Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nelmar

123456
Nelmar01/05/2005 20:43
Nelmar
Esta planta foi obtida a partir de estaca, de uma Serissa Chinesa que ganhei numa rifa oferecida pelo Tramujas num evento no Rio em 1998

Nome: Serissa Foetida
Estilo: Raiz Exposta

Chamo esta de "Asa Delta" 😂

Cláudio C. Ratto01/05/2005 21:43
Graaaaaaaaande Nelmar !

Até que enfim mostrando um dos seus trabalhos.....Valeu .....gostei dessa !

Grande abraço,
Felipe Frango Zappala01/05/2005 22:40
Olá Nelmar, como vai?

Parabéns pela planta, muito expressiva... pelo tamanho reduzido das folhas e a beleza da raiz exposta, se nota a qualidade do trabalho.

Abração

gago02/05/2005 00:24
hehehehe nome bem sugestivo 😄
ta muito linda essa serissa, showwww!!!!
Alexandre S. Coelho02/05/2005 11:42
Grande Nelmar !!!

PARABÉNS... muito lindo seu bonsai!!!
Charles02/05/2005 14:30
Re: Nelmar
Oi Nelmar, tudo bem?

Muito legal sua "Asa Delta".....
Tem uma copa muito interessante que, somada às raizes aéreas, dão a esta planta um estilo bem marcante.

Apenas prá refletir.... talvez ficasse interessante usar um vaso redondo mais baixo, com as laterais abertas (boca bem mais larga que o fundo), sem esmalte, ou com esmalte semi-fosco. Imagino se poderia se harmonizar um pouco mais com o estilo ela....

Parabéns pelo belo trabalho 😄

Abraço,
Charles
Mário A G Leal02/05/2005 15:40
Nelmar, fantástica a sua "Asa Delta", grandes vôos para vocês.
Lando03/05/2005 20:37
Oi, Nelmar!

Parabéns! É um trabalho peculiar.

Até mais,
Sergivaldo03/05/2005 22:48
Olá Nelmar,

Muito bonita mesmo essa sua "Asa Delta". A Ângela Fernandes tinha razão quando me falou que você é um grande bonsaísta. Seu trabalho demonstra isto muito bem.

Parabéns!!!

Sergivaldo
Angela Fernandes04/05/2005 00:39
Serissa
OH MAGRINHO DO CAVANHAQUE !!!!!!!!!!!!
QUE BOM VÊ-LO POR AQUI, COMO SONHEI COM ESTA OPORTUNIDADE. Todas e todos do forum precisam conhecer suas plantas, você precisa colocar seus textos/matérias sobre seus estudos.
Estou emocionada em vê-lo aki !!!!!!!!!!!!!!!!!! 😂
Você é 100000000000000 !!!!!!!!!!!!! 😄 😄 😄
Precisamos todas e todos conhecer seus estudos e SUAS PLANTAS !!!!!!!!
nOTA DE RODAPÉ (HEHEHE) ESTOU SEM EMAIL, DEU UM TILTI !!!
vOU LHE TELEFONAR BREVE, ANTES DO FINAL DE SEMANA.
Beijocas em todos da família e principalmente em R.
Angela 😉 😉 😉 😉 😄 😄 😄 😂 😂 😂 😂
Angela Fernandes04/05/2005 00:51
Serissa
OH AMIGO !!!!!!!!
Era para ter escrito mais coisas, só agora me lembrei, acho que o Felipe tem outras fotos de plantas suas.
Quando falei por telefone com o Roberto Gerpe ele lembrou de você e perguntou se você ainda era professor ou mestre. Falei onde estava e o que estava fazendo... preciso conversar com você melhor sobre as propostas do Gerpe para daki há 2 anos.
Tá ??????????
Coloca aki no forum fotos das suas outras preciosidades.....
Beijocas
Angela 😄 😂 😉 😉 😉 😉 😉
Nelmar07/05/2005 21:25
Grato a todos pelos incentivos.
São palavras como estas que nos fazem cada vez mais gostar dessa arte.

Tenho problemas para manter uma rega adequada, pois viajo muito e a turma daqui as vezes falha. Dessa forma optei em colocar minhas plantas sempre em vasos maiores que a necessidade. Dessa forma perco um pouco na estética, mas consigo mantê-los vivos.

Esta planta foi educada desde a estaca, sempre em bacias plásticas.

