Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AFINAL QUE ESTILO É ESSE????

123
Campolina22/04/2007 13:44
Olá pessoal, apesar de recorrente sempre acho interessante este tipo de discussão, especialmente quando temos a participação de alguns dos colegas que notadamente tem o "dom da escrita" e mesmo algo acanhado, gostaria de deixar também a minha opinião.

No meu ponto de vista, a compreensão destes aspetos se torna muito mais fácil quando quando tomamos consciência de que apesar de semelhantes e geograficamente próximas, as culturas tem preferências estéticas diferentes, assumindo e respeitando estas diferenças inclusive na denominação das artes. Bonsai é Bonsai, Penjing é Penjing ( que não se limita às paisagens "água e terra"😉. Cada uma segue padrões estéticos e filosóficos próprios.

O Japão ao absorver a arte, modificou-a de acordo com suas preferências estéticas de deu-lhe uma nova denominação=Bonsai. Os japoneses não ficaram criticando ou tentando modificar a orientação chinesa. No japão também existem paisagens na bandeja, mas esteticamente diferentes das chinesas. São chamadas Bonkei ou Bonseki. Não há "Penjing Formal" ou "Bonkei Natural".

Este artista dono da maravilhosa pitanga que motivou este tópico (mas que coloração de inverno maravilhosa é essa!) faz algum tempo postou um trabalho no Internet Bonsai Clube, em outra das nossas nativas, uma jabuticaba, em que o primeiro galho formava praticamente uma segunda copa.
Um dos foristas postou uma sugestão de "correção virtual" alterando o formato para uma copa única. O artista respondeu simplesmente "obrigado pelo design clássico japonês". Com muita sutileza demonstrou que apesar de apreciar e respeitar o Bonsai, não foi isso o que pretendeu e realizou com a sua árvore.

Em taiwan, eles consideram seu trabalho como influenciado pelas duas artes, Penjing e Bonsai mas ainda com maior influência chinesa ou seja, ainda buscam a criação de elementos contrastantes balanceados por um equilíbrio dinâmico.

Sempre achei que os brasileiros tem o gosto mais próximo ao padrão chinês, pois tem uma grande preferência por árvores menos estilizadas e pela adição de elementos decorativos na composição. Seria mais fácil compreender e assumir o Penjing em todas as suas formas (Penjing Árvore, Penjing Paisagem e Penjing Água e Terra), sem tentar modificar o Bonsai.

Se o padrão metódico e estilizado do Bonsai não agrada, quem sabe não é o cultivo da Árvore Penjing que estamos procurando?

Um abraço a todos.
duprat22/04/2007 19:08
Caro Ferreira,

Me lembro de uma passagem de um mestre da pintura moderna que me parece, apesar de se tratar de uma outra arte, apoiar a questão por você levantada além de evitar os possíveis mal entendidos.

“A arte atravessa as coisas vai mais além tanto do real quanto do imaginário.
A arte joga, sem suspeitar, com realidades últimas, e entretanto as alcança efetivamente. Assim como uma criança nos imita em seu jogo, assim também nós imitamos no jogo da arte as forças que criaram e seguem criando o mundo”

Queria colocar antes esta passagem pois me parece que quando se critica o termo ”bonsai natural” é o porque ele sugere que ali não houve intervenção humana. Creio que isso decorre de uma certa má vontade em perceber que o sentido do termo aponta antes, como você bem esclareceu, para um bonsai que imite, não princípios abstratos legados pela cultura humana, mas as forças de criação da natureza. Assim se preferirmos evitar objeções dos que se atêm de maneira muito rigorosa ao sentido das palavras, ao invés de usar o termo “bonsai natural” poderíamos usar outro como “bonsai com a naturalidade da natureza.”.

É curioso notar que a citação acima é de um pintor cujo trabalho é muito próximo de uma pintura abstrata. Digo isto pois algumas pinturas abstratas conquistam esta “naturalidade da natureza” enquanto outras por mais realistas que sejam, não. Do mesmo modo, na arte do bonsai, devemos manter a ressalva de que existem bonsais saídos do pet shop, extremamente abstratos, racionais, com copas muito cuidadosamente desenhada, que conquistam esta naturalidade da natureza, enquanto outros, que não seguem princípios herdados da cultura humana, que imitam uma certa casualidade e informalidade da natureza, não tem esta naturalidade da natureza. Creio que é também por esta última razão que o termo tem se tornado tão polêmico.
sergioturbo1022/04/2007 20:49
Gosto de ver como o bonsai no Brasil desenvolveu em um ano. Quando entrei aqui como iniciante a pouco mais de um ano, era dito e repetido que estavamos engatinhando, agora vejo que nos colocamos de pé e estamos correndo!

