Visitando o viveiro de Emanuel em Feira de Santana
Glauco Bastos25/03/2007 22:45
Visitando o viveiro de Emanuel em Feira de Santana
Amigos, ontem eu e o Celso Rubens estivemos visitando o amigo Emanuel em Feira de Santana, ele é um aficcionado por nativas, principalmente umburana e umbu, embora trabalhe com outras espécies também. Foi uma tarde muito agradável e produtiva, pois o Celso não aguentou a terminou adquirindo algumas peças realmente deslumbrantes e eu como não poderia ficar para trás peguei uma pequena, mas não menos bonita, umburana que está com um uro magnífico. Postarei algumas fotos, mas como não sou profissional ficarei devendo em qualidade, mas não se preocupem que o Celso irá postar fotos melhores. Espero que gostem do trabalho deste bonsaísta.

Belo bonsai de Ficus, realmente exuberante.

Detalhes do Shari, na parte escura descascada ele usou pó de carvão, que segundo ele é melhor que a calda sulfocáustica, pois não deixa a cor muito clara e protege do mesmo jeito dando a impressão de que pegou fogo.
Sou apaixonado por esta umburana, fiquei babando o tempo todo, rsrsrs

Detalhes do nebari

Ficus em uma bandeja de pedra

Mais um belo Umbú

Mais uma (difícil escolher uma né ? rsrsrs)

Uma Sibipiruna

Que tal este mulungú ? Está sendo trabalhado e realmente promete

Esta planta é lindíssima

Mesma planta vista por trás, tem um shari inacreditável, só acreditei pq ví pessoalmente.

Que tal esta Primavera ?
Espero que tenham gostado, depois coloco outras fotos.
Glauco Bastos26/03/2007 00:04
Desculpem o tamanho das fotos, ainda estou aprendendo a postar.
EBREO26/03/2007 07:53
emanoel
GLAUCO, 90% de nativas!!!! DEMAIS!!!! Quanto ao teu ERRO no tamanho das fotos, ta mais para ACERTO! Se nao fossem deste tamanho , nao seriam tao legais! ATT. LUCIANO.
Angela Fernandes26/03/2007 13:01
Alô criançs !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Glauco, que passeio magnífico !!!!!!
Fiquei aki babando !!!!!!!!
Parabéns e belas plantas
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
leandro Spagiari26/03/2007 21:04
Glauco,
muito bonitas as plantas realmente
obrigado pelas fotos,
abraços.
Glauco Bastos26/03/2007 22:25
Luciano,
realmente ele é apaixonado por nativas, acredito que tenha pouquíssimas plantas que não sejam nativas, inclusive ele tem uma paineira de 90cm que é realmente um show de bola, pena que eu não fotografei, mas no próximo encontro que será no viveiro dele no dia 14 de abril eu tirarei as fotos que faltam. Abraços.
Ps. Mudando de assunto, em um próximo encontro em São Paulo, eu irei tentar adquirir com vc um àcer, pois pelas fotos eu fiquei apaixonado por suas plantas.
Angela,
eu também fiquei babando, parecia que eu era uma criança em uma fábrica de brinquedos, rsrsrsr. E principalmente, Emanuel é uma das pessoas mais simples e simpáticas que eu conheço. Abraços.
Leandro,
obrigado pelas palavras, quando estiver com ele novamente direi o quanto as pessoas gostaram do seu trabalho. Abraços.
Aqui vão mais algumas plantas:
Creio que ficará muito bonito depois de algum trabalho.

Mais um Ficus muito bonito

Outra umburana, não percam as contas, rsrsrsrs

Que tal este Nebari ?

Uma floresta de barriguda (paineira)

Mais um umbu (ainda aguentam ver ? )

Um ficus de praia (não sei o nome certo)