Abaixo segue foto da "Serissa Mãe", que tem hoje 23 anos. Costumo deixar as Serissas em alguns períodos sem podar e esta foto foi feita num desses períodos. Aprendi muito com esta planta, o estilo Moyogi

Segue foto de outras Serissas que também gosto bastante
Obtida de estaca, como a "Asa Delta"

Angela Fernandes08/05/2005 13:45
Serissa
Vai Nelmar !!!!!!!!!
Esnoba !!!! Esnoba mais, sai das fotos das serissas e coloca ai os Ulmus, as Azaléas, as Pitangueiras..... chega de citar senão perde a graça. Aliás as fotos das serissas mandei imprimir e qd vc vier aki as receberá.
bEIJOQUINHAS
Angela
Felipe Frango Zappala08/05/2005 13:51
E aí? O Nelmar vai estar no encontro?

Abraços.
Fábio15/05/2005 13:01
Serissa
Nelmar,

Não sei se lembra de mim, mas te conheci naquele dia em que praticamos bonsai na casa do Jair com a Angela.
Gostei bastante do seu trabalho naquele dia e muito mais agora ao ver suas serissas. Parabéns!
Deixei as fotos daquele dia com a Angela, pegue com ela depois.
Um abraço,

Fábio
Cláudio C. Ratto18/05/2005 07:15
Fala Nelmar !

Sei que você é um cara muito ocupado, mas sei também que você é muito amigo e não mede esforços em querer ajudar. Suas plantas mostram o quanto de dedicação tem a arte e é isso que faz você uma pessoa especial. Nunca irei esquecer a última vez que estive em Atibaia e você, mesmo com um tempo muito curto, se prontificou a ajudar, me levando ao encontro do Hadano San. Foi muito bom aquele dia, pois pude estar ao seu lado e poder colocar um pouco a nossa conversa em dia..........Valeu amigo, muito obrigado !
Estar ao lado de uma pessoa que se entrega de corpo e alma ao bonsai é muito bom.
Bons trabalhos e sei que você tem muito mais a mostrar para nós.
Então não nos deixe na saudade, falou ?

Grande abraço,
Nelmar22/05/2005 18:33
Grande Ratto,
vc também é uma pessoa muito especial, sempre disposta a ajudar.
Cara, estou usando seu adudo e, as plantas estão bem satisfeitas e se desenvolvendo muito bem. Manda brasa e bota este adudo na praça, pois a qualidade realmente é muito boa. Já ia esquecendo, estive recentemente com o mestre Hidaka e, ele também falou que gostou do adubo, daquela amostra que vc deixou lá, lembra?

Fábio,
desculpe se não respondi antes, pois tenho muito pouco tempo para teclar e ainda tenho que disputar com meus filhos uma vaga no computador. É claro que lembro de vc. Espero que esteja bem. Mas me fale, e as experiências com bonsai na plataforma? Tem algum que se adaptou aos ares marinhos?

Angela,
estão abaixo outras plantas que também gosto muito

* Buxinho com madeira morta a ser trabalhada e copa em formação. Planta obtida de Yamadory, com ± 25 anos de chão e a 4 sendo treinada como bonsai (esta estará no evento no viveiro do Ronaldo em Niterói, dia 4/06). O tronco tem uns 6/7 cm de Ø e a planta uns 40 cm de altura.

* Azalea ainda com a copa em formação. Planta obtida de Yamadory. Foi plantada no chão, em ± 1960, em uma casa em Friburgo, numa vila operária, que virou agora um condomínio. Neste lugar tinha cada material 😲 . Foi uma pena eu já estar morando em SP e não poder acompanhar o desmanche das casas e, sendo assim, perdi muitas oportunidades. Estou trabalhando nesta planta a ± 4 anos. Foi feita uma poda radical e só ficou o toco, tendo brotado então os galhos que hoje deram origem a copa.