Como sou iniciante ainda fico confuso com certas plantas, talves não entenda a arte delas, por isso talvez prefira a forma japonesa de fazer bonsai, pois olhando segundo as "regras" criadas por eles fica facil identificar um bom trabalho.

O bonsai chinês é bonito, prova é essa planta que originou o tópico, o brabo é que tem gente aproveitando essa liberdade para fazer qualquer coisa e colocar a culpa no bonsai chines!!! quem sabe a ideia do duprat de fazer o bonsai brasileiro logo de uma vez resolva isso. Falo isso porque fui em uma exposição de bonsai e só tinha mudas em vasos de bonsai, vendendo como bonsai chines, isso termina sendo um orientação errada pra quem esta começando, o cara acha que é só pegar qualquer coisa e botar em um vaso e dizer que é bonsai.

Gostaria da participação do pessoal da velha guarda do forum, onde anda vocês pessoal, nunca mais os vi!!!

(nada direcionado ao pessoal do forum, não se irritem, apenas o pensamento de um iniciante)
eu23/04/2007 09:07
Estilo lindo
Antonio Castro23/04/2007 09:19
Olá a todos

Ferreira escreveu:
Mesmo assim, a aparência geral de várias plantas me chama a atenção por seu aspecto "penteado", "asseado", sem sequer uma folha fora do perfil

Esse é um bom exemplo também, numa exposição de cãos&gatos, porque será que os penteam dessa forma e até o andamento e a postura será/é pontuada, não terá a ver com a excelência da apresentação?? será que ficaria bonito numa competição, apresentarem-se como eles como andam no dia a dia?? também, mas penso tratar-se de uma questão de valores, que servem como critério de avaliação, aceites no seio destas comunidades p/ aferir quais deles se destacam mais...

sergioturbo10 escreveu:
O bonsai chinês é bonito, prova é essa planta que originou o tópico, o brabo é que tem gente aproveitando essa liberdade para fazer qualquer coisa e colocar a culpa no bonsai chines!!! quem sabe a ideia do duprat de fazer o bonsai brasileiro logo de uma vez resolva isso. Falo isso porque fui em uma exposição de bonsai e só tinha mudas em vasos de bonsai, vendendo como bonsai chines, isso termina sendo um orientação errada pra quem esta começando, o cara acha que é só pegar qualquer coisa e botar em um vaso e dizer que é bonsai.

Pois, isso penso que será o que se vai constatar mais frequentemente, sendo talvez, aquilo que eu menos gostaria de assistir, no que ao Bonsai diz respeito.
Convem sublinhar que a maioria dos Bonsaistas que actualmente enveredaram por esse caminho e que nos mostram árvores deste calibre ( que todos gostamos de ver), serão pessoas que em comum, terão os conhecimentos do Bonsai dito "Clássico" e quiça por uma questão de esgotamento de todas as suas possibilidades criativas, optaram por uma outra vertente, onde as coisas "parecem" ser dispostas ao acaso, não sendo esta a sua realidade ...

Sem as devidas bases, pode ser levada facilmente a um erro de interpretação por quem inicia ou está nisto à relativamente pouco tempo, como sendo um estilo onde tudo é permitido...porque de facto é isso que se assiste, por quem inicia no mesmo, não está em causa se é melhor ou pior o trabalho das duas vertentes, até porque, para haver comparações deste género, só o deveriam ser com o melhor de um, e aquilo que melhor se faz de outro.
E isso pelo que sei, nem mesmo dentro da mesma vertente é uma tarefa fácil.

São duas opções à nossa disposição, que nos podem ser uteis em termos de complemento, e amadurecimento...
Nas duas como em tudo o resto, irão sempre existir bons e "menos bons" exemplos daquilo que poderá ser chamado "Bonsai"...nem todos nascemos com os pés p/ esta arte, como Ronaldinho Gaúcho nasceu, para o futebol 😉...resta-nos ou tentemos sim, dentro das nossas possibilidades dar o nosso melhor, seja qual for a vertente escolhida e que esta saia o máximo possivel, dignificada...

[ ]s

Castro
joaoporto23/04/2007 10:46
Olá pessoal,

Não deve ser somente aqui no Brasil que existem essas discussões, eu penso da seguinte maneira: se pretende fazer bonsai japones você deve seguir as regras estéticas desta escola se for seguir a escola chinesa então existem outras possibilidades. Para mim tudo é válido, em primeiro lugar, na minha opinião, é a planta que diz qual o estilo ao qual ela melhor se adapta é uma questão de ter olhos para ver, em segundo lugar o bonsai deve agradar a quem o faz ou seja ao bonsaísta. Para mim esta pitanga pede pequenas alterações mas é sem dúvida algo a ser buscado nesta espécie.