Ufa ! este é o último, espero não ter exagerado e enchido o saco com tantas fotos. Abraços fraternos a todos.
Bem, no dia 14 de abril teremos o 4º Encontro de Bonsaístas de Salvador, que por sinal será realizado no viveiro de Emanuel pois aproveitaremos para ter uma aula prática sobre nativas. Abraços, e não se preocupem que quando tiver novas fotos eu postarei.
Angela Fernandes26/03/2007 22:34
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
PELAMORDEDEUS !!!!!!!!!!!!
QUEQUÉISSO ???????????????
Estou aki babando...literalmente babando e com o balde que é do MEU AFILHADO ao meu lado
Inté querendo muito aprender bonsai
Angela Fernandes
CELSO RUBENS26/03/2007 23:02
Visita ao viveiro do Emanuel
Caro Glauco,
Foi enorme o prazer de poder ir, graças a você e a sua satisfação de compartilhar, até o fabuloso viveiro de nosso querido Emanuel.
Minha emoção foi tanta que por diversas vezes senti parar o fôlego e ao retomá-lo, procurar acreditar no que viam meus olhos.
A imagem vale por muitas palavras, mas não consegue levar a realidade do presencial.
Procurarei nos próximos dias fotografar, com alguma produção, as várias obras de arte que adquiri lá, para minha mirrada coleção, agora engrandecida pela assinatura do Emanuel.
Postarei as fotos com a convicção de que só mesmo vendo para saber como é, na realidade esse mundo fantástico, ao mesmo tempo rude e poético, da produção enorme, do Caro Emanuel.
Se você puder ir a Feira de Santana, não perca esta oportunidade da quarta reunião do Salvador Bonsai Clube"...
Abraços amigos do Celso.
Leo27/03/2007 00:14
Glauco e Celso
Foi realmene uma pena não ter podido ir com vcs, apesar do convite.No dia 14 com certeza estarei lá e espero poder trazer umas plantinhas.
Um abraço a todos
Leo
alvaro de castro sousa27/03/2007 14:31
re
cara muito show 😄 parabens pelo trabalho e obrigado por compartilhar conosco 😉
Ferreira27/03/2007 16:02
Glauco
Este foi simplesmente um Show. Obrigado ao produtor (você) e parabéns ao artista Emanuel. Que beleza de trabalhos.
joaoporto28/03/2007 09:39
Olá pessoal,
Me diga um a coisa, isso tudo aí é yamadori ?
Material muito bom.
um abraço
Glauco Bastos28/03/2007 20:45
Celso,
Eu que agradeço por vc ter me dado a oportunidade de rever meu amigo Emanuel, realmente ele é um artista desconhecido fora de Feira de Santana mas tem um potencial enorme que ainda vai ser divulgado, e se não for por ele, então será por nós através das peças que adquirimos com ele. Abraços
Léo,
Não se preocupe que nós retornaremos lá no dia 14 de abril, e já informei a ele ( na realidade eu intimei mesmo, rsrsrsrs) que ele dará uma aula prática sobre nativas, principalmente como fazer enxertos em umbu e umburana, o que ele faz com maestria. O mesmo mandou informar a todos que cada um leve sua tesoura de poda, ou seja, este 4º Encontro de Bonsaístas promete mesmo. rsrsrsrs.
Ferreira,
Eu que agradeço as palavras de incentivo que todos vcs do Fórum nos transmitem. Eu apenas fiz minha parte que é tentar divulgar um trabalho que é pouco conhecido, e que embora tenha um toque pessoal do artista não deixa de ser uma técnica bastante interessante. Abraços fraternos.
João,
A resposta que tenho para te dar é ....... sim e ........não. Na realidade Emanuel não conta todos os seus segredos (e não posso culpá-lo por isso, rsrsrs), o que sei é que ele possui uma propriedade (sítio) que é na realidade uma tremenda produção natural de umbu e umburana, e pelo que eu percebi, acredito que ele trabalhe a planta ainda na natureza e depois transfira para vasos. Vou tentar tirar esta resposta dele na próxima vez. Abraços.
Amigos,
Só tenho a gradecer por todos os comentários, fico bastante satisfeito por estar participando desta grande família de bonsaístas. Abraços fraternos a todos.
Glauco Bastos
Angela Fernandes29/03/2007 00:30
Alô crianças !!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
PELAMORDEDEUS !!!!!!!!!!!!!
EXPORTEM PARA O SUDESTE OS UMBÚS E AS UMBURANAS !!!!!!!!!!!
Isso é urgente....NÃO.....URGENTÍSSIMO !!!!!!!!!!!!
Angela Fernandes
joaoporto29/03/2007 09:15
Olá pessoal,
Eu tenho dois pre de umbu que ganhei do amigo Ari, devo dizer que o umbu é uma planta com bastante potencial, pega muito fácil por estacas inclusive estacas grossas, mas a brotação é um pouco esparsa é preciso ter paciencia para densificar a copa, ainda não fis desfolha para saber se suporta, e a raiz tem umas batatas que servem para armazenar água, o sertanejo carta a raiz e bebe a água para matar a sede.