OBS: Como todas as plantas que tenho, estas ainda necessitam ser refinadas, pois desde o início, quando comecei com o bonsai, a minha proposta sempre foi a de criar meus próprios exemplares e, bonsai a partir de sementes, pequenas mudas ou de Yamadory, levam tempo para se desenvoverem. Acho que dentro de uns 10 anos vou ter um bom material 😂 😉
Cláudio C. Ratto22/05/2005 20:15
Nelmar,

Legal poder apreciar os seus trabalhos novamente !
Cara, duvido muito que esses seus exemplares necessitem de uns 10 anos para ficarem bons............é ruim hein , na sua mão ?!
Só para um pouquinho de trabalhar e dedica mais tempo pra eles, falou ?
Hehehehe.......difícil, né ?
Claro que lembro das amostras que levei para o mestre, é muito bom que ele tenha gostado. Além de ser mestre do bonsai ele é agrônomo e vai me dar altas dicas para melhorar ainda mais o mesmo. Gostaria de dizer também, que já desenvolvi um novo método para prensagem e também um novo tipo de formato para ele. Dentro em breve teremos dois tipos de adubo: o atual chamarei de “ adubo orgânico vivo “ e outro novo “ adubo orgânico peletizado “ .
Devo voltar a Atibaia no mais tardar em julho e ai voltaremos nos encontrar, ok ?

Grande abraço,
Angela Fernandes22/05/2005 20:21
Oi Nelmar !!!!!!!!!
Bom vê-lo em pleno domingo aki no forum postando msg e opinando, assim como dando dicas.
Esta semana entrarei em contato via telefone. Beijos em todos e principalmente em R...... 😄 😄 😄
Abracinhos para vc...... 😂 😂 😂
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Fábio23/05/2005 03:42
Bonsai marinho
Nelmar,

Nós compramos quatro vasos de plantas, sendo uma jibóia, um lírio da paz, uma ráfia e uma árvore da felicidade. Como você pode ver, a intenção da compra foi mais ornamental, mas essa árvore da felicidade foi comprada pra num futuro não muito distante ser transformada em um bonsai marinho. 😂
Acontece que de todas essas plantas a que está mais debilitada é justo a minha candidata a bonsai. Cheguei a acreditar que as outras resistiriam muito menos ao nosso ambiente, mas vi que me enganei. Ela está deixando cair muitos galhos e estou achando que não vai resistir muito não. Vou ver se amanhã tiro uma foto e coloco aqui pra vcs opinarem.
Abraço!

Fábio
Nelmar23/05/2005 19:57
Fabio,
vc já tentou o Ficus? É uma planta muito resistente e pode ser que dê certo.

Ratto,
vi numa revista o adubo com formato cilindrico e com um furo no meio. Me pareceu muito interessante, pois existe uma liberação mais dinâmica e o aproveitamento tende a ser melhor. O que vc acha?

Como faço para as fotos aparecerem direto se ser necessário usar o link?

Abraços a todos

Nelmar
Felipe Frango Zappala23/05/2005 20:01
Nelmar, é só você usar o botão IMG antes e depois do Link, sem espaços.

Abração
Fábio23/05/2005 20:38
Ficus
Nelmar,

A informação que obtive foi que o ficus resiste muito pouco ao ar condicionado, acaba amarelando e perdendo todas as folhas rapidamente. Se bem que os locais onde coloquei nossos vasos foram aqueles onde a influência do sistema de refrigeração é bastante atenuado.
Hoje de manhã tirei umas fotos da árvore da felicidade para adicioná-las a um tópico e receber a opinião de vocês.
Abraço!

Fábio
Alexandre S. Coelho23/05/2005 21:25
Nelmar:
* Buxinho com madeira morta a ser trabalhada e copa em formação. Planta obtida de Yamadory, com ± 25 anos de chão e a 4 sendo treinada como bonsai (esta estará no evento no viveiro do Ronaldo em Niterói, dia 4/06). O tronco tem uns 6/7 cm de Ø e a planta uns 40 cm de altura.

* Azalea ainda com a copa em formação. Planta obtida de Yamadory. Foi plantada no chão, em ± 1960, em uma casa em Friburgo, numa vila operária, que virou agora um condomínio. Neste lugar tinha cada material 😲 . Foi uma pena eu já estar morando em SP e não poder acompanhar o desmanche das casas e, sendo assim, perdi muitas oportunidades. Estou trabalhando nesta planta a ± 4 anos. Foi feita uma poda radical e só ficou o troco, tendo brotado então os galhos que hoje deram origem a copa.

Olha aí Nelmar... belos trabalhos !!!
Rodrigo de Matos14/06/2005 10:06
Que planta linda!
Olá Nelmar!

Cara, sua planta me encantou! Essas raízes expostas dela estão muito legais. O jeito que a copa foi trabalhada realmente se aparenta a um formato de "asa delta". Hehe. Parabéns aí cara. Valeu por ter compartilhado da sua planta conosco. Excelente trabalho.^^

Cuida-te,
Rodrigo de Matos
123456