Cultivo de Espécies por Região no Brasil
bergson04/01/2007 20:52
Nicky,
Dom Mário está sempre por dentro do que se passa no fórum, vamos pedir a ele que envie um e-mail massivo sobre este assunto.
Alexandre S. Coelho04/01/2007 21:32
Oi Pessoal
Realmente precisamos juntar conhecimentos, e aproveitar o bom momento do fórum para isso!!!
Acho que o nosso grande amigo Mário A.G. Leal, sábio como é, criou os Fóruns ESPÉCIES NATIVAS(Brasileiras) e ESPÉCIES EXÓTICAS(Estrangeiras) visando este objetivo proposto pelo Valentini.
Já temos um tópico sobre a jabuticabeira, então acho que as fichas poderiam ser colocadas lá, e depois organizadas por Estado/Região, o que acham???
abraços
EBREO04/01/2007 21:55
microclimas
ALEXANDRE, Imagine explicar aqui no FORUM, microclimas e altitudes de Cidades como, GRAVATA, BEZERROS,LAGEDO, GARANHUS, BONITO, TRIUNFO!!! ATT. LUCIANO.
Alexandre S. Coelho04/01/2007 22:32
Pois é Luciano,
Um exemplo disto é o amigo forista André, que tem PN, ACER e outras espécies em Bezerros, que aqui em Recife "não dá praia"...
abraços
bergson04/01/2007 22:35
Alexandre,
Aqui tenho média de 27° e 60 a 80% de umidade, estou culitvando PN, ainda estão pequenos mas tem futuro.
Alexandre S. Coelho04/01/2007 22:46
Bergson
Ví as fotos de seus PN, parabéns, realmente são promisores!!! Por isto que a questão levantada neste tópico será de grande importância para todo BRASIL!!!
abraços
Sergivaldo05/01/2007 00:13
E aí, pessoal?? Quantos estados já estão representados??
Por enquanto temos: PE, AL, PR, RJ, DF e PB.
Alguém de SP?? , MG??? GO??? RN??? CE??? BA??? RS??? SC???
Se tiver, significam 14 estados representados. Então, é só começar.
vhobus05/01/2007 00:50
Opa... vamos nessa...
mas não sei de que estado sou... ehhehehe
SC? ou GO?
Bom, vou morar em GO, mas conheço mesmo SC... por isso, SC é por minha conta!
Ricardo Paiva05/01/2007 08:19
Olá amigos.
Andei meio ausente por muito de trabalho. Mas agora já estou com um tempo para colaborar aqui.
Sou iniciante (apenas 3 anos de bonsai) mas podem contar com minha colaboração. Conheço alguns bonsaístas aqui e foi coletar informações com eles.
Espero ajudar.
PS.: Grande tópico. Será uma enciclopédia como disse a Angela.
Abraços
valentini05/01/2007 09:28
é isso aí !!!!!!
Sem 14 Estados não dá pra começar!!!!!!.
A coisa toda ficaria incompleta, muito longe do que todos que compraram a idéia desejam, porisso, pedi que aguardem 30 dias, para ver quantos de nós, desejam algo maior. Vou levar para o túmulo, mas eu já ouvi: " o que eu já sei, já tá bom". Respeito, mas, não compartilho do conceito, como já disse o Rock Jr. inúmeras vezes, "quanto mais eu ensino, mais eu aprendo", gosto muito mais deste conceito. Como O Sergivaldo....... apresentou, as pessoas que se fazem presentes são muito poucas, para ser mais preciso, apenas 10, se me permitem então, virou uma............ panelinha.............. e minhas intenções estão GRITANTEMENTE longe de participar.............. de panelinhas,........ pois em todas as empresas que trabalhei, quando acontecia as panelas....tudo desandava, e isso eu não quero que aconteça. Volto a insistir............sugiro aguardar.................. com ......serenidade e paciência até dia 15/02, creio que até lá, cada um de nós já envolvidos, com muita persistência e perseverança, via e-mail ou boca a boca, vamos conseguir ......quem sabe...............10 amigos em
cada Estado, já pensou, que beleza, chique demais!! Espero não estar alimentando uma UTOPIA.
Abraços
Valentini
Ricardo Paiva05/01/2007 09:50
Valentini, não é utopia.
Como disse, sou principiante, mas vou colaborar intensamente.
Se não tivermos TODA esta participação, tenho certeza que teremos, mesmo assim, um material maravilhoso.
