Olá Amigo Luciano
EBREO escreveu:
CASTRO AMIGO, O que quiz dizer e que a variante chinesa utiliza o temido SHIZEN ZUKURI! Afinal , me diga algo do JAPAO, que nao seja de origem CHINESA! A lingua , arquitetura, as artes, afora os AINUS nada e de origem da ilha! Talvez se estudarmos bem ,nem os AINU devem ser de origem NIPONICA!.
Shizen - zukuri : “Uma forma natural. Não se preocupar demasiado com a colocação das ramas.” Penso que quer dizer mais ou menos isto.
Também pode significar desfruta a arte de Bonsai de uma forma natural, unifica-te com ele sem preocupação do que tens que fazer, porque se tiveres boas bases, o trabalho sai por si mesmo....pode significar tantas coisas.
O Bonsai natural não existe, a partir que o colocamos num recipiente e o fazemos dependentes de nós, deixa de ser natural...existe sim a arvore natural, essa vive sem precisar de nós...penso que até agradecia, que nem existíssemos, a julgar pelos desmatamentos que fazem diariamente em prol do comércio...
Acerca do Ainus, não conheço nada, segundo já li algo muito na transversal, de acordo com algumas teorias podem ser descendentes de emigrantes Mongóis ou de Esquimós
EBREO escreveu:
Que isto tem a ver com o BONSAI? Temos que estudar a historia real das civilizaçoes e as artes que elas destacam como suas! Esta arte entrou no JAPAO no SECULO XIII!
Claro isso é inegável, como também não será menos verdade, dizer que também não será da autoria dos chineses... grande parte da cultura Chinesa deve-se à Cultura Indiana e por em diante...
EBREO escreveu:
Fico a pensar se temos que seguir uma escola, que seja a mais parecida ao menos a nivel de plantas e clima, parecida conosco! E nao adianta negar , o maior mercado produtor de bonsai do mundo e o CHINES!
Devemos seguir o nosso caminho, o que nos parece mais acertado, para começar esse trajecto, devemos saber onde estamos e para onde pretendemos ir, se o conhecermos bem, sempre se pode tentar arranjar novos caminhos desde que nos levem ao local de destino pretendido.
Acerca do maior mercado produtor, maior, não quer dizer necessariamente o melhor, eu sempre que posso, sou mais apologista de pouco, mas razoável, ou bom.
Os bonsai que se vêem e normalmente são classificados com “menos bons” ou Malsai dos hipermercados, são na sua grande maioria de origem Chinesa, aqui comparo-os em termos, quase que como nas ferramentas, as chinesas é o que se sabe, as Japonesas mesmo as más são acima das melhores Chinesas, o mesmo acontece com os vasos, salvo raras excepções ( Loiça Chinesa) pela sua antiguidade.
Como é obvio isso tem um preço e, por vezes tal como acontecerá a todos nós sou obrigado a fazer uma compra, que não seria aquela que gostava, que tivesse sido...
Mas reconheço que mesmo de menor qualidade quanto a mim, cumprem perfeitamente o seu papel , já que comecei nesta arte precisamente com um, dessa forma....e não estou arrependido, refinei foi o meu gosto e fiquei mais exigente.
Eu tenho mais inclinação p/ a Vertente Japonesa, embora em abono da verdade, nem sei se a sigo...nem me preocupo muito com isso...para não haver uma ausência de tudo, limito-me a sorver/aprender sobre esta arte o máximo que posso, para melhor desfrutar dela e quem sabe num futuro, seguir um outro rumo com certezas, de que o estou a fazer.
EBREO escreveu:
LI VEI XING, esta em todos os ULMUS. SERRISAS,SAGERETIAS e etc, que comprarmos. Eu brinquei no começo da materia , imitando os caras que jamais terao a competencia de fazer ou tentar algo parecido, entao criticam! Quem sou eu para criticar um POEMA VEGETAL, desta grandeza! ATT. LUCIANO.
Eu percebi, na brincadeira por aqui chama-se “espetar uma farpa”, só que mais uma vez temos que nos lembrar, que pelas diversas posições dos membros do respectivo Fórum pode haver que tenha passado um mau dia, leia isso de outra forma, não goste da brincadeira e lá voltam a haver discussões, que em nada abonam a nossa arte.
Não é o meu caso, por mim podes falar à vontade...eu embora prefira a Japonesa, não me ofusca a visão ao ponto de não achar bonito, aquilo que realmente o é...
E criticar, podemos sempre fazê-lo, mesmo sem termos que provar se conseguimos igual...em analogia mal seria se por ex: entrasse num consultório médico, fosse mal atendido (que se nota bem ) para o criticar tivesse que tirar medicina só para o provar 😉... Os médicos que me desculpem que é apenas um exemplo, Ok.
Caro Marçal
Numa outra anologia, você é Arquitecto, embora não possam assinar, os projectistas que trabalham consigo, provalmente pelo tempo que têm dessa profissão, estão aptos para executar projectos de habitação, o que é que o faz ser diferente deles, não é as suas bases?
As casas deles, também poderiam ser habitações naturais e exprimir beleza, porem não podem assinar por falta de estrutura académica.
Depois de concluidas essas bases, podem escolher o estilo de arquitectura que quiserem, desde que tenha cliente para tal.
[ ]s
Castro