Acer Tridente
Angela Fernandes18/06/2009 22:25
Olá !!!!!!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - estou acompanhando atentamente esta aula que você tem nos dado.
Imprimi as fotos e levarei o material para que os membros do PAPA-GOIABA BONSAI CLUBE, possam aprender um pouco mais.
Obrigada e..............
Charles21/06/2009 18:05
Oi LG...
Acho que preciso ainda de uns 3 anos para este tridente ficar minimamente apresentável!... 🙄
Ele está em fase bem inicial de formaçao de estrutura, mas ele tem respondidi bem.... vamos ver... 😉
Abraço,
Charles
Charles21/06/2009 18:12
Menina Ângela... há quanto tempo hein ???
Olha Ângela, este tridente tem sido um verdadeiro laboratório prá mim!...
Nesta ultima foto, com ele enfolhado, não é possivel ver os novos galhos, ainda bem pequenos....
Estou buscando conseguir muitas opçoes de galhos para, através de podas, escolher aqueles que comporão a estrutura final... 🙄
Entre agosto e setembro faço uma desfolha total para poder trabalhar os novos galhos e, então, tirarei novas fotos sem as folhas...
Ano que vem garanta sua ida ao Bonsai 2010, ok???
Abraço,
Charles
Alexandre S. Coelho15/07/2009 20:07
Oi Charles
A sequencia de fotos já nos mostra o grande bonsai que está por vir, mas é mesmo muito bom poder ler todos comentários deste tópico!
P A R A B É N S ❗ 😂
Charles17/07/2009 15:37
Oi pessoal, tdu bem?
Oi Alexandre... valeu pelos comentários.... 😉
Atualizando as informações sobre o durepoxi que usei para auxiliar as grandes cicatrizações...
... Uma coisa curiosa que aconteceu foi que, os durepoxi que coloquei estavam sendo "expulsos" pelos calos das cicatrizações... 😲
Percebi eles estavam sendo deslocados e que a umidade estava entrando e sendo retida sob as placas de durepoxi... 🙄
Decidi então por retirá-los, para poder manter a madeira morta limpa, seca e sem apodrecimento!... 🙄
Vamos ver como presseguem as cicatrizações sem o durepoxi... 🙄
Abraço,
Charles
Angela Fernandes24/07/2009 20:44
Alô !!!!!
Charles - MEU GAROTO - já lí e relí este post várias vezes, buscando maior aprendizado.
Imprimi as fotos e mostrei aos membros do PGBC para que todos pudessem usufruir desta aula grátis.
e...........
Charles11/08/2009 15:31
Oi Ângela.. tudo bem?
Eu previa desfolhar e verificar a novas estrutura de galhos em agosto, mas pelo ritmo do frio e chuvas, acho que só vou fazer isso em setembro!!!... 🙄
Eu já estou ansioso prá retomar os trabalhos com este acer, mas ele mesmo tá muito "quietão", sem sinais das brotações que normalmente acontecem já em agosto!.... : 😕 :
Prometo prá setembro postar novas fotos!... 😉
Abraço,
Charles
Angela Fernandes11/08/2009 20:09
Olá !!!!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - vou aguardar setembro então.
Quando setembro chegar....aprenderemos mais ainda.
Obrigada !!!!!!!!!!
flavio bonsai13/08/2009 11:46
realmente e sempre gratificante ver suas postagens uma aula gratis e depois a transformação.
parabens charles.
r.ozelame13/08/2009 17:14
Faço coro aos colegas em dizer que este tópico é uma verdadeira aula. Já está salvo em meus favoritos.....
Charles, só tem uma palavra pra ti: Parabéns!!!!
Que venha Setembro!!!!
Charles17/08/2009 18:34
Oi pessoal...
Contrariando minha previsão, o tempo esquentou e já trabalhei com este tridente!... 😉
O trabalho previsto era:
1) desfolha
2) verificação da formação da nova estrutura
3) verificação das grandes cicatrizações
Aqui a planta com as folhas que sobraram do inverno... 😉
À direita do nebari dá prá notar o local onde podei uma grossa raiz, cuja estética não me agradava. Espero que também cicatrize... 🙄

Desfolhada, sem poda de galhos finos...

Podados os galhos mais finos e longos, visando aumentar as bifurcações de galhos e compactação da massa verde... Em alguns destes galhinhos havia cochonilhas que causaram pequenas calosidades e tmabém eliminei os galhinhos afetados pois, a longo prazo, estas calosidades se tornam mais evidentes e feias.. 😕

