Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

KENGAi DE PAREDE.!!!!!

123
marçal lemos pereira28/04/2007 09:42
KENGAi DE PAREDE.!!!!!
Ola meus caros.

Bem agora sim eu começo a enteder o Kengai, se seu uso poderia ser esse acho bem interessante.

muito interessante não?
Esses chineses, sempre dando aulas .
Fabiano Brino28/04/2007 11:10
muito legal essa idéia!
EBREO28/04/2007 11:59
cascatas
MARÇAL, A anos quando dei aula na IGREJA MESSIANICA, no GRAJAU. Falei disto a uns amigos bonsaistas , tem que ver a reaçao!!!! So faltaram me chamar de ALOPRADO!!!! Ja havia visto isto a muito tempo!!!!! Porem as correntes puristas nao permitem INOVAÇOES! ATT. LUCIANO.
Edmilson28/04/2007 18:26
Nossa
Alguem por favor pode pegar meu queixo que caiu no chão !!!

Sem palavras
fabianoscosta28/04/2007 20:41
Plantas lindas, maravilhosas, muitíssimo bem conduzidas em vasos horríveis, não condizentes a naturalidade no qual estas propõem!

A idéia é excelente, imaginem se tivesse uma paisagem na parede, digna da árvore em questão??

Minha humilde opinião.
Fabiano.
GIULLIANO CARNEIRO28/04/2007 22:26
Muito interessante essas fotos, principalmente para alguém como eu, que está começando, para entender o Kengai.
nickyfury29/04/2007 09:11
bonsai
Desculpem o balde de agua fria que ora entorno!!! Mas isso não é bonsai, nem Kengai. 😲

Como bem postou o Marçal, esclarecidamente, isso é um tipo de arte chinesa. Nada a ver com bonsai, embora possamos todos ou apenas alguns, apreciar e ficar a imaginar como não ficariam ainda melhores se acondicionados em vasos apropriados para a arte bonsai. 😄
Alfamega29/04/2007 15:29
Não vejo lógica alguma em postar plantas chinesas ou de algum outro local em que não se aplicam as regras japonesas e ficarmos questionando e analizando dentros destas regras (japonesas), pra mim são plantas bonitas, e que merecem ser admiradas dentro de seu contexto, mas dentro dos padõres japoneses não são bonsai.
nickyfury29/04/2007 15:47
bonsai
Alfamega,

Há um grande verdade em suas palavras. Porem, temos que considerar o fato de que, ao iniciar na arte, alguns colegas tendem a pesquisar novas alternativas ou possibilidades visuais, e quando encontram algo que desperta sua sensibilidade artisitica, ainda que o que o atraiu nada tenha a ver com bonsai, fora a planta em si mesma, traz até o forum, onde apresenta essas plantas "exóticas" , visando suscitar algum tipo de comentário, por parte dos demais participantes foristas, para essas bizarrices. 😄

Eu acho até normal, isso. Temos que relevar e sempre apontar o melhor caminho, ou seja, o do bonsai clássico japones, ou o do penjing chines, que estão mais adequados ao nosso senso critico, pois temos maior identificação para com esse tipo de arte. Funciona, no sentido de que, ao mostrar essas plantas ou trabalhos bizarros, podemos contestar e mostrar com argumentos válidos, que tais coisas são apenas isso: algo para se olhar e no instante seguinte, deixar de lado, pois o bonsai é mais que isso, muito mais. 😄
Antonio Castro29/04/2007 16:28
😲 hummm...certeza?

Eu fiquei na dúvida, se não seriam "aulas"... 🙄

Não sendo um purista, gosto da inovação...excelente trabalho de alvenaria...

Cptos.