Não precisamos ir contra nada, mas sempre a favor do que queremos.

um abraço a todos e muita calma nessa hora ! 😛
fabianoscosta23/04/2007 15:16
Caros,

Pensei muito nisto neste fim de semana e creio que Campolina escreveu tudo o que eu iria lhes redigir...só que sem ser superficial...

Campolina escreveu:

No meu ponto de vista, a compreensão destes aspetos se torna muito mais fácil quando quando tomamos consciência de que apesar de semelhantes e geograficamente próximas, as culturas tem preferências estéticas diferentes, assumindo e respeitando estas diferenças inclusive na denominação das artes. Bonsai é Bonsai, Penjing é Penjing ( que não se limita às paisagens "água e terra"😉. Cada uma segue padrões estéticos e filosóficos próprios.

O Japão ao absorver a arte, modificou-a de acordo com suas preferências estéticas de deu-lhe uma nova denominação=Bonsai. Os japoneses não ficaram criticando ou tentando modificar a orientação chinesa. No japão também existem paisagens na bandeja, mas esteticamente diferentes das chinesas. São chamadas Bonkei ou Bonseki. Não há "Penjing Formal" ou "Bonkei Natural".

Acho tbm que aqui estamos com uma tendência enorme à fazermos o q Duprat sugere, fazermos regras para surgimento de um bonsai brasileiro, mas acho que assim como mudou nomenclatura, estilos, regras e tudo mais que nos identifique e mais, identifique nossa regionalidade qdo se ver tal trabalho, assim como é na China, Japão e assim por diante nos países no qual tem a arte como tradição a mais tempo.

Mas, para mudar de Bonsai para árvore na bandeja, ou algo deste tipo, creio que não estamos preparados, tvz nós estejamos, mas vc vai vender bem mais bonsai do que árvores na bandeja, comercialmente falando, para leigos e pessoas que gostam da arte.É triste, mas nosso país é de curta cultura e pouco apego à nossos valores, tvz seja por isso...mas essa é uma discussão bem mais longa e não tem a ver com esta que é apropriada para a ocasião.

Acho que temos que levar isso em conta, superficial ou não, pontos de vista de quem está começando e quer estar dentro do que interessa.

Abraços
Fabiano
EBREO24/04/2007 08:09
flores e frutos
AMIGOS, Discussao apaixonante!!! Eu nao sei como fazer , mas alguem teria condiçoes de ver ou transferir para aqui , um topico do mesmo forum, esta no arquivo da MAIN GALLERY! O topico se chama FLOWERS AND FRUITS from TAIWAN, algo assim! Mostrando uma exposiçao de bonsai em TAIWAN, com plantas de flor e frutos! ATT. LUCIANO.
fabianoscosta24/04/2007 11:11
Luciano,

Aque site vc se refere? fiquei curioso.

Certa vez fui a uma exposição no Japão, província de Fukui, e vi vários bonsai de frutas, inclusive de pera com frutas enormes, isso está dentro do estilo japonês?

Abraço
Fabiano
JUSTO VERÍSSIMO24/04/2007 13:10
não vi
saudações
Amigos não vi farpa alguma no comentário bem humorado do Luciano!
Eu mesmo já brinquei dizendo serem ruins as plantas dele e depois disse 'para mandar pra mim'.
Realmente é um moyogi muito lindo, quem me dera ser meu!!
Pouco se comentou do estilo, é uma pena.
O conceito 90/10 diz que 10% é o que recebemos em ação. 90% o que fazemos, isto é, a nossa reação. Se reagimos mal sempre veremos o mal no que nos cerca. Não importa o que se diga ou que se explique.
Como dito, não há nenhuma assim aqui no país.
Gosto muito das várias escolas, muito das chinesas.
bonsai natural sempre me faz lembrar o "PRIMEIRO ESTILO" do texto na página inicial do atelierdobonsai.
inté
EBREO24/04/2007 20:36
site
FABIANO, O Nome do site e :internet bonsai club! A materia que falo esta no arquivo da MAIN GALLERI, pagina 10 do arquivo, terceiro topico. Intitulado:from taiwan 2-fruit and flower, autor BUDI SALISTO, alias todas as materias deste autor sao demais!!!! ATT. LUCIANO.
nickyfury24/04/2007 21:20
bonsai
Justo,

Farpa, no caso, foi uma colocação do amigo lusitano Antonio Castro, significando, no idioma dele, "uma brincadeira", uma forma de "satirizar algo", sem ofender. 😄

Fabiano, o site recomendado é o:

http://internetbonsaiclub.org

É um dos melhores sites sobre bonsai e complementos que tive a oportunidade de conhecer e sempre visitar. É surpreendente as matérias, cursos, dicas e informações fornecidas pelo site, além, é claro, das discussões altamente técnicas.