Vamos aguardar que outros se manifestem. Acredito que teremos várias adesões de outros estados.
Abraços
bergson05/01/2007 12:14
Valentini,
Vamos então amadurecer a idéia, coletar informações e esperar a participação de muitos outros!
EBREO05/01/2007 15:31
mirtaceas e leguminosas
VALENTINI, UTOPIA, Ja vivemos em uma! UTOPIA CANIBAL, aonde o mais fraco , serve de alimento para o mais forte! Continuo , batendo nas teclas sore as duas especies citadas no cabecalho, da resposta. Elas existem em todo pais, e podem mudar de localizacao sem muita alteracao! No todo ! ATT.SIN FOTOS.
Sergivaldo05/01/2007 15:57
Re: Cultivo de Espécies por Região no Brasil
valentini escreveu:
é isso aí !!!!!!
Sem 14 Estados não dá pra começar!!!!!!.
A coisa toda ficaria incompleta, muito longe do que todos que compraram a idéia desejam, porisso, pedi que aguardem 30 dias, para ver quantos de nós, desejam algo maior. Vou levar para o túmulo, mas eu já ouvi: " o que eu já sei, já tá bom". Respeito, mas, não compartilho do conceito, como já disse o Rock Jr. inúmeras vezes, "quanto mais eu ensino, mais eu aprendo", gosto muito mais deste conceito. Como O Sergivaldo....... apresentou, as pessoas que se fazem presentes são muito poucas, para ser mais preciso, apenas 10, se me permitem então, virou uma............ panelinha.............. e minhas intenções estão GRITANTEMENTE longe de participar.............. de panelinhas,........ pois em todas as empresas que trabalhei, quando acontecia as panelas....tudo desandava, e isso eu não quero que aconteça. Volto a insistir............sugiro aguardar.................. com ......serenidade e paciência até dia 15/02, creio que até lá, cada um de nós já envolvidos, com muita persistência e perseverança, via e-mail ou boca a boca, vamos conseguir ......quem sabe...............10 amigos em
cada Estado, já pensou, que beleza, chique demais!! Espero não estar alimentando uma UTOPIA.
Abraços
Valentini
Valentini,
Essa história de "panelinha", embora não queiramos engolir e nem seja nossa pretensão, tem se tornado uma realidade. Ocorre que a grande maioria fica inibida e simplesmente não participa das postagens.
Outro dia o Bergson me falou: se postamos demais inibimos; se não postamos, dizem que nos excluímos... fica difícil... 😢 😢 😢
Mas, vamos torcer para que, nestes 30 dias, surjam mais pessoas realmente interessadas em ensinar e aprender.
valentini05/01/2007 17:56
Olá para todos,
Sergivaldo, ainda não o conheço pessoalmente, mas certamente agora em 2007 estarei me fazendo presente por todo o Nordeste e para minha felicidade estarei te conhecendo, conhecendo também novas cidades, amigos, novos amigos, colegas e companheiros, o futuro a Deus pertence.
Espero que todos entendam, vamos ver no que dá, ficarei ausente do fórum pelos próximos 30 dias, por vários motivos, estarei viajando pela Biofert e depois estarei em férias. Neste meio tempo, espero e desejo de todo coração que toda essa massa ("atleticana"😉 bonsaista se mobilize e consigamos trazer para este Fórum, se possível 5 companheiros de cada Estado do Brasil, para juntos construirmos um GUIA DE CUIDADOS com o BONSAI. Insisto que isso é possivel.
Até lá.
Abraços,
Valentini
PS> A massa atelticana trouxe o meu GALO de volta da segunda divisão para a PRIMEIRONA, de onde nunca mais sairemos, e tenho dito.
Porisso acredito na massa do BONSAI, vamos lá galera, saiam do esconderijo.............
EBREO05/01/2007 18:37
amigos
VALENTINI, Hoje tive contacto com o RENAN, por telefone. E esteve aqui o meu parceiro e amigo de longa data, CLEBER CARDOSO! Falamos muito mal de VOCE! Este topico teu ,vai dar muito pano para manga! POSITIVAMENTE! Te mostrarei aqui em loco , as plantas enviadas pelo MESTRE SERGIVALDO. Oriundas do NORDESTE, que deveriam estar sentindo a troca de regiao! Qual o que!, endoidadaram ! ATT. SIN FOTOS.
Elio05/01/2007 21:15
Olá pessoal!
