Vaso de gesso e cimento faça.... e economise 99%
lbmaker18/06/2007 10:21
Eu não usei 500 g de cada, usei menos mais usei 1x1 de gesso e cimento, a secagem e etc ficou tudo perfeito porém o vaso depois de seco fica "mole" como disse, se apertar com o dedo afunda, e se fizer uma forcinha extra ele quebra. vo tentando aki até conseguir uma medida para a massa, a forma consegui uma ótima, so falta a massa .
Amanha vo fazer mais 1, se conseguir posto aki.
Até mais e obrigado pela atenção.
Astolpho Coelho Bicalho18/06/2007 10:29
ok, atente para a proporção da água, se colocar muita pode ocasionar isto que está acontecendo com vc... eu fiz um teste sem o simento e coloquei água alem da conta... e ficou mole o gesso...
obs. para cada 100g de pó de gesso use 50g de água.
mas como vai usar 100g de gesso e 100g de cimento use 100g de água.
abraços
joellagunasc02/07/2007 23:29
Testei a confecção de vasos com essa tecnica do gesso e cimento e achei otimo . è muito rapido , agora vou bota-los para trabalhar envasando algumas plantas e quero ver como se comportam , mas realmente é muito pratico e barato.
Astolpho Coelho Bicalho03/07/2007 08:37
Olá Joel, que bom, espero que sua criatividade em formatos de vaso possa atingir grande resultados, pinte seus vasos para ter um acabamento melhor, por favor poste fotos como o Renan postou, para que os outros foristas possa atestar o resultado final.
fiz junto com o amigo Carlos um formato oval, usando vasilhas de plástico, ficou ótimo, breve postarei fotos para a prova.
abraços...
stokmann04/07/2007 16:09
Amigos e se depois do vaso curado e já seco dermos uma mão daquele "pixe" usado para impermeabilizar paredes de concreto (encontrado em qualquer casa de materiais para construção) estariamos aumentando a resistência do vaso e cobatendo aqueles furinhos futuros citados pelo amigo Geraldo. O que vocês acham dessa idéia?
Alcides Junior04/07/2007 16:51
Acredito ser melhor um outro selante tipo SIKA. Um vaso preto não sei se ficaria muito bom.
Astolpho Coelho Bicalho05/07/2007 07:47
olá pessoal, vc pode usar um impermeabilizante, ou pintando o vaso, uma das forma pode ser usado a textura usado em vasos de cimento, talvez isso possa encarrecer o vaso, mas fica muito bonito. fica a critério de cada um, eu particularmente so usei um tinta verde, mas quero usar uma textura vai ficar mais bonito e valoriaza o trabalho, tem 3 vasos, sem tinta, e não tem furinhos ainda, e é regado todos os dias, mas ainda é sedo pra dizer qualquer coisa sobre os furinhos. Abraços
lbmaker05/07/2007 10:35
Será que tinta a oleo comum para empearmibilizar o vaso por dentro pode prejudicar a planta?
Até mais...
Astolpho Coelho Bicalho06/07/2007 07:37
Olá ibmaker, acredito que não, pois ja pintei vasos com tinta a óleo, e não aconteceu nada. abraços
nabase07/07/2007 13:56
Pessoal, boa tarde! Fiz uma tentativa e perdi todo o material... endureceu rápido dentro da vasilha que eu estava preparando a massa.
Tem que ser um tipo especial de gesso e de cimento?
Vou tentar outra vez...
Um abraço a todos.
Natalino Sampaio
joellagunasc07/07/2007 18:41
Nabase , eu li a materia sobre os vasos de cimento e gesso . Estou fazendo e estou tendo otimos resultados .
O segredo é vc fazer com que ele fique numa consistencia bem liquida , colocando bastante agua , que ai oermite um maior tempo de trabalho.
Eu ainda acrescento um pouco mais de cimento , pois é o gesso que faz com que a massa seque rapido , na proporção de 2 de gesso para 3 de cimento , com esta proporção ele tem a vantagem de ficar tambem mais resistente . Só tenho usado este tipo de vaso pois é rapido de fazer e é baratissimo.
Abraços joel
Alberto Alves08/07/2007 21:36
Eu fiz deu certinho....
Depois postos as fotos
nabase como o joellagunasc disse a massa tem que ficar bem liquida tipo meio "pastosa" seca rapidinho...
Tenta ai de novo seguindo a receita sai perfeito.
duprat08/07/2007 22:44
O melhor impermeabilizante para cimento que conheço ainda é o acrilico. Usado para selar telhas de barro e encontrado em qualquer loja de ferragens. Entra nos poros da peça sem criar uma camada (que com o tempo acaba saindo), se aplicado em uma demão somente não produz brilho.
Astolpho Coelho Bicalho09/07/2007 09:06
E ai galera, tenho vistos que estão tento um bom resultado, no procedimento do vaso gesso cimento, parabéns.
Bom respondendo a pergunta do amigo Nabase, não tem que ser, gesso e cimento especiais, e sim gesso e cimento comum mesmo esse que se encontra em casa de materiais de construção. Com disse o amigo Joel a massa tem que ficar liquida, porque o gesso acelera o processo de segagem, nas primeiras tentativas tambem perdi o material.
Na questão da media de gesso e cimento, vimos que o pessoal está usando mais cimento que gesso, isso faz o vaso ficar mais resistente sim, tem uns que usa outros materiais, como, pó de marmore com o amigo Renan.
Eu particularmente uso a receita fiel de um por um, não estou tendo problemas com a resistência do vaso até agora.
O amigo Duprat deu uma dica muito boa sobre o impermeabilizante.
E aos demais que tem obtido sucesso na fabricação do vasso gesso cimento, postem fotos, para mostra que realmente é uma alternativa barata. Abraços a todos e continue tentando.
Daniel Chaves11/07/2007 21:36
Porque está quebrando???
Pessoal,
Comprei todos os materiais ontem conforme pede o link para fabricação de vasos. Usei a medida de 1 por 1. Até ai ok. Porém ao desenformar os mesmos estão partindo ou trincando. Fiz duas vezes e nada. O que pode ser???
Att.
joellagunasc11/07/2007 22:14
Astolpho , eu tenho feito e tenho tido bons resultados , mas é claro que alguns quebram na sua remoção , mas são poucos , logo que comecei quebravam mais , depois fui pegando a pratica e . . .. O segredo e não usar formas muito retentivas . eu uso a proproção de 3 de cimento para 2 de gesso , ele fica mais resistente e não seca tão rapido . Procure deixar um dia secando antes de tentar retirar .
Abraços
Joel
GIULLIANO CARNEIRO11/07/2007 22:37
Tive problemas com rachaduras em vasos de cimento, mas descobri o problema, eu estava deixando secar ao sol e a secagem rápida trincava os vasos, então comecei a faze-los à tarde e deixar secar a sombra.
joellagunasc11/07/2007 22:45
Se nos fossemos pedreiros tudo seria mais facil hahahaha
Joel
Astolpho Coelho Bicalho12/07/2007 14:42
Olá Daniel, bom eu ainda não passei por este problema de retirar o vaso da forma.
Você untou a forma coforme pede no manual?
Na hora que vc vai desenformar o vaso, tem laceado a forma? se a forma for de plástico.
é claro q quando for retirar o vaso tem-se o cuidado, porque ainda não está bem seco e resistente.
reveja novamente os procedimentos, abraço.
Como o Joel disse, o cuidado para retirar, as medidas fica a critério de vcs. abraços
e parabéns....
Alberto Alves19/07/2007 17:43
Olha meus vasos ai...

Depois de uma boa procura por vasilhas nas lojas de 1,99...
gostei mais deste do vaso de "mausai" a borda ficou um pouco grossa mas vou aperfeiçoar...
Astolpho Coelho Bicalho20/07/2007 08:13
Olá Alberto, que bom vc ter postado fotos, dos seu vasos,
Parabens. abraços
Alberto Alves20/07/2007 20:38
Eu que tenho que agradecer pela sua ajuda Astolpho...
E quando for no viveiro não esquesse de me ligar.
1 abraço
Diogo Matos23/07/2007 15:38
Vocês já tentaram impermeabilizar com verniz fosco? Ele impermeabiliza e não tem brilho.
O cimento funciona assim: quanto mais rápido secar, maiores as chances de trincar. Eu sei porque quando minha tia colocou a laje na casa dela, o pedreiro mandou molhar duas vezes por dia, durante uma semana, para que seque mais vagarosamente e não forme rachaduras (que, no caso, causam infiltração). O cimento Mauá tem uma secagem rápida demais para este caso, por isso os pedreiros costumam recomendar cimento mais vagabundo para a laje. Acredito que o mesmo deva valer para os nossos queridos vasos.
Espero ter ajudado.
Astolpho Coelho Bicalho24/07/2007 14:45
Olá diogo, tudo bem?
a impermeabilização é uma saida mt boa, mas ainda não usei nenhum tipo, sobre, a rachadura, ainda não aconteceu comigo, pois os vasos que faço e direto no sol, e fica por mais de uma semana no sol, e ainda não rachou, depois que faço o vaso, deixo um dia todo no sol para secar bem, depois deixo dois dias curando mergulhado na água, e depois deixo no sol direto. bom comigo ainda não rachou, e ja tenho vasos com plantas e é regado todos os dias... continua firme ainda... não uso o cimento mauá, o cimento de goias é mt bom.
Mas valeu de mais pela sua dica... grande abraço
Eduardo16/06/2008 09:53
Ola a todos
Eu queria saber se pode ser usado aquela massa de cimento pronto (argamassa) junto com o gesso? Tenho dois sacos de uma experiencia passada, e ai, seria so comprar o gesso agora!!!
obrigado desde jah