O nome correto do indonésio é:

BUDI SULISTYO, e o trabalho dele, realmente vale a pena conferir. 😄
EBREO24/04/2007 21:27
correçao
OBRIGADO, pela correçao e reafirmo que este topico deve ser visto! Tambem os topicos aonde aparecem as CASUARINAS, sao de estremecer qualquer bonsaista! ATT. LUCIANO.
duprat24/04/2007 23:15
Caro Justo,

Também me vem a mente o lido texto do Mário.
Par quem não conhece transcrevo para cá pois vale a pena reler.

O PRIMEIRO ESTILO

Mário Alberto Garcia Leal. .

Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido Bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via.
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou:
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.
Tranquilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição?
- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".
- O Senhor vai me perdoar mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor.
Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar.
fabianoscosta25/04/2007 10:15
Luciano e Nick, meus amigos no bonsai,

Agradeço imensamente pelo atalho que me fizeram percorrer para descobrir este tópico e este site, estou com dor na boca até agora pois meu queixo caiu e n consigo pô-lo no lugar de novo! 😂

Que obras fantásticas, que coisas maravilhosas, realmente de encher os olhos, e provavelmente de esvaziar os bolsos... 😄 se é que ele vende, e deve vender...

Eu pensava até agora que o site do bonsai4me.com fosse o mais completo em questão de técnicas avançadas, então agora depois de desmiuçar este todo, vou levar algumas semanas até ler tudo deste novo, novo pra mim, né?

Um grande abraço,
Fabiano
sergioturbo1025/04/2007 12:53
E se a arvore colhida(sofreu interferencia) tivesse ficado no mesmo lugar, será que ela teria aquela mesma aparecencia apresentada no vaso?

Com cortes de raiz, e sem redução das massa folhar ele deve ter sofrido muito, quem sabe por isso não agradou!

Estou apenas viajando no texto...
Antonio Castro25/04/2007 13:05
Olá a todos

duprat escreveu:
O PRIMEIRO ESTILO
Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido Bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via.
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou:
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.
Tranquilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição?
- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".
- O Senhor vai me perdoar mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor.
Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar.

Uma bonita Fábula, como tantas outras que existem por ai, apenas isso....
O primeiro Estilo, se existe é o da Natureza, onde verdadeiramente o homem não intervem...
Serão tantos os primeiros estilos, quanto o numeros de exemplares existentes, pelo simples facto de não existirem duas coisas iguais.

"...que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA"
Esquecendo que se trata de uma fábula, reflectindo um pouco,... acreditam mesmo nisto????
É que a mim parece-me que o simples acto de colectar uma árvore, colocar num vaso...o cortar das suas raizes, o adubar essencial para a sua subsistência/sobrevivência, ou simples acto de a regar, estou em crer que já será uma interferência, mais que suficiente...

O facto do seu confinamento a um pequeno espaço (vaso), será o suficiente para impedir que se torne semelhante às suas congénes da natureza, onde reina o Primeiro Estilo.

Faz-me lembra uma outra Fábula acerca do primeiro principio:
“Uma vez um novato perguntou a um Mestre Zen; Mestre qual é o primeiro principio?
Sem hesitação o Mestre replicou: “Se eu lhe dissesse, ele se tornaria o segundo principio”.
O primeiro principio não pode ser dito.
A coisa mais importante não pode ser dita, e o que pode ser dito não será o primeiro principio.”

Não pretendendo pronunciar-me acerca do restante conteudo do texto, pelo que percepcionamos na narrativa, será uma árvore em tudo idêntica às que normalmente adquirimos num qualquer "Horto", com o intuito de transformar em Bonsai...
Outra coisa que me parece (a mim) como algo claro, é que quando se critica Bonsai, não se está em momento algum a criticar a natureza...

A natureza pouco influi no Bonsai...tem obviamente o seu papel, mas grande parte do mesmo, terá sido substituido pelo homem, seja qual for a vertente escolhida...

Caro Justo Verissimo
Por cá o termo "Farpa", chama-se ao acto de alguém, que meio na brincadeira tenta atingir outro de uma forma subtil, sem que este se torne verdadeiramente ofensivo...ou não dependerá da interpretação do/s receptor/s.
Por vezes é feito de forma Voluntária, noutras não...

Pessoalmente posso estar redondamente enganado, mas este tópico de ingenuidade não teve/tem nada, desde o inicio foi uma dessas farpas..mas oK 😉, não foi/é ofensivo e permite-nos debater ideias, logo amadurecer-mos uns com os outros...

O conceito que refere na sua msg...chama-se "causa&efeito"

Se aquele exemplo, era acerca da minha pessoa, fique a saber que também o gosto de seguir...não é uma questão de ver mal as coisas, mas sim de uma forma diferente.
Ver de uma forma diferente, não é ser desagradável.
Como não temos todos o "Dom" da escrita, ao expressarmo-nos, se for de uma forma "menos clara", aliado a essa outra perspectiva de percepcionar as coisas corre-se sempre o risco de ser mal interpretado.

Não pode/deve chegar ao ponto, de quem responde ser avaliado depreciativamente...como já se nota por cá, em membros mais activos que participavam quase diáriamente, hoje se coibem de responder ou reduzem-no ao minimo...pelo triste facto, de parecer que tudo o que respondem estar constantemente a ser entendido doutra forma.
Se respondemos negativamente a determinado assunto, em resposta só podemos receber algo no mesmo contexto...contudo ainda assim, parece-me ser preferivel, reagirmos da forma que nos parece ser a mais correcta, mesmo que possa parecer "menos bem" ao seu receptor (desde que com educação), ou então resolver ficar calado (um amigo que nunca trai)...
mas ficar calado, é o que fazem/fizeram inumeros membros de valor que passaram por cá desde o inicio desta comunidade...e se calhar para não causarem algum desconforto no seio da mesma, preferiram optar pela sua ausência...infelizmente.

Uma vez que este não é o único do género, se ler outros tópicos mais lá para trás, vai reparar que existem muitos membros com ideias bastante semelhantes às minhas, só o facto de não estarem a pronunciar-se neste aqui, já é um bom indicador daquilo que acima citei, uma vez que até ao presente momento não me pareceu ler/ver nada que indicasse terem mudado de opinião 😉...talvez...esteja errado

É apenas a minhão opinião, e vale como tal.

Cptos.

Castro
Antonio Castro25/04/2007 13:18
😲 Oops Demorei

O Sergio Turbo já tinha respondido também 😉 .

Cptos.

Castro
duprat26/04/2007 04:33
Caro Castro,
Reparei que ao recortar a fabula citada você retirou dela sua autoria. Não era necessário. O autor, nosso anfitrião, tem uma grande alma, certamente não ficará aborrecido.
É uma pena que você considere as fábulas menos verdadeiras que a realidade. Sinal de que você cresceu e agora é gente grande, sabe refletir sensatamente e de maneira séria. Entretanto, deixou de perceber que o senhor Tanaka na fábula falava de estilo. Reenvasar e cuidar de uma árvore nada tem com o estilo. O estilo diz respeito a forma e nem todas as árvores da natureza ou de um viveiro têm um bom estilo. Na maioria das vezes elas nem o tem. Somente algumas, e mesmo assim, sempre são difíceis de encontrar, pois foram modeladas pelos duendes, e estes têm a mania de escondê-las. São eles que também esculpem e escondem alguma pedras, a que os adultos quando encontra, esculpem uma base e chamam de suiseki.
Não pretendo pronunciar-me sobre o restante conteúdo de sua mensagem, pois não compreendo o que foi que lhe aborreceu. Para mim prefiro procurar as raras pedras que foram escondidas pelos duendes a estas que os adultos colocam no meio do caminho.
Só espero que minhas palavras infantis não lhe aborreçam, pois o tenho em grande consideração.
Antonio Castro26/04/2007 07:35
Caro Duprat

O facto de ter tirado a autoria do texto, prende-se unicamente pelo facto da tentativa de explanar, se possível, o conteúdo da fábula sem no entanto o relacionar ao seu autor, pelo qual tenho um grande apreço…
Eu considero as fábulas como algo que nos leva à reflexão, sem no entanto me apegar a isso, nem tão pouco as aceitar como uma realidade, talvez desconhecer o que será a “verdadeira” realidade das coisas…
Concordo que o respectivo senhor da fábula falava de um estilo, não pondo em questão se bom, se mau, o meu ponto de vista seria/foi, que se ele procedeu ao simples facto de a manter viva naquele estado, seja por uma simples rega ou nutrição, terá sido o suficiente para que tenha havido interferência da parte humana…e isso modifica por completo a natureza das coisas.

