OUTONO
Fábio26/03/2005 21:06
Pessoal,
Hoje fiz poda nas minhas plantas porque não sei quando volto à casa dos meus pais, então aproveitei a oportunidade, mesmo sem saber se é a época ideal.
Estou querendo saber se já posso fazer a desfolha total da minha pitangueira. É esta a época adequada?
Um abraço a todos,
Fábio
Marco Antonio Marques28/03/2005 12:00
Olá a todos!
Primeiro gostaria de me apresentar: Meu nome é Marco, sou de SP e, como vcs, sou mais um amante dos bonsais e espero poder compartilhar o que puder e aprender muito por aqui.
Qto à pitangueira, desfolhei a minha no início do verão, em busca de uma folhagem mais bela. Em apenas 2 semanas toda a folhagem já havia sido substituída.
Mas há necessidade da desfolha da pitangueira tendo em vista o inverno?
abraço a todos.
Sergivaldo28/03/2005 12:58
Olá Pessoal,
Aqui, no nordeste, não conheco o Outono. O que sei é estamos no final do Verão e as chuvas já começam a surgir.
Na prática isto representa o início da renovação nas folhagens de nossas plantas, ou seja: hora de efetuar as desfolhas e podas de limpeza.
Me baseio nisto e então reforço a adubação.
Um abração,
Sergivaldo
Alexandre S. Coelho28/03/2005 13:27
Sergivaldo...
Qual o período d descanso na adubação que vc faz? Eu sempre paro de adubar em meados de Maio até o começo de Agosto.
Quanto a desfolha geralmente faço no início de Janeiro ou agora quando começam as chuvas, dependendo das condições da planta.
Realmente o calendário das estações não funcionam aqui no Nordeste, vocë segue algum tipo de calendário... pode dizer qual ?
E o Bergson, alguma coisa a acrescentar meu amigo ???!!!
abraços
Sergivaldo28/03/2005 19:31
Alexandre de Souza Coelho escreveu:
Sergivaldo...
Qual o período d descanso na adubação que vc faz? Eu sempre paro de adubar em meados de Maio até o começo de Agosto.
Quanto a desfolha geralmente faço no início de Janeiro ou agora quando começam as chuvas, dependendo das condições da planta.
Realmente o calendário das estações não funcionam aqui no Nordeste, vocë segue algum tipo de calendário... pode dizer qual ?
E o Bergson, alguma coisa a acrescentar meu amigo ???!!!
abraços
Oi Alexandre, tudo bem??
Eu não sou muito de seguir calendários, principalmente porque não temos as estações bem definidas, apenas observo como estão minhas plantas.
Costumo utilizar adubo líquido (pulverizações) pelo menos uma vez a cada 45 dias e adubo sólido sempre que percebo que as plantas estão "meio paradas". Normalmente isto é feito durante os meses de estiagem (Verão) e , como falei anteriormente, quando começam as chuvas, que na minha concepção seria o equivalente à Primavera, reforço a adubação pois no auge do Inverno, que ocorre geralmente entre maio e agosto como você bem falou, eu não adubo.
Um abração,
SErgivaldo
Alexandre S. Coelho29/03/2005 20:54
Valeu Sergivaldo !!!
É, parece que somente com muita observação vamos aprendendo um pouco a cada ano... agora, com a ajuda dos amigos foristas a soma de conhecimentos nos torna cada vez mais capacitados no trato com nossas árvores!
Fico muito feliz cada vaz que entro neste fórum!!!
abraço a todos
Mizuno30/03/2005 17:20
No caso da pitangueira, os colegas estavam comentando que não é bom desfolhar seguidamente, para não enfraquecer a planta.
Precisa lembrar que essa espécie não é caduca, então não está tão habituada a esse procedimento.
Marco Antonio Marques escreveu:
Olá a todos!
Primeiro gostaria de me apresentar: Meu nome é Marco, sou de SP e, como vcs, sou mais um amante dos bonsais e espero poder compartilhar o que puder e aprender muito por aqui.
Qto à pitangueira, desfolhei a minha no início do verão, em busca de uma folhagem mais bela. Em apenas 2 semanas toda a folhagem já havia sido substituída.
Mas há necessidade da desfolha da pitangueira tendo em vista o inverno?
abraço a todos.
Cláudio C. Ratto30/03/2005 18:35
Marco,
Quanto a pitangueira, eu a desfolho por agora e não faço desfolha de inverno. Nem todo ano eu repito essa operação, pois sei que estressa a planta, entende ?