Podem contar comigo, que com a ajuda de mais alguns bonsaístas aqui de Curitiba, podemos informar sobre a nossa região.
Abraço
Angela Fernandes05/01/2007 21:41
Alô meninos !!!!! 😂 😂 😂
Este tópico é super sério e a proposta do Valentini é perfeita.... 30 dias para termos o número de participantes por estado - 14 estados...
Agora, falar de utopia...... temos que falar filosoficamente..... UTOPIA É ALGO AINDA NÃO CONSEGUIDO, MAS QUE PODERÁ SER CONSEGUIDO UM DIA.....
Utopia não é algo que nunca conseguiremos....
Me desculpem...
Inté querendo aprender bonsai e não falar sobre..... academicismo
Angela Fernandes
bergson05/01/2007 23:18
Era uma vez um homem rico, porém tolo.
Ao ver uma bela mansão de três pavimentos, invejou-a e decidiu construir uma igual a ela, julgando-se suficientemente rico para tal empreendimento.
Contratou um carpinteiro e lhe ordenou que construísse a sua mansão.
O carpinteiro começou imediatamente a construir o alicerce para depois fazer, sucessivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro andares. O homem rico, vendo isso com irritação, disse : "Não quero um alicerce, nem o primeiro, nem o segundo andares; apenas quero o lindo terceiro pavimento. Construa-o rapidamente."
Não devemos portanto, pensar apenas nos resultados, impacientando-se com o esforço necessário para se conseguir bons resultados. Nada de bom pode ser conseguido sem esforço, assim como não se pode construir um terceiro pavimento sem que se façam primeiramente o alicerce, o primeiro e o segundo andares.
Por isso amigos é preciso paciência e determinação, vamos construir o alicerce e depois levantar nosso prédio.
EBREO06/01/2007 15:16
PANELAS
AMIGOS, VALENTINI tem razao quando fala das PANELINHAS,gracas a DEUS aqui nao temos isto! O espaco para mim se revelou muito democratico e aberto! Com a PANELA ou GRUPINHO, vem a fase seguinte , que e CIDADE FANTASMA DE FILME DE FAROESTE! Ja vimos isto acontecer, ON LINE e aqui! Agradeco diariamente minha acolhida neste espaco, e olha que algumas vezes eu extrapolo! Temos que agregar mais BONSAISTAS, alguns ate por timidez deixam de frequentar o espaco do forum. ATT. LUCIANO.
Sergivaldo06/01/2007 17:21
Re: Cultivo de Espécies por Região no Brasil
valentini escreveu:
Olá para todos,
Sergivaldo, ainda não o conheço pessoalmente, mas certamente agora em 2007 estarei me fazendo presente por todo o Nordeste e para minha felicidade estarei te conhecendo, conhecendo também novas cidades, amigos, novos amigos, colegas e companheiros, o futuro a Deus pertence.
Espero que todos entendam, vamos ver no que dá, ficarei ausente do fórum pelos próximos 30 dias, por vários motivos, estarei viajando pela Biofert e depois estarei em férias. Neste meio tempo, espero e desejo de todo coração que toda essa massa ("atleticana"😉 bonsaista se mobilize e consigamos trazer para este Fórum, se possível 5 companheiros de cada Estado do Brasil, para juntos construirmos um GUIA DE CUIDADOS com o BONSAI. Insisto que isso é possivel.
Até lá.
Abraços,
Valentini
PS> A massa atelticana trouxe o meu GALO de volta da segunda divisão para a PRIMEIRONA, de onde nunca mais sairemos, e tenho dito.
Porisso acredito na massa do BONSAI, vamos lá galera, saiam do esconderijo.............
Valentini,
O galo que canta alto por aqui é outro... 😂 😂 😂
Será um grande prazer e, sobretudo, uma grande honra recebê-lo em meu humilde viveiro. As portas estão abertas... basta dizer quando nos visitará.
Um abraço,
bergson06/01/2007 23:08
Luciano e Valentini,
Na realidade precisamos de todos do fórum, pois só assim conseguiremos levar adiante esta big tarefa.
nickyfury07/01/2007 23:17
bonsai
Alguem sabe se o Dom Mario enviou MP e email para todos os foristas, pedindo participação nesse sentido? 😲
bergson08/01/2007 11:01
Nicky,
Falo com Dom Mário hoje!
nickyfury09/01/2007 19:00
bonsai
Bergsom, e então? como ficou? 😲