Eu já havia retirado os durepoxis que estavam sendo expulsos pelas cicatrizações. Aqui eu limpei a madeira exposta e com Dremel eu retirei um pouco das bordas internas dos calos, estimulando um maior desenvolvimento dos mesmos, esperando que a cicatrização, um dia, seja total... Depois deste trabalho é importante usar bastante pasta selante, o que acelera este processo.. 😉
A frente da planta ainda não está definida prá mim e acabei mostrando-a em~ângulos diferentes... 🙄
Logo mais vou iniciar adubações de primavera, mais reforçadas... 😉
Abraços,
Charles
Marcos Castilho17/08/2009 20:26
Muito maravilhoso esse Acer.
Angela Fernandes17/08/2009 20:32
Olá !!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - mais uma bela aula de refinamento e paciência.
Como sempre digo, cada postagem sua, é uma verdadeira aula....
Uma perguntinha...esta planta fica em sua casa mesmo ????
Charles18/08/2009 14:12
Oi pessoal...
Marcos.. legal que tenha gostado!... 😉
Menina Ângela... esse acer tá sendo uma aula prá mim também!...
Eu faço, e depois de um tempo ele me diz o que ele gostou ... e o que fiz de errado... 😂 😂
Sim, ele fica na minha casa mesmo, onde mantenho cerca de 120 plantas.
No sítio do Hidaka tenho cerca de 200 plantas, daquelas bem em inicio de desenvolvimento... 🙄 A mais bonita delas é horrivel... 😂 😂
É verdade que tenho lá uns 50 tridentes que fiz de estaca, mas já têm entre 6 e 8 anos.... e alguns deles são promissores!... 🙄
Este tridente que estou trabalhando espero que bombe em setembro/outubro.. e aí eu atualizo as fotos!... 😉
Abraço,
Charles
neyleite18/08/2009 18:02
Essas fotos já foram pra pasta exemplos de trabalhos.
Que legal 120 plantas, talvez você pudesse colocar algumas fotos de outros exemplares.
Grande abraço Ney
Charles20/08/2009 12:06
Oi Ney... tudo bem?
Legal que tenha gostado! Este acer, até pelo seu porte, tem sido um aprendizado legal prá mim também.. 😉
Devagar eu tenho postado alguns outros trabalhos aqui, mas acho que com a entrada da primavera os trabalhos intensificam... e aí deve surgir alguma coisa nova prá mostrar... 😉
Abraço,
Charles
Salo20/08/2009 18:46
Olá Charles,
tenho acompanhado os seus trabalhos divulgados aqui no fórum, e confesso que me baseio muito neles para tentar compor algumas de minhas plantas. Esse acer sem dúvida será mais uma inspiração, não só para mim, mas para muitos que por aqui passarem.
Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.
Att,
Salo.
Angela Fernandes21/08/2009 20:30
Olá !!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO- obrigada pela postagem.
Quando tiver um tempinho, poste aki o seu espaço, seu atelier, para que todos possam conhecê-lo.
Só conheço via net.....mas sei que é mutio bem organizado e que possui exemplares fantásticos............
Charles24/08/2009 18:51
Oi pessoal...
Salo... legais seus comentários... são gratificantes...valeu!... 😉
Menina Ângela... meu espaço está meio congestionado... bagunçado...com mais plantas do que a sua capacidade!!!... 😮ops:
Mas mesmo assim, assim que o tempo permitir, eu tiro novas fotos e coloco aqui, ok?... 😉
Abraços,
Charles
Angela Fernandes25/08/2009 00:07
Olá !!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - vou ficar aki esperando a postagem e mais uma vez muito obrigada pela atenção.......
TARCISIO DIAS06/09/2009 01:50
Maravilha de exemplar!!! 😉
Thiago Giaconi08/09/2009 21:20
Olá Charles,
Seu Acer esta cada dia mais bonito...parabéns!!!
Abraço
Charles28/09/2009 13:03
Oi pessoal....
Tarcisio, Thiago... legal que tenham gostado!.... 😉
Agora na primavera ela já está bombando e tenho feito pinçagens frequentes para estimular as ramificações.... 😉
Logo mais coloco fotos atualizadas!
Abraço,
Charles
Léo ( Pépe )28/10/2009 16:16
Olá Charles, tudo bem? Espero que sim !
Fiquei maravilhado com suas explicações sobre este seu exemplar. Se puder fale um pouco do transplante do dito cujo 😂 .
Todos nós agradeceremos !! rsrsrs
Grande abraço
Charles12/11/2009 14:14
Oi Léo, tudo bem?
Se voce conseguiu tirar algum proveito das minhas explicações, já fico satisfeito!..... 😉 😂
Não entendi bem o que voce gostaria de saber a respeito do transplante dele.... 🙁 😮ops: mas vou comentar um pouco sobre isso... 😉
Ainda em 2006 eu o replantei e, embora ele já estivesse sendo encaminhado para ser plantado em vaso de bonsai, aproveitei o replantio para podar mais um pouco as raizes mais grossas e baixas, permitindo que ele fosse para um vaso mais baixo...
Desde então não fiz novos replantios, pois estou aproveitando o grande enraizamento para acelerar os trabalhos que estou fazendo na estruturação de galhos e grandes cicatrizações.
Penso que ele ainda será mantido nesse vaso por mais 2 anos e, quando o replantar, sei que terei que fazer uma grande poda de raizes que já estão dando voltas por dentro do vaso!... 🙄
Os tridentes suportam bem podas de raizes e sua recuperação acontece bem rápido.
Assim, acho que o replantio dele, quando chegar a hora, não será algo preocupante ou muito trabalhoso!...
Caso queira algum outro detelhe sobre replantio, estou à disposição, ok?... 😉
Abraço,
Charles