Castro
nickyfury29/04/2007 16:42
bonsai
Castro,

Não sendo um "purista", creio que haverão outros trabalhos de "alvenaria" melhores que esse, creio eu. 😂 😂 😂

Mas gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu, né? 😉

A propósito: andei postando alguma coisa no forum da Luso bonsai. Depois dá uma conferida, ok? 😉
EBREO30/04/2007 08:59
plantas
MARÇAL, Uma imagem vale por tudo! O impacto visual destas e outras peças e de deixar qualquer um abalado! Quanto mais informaçao , melhor! ATT. LUCIANO.
EBREO30/04/2007 09:10
ficha
MARÇAL, O interessante e que ninguem ou nenhum de nos possui uma peça desta! Eu pessoalmente , me recolho a minha mediocridade, e me recuso a comentar ou criticar qualquer uma destas peças postadas aqui. Nao possuo tecnica suficiente para confeccionar, pecas deste nivel! ATT. LUCIANO.
Angela Fernandes30/04/2007 10:59
Alô crianças !!!!!!!!!! 😂 😂 😂

MEU FOTÓGRAFO, estranho, muito estranho !!!!!!!!!

Quem sou eu para falar algumas coisa ???????

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
marçal lemos pereira30/04/2007 17:25
ola
Agora eu ainda num entendi porque alguns aqui, dizem que isso num e kengay sera que tem uma explicação melhor ?/
fabianoscosta30/04/2007 18:19
Marçal meu amigo,

Pelo que eu estou entendendo obsevando discussões de quem entende e tem senso crítico bem mais apurado e trabalhado do que eu, e estudando os sites chineses, creio que estes trabalhos não dexam de ser cascata, mas não são em detalhes de kengai, no caso, o puro estilo japonês e suas características, como triangulação, ápice, galhos cruzando e todos os detalhes que eu percebo falhar nos estilos que não são vertente japonesa.

Pelo menos os que eu observei, nem todos, é lógico, mas a maioria!!

É o que eu acho, se estiver errado gostaria que me abrissem os olhos e me ensinassem, se possível for.

Abraço
Fabiano
Ferreira30/04/2007 18:40
Marçal

Acho que você pode chamar estas plantas de estilo cascata, mas acho que não seria adequado chamar de kengai. Chamando de cascata, não fica identificado se é Chinês, Japonês, Coreano, Sulafricano, etc. Mas se chamar de kengai, espera-se que siga as regras japonesas, pois este é o nome própio do estilo Japonês. Se eu não estiver enganado, acho que foi isso que alguns colegas quiseram expressar.
fabianoscosta30/04/2007 18:50
Isso!
marçal lemos pereira30/04/2007 18:54
oi
Ferreira !

Legal seu esclarecimento , mas e bonsai sem duvida né?
Alfamega30/04/2007 18:55
Nick, entendo essa posição de pesquisar e aprender, até porque tb faço muito isso mas quero deixar claro que para mim, só podemos classificar como Kengai aquilo que é criado nas regras japonesas ficando sem sentido julgar algo com base nessas regras, sendo que não foi criado nelas.
Fabiano e Ferreira acho que vcs expressaram bem oque eu penso, o amigo Marçal está certo em nos trazer estas plantas e tantas outras que tem postado, mas se vem de escolas diferentes da japonesa, só podemos amar ou odiar e não classificá-las dentro doque conhecemos como certo, se fizermos isso podemos fazer injustiça com o autor.
São plantas interessantes que parecem (lembram) o estilo cascata.
fabianoscosta30/04/2007 19:24
Acho o seguinte:

Existem:
1- cascata japonês - KENGAI
2- cascata chinês - SABE LÁ DEUS QUE NOME TEM
3- cascata ....
.
.
.
O que estamos analisando é o No 02!
Podemos e devemos compará-los para crescermos na arte e sabermos diferenciá-los, é o que penso. Se soubéssemos, não haveria esta discussão! 😲

Abraços
Fabiano
Antonio Castro30/04/2007 19:29
Re: ola
Olá a todos

Ferreira escreveu:

Marçal

Acho que você pode chamar estas plantas de estilo cascata, mas acho que não seria adequado chamar de kengai. Chamando de cascata, não fica identificado se é Chinês, Japonês, Coreano, Sulafricano, etc. Mas se chamar de kengai, espera-se que siga as regras japonesas, pois este é o nome própio do estilo Japonês. Se eu não estiver enganado, acho que foi isso que alguns colegas quiseram expressar.

