para manter a copa ordenada e a proporção. Mas se der certo a floração seria uma recompensa.

T+
Cláudio José Teixeira22/12/2007 21:57
Olá a todos,

Venho treinando este ulmeiro na rocha desde o início deste ano, ele no momento está com vigoroso crescimento e vários galhos de sacrifício estão sendo utilizados para espessura e conicidade. O problema é que um lado da rocha funciona como um paredão, é reto. Já o outro possui acidentes que formam pequenos degraus por onde as raízes descem, esta deverá ser a frente da árvore. Minha intenção é atenuar o aspécto retilíneo de um dos lados, já pensei em colar outra rocha para formar um degrau, o que acham?

Vejam o lado reto da rocha, vista posterior.

Vista anterior:

A rocha é grande e mais da metade ainda se encontra por baixo da linha do substrato.

Abraços,

Cláudio.
flavio bonsai31/12/2007 14:51
muito boa sua materia acho que ajudou bastante quem ainda não conhecia ou pra quem tinha duvidas.
Cláudio José Teixeira09/01/2008 09:49
Flávio,

Acho que já temos bastante coisa por aqui, porém muita coisa ainda está em aberto, faltam na minha opinião exemplos de outras espécies, mistura de estilos, escolha de vasos, técnicas para mascarar pequenos e grandes defeitos, tanto das plantas, como das rochas, proporção entre volume de raízes e rocha... Acho que ainda existe muito para ser discutido, quando coloco alguma coisa nova é com a intenção de se esticar mais um pouco este assunto, gostaria que outros colegas também mostrassem seus trabalhos, tanto os bons, como aqueles que precisam de ajustes. A ajuda dos mais experientes também é vital para aumentar a qualidade deste tópico.
darkaso11/01/2008 21:56
Grande Cláudio,

defensor heróico do estilo. Acho que sua pedra não teria problema nenhum já que a frente é muito boa. Os degraus são bem naturais e as raízes deixam aparecer o suficiente para dar uma beleza ao conjunto. Você poderia iniciar a retirada do substrato aos poucos para liberar as raízes mais baixas não acha? Seria bom ver um pouco mais da pedra e a distribuição das raízes mais embaixo.

T+
Cláudio José Teixeira12/01/2008 10:50
Darkaso,

Deverei trocar este vaso por outro maior em breve e assim desbastarei um pouco mais do substrato. Esta planta está com com muita força de crescimento e isto está se refletindo nas raízes, que engrossam com muita rapidez. Com certeza quando for feito o desbaste deverá também ser feito ajustes no agarre, pois as raízes estão crescendo com certa liberdade por baixo do torrão.

Abraços,

Cláudio.
Cláudio José Teixeira12/01/2008 11:02
Olá,

Eis outra planta que venho desenvolvendo neste estilo. É um ficus retusa que venho cultivando desde o início desta década. Está com 48 cm de altura na parte que deverá ser utilizada como bonsai. Ele ainda apresenta alguns alguns problemas no agarre, que estou tentando resolver com o desenvolvimento e direcionamento das raízes aéreas. O que acham?

Foto de meados de 2006.

Foto de dezembro de 2007.

Detalhe do lado esquerdo.

Detalhe do lado direito.

Em breve atualizarei estas fotos.

Abraços,

Cláudio.
darkaso12/01/2008 16:56
Cláudio,

ele teve um desenvolvimento muito bom em um ano e pouco. As raízes nem parecem as mesmas. a pedra ficou pequena agora comparada com as raízes. Gostaria de ver a copa e seu projeto para ela.

T+
Cláudio José Teixeira12/01/2008 18:23
Darkaso,

Realmente a rocha está desaparecendo, vou podá-la em breve para cessar o crescimento e espessamento do caule. Os defeitos entre as raízes e a rocha vou consertando com as raízes aéreas. A copa deverá ser baixa em relação ao tamanho atual e mais ou menos assim é que a vejo no futuro.

Estou muito aberto a sujestões.

Abraços,

Cláudio.
darkaso13/01/2008 09:26
Cláudio,

para formar uma copa baixa assim só na poda drástica certo? Sendo assim poderia fazer isso este ano para adiantar o trabalho de formação da copa e desacelerar o crescimento das raízes.

T+
Doan06/04/2008 12:00
Maravilhoso... sou novo na arte
e nunca havia penssado em amarrar na pedra
eu colocava e cobria com uma sacola...

vivendo e aprendendo 😄
Junior de lima30/04/2008 09:49
Bom dia Claudio. Sou principiante nessa arte e, me desculpe, se a pergunta que vou fazer não for coerente. Tenho grande atração por ficus e tenho algumas plantas em fase de "engorda" no escorredor. Posso retirar do escorredor e aplicar essa técnica? Há uma época certa para tal finalidade tratando-se de Ficus?

Obrigado e parabéns pela matéria.

Alex Garcia
darkaso30/04/2008 18:51
Alex,

se estiver mais para quente no próximo mês em são paulo pode retirar alguma para testar. Lave as raízes depois de ter escolhido algumas pedras com boas fendas. A escolha não pode ser depois, visto que se esperar para escolher a pedra as raízes podem secar e morrer as mais finas e mais importantes. Após uma boa colocação das raízes na pedra pode amarrar com barbante, que dura um ano a um e meio. Tempo suficiente para uma nova revisada nas raízes. Mas pode ser colocada de novo em mamadeira, aí é melhor arrumar outro material para amarrar, como câmara de pneu.

T+
Marcio Vargas25/09/2009 13:13
Claudio

Como esta seu ficus???

Abraços
123