Pithecellobium dulce - Alexandre Coelho
Alexandre S. Coelho14/04/2008 23:04
Pithecellobium dulce - Alexandre Coelho
Oi pessoal
Voltando as atividades do querido fórum, quero também participar desta novidade... 😄
Este é um pequeno
Pithecellobium dulce , também conhecido como Espinheiro ou acácia-mimosa... Retirei de um terreno baldio em fevereiro deste ano, quando passava o feriado de Carnaval com a família no litoral 😄
É bem pequeno, mas gostei bastante da base/movimento do tronco e pretendo fazer um mame ou shohin 😉
pauloventura09/05/2008 20:50
Caro Alexandre!
Conheci esta variedade de pitheco somente este ano ,ganhei 2 mudas
do amigo NickyFury as quais plantei na terra p/matrizes ,saberias nos informar sobre o comportamento e tratos culturais da mesma?
Sobre sua planta dentro da sua proposta (shorin/mame)esta bem encaminhada pois tem base e movimento de tronco desejo sucesso na
pequena grande empreitada.
G abraço.
pv
Zorer13/05/2008 10:41
Oi Alexandre,
também gostei da sinuosidade da base, troncos com movimento , ao meu ver, sempre prometem um bonsai com mais desafios e beleza vamos ficar acompanhando a evolução do seu pitheco.
Abraços,
Zorer
Alexandre S. Coelho27/05/2008 11:03
Paulo, Zorer
Obrigado pelos comentários!
Temos grandes árvores desta espécie nas calçadas e praças daqui de Recife e as informações que obtive foram através do site do amigo Sergivaldo:
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/guia_de_especie/especies_nativas/acacia_mineira.htm
Está bem no começo mas assim que tiver outras fotos vou mostrando... é a idéia deste forúm 😉
Alexandre S. Coelho09/05/2009 08:34
Oi pessoal
Pouco mais de um ano, e vamos atualizando este tópico...
Neste meio tempo coloquei uma pedra no conjunto, acreditando melhorar o visual da pequena planta:
Esta semana removí o materiam utilizado, pois estava certo que as raízes já tinham se fortalecido e "agarradas" completamente na rocha:
Agora devo decidir qual a melhor frente para então começar a trabalhar a parte aérea... O que vocês acham???

pauloventura09/05/2009 19:39
Caro amigo Alexandre !
Grande evolução ( me perdoe o trocadilho ) do pequeno Phiteco.
parabens pela condução e visão de resultado futuro.
Sobre a frente gostei muito desta da foto 4 mas as das fotos 1e5
tb são exelentes mas vc saberá escolher a mais adequada com
certeza . Assim que definir os galhos poste fotos pra nós ta ok.
G abraço .
Pv.
EZEQUIEL JUNIOR11/05/2009 11:18
Olá Alexandre,
Concordo com o Paulo, uma excelete evolução.
Não deixe de postar as intervenções futuras.
Abraço
Elio11/05/2009 19:05
Olá Alexandre!
Pelo conjunto, harmonia entre a pedra, raízes e sinuosidade da planta, voto pela 4.
abraço
PS.: Bom trabalho
Alexandre S. Coelho11/05/2009 20:35
Obrigado amigos Paulo, Ezequiel e Elio ❗
Também estou gostando muito desta frente 4... Fiz este rápido projeto para ajudar na escolha:

EZEQUIEL JUNIOR12/05/2009 09:39
Projeto rápido....
Fiquei imaginando como seria se o amigo tomasse mais tempo na elaboração desse projeto... ô loco, vc desenha demais... parabéns
Thiago Giaconi12/05/2009 11:14
Ficou muito boa a projeção do Alexandre....
Vai tornar o bonsai mais belo ainda...
Abraço
Alexandre S. Coelho13/05/2009 21:55
Oi amigos
É sempre bom rabiscar um projeto quando temos uma planta à frente... nos dá mais segurança na hora de cortar ou escolher posições 💡
Nos próximos dias estarei podando e aramando esta pequena, então mostro novamente.
Alexandre S. Coelho19/10/2009 15:03
Oi pessoal
Segue mais um pouco da evolução desta pequenina...
Depois da aramagem, me pareceu melhor trabalhar com a frente sendo da foto 1, sem modificar muito o projeto inicial:
Atualmente, já tem me agradado bastante toda estrutura primária conseguida em menos de dois anos:
Todo comentário ou sugestão será bem vindo!
araldi21/10/2009 21:35
Parabéns Alexandre
Excelente evolução deste pré-bonsai. Quanto as frentes a 4 aliava bom nebari com um movimento harmonioso do tronco.
Mas o resultado está ficando muito bom.
Parabéns e continue nos mantendo atualizado.
Um abraço
Gerson Araldi
Renan Campara Braido21/10/2009 22:06
Show mesmo!
Alexandre S. Coelho23/10/2009 07:01
Obrigado amigos Araldi e Renan
Vamos tentando "tirar leite de pedra" com este trabalho aí...
Faz parte da idéia deste fórum, mostrando as várias fases na formação de um bonsai. Mesmo que ao final não fique bom, sempre fica um apredizado... E com as dicas, críticas e sugestões dos foristas, todos saímos ganhando!!!
Alexandre S. Coelho16/06/2010 08:50
Oi pessoal
Quase dois anos e meio se passaram desde a coleta desta pequenina e agora me parece que o bonsai começa aparecer...
Com desfolha consegui compactar bastante a massa verde e reduzir o tamanho das folhas, coisa significativa para se ter uma boa harmonia nos trabalhos com shohin!
A primeira proposta de "frente" foi escolhida e o próximo passo é estruturar este 1º galho da esquerda e conseguir um vaso bem raso para o próximo transplante... Dicas, sugestões, etc serão bem vindas 💡

Renato Rodrigues Roehrs16/06/2010 10:23
Alexandre, fantástica evolução! Aula de condução!
Com que frequência fizeste esta desfolha?
Abraço.
joão josé16/06/2010 18:42
Muito bonita, Alexandre!! Parabéns!
Alexandre S. Coelho18/06/2010 09:40
Obrigado Renato!
Fiz duas desfolhas, uma ano passado e outra em abril deste ano.
Obrigado também amigo João José!
Ricardo Paiva18/06/2010 15:50
Que beleza de trabalho Alexandre. A compactação ficou muito boa, parabéns.
Estes tópicos com o registro tanto fotográfico como narrativo são muito bons.
Vinicius Araújo23/06/2010 21:03
Me serviu de inspiração, tô com algumas sementes germinando e uma planta fininha que coletei do Campus da UFCG, da qual pretendo fazer um Moyogi com uns 60 cm de altura. Muito bom mesmo.
Parabéns.
IanaMel23/06/2010 23:11
Olá Alexandre, lindo o seu piteco dulce! Eu tb tenho um que estou começando a trabalhar, claro q nem chega aos pés do seu! Tentei visualisar o site do Sergivaldo que vc colocou no começo, mas n consegui, é um blog fechado ou algo assim?
Alexandre S. Coelho24/06/2010 21:44
Ricardo, Vinicius, Iana... Obrigado!!!
Iana, esta espécie é muito resistente e aceita todo tipo de trabalho/estilo... Certamente o seu bonsai vai ficar bom!
O site do amigo Sergivaldo está fora do ar e atualmente é mais fácil "vê-lo" pela comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93321304Nikkei 10005/07/2010 17:44
Que beleza de trabalho, muito di´dático. Estou postando para acompanhar a evolução.