Ela não é uma espécie caduca !
Só faço também se ela está com as folhas bem velhas........
Já tinha dito anteriormente e repito agora, que antes de fazermos as desfolhas, temos que passar por uma bateria de procedimentos, que consiste em podar áreas estratégicas dos galhos e armações, antes mesmo de fazermos as desfolhas..... Com isso estaríamos fazendo diversas correções antes. As desfolhas são também para compactação, principalmente da folhagem, mas existe um propósito, ou melhor dizendo, um procedimento a seguir antes mesmo de fazermos, entende ?
Então crie a estrutura principal da sua planta , que é composta por: nebari , tronco, galhos e ramos............depois pense em desfolhas parciais ou totais.......dependendo da espécie em questão...........
[]ão
Mário A G Leal30/03/2005 19:33
Cláudio, aproveito o gancho a respeito da manutenção do ácer e coloco novamente, (Aproveitei a passagem de minha filha e andei tirando umas fotos) uma maneira que encontrei de manter um pouco melhor as folhagens. Veja você que Ribeirão Preto é bastante quente também e eu não conseguia manter a folhagem viçosa. Agora colocando sobre uma bandeja com água e pedras para evitar infestação de mosquitos, consegui.
O ácer é a primeira planta.
Veja as duas primeiras bandejas. Não coloco o vaso diretamente na água.
Agora tenho a oportunidade de vê-la mais bonita com esta solução.
Cláudio C. Ratto escreveu:
André,
Por exemplo:
Os nossos ipês caem mais as folhas no inverno os aceres exóticos também, mas a única diferença que vejo está relacionada ao clima, onde os ipês por estarem aclimatados suportam o sol forte e os aceres, principalmente o palmatum não. Aqui no Rio ao nível do mar é um problema, pois além do sol forte tem dias muito secos .........
Então é por isso que as folhas novas secam ....viram pó infelizmente.
Entra ano e sai ano a coisa vai piorando para as espécies exóticas que precisam de um clima mais frio e úmido para a sobrevivência..........e acabam sucumbindo.
Como procedimento para o Acer buergerianum , espécie mais indicada para a gente que vive a beira mar, adoto desfolhas no verão e no inverno. Isso é para que consigamos manter a forma diminuta, ideal para o bonsai. Mas veja, isso não pode ser feito se o exemplar está mostrando pra gente alguma deficiência, ou seja, pouca cobertura de folhas.........esteja fraco, entende ?
Se a fizermos neste caso, estamos comprometendo o exemplar em questão.
Sugiro que você pegue esse seu Acer palmatum e o coloque num ambiente coberto por sombrite e que lhe dê água com mais freqüência, ok ?
Como foi a adubação dele ?
Um abraço,
PS: O verão do Rio teve dias que fez 42 graus !!
Sergivaldo30/03/2005 19:52
Olá Mário,
Vi apenas esse pedacinho do seu viveiro e fiquei deslumbrado: quando puder, nos presentei com mais fotos. 😂 😂 😂
Gostaria de saber, se possível, como você construiu essa sua estufa (?), poderia ser n'outro tópico, que tal, "faça você mesmo"?
Gostei muito do seu bonsai de Ácer: linda planta!!!!
Outra coisa, que mesa linda é essa aí meu amigo?? diz prá gente onde conseguiu, quem faz e como adquiri-la.
Um grande abraço,
Sergivaldo
Antonio Castro30/03/2005 20:19
Olá a todos 🙂
Sr. Mário eu no meu caso, mantenho os Aceres debaixo da rede de protecção e com recipientes identicos aos utilizados na mamadeira (o de baixo ) cheios de água para promover a humidade que ele tanto deseja.
Com isto consegue-se manter mais tempo as folhas.
E a desfolha é um processo bastante importante, para a redução das folhas e dos entrenós, mas com a devida atençãode que só deve ser feita se a arvore tiver indicios de estar bem de saude e não é para repetir todos os anos.
[ ]s
Castro
Mário A G Leal30/03/2005 20:58
Sergivaldo, não tenho nada tão especial. Uma planta ou outra mais agradável. Tenho uma visão bastante diferenciada.
Sobre o viveiro, não é uma estufa embora possa parecer pela foto, foi feita de blocos e a parte superior deste viveiro mandei fazer uns arcos de cano. Na próxima oportunidade vou tentar fotografar de maneira a ser compreendido.