EBREO29/03/2007 16:25
futuro
AMIGOS, Como NORDESTINO, tenho o maior orgulho de ver como esta sendo gerado o BONSAI VERDE E AMARELO, a partir de iniciativas como as de voces! SERGIVALDO e BERGSON , abriram a avenida para os outros trafegarem! Meu sonho e que esta interaçao entre os NORDESTINOS, aconteça ! Ganharao todos , ate nos! Gosto muito das plantas tradicionais, mas nao sao nossas! Cara e tudo isto mostrado por voces e material de coleta, certamente! Daqui fico torcendo por voces. ATT. LUCIANO.
joaoporto30/03/2007 09:03
As nativas dão a todos maiores oportunidades de obter material de qualidade para fazer bonsai, diferente das tradicionais, em que muitas vezes não se consegue material ou se se consegue é muito caro e de qualidade e potencial duvidosos e por serem plantas oriundas de climas adversos causam muitas perdas aos iniciantes.
Não sou contra as tgradicionais, tenho várias (pinheiro negro, tridente, ulmus, etc) mas pretendo investir bastante nas nativas.
Glauco Bastos30/03/2007 20:12
Luciano e João,
Concordo plenamente com vcs, embora não abra mão de alguns clássicos como o Pinheiro Negro e o Ácer (que por sinal ainda estou tentando conseguir) acredito sinceramente que o caminho é investir mais nas nativas pois etas tem muito potencial, não se pode mais discutir a qualidade de um Piteco, de um Pau Mulato ou de uma Umburana, além é claro Jabuticabeiras, Pitangueiras.... Temos que não só valorizar mais tais espécies como também divulgar para todo o mundo que nós também temos material de excelente qualidade. Faço côro com vcs em tudo que for relativo a este assunto. Abraços fraternos.
Angela Fernandes30/03/2007 20:47
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Todas as plantas que utilizamos para bonsai são válidas mas.....
VIVA AS NATIVAS !!!!!!!!!!!!!!!! 😄 😄 😄
Angela Fernandes
joaoporto02/04/2007 08:57
as nativas ainda vão dar muito o que falar e não só no Brasil.
Antonio Castro02/04/2007 20:10
joaoporto escreveu:
As nativas dão a todos maiores oportunidades de obter material de qualidade para fazer bonsai, diferente das tradicionais, em que muitas vezes não se consegue material ou se se consegue é muito caro e de qualidade e potencial duvidosos e por serem plantas oriundas de climas adversos causam muitas perdas aos iniciantes.
Não sou contra as tgradicionais, tenho várias (pinheiro negro, tridente, ulmus, etc) mas pretendo investir bastante nas nativas.
Olá João
Concordo plenamente 😉 com a tua opinião
A maioria das "tradicionais" de cá são as nativas de lá, por isso à que explorar todas as potencialidades que estão mais à mão e de mais fácil sustentatibilidade.
O "meio termo", é o caminho.
Os extremos roça sempre o fundamentalismo e como resultado só afasta em vez de congregar, mesmo que seja o mais correcto 😉, com o tempo o pessoal vai-se adaptando às Autoctones e começar a vê-las com outros olhos, sem ter que ser quase empurrado, seguramente darão tantas ou mais alegrias que as outras de fora...
[ ]s
Castro
IPAVIE02/04/2007 21:31
Grande Glauco!
Realmente espetacular o viveiro do Emanuel e muito nobre da sua parte compartilhar com os amigos. Celso boas fotos cara, continue nos presenteando com as mesmas.
Cara imagine minha angústia, tão perto e não tenho tempo para dar uma chegada lá no dia 14, mas haverão outras oportunidades.
Parabéns ao artista Emanuel e aos amigos Glauco e Celso.
joaoporto03/04/2007 08:56
A medida que o pessoal "descobre" OS MASSETES de cada espécie elas vão se poipularizando, a velocidade desta popularização é diretamente proporcional à boa vontade das pessoas compartilharem as experiências pessoais.
um abraço
CELSO RUBENS05/04/2007 10:00
Meu caro Iano,
uma pequena correção... as fotos do viveiro do Emanuel (muito boas, por sinais!) são da autoria do nosso amigo Glauco.
Em breve postarei algumas minhas, dos Bonsai que lá adquiri, pois eles ainda estão se recuparando de algumas intervenções feitas.
Um abraço e não perca a chance de conhecer ïn loco", o trabalho do Emanuel.
Celso.
bs_freitas06/04/2007 02:55
Ora Ora!!
onde eu estava que não tinha visto isso aqui! acabei de ver as fotos lá
no grupo yahoo e vim correndo para conferir se o pessoal tinhas postado-as aqui,e não é que sim! Este é um bom exemplo que as nativas a cada dia adquirem o devido respeito,não desmerecendo as alienígenas,que são muito belas porem como o pessoal já disse,muitas não são adaptadas.então é isso ae dia 14 vamos lá denovo,e agora o grupo todo !
abraço