Considero que todas as arvores têm o seu estilo, características de cada espécie e serão essas características que devem levar-nos a escolher, ou pelo menos tentar…sobre qual o estilo devemos inseri-las/enquadrar nesta nossa arte, para que de certa forma não estejamos a contrariar a sua própria natureza.

Não estou de modo algum aborrecido pela sua mensagem, também gosto de duendes/elfos, que nos levam a apreciar coisas subtis, de igual forma gosto de ler/intuir coisas dessa natureza que se encontram nas entrelinhas…

Obrigado pela consideração que me tem, o sentimento é recíproco.

[ ]s

Castro
JUSTO VERÍSSIMO26/04/2007 12:44
90/10
saudações
caro, também me pareceu que estás aborrecido, lamento.
embora de jeito nenhum me referia a ti, mas talvez não estejas aborrecido, porém não entendi sua reação (90/10), tudo bem, eu entender não é importante. só não sei porque pensaste que se referia a ti. vc disse: - ..talvez...esteja errado - acho que nisso sim. mas tudo ótimo ok!
não era ati nem a ninguém não! também era apenas a minhão opinião, e valia como tal.
causa e efeito é outra vertente, independente de nós na maioria das veses
mas esse tal conceito 90/10 fala da nossa reação a uma ação, depende de nós.
concordo, - ...não se receberá algo no mesmo contexto: se não estamos inclinados a reagir negativamente não entenderemos assim. então a pergunta surge: por que ao entender mal a colocação de um colega, que talvez não tenha o dom da escrita, entendemos negativamente? poderíamos entender errado positivamente!!. entender é a nossa reação.
prefiro assim, vencer o mal com o bem, reagir positivamente, por isso não vi nenhuma. por exemplo, agora vejo apenas que tu tentas evitar qualquer mal entendido no que disseste, e nada mais, não é? e acaba-se bem o assunto sem mais delongas. entendi sua motivação, podes ficar tranquilo.
😄 entendo de farpas, sou marceneiro, então sei que não ferem seriamente.
são subtis, mesmo assim não vi nenhuma.

as fábulas exprimem verdades e princípios, que são origem de leis e de moral etc, elas nos ajudarão, mas pensei que o primeiro estilo fosse verdade, não é? vi o claudio ratto pegar uma planta miniaturizada por si numa praia e a angela tava junto, e com poucas raizes, pensei logo no 1º estilo!
realmente há arvores com e sem estilo de bonsai, ando vendo nas cidades e no campo, essa variedade é muito legal. vejo a naturesa agindo nas minhas, é maravilhoso como crescem e cicatrizam né. as veses penso: o que instrui uma a ser ela e não outra? rna. mas é incrivel não?
duprat26/04/2007 16:16
Amigo Castro,
Fiquei muito feliz com suas palavras. Estava a brincar contigo pois, não sei se sabe, a maioria das crianças, quando lhes é dado poder de escolha, preferem acreditar em fabulas e fantasias do que na realidade Claro, um adulto não deve proceder assim, mas me parece triste quando ele perde por completo a magia e encantamento das crianças. De fato, me parece que estes seres invisíveis, como os duendes, realmente existem, pois mesmo não os tendo jamais visto, por vezes sinto muito concretamente a sua presença.

Mas voltando a nossa brincadeira, me parece que todas as árvores tem forma mas não estilo. Claro definir o que é estilo quando este não segue determinadas regras e princípios, como no caso do primeiro estilo da fabula, é problemático. Mas sentimos que a forma de uma árvore segue determinado ”sentido”, como se realmente tivesse sido modelada por alguém. Por isso foram citadas as pedras Suiseki. A atitude do Sr. Tanaka na fábula, ou, como citado pelo justo, do Claudio ratto na realidade, ao pegarem uma árvore e simplesmente a colocarem em um vaso, sem alterar sua forma, me parece muito parecida a de alguém que coleta uma pedra e a coloca sobre uma base modelada para apresentá-la como um Suiseki. Como poderíamos classificar uma árvore obtida assim? Como primeiro estilo. Como bonsai natural. Como bonsai com a naturalidade da natureza.

Claro que em uma mostra ou concurso isso será sempre muito problemático. Pois será sempre subjetivo dizer que uma determinada árvore tem um estilo e não meramente uma forma. Mas para mim, que acredito em duendes (é brincadeira pessoal – nunca vi nenhum – mas permaneço procurando...), permanece bem real a sensação de que algumas árvores da natureza têm um estilo muito bem definido, enquanto a maioria meramente uma forma.

Grande e afetuoso abraço
fabianoscosta26/04/2007 18:26
Amigo Duprat,

Você realmente sabe aliar a fantasia à realidade, mas qdo vc diz que algumas árvores tem estilo e outras formas, eu humildemente não consigo concordar, pois creio que todas as árvores tem estilo, às vezes, não bem definido por certas escolas, e forma é lógico que toda matéria tem que ter.

O problema do estilo, é que se tiver que se enquadrar nos classificados pela escola japonesa, isso muda de figura, mas vc pode inventar um estilo e dizer que certa árvore o tem!

Minha opinião.

Grande abraço aos amigos que participam deste questionamento, estou esclarecendo muita coisa com essas conversações!

Fabiano
Antonio Castro26/04/2007 18:41
Re: 90/10
Caro Verissimo

JUSTO VERÍSSIMO escreveu:
saudações
caro, também me pareceu que estás aborrecido, lamento.
embora de jeito nenhum me referia a ti, mas talvez não estejas aborrecido, porém não entendi sua reação (90/10), tudo bem, eu entender não é importante. só não sei porque pensaste que se referia a ti. vc disse: - ..talvez...esteja errado - acho que nisso sim. mas tudo ótimo ok!
não era ati nem a ninguém não! também era apenas a minhão opinião, e valia como tal.
causa e efeito é outra vertente, independente de nós na maioria das veses
mas esse tal conceito 90/10 fala da nossa reação a uma ação, depende de nós.
concordo, - ...não se receberá algo no mesmo contexto: se não estamos inclinados a reagir negativamente não entenderemos assim. então a pergunta surge: por que ao entender mal a colocação de um colega, que talvez não tenha o dom da escrita, entendemos negativamente? poderíamos entender errado positivamente!!. entender é a nossa reação.
prefiro assim, vencer o mal com o bem, reagir positivamente, por isso não vi nenhuma. por exemplo, agora vejo apenas que tu tentas evitar qualquer mal entendido no que disseste, e nada mais, não é? e acaba-se bem o assunto sem mais delongas. entendi sua motivação, podes ficar tranquilo.
😄 entendo de farpas, sou marceneiro, então sei que não ferem seriamente.
são subtis, mesmo assim não vi nenhuma.

as fábulas exprimem verdades e princípios, que são origem de leis e de moral etc, elas nos ajudarão, mas pensei que o primeiro estilo fosse verdade, não é? vi o claudio ratto pegar uma planta miniaturizada por si numa praia e a angela tava junto, e com poucas raizes, pensei logo no 1º estilo!
realmente há arvores com e sem estilo de bonsai, ando vendo nas cidades e no campo, essa variedade é muito legal. vejo a naturesa agindo nas minhas, é maravilhoso como crescem e cicatrizam né. as veses penso: o que instrui uma a ser ela e não outra? rna. mas é incrivel não?

Causa & efeito...
Causa, subentenda-se aquilo que ocasiona um acontecimento ou faz que uma coisa exista...
Efeito...produto ou consequência desse mesmo acto, o que vem de volta...está sempre presente na nossa vida.

Não especificando em concreto a quem remetia a sua msg, poderá levar qualquer dos intervenientes ou respectivos leitores, a possibilidade de esta, lhes estar a ser dirigida.
Por ter tido uma participação activa e explanado algumas das minhas opiniões, discutíveis por não representarem uma verdade absoluta, estas poderão não ser percepcionadas de uma forma positiva, a quem as vê de outro prisma.

Como tal, tive o cuidado de colocar algo, que faz alguma diferença, um “Se”, como pode facilmente reparar se, se der ao trabalho de o reler.

“Se aquele exemplo, era acerca da minha pessoa...”
Como fiquei na dúvida, mas que poderia efectivamente ter sido, sem ter algum tipo obrigatoriedade de o fazer, tentei fazer esclarecê-lo um pouco mais acerca da minha pessoa...se bem, se mal...não sei...

Posso estar redondamente enganado, ...também aqui tenho dúvidas, mas posso dar-lhe um exemplo de como isto pode ser visto de outra forma.
O Tópico foi colocado pelo amigo Marçal, agarrou numa nativa, por sinal Chinesa e pergunta qual o estilo?...acredita que ele, para saber qual o estilo, necessitava de o fazer?

Afinal já anda por cá à algum tempo....frequenta um meio/grupo Bonsaistico...para esclarecer tal dúvida, bastaria mandar um mail ou Mp a qualquer um dos colegas, talvez até ao o amigo Luciano, que já tem uma longa estrada disto...e o podia esclarecer na hora.

Depois vem a outra msg tem a resposta do amigo Luciano

citação:
“Isto e de TAIWAN, nao pode ser considerado um bom BONSAI! Afinal nao e de origem NIPONICA! Nao obedece aos quesitos e regras da ARTE. Como dizem os entendidos: O BONSAI CHINES É DE PESSIMA CATEGORIA!”