Tenho algumas mesas como esta que eu mesmo fiz mas, esta em particular, foi presente da Associação Eslovaca de Bonsai em 2003, quando estive em Nitra.
Sergivaldo escreveu:
Olá Mário,
Vi apenas esse pedacinho do seu viveiro e fiquei deslumbrado: quando puder, nos presentei com mais fotos. 😂 😂 😂
Gostaria de saber, se possível, como você construiu essa sua estufa (?), poderia ser n'outro tópico, que tal, "faça você mesmo"?
Gostei muito do seu bonsai de Ácer: linda planta!!!!
Outra coisa, que mesa linda é essa aí meu amigo?? diz prá gente onde conseguiu, quem faz e como adquiri-la.
Um grande abraço,
Sergivaldo
Mário A G Leal30/03/2005 21:03
Caro Antonio Castro, acredito que vocês, por aí, não tenham tantos problemas com mosquitos como nós aqui pelo Brasil. Não podemos deixar uma vasilha, pote ou qualquer outro tipo de apoio cheio de água que em dois dias os mosquitos começam a proliferar.
Mário A G Leal30/03/2005 21:11
Sergivaldo, esta mesa foi feita por mim em cedrinho em 1998, sei a data pois marquei na mesa. Os entalhes do ideograma de bonsai dão uma graça ao acabamento.
Note o nó desta castanha de maranhão. É um nó perfeito!

Cláudio C. Ratto30/03/2005 23:52
Mário,
Legal o seu espaço !
O que eu sei é que Ribeirão Preto é onde tem o maior aqüífero do Brasil...........logo pode ser quente, porém úmido........A latitude diz tudo também !
[]ão
Lando31/03/2005 12:20
Oi, Mário!
Tenho uma muda de pau-brasil de tamanho médio que está com um nó muito parecido com o deste seu exemplar...
Muito bonito seus bonsai de acer e castanha; a mesinha que ganhaste de presente é um espétáculo! A que você construiu também é 10! - notei uma gravura nela... Foi você mesmo quem talhou?
Muito legal!
Até mais,
Orlando (Lando)
Mário A G Leal31/03/2005 13:12
Lando, fui eu mesmo quem entalhou. É bastante divertido. Pena que faz tantos anos que não construo mais nenhuma. Quem sabe logo mais não começo mais algumas....
Sergivaldo31/03/2005 16:53
Mário A G Leal escreveu:
Sergivaldo, não tenho nada tão especial. Uma planta ou outra mais agradável. Tenho uma visão bastante diferenciada.
Sobre o viveiro, não é uma estufa embora possa parecer pela foto, foi feita de blocos e a parte superior deste viveiro mandei fazer uns arcos de cano. Na próxima oportunidade vou tentar fotografar de maneira a ser compreendido.
Tenho algumas mesas como esta que eu mesmo fiz mas, esta em particular, foi presente da Associação Eslovaca de Bonsai em 2003, quando estive em Nitra.
Valeu Mário,
Vou ficar aguardando novas fotos. Muito obrigado!!
A respeito da mesa, é simplesmente linda!!
Um grande abraço,
Sergivaldo
Leo03/05/2005 23:28
Oi gente.Se vcs mais experientes e bonsaistas de regiões do país onde existem estações mais ou menos definidas,têem algumas dúvidas,e as vezes ficam confusos com tantas informações contraditórias,imaginem eu que comecei a me interessar pela arte há pouco mais de dois anos e vivo em Salvador, onde não temos estações definidas.Temos basicamente a época das chuvas e a da estiágem.Definido mesmo só o verão.
Mário A G Leal04/05/2005 07:17
Leo, fica tranquilo que aos poucos você vai encontrando o caminho correto. é uma questão de persistência e paciência. No que for possível, todos, estamos dispostos a ajudá-lo.
Sergivaldo04/05/2005 09:32
Grande LÉO!!!!!
Fico feliz em vê-lo participando desse fórum. SEJA BEM VINDO!!!!
Leo escreveu:
Oi gente.Se vcs mais experientes e bonsaistas de regiões do país onde existem estações mais ou menos definidas,têem algumas dúvidas,e as vezes ficam confusos com tantas informações contraditórias,imaginem eu que comecei a me interessar pela arte há pouco mais de dois anos e vivo em Salvador, onde não temos estações definidas.Temos basicamente a época das chuvas e a da estiágem.Definido mesmo só o verão.
