Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vaso de gesso e cimento faça.... e economise 99%

1234
Astolpho Coelho Bicalho11/05/2007 12:26
Vaso de gesso e cimento faça.... e economise 99%
olá galera, estive fazendo uns teste e cheguei a conclusão de um vaso bom e barato, por R$1,50, veja a materia no link abaixo.

http://www.mgconline.com.br/vaso/

VASO DE GESSO E CIMENTO? É ISSO MESMO E NÃO DERETE COM ÁGUA.
Astolpho Coelho Bicalho11/05/2007 15:57
vaso de gesso
Veja como fazer o vaso.

Baixe agora a materia
bergson11/05/2007 20:23
Astolpho,

Realmente uma maneira muito boa e barata de produzir vasos, vou tentar fazer uns grandes!
Alcides Junior12/05/2007 07:41
Astolpho, onde se consegue o gesso em pó?
GERALDO INOCÊNCIO12/05/2007 08:41
Astholfo,

Muito boa sua matéria. Vai uma pergunta abaixo:

Há uns tempos atrás fiz uma estatueta de jardim de um sapinho, com gesso e cimento. Com o passar do tempo e as constantes regas ele foi ficando todo furadinho até ficar bem feio. A pegunta é a seguinte:

Há quanto tempo você utiliza vasos feitos de cimento com gesso?

Do amigo Geraldo Inocêncio
Astolpho Coelho Bicalho14/05/2007 08:29
Olá Geraldo, eu uso gesso com cimento faz pouco tempo, ainda não tive esse tipo de problema.
Astolpho Coelho Bicalho14/05/2007 08:31
Olá junior, o gesso eu consegui em uma casa que vende materiais para forros, vc pode achar em casa de construções ou nas empresas que trabalha com forros de gesso... paguei em um saco de 50Kg, R$12 reais.
Alcides Junior14/05/2007 08:49
Obrigado Astoloho, vou procurar. 😄 vou experimentar fazer, tomara que não aconteça como o sapinho do Geraldo. 🙁
Astolpho Coelho Bicalho14/05/2007 10:18
Ok, júnior, faça e poste fotos, acredito que não acontecerá, o cimento bem misturado, e na medida 1x1, pode dar o acabamento com tinta acrilica... almenta a resistencia. abraços
flavio bonsai14/05/2007 17:28
E ai mano gostei muito do seu vaso , muito bom e barato.
qdo tentei fazer acho que nao deu certo porque coloquei pouca agua ,por isso secou tão rápido.
muito bom parabens.
vou tentar fazer um abraço.

flavio henrique.
Astolpho Coelho Bicalho15/05/2007 07:41
E ai mano, pois é na matéria segue a quantidade de água, hoje vou ver o arame de alumínio, e te passa o valor.... abraços.
Astolpho Coelho Bicalho15/05/2007 10:22
Já temos resultado do vaso gesso cimento
Olá galera acabei de derecer estas fotos do amigo Carlos. ele uso a matéria e fez estes modelos.

vaso pintado

Parabéns carlos agora é fazer umas formas legais... e melhorando o desing... abraços

bom galera quem fizer os vasos poste as fotos aqui... valeu
carlosodias15/05/2007 11:20
Vaso de Gesso e Cimento
Olá galera,

Fiz alguns vasos de cimento e gesso junto com Astolpho, vi que uma colega fez um questionamento e minha dúvida é a seguinte.

GERALDO INOCÊNCIO,

Vc comentou sobre as regas que foi com tempo furando buracos na estatueta, minha dúvida é a seguinte, qual é a proporção da mistura que fez de gesso e cimento.

O Astolpho fez: meio a meio de Gesso e cimento, respectivamente.
Eu fiz: 66% Cimento e 33% Gesso.

Isso é pra sabermos se vamos ter este problema de com tempo a rega furar o vaso.

Abraços
GERALDO INOCÊNCIO16/05/2007 21:39
carlosodias,

Eu não me lembro da proporção da mistura de gesso com cimento. Mas foi devido ao ocorrido que resolvi não fazer vasos com gesso. Todavia acho que se fizer uma boa impermeabilização deve amenizar este problema.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Werlei Purgatto17/05/2007 08:52
Tudo bom Astolpho,
Muito legal esta matéria, parabéns!!!

Só tenho uma dica para melhorar um pouquinho, para não ficar com aquelas bolhas do lado de dentro (embaixo da forma negativa), é só enclinar um pouco a forma na hora que estiver enchendo a parte de baixo (para o ar subir), e completando o fundo volte para a posição horizontal e complete o restante.

Abraços,
Werlei Purgatto
Astolpho Coelho Bicalho17/05/2007 10:12
olá Werlei, sim as bolhas no fundo do vaso, realmente como vc disse... elas vão saindo com a inclinação,,,, valeu... se for fazer o vaso, poste fotos! abração....
Renan Campara Braido30/05/2007 09:15
Opa!!!!

Tentei um!!! gostei do resultado, só que exagerei no xadrez e por isso demorou um pouco mais ( horas ) pra secar... mas no final eu gostei do resultado! A forma é que faz o serviço ficar bom ou não... Nesse caso usei um vaso de "mausai" hehehe como forma... ja tem o pé e tudo mais... Não deixem de colocar o vaso umas 24 horas na agua pra curar, faz muita diferença!!

Alcides Junior30/05/2007 09:49
Renan, o que vc usou por dentro??? Tenho vários desses vasinhos de "mausai" mas ainda não sei o que colocar por dentro para definir a parede.
Renan Campara Braido30/05/2007 10:01
Olha, eu fiz uma caixinha de madeira... mas dá pra usar uma vasilha de plastico dessas de cozinha hein?

Num outro que tentei e não gostei do resultado (errei na massa) eu usei uma vasilha mesmo. 😄
Astolpho Coelho Bicalho30/05/2007 13:58
Então, o Renan, apostou e deu certo, parabens Renan, sei que esse pois, é o ponta pé do seus vasos agora. so não tem vaso pra bonsai quem não quer. baixe a materia e tente... vc vai gostar.

abraços..... 😉

nabase30/05/2007 18:09
Renan... após o vaso secar, você o coloca dentro d'agua por 24 horas?
Como "cura"?
Gostei ... vou tentar fazer alguns aqui.

Um abraço.

Natalino Sampaio
nickyfury31/05/2007 15:16
bonsai
Olha o pessoal de Goiânia mandando ver!!! 😄

Parabens pelo trabalho, Astolpho. Mais uma ótima oportunidade de estarmos aprendendo como fazer vasos, principalmente para treinamento de nossas mudas. Valeu pelas dicas. 😄
Astolpho Coelho Bicalho31/05/2007 16:31
obrigado nick, agora é com vc, veio do encontro cheio de novidades. não deixe de passar as dicas e comente como foi no encontro em ribeirao preto... ok. grande abraço
lbmaker16/06/2007 17:52
Estou eu a tentar fazer vasos aki agora, fiz 3, 2 quebraram ¬¬, o terceiro esta secando há 1 dia e ainda esta mole, gostaria de saber se seus vasos ficam "moles", só de apertar com o dedo afunda a massa e fica muito quebradiço, mesmo depois de seco se você forçar um pouquinho o vaso quebra, eu que errei na massa ou é assim mesmo?

Estou fazendo varios testes aki, com pó de argila que sobra das quebras de caco de telha, areia, pó de marmore, até agora não axei algo que fique 100%, somente com arames, mais fica muito dificil fazer a armação para o vaso.

Até mais....
Astolpho Coelho Bicalho18/06/2007 09:21
Olá Ibmaker, li tua pergunta.
Bom, vc baixou a matéria, e seguiu os passo indicado lá?
se seguiu não tem erro, a massa deve ser mistura na proporção indicada, 500g de pó de gesso e 500g de pó de cimento, mais a medida de água. vc deve misturar o gesso e o cimento antes de adicionar a água. misturado bem adicione a água e misture novamente até ficar liquida. o tempo de secagem não passa de dez minutos. e depois que retirou da forma deixe secar no sol por um dia depois deixe na cura submerço na água por dois dias... a cura vc pode deixar o tempo que quiser... eu deixei tres dias... mas teve outros que nem colocaram para curar. e outros um dia na cura... vc pode dizer qual foi a medida que usou? se foi pó de gesso e cimento? se fez não tem pq dar errado.
boa sorte...

Astolpho.
1234