A intenção “pode” ter sido mesmo essa, uma brincadeira que cá se considera uma Farpa, picar os que se enquadram na vertente do Bonsai Japonês...não sei se foi intencional ou não, pessoalmente prefiro pensar que “não” foi...pois o “sim” em nada abona, este espaço...as brincadeiras podem/devem ser permitidas, mas se possivel, dentro de um seio de pessoas que já têm alguns laços de amizade...eu entendo (talvez de uma forma errónea) que já o possa fazer com algumas pessoas daqui, pelo tempo que já convivo com essas mesmas pessoas, mas assim colocado desta forma o grupo de indivíduos é/será tão extenso, que poderá atingir alguém que não o seja...e à que respeitar, se pretendemos ser respeitados...

Quanto ao pormenor “Farpa”, desculpem-me o off-tópic...
Cá, não é a essas da sua profissão que nos referimos, mas sim aquelas usadas pelos Cavaleiros na tauromaquia, com espigão aguçado na ponta...embora no sentido figurativo do acto em si, sem nunca de modo algum, querer associar a pessoa ao animal que é picado... apenas se foca o acto de cravar tal artefacto, que os profissionais/aficcionados dessa mesma arte, afirmam não induzir qualquer dor e, cuja intenção será de atiçar quem a recebe. ( este pode ser um bom exemplo, de que as diferenças linguisticas, nos podem levar a uma má forma interpretação, se não for bem explicado)...logo que fique bem claro que não existe em momento algum, a intenção de associar os receptores, mas sim apenas a acção do emissor...e é utilizado “normalmente” no meio de amigos, para isso mesmo, “picar”.

Quanto às arvores em questão, para além do site hospedeiro “IBC”, poderia ter sido perfeitamente discutido neste local, sem necessidade de recorrer a abertura de outro tópico

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4803&postdays=0&postorder=asc&start=150
Tendo eu, ou penso ter uma maior tendência para a vertente Nipónica, também sei, ou penso saber ver o que de bom se faz noutros lados, razão pela qual, coloquei o link deste mesmo autor à disposição de quem estivesse interessado em o ver/ler no tópico das nativas, não pretendo/pretendi com isso algum mérito, nem tão pouco atiçar ninguém.

Por isso, como desconheço qual o motivo que levou à abertura deste tópico e, por não conhecer pessoalmente as pessoas em questão, fico-me na dúvida sobre qual foi o seu verdadeiro motivo...mas uma coisa pareceu-me ser claro, não foi para saber qual o estilo, para isso para além dos inúmeros livros e locais da “net”, tem inclusive a pagina do Site do nosso Nobre Anfitrião, com os excelentes exemplos criados pelo amigo Duprat e, que dificilmente arranjará melhor...ou então talvez tenha sido para isto mesmo, levar-nos a debater opiniões...

“A forma”....
O primeiro estilo, encontra-se na natureza,...a forma?...afinal a forma, é o que nos faz destinguir em que estilo ela se encontra, seja em que sitio se encontre, tenha ou não intervenção humana, posso pensar que será semelhante a tal estilo na vertente que escolhi, devo cuidar/evitar falá-lo, ou então talvez fazê-lo, como refere o Nobre Amigo Nicky apenas num circulo restrito de amigos, porque posso estar a errar em querer fazer essas comparações...e dessa forma, induzir em erro quem as lê de uma forma transversal...

Bom espero não ter com isto ofendido alguém, se o fiz, as minhas sinceras desculpas...trata-se mais uma vez da minha opinião e tem o valor que tem.
Não sou senhor da verdade, certezas tão pouco, logo esta não tem de forma alguma, intenção se sobrepor (esta ou qualquer das outras minhas) a qualquer uma dos meus ilustres colegas de fórum, embora por vezes o simples acto de argumentar, possa dar essa ideia...reitero não é o caso, ok

Cptos.

Castro
EBREO26/04/2007 19:06
as formas
AMIGOS, A postagem inicial era de cunho didatico, queriamos mostrar este magnifico exemplar , originario de boa parte das AMERICAS! Fui muito descuidado com o tom da brincadeira , no inicio! Coisa que estou me policiando a nao fazer de novo! O que importa e a BELEZA desta planta! O outro topico tambem esta cheio de BOUGANVILLES, tambem nativa do BRASIL! E apenas para demonstrar a beleza extrema , independente de escolas! Temos que fazer igual aos de TAIWAN e FILIPINAS, aprender a fazer igual a eles! ATT. LUCIANO.
123