Bom eu tinha prometido a mim mesmo, não me voltar a pronunciar mais acerca destes temas... 😕

Correcto e afirmativo, Amigo Ferreira, pode ser cascata mas não é para comparar com "Kengai" Japonês, porque se está a falar de coisas que não são comparáveis, são estilos diferentes que não seguem os mesmos padrões estéticos...poderá até ter o nome "Kengai" se, se verificar que o o nome em Mandarim ou Cantonês será o mesmo...coisa que eu dúvido porque nunca o li em sitio nenhum...mas também não posso por as mãos no lume...

Já experimentaram fazê-lo em Espanhol???

É sabido que quem os classificou por estilos, tal como hoje se conhecem foram os Japoneses, e os Chineses como forma de afirmação/rebeldia segundo consta, acabaram por criar o "Bunjingi" cujo estilo mais tarde viria a ser aceite por eles...mesmo no Bonsai tradicional Japonês dão-se casos de transposição de algumas regras e alguns até já ganharam concursos de renome...afinal eles também cultivam o Wabi Sabi, e apreciam-no...
É sabido que na China dependendo da escola, em nada procede como os Japoneses, sendo um bom exemplo o simples facto da aramação/modelação, na China é por tensão e no Japão por tensão e aramagem.
Os primeiros trabalham a folhagem com uma predominancia de discos planos enquanto os segundos por algo semelhante a hemisférios.
Não quer dizer que foram eles quem os inventaram, não...mas foram quem os refinou ao ponto de como os conhecemos hoje...
Não quer forçosamente dizer que sejam melhores ou piores ( ou vice-versa ) são diferentes, e cabe a cada um, saber qual deles deve seguir quiça até ambos...

marçal lemos pereira escreveu:
Agora eu ainda num entendi porque alguns aqui, dizem que isso num e kengay sera que tem uma explicação melhor ?/

Sem muita formalidade nem banalidades didáticas, que não nos leva nada, penso que seria um bom exemplo começar pelo B,A,Bá ( pelo menos o Básico) do Bonsai...conhecê-lo da forma, como ele hoje é mais conhecido, com directrizes p/ nos ensinar e melhor comunicar com as restantes comunidades bonsaisticas,directrizes que não nos limitam, afinal só se pode sentir limitado, quem já esgotou todos os recursos, e nós ainda estamos a aprender...quando estiver mais conhecedor dele, então enveredar por novos horizontes com maior segurança...eu, pelo menos assim tento fazer.

A propósito, o nome correcto é "Kengai", assim como está, à primeira vista parece estar a colocar outros atributos ao namorado da Barbie 😉

Cptos.

Castro
Antonio Castro30/04/2007 19:37
Olá Fabiano
fabianoscosta escreveu:
Acho o seguinte:

Existem:
1- cascata japonês - KENGAI

Pelo que sei, em Japonês no Estilo Kengai existem:

➡️ Dai-Kengai

➡️ Taki-Kengai

➡️ Ito-Kengai

➡️ Taken Kengai também já li com o termo "Takan" Kengai, pelo que aqui não sei ao certo se não será um erro de ortografia.

[ ]s

Castro
fabianoscosta30/04/2007 19:49
Obrigado Castro! Vou pesquisar, agradeço a atenção.

Abraço
Fabiano
marçal lemos pereira30/04/2007 20:59
ok
Bem sendo ou não o namorado da Barbie , pra mim isto é um kengai (ou Kengay) risos!!

Acho tudo isto muito teórico, posso ate estar completamente enganado, mas pra mim num passa de um kengai, pelo menos pela sua forma e estrutura básica do desenho e olha que de desenho eu conheço um pouco afinal????????????

Seja chinês ou Japonês, vejo um kengai (ou então to vendo o namorado da barbie) com certeza , risos!!! 😂 😂 😂
123