Conheço muito bem essas dificuldades, amigo. Assim como em SAlvador, o problema se repete por toda região Nordeste. Imagine quem mora em pleno Sertão nordestino.
O bom disso tudo é aprendemos muito com as nossas experiências e esse conhecimento adquirido através da prática vale muito mais que qualquer teoria.
Um abração,
Sergivaldo
Leo10/05/2005 00:21
Caro Mario:
Obrigado pela força,e tenha certeza que vou contar com ajuda de vcs nessa caminhada.
Grande Sergivaldo,como vai o amigo? Vc sumiu de lá tive que vir atras.Estou gostando muito desse forum, ainda me familiarizando com a forma(muito bem arrumado por sinal) e procurando ler os tópicos antigos.
Quanto ao clima vc sabe que é uma preocupação minha(sede de aprender).Tenho procurado seguir as dicas que vc me deu,mas tenho vontade de voltar a discutir o assunto.Como nesse forum tenho percebido a presença de muitos bonsaistas do nordeste e do Rio de Janeiro(onde acho que o clima não é tão diferente do de Salvador)tenho vontade de colocar esse tema em discursão.Ou será que já tem um tópico nesse sentido?
Ainda não desistí de algumas espécies não recomendadas para o nosso clima(sou meio cabeça dura)e pelo menos uma delas parece estar se adaptando bem,a Tuia nana.Tenho uma mudinha há quase dois anos que está num escorredor(colocado na mamadeira há +ou- 2 meses)que está com um aspecto bastante saudavel,o que tem me animado muito.Qualquer dia desse posto uma foto.
Abraços
Sergivaldo10/05/2005 18:45
Leo escreveu:
Caro Mario:
Obrigado pela força,e tenha certeza que vou contar com ajuda de vcs nessa caminhada.
Grande Sergivaldo,como vai o amigo? Vc sumiu de lá tive que vir atras.Estou gostando muito desse forum, ainda me familiarizando com a forma(muito bem arrumado por sinal) e procurando ler os tópicos antigos.
Quanto ao clima vc sabe que é uma preocupação minha(sede de aprender).Tenho procurado seguir as dicas que vc me deu,mas tenho vontade de voltar a discutir o assunto.Como nesse forum tenho percebido a presença de muitos bonsaistas do nordeste e do Rio de Janeiro(onde acho que o clima não é tão diferente do de Salvador)tenho vontade de colocar esse tema em discursão.Ou será que já tem um tópico nesse sentido?
Ainda não desistí de algumas espécies não recomendadas para o nosso clima(sou meio cabeça dura)e pelo menos uma delas parece estar se adaptando bem,a Tuia nana.Tenho uma mudinha há quase dois anos que está num escorredor(colocado na mamadeira há +ou- 2 meses)que está com um aspecto bastante saudavel,o que tem me animado muito.Qualquer dia desse posto uma foto.
Abraços
Grande Léo!!!!
Vou bem, amigo. Na verdade não ando sumido, apenas mudei de endereço 😂 😂 😂
Quanto à questão do clima, não há duvidas de que é um assunto muito vasto e que precisa ser bastante explorado. Acho que se ficaram dúvidas você não pensar duas vezes: lança a questão para ser discutida. Uma das qualidades que encontramos aqui é a forma como estão organizados os temas (ou fóruns). Outra, também não menos importante, é a disposição dos foristas em colaborar; não nos chateiamos com as perguntas repetitivas.
Em relação às espécies citadas, acho que não custa muito tentar: uma experiência vale muito mais que muitas teorias. Podemos estar enganados e, quem sabe, de repente você não descobre a melhor maneira de cultivá-las.
É isto aí, vamos em frente!!!
Um abração, uma caipiroska, ...
Sergivaldo
Alexandre S. Coelho10/05/2005 19:37
Leo escreveu:
Caro Mario:
Abraços
Nordestino...??? Cadë...???
Leo meu amigo, SEJA BEM VINDO !!!
Já tö com saudade do I Encontro de cabras da peste... e o próximo parece que vai ficar para Setembro 🙁 🙁 🙁
abraços
Angela Fernandes10/05/2005 20:09
Outono
Fala Ratto !!!!!!!!!!
Nós que moramos na mesma cidade, embora em bairros distantes e que por isso mesmo o clima varia e bastante - sua casa fica em lugar arborizado, meu APERTAMENTO não - dito isso, pergunto.... devo também agora retirar o adubo dos meus vasos ??????
Brigadú
Angela 🙄 🙄 🙄 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops: