Muda de Branquilho Atualizado 10/05/13
araldi20/04/2008 15:07
Muda de Branquilho Atualizado 10/05/13
Olá colegas, estou postando esta planta para acompanharmos a evolução, ela foi coletada esta semana, mesmo estando fora de época, assim o fiz e além de tudo também servirá como estudo da espécie, já que não se encontra muita informação sobre ela no cultivo de bonsai, mesmo sabendo que vários colegas tem bonsai desta espécie.
Segue as fotos:
Muda após a coleta:
Preparando um recipiente como bandeja de desenvolvimento, o fundo foi todo furado com broca 5mm para um boa drenagem e colocado substrato.
Acomodando planta na bacia foi nescessário dimunuir um pouco as raizes, para ficar melhor.
araldi20/04/2008 15:48
Continuando:
Detalhes do nebari:
Um abraço a todos
Gerson Araldi
araldi19/05/2008 17:53
Olá Pessoal após 30 dias o Branquilho já começa a reagir vejam os primeiros brotos surgindo:
By
araldi
O que vcs acham deste toco? Dá para aproveitar para alguma coisa?
Ou como o mestre fala: " Esse bom pra rarera..."
Aguardo.
Um abraço
Gerson Araldi
darkaso19/05/2008 21:13
Araldi,
o tronco está muito bom. Aparenta força e uma boa envelhecida. Para o hokidachi pode ser complicado com essa brotação que não se concentra no topo. está se distribuindo ao longo do tronco e não deve dar certo para o estilo se a brotação não "subir" um pouco. Mas tenha paciência que com certeza alguma coisa sai daí.
T+
araldi20/05/2008 16:08
Olá Darkaso
Esta esta noite mesmo pensando a respeito, pois suas colocações estão perfeitas e concordo.
Pelo que tenho estudado esta espécie, minha intenção de trabalho agora vai ser deixar ela brotar até agosto, quando farei uma desfolha total, isso vai resultar na emissão de muito novos brotos, pois estará na época certa.
Obrigado pela dica.
Um abraço
Gerson Araldi
araldi05/11/2008 17:46
Olá Pessoal
Atualizando este é o estado do branquilho atualmente.
By
araldi
By
araldi
Estou pensando em começar a refinar o trabalho, na mminha opinião o tronco precisa ser trabalhado e os galhos iniciar a ramificação.
Um abraço
Gerson Araldi
pauloventura05/11/2008 20:37
Caro Amigo Gerson !
Espetacular a evolução de sua planta,e penso que vc deve
estar queimando a cuca ,pois com este nebari fantastico fica
difício de pensar em outro estilo que não o Hokidachi.
No entanto caso a brotação não se adeque ao estilo a escolha
do melhor galho ,um corte diagonal e uma leve inclinação no
plantio vai para um Moyogi ,o que ao meu ver tb ficaria exelente.
Mas de qualquer forma com um pouco mais de tempo a própia
planta de mostrara o caminho
tenho serteza que sera um belo
bonsai.
G abraço.
Pv
Rogério06/11/2008 21:13
Amigo araldi
Que maravilha a brotação dessa planta 😲
Ela realmente setá com muita força e para um Hokidachi já está bem encaminhado.
Parabéns e Abraços
Rogério.
araldi07/11/2008 23:01
Olá Paulo
Realmente ela está se recperando muito bem, quanto ao estilo eu acho que trabalhando o centro do tronco, diminuindo ele até a saída dos galhos e distribuindo os galhos, hokidachi ainda é a melhor opção.
Pois como vc falou com este nebari nivelado (os dois lados saindo na mesma altura) fica difícil e acredito que não ficaria muito bom inclinar ele pois as raizes ficariam expostas de uma lado. Por isso acho que vou tentar um Hokidachi mesmo. De qualquer forma muito obrigado pela dica.
Rogério
Elas respondeu muito bem ao Yamadori,só esperro ter capacidade para aproveitar este potecial.
Meu muito obrigado aos amigos pelas considerações. Assim que trabalhar ela posto como ficou.
Um abraço
Gerson
SEKI - Elio Luis Secchi08/11/2008 23:06
Gerson, minha postagem é apenas para dar força a idéia de hokidachi, rebaixando levemente o centro do tronco até a brotação. Assim utiliza todo o potencial do nebari e preserva a idéia inicial.
abraços
araldi23/11/2008 09:05
Olá pessoal, semana passada trabalhei nesta muda novamente, após a conclusão fiquei na dúvida se poderia ter trabalhado os galhos mais longos, mas minha dúvida é se não iria comprometer a qualidade final em função da bifurcação.
Qual a opinião dos colegas?
By
araldi
Aqui como ficou no final !
By
araldi
Assim que ela brotar novamente eu atualizo as fotos:
Um abraço a todos!
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
araldi23/11/2008 09:20
Elio
Obrigado pela força, realmente pretendo inicialmente tentar um hokidachi! Valeu!
Desculpa pela ultima foto não havia percebido que havia editado, mas dá para ver como ficou a planta.
Um abraço
Gerson Araldi
Alexandre S. Coelho25/11/2008 12:09
Oi Araldi
Meu velho, que bela base é esta heim!!!
Está indo muito bem e me preocuparia depois em reduzir a altura do "morrinho" já pensando nas raízes de alimentação necessárias 😉
nickyfury03/12/2008 21:06
bonsai
Grande Araldi!!! Parabens pelo excelente trabalho realizado até agora, garoto. Coisa de primeira promete sair desse tronquinho, com toda certeza. Estamos todos ansiosos, aguardando, pode ter certeza. 😄
Embora tanto voce quanto vários outros colegas foristas acreditem que o melhor para esse tronco seja formar uma estrutura HOKIDASHI, eu gostaria de chamar sua atenção para um fato: o caule não possui altura nem conicidade adequados para isso. Veja um exemplar de um bonsai estilizado em Hokidashi:
Observe que há conicidade, em que a base é larga e vai afunilando-se gradativamente. Isso harmoniza a estruturação aerea com o tronco, complementando-o. 😄
Em sua planta, porém, tal resultado não é possível de ser formado, ficaria algo estranho se tentado, vez que o tronco possui pouca altura para a formação estrutural necessária ao estilo, se é que me entende. 🙁
Entretanto, partindo da escolha de apenas dois ou tres galhos dos que vc manteve, mostrados na ultima foto, é possível isso sim formar um lindo bonsai em estilo MOYOGI. Veja os exemplos abaixo:
Um moyogi, com um lindo e atrativo nebari, como o da sua planta, e com uma estruturação corretamente construída, resultará num lindo bonsai, sem nenhuma dúvida, bem mais atrativo e valioso, em termos totais, do que um simples hokidashi, sem base razoável. 🙄 🙄
araldi07/12/2008 11:05
Olá meu amigo Nick, fico muito contente com sua participação, pois sempre vem para somar em termos de conhecimento.
Achei muito propicia suas colocações, os exemplos mostrados falam por si.
Apenas gostaria de analisar sobre o hokidashi, quando vc comenta da conicidade, gostaria de saber se neste estilo é aceito que o tronco tenha um desenho mais ou menos assim ) ( , ou seja seria como uma conicidade invertida mas isto acontece só onde é a junção ou saída dos galhos, isso é possível ou melhor é aceito como certo?
Quanto a sua sugestão para um moyogi, isto está nos planos para outros tocos que tenho, assim que trabalhar eles coloco elas no fórun.
Esperro a colaboração dos demais colegas.
Um abraço
Gerson Araldi
Ivanil Pimentel Vieira09/12/2008 22:45
Caro Gerson,
não estou postando para apresentar sugestões, mas sim te enviar meus parabéns pelo excelente material que tens em mãos.
!
Abraço - Ivanil
araldi13/12/2008 09:25
Ola Ivanil obrigado, isso aumenta ainda mais minha responsabilidade quanto a planta.
Vamos aguardar os colegas sobre as considerações feitas acima.
Um abraço
Gerson Araldi
DIEGO R.BARRIONUEVO30/01/2009 20:32
OTIMO MATERIAL.
CARA VC ESTA COM UMA OTIMA PLANTA EM MÃOS PELO Q VI ELA TEM UMA OTIMA RECUPERAÇÃO E UM BOM DESENVOLVIMENTO.
SOBRE AS COSIDERAÇÕES DOS NOSSOS AMIGOS ELES ESTÃO DE PARABENS.
SÓ FICOU UMA DUVIDA ❓ QUE ESPECIE É ESSA ❓
SOU DO PARANÁ E TALVEZ POSSO ENCONTRAR UM ESEMPLAR AQUI NA MINHA CIDADE.
VC MORA EM PALOTINA, PARECE PEERTO DA MINHA CIDADE. ME LOCALIZE: QUAL A CIDADE IMPORTATE MAIS PROSCIMA DA SUA, MARINGA, LONDRINA, CURITIBA, CASCAVEL. ❓ ❓ ❓ ❓
A MINHA CIDADE FICA PERTO DE MARINGA E PARANAVAI.
E CONHECIDA PELOS CAMPIONATOS DE VOOU LIVRE E O PONTO TURISTICO "OS TREZ MORRINHOS"
VAMOS MANTER CONTATO!
😉 UM ABRAÇO.
Alcides Junior31/01/2009 07:55
DISTANCIAS
Me parece que não estão tão perto assim....rsss mas nem por isso vão deixar de manter contato né.
Rota
Distância: 311 km (aprox. 4 horas 13 minutos)
Dados cartográficos ©2009 MapLink/Tele Atlas
DIEGO R.BARRIONUEVO31/01/2009 09:06
😉 NÃO É UMA DISTANCIA MUITO DESFAVORAVEL.
COSTUMO FREQUENTAR A BONSAI CENTER ROMAGNOLE EM MANDAGUARI, QUEM SABE NÃO NOS ENCONTRAMOS POR LÁ ❓
UM ABRAÇO.
Ivanil Pimentel Vieira31/01/2009 10:37
Diego, parece que o Araldi continua de férias (que bom).A planta por êle apresentada trata-se de um Branquilho.
É muito bom a gente contar com um Junior para fornecer coordenadas, distâncias, caminhos (bares), eheheheh. 😄
Um abraço - Ivanil
araldi14/02/2009 22:08
Olá Pessoal
Estou com pouco tempo para visitar o fórun, peço desculpas aos colegas pela falta de atenção.
Olá Diego, prazer em conhecê-lo. Quanto a planta como bem colocou o amigo Ivanil é um branquilho tem muito na minha região aí também deve ter procure em áreas umidas ele se adapta muito bem a esse tipo de terreno.
Quanto a localização de Palotina fica a 100 km de Cascavel mas está mais a oeste quase divisa com o Paraguai, não é tão longe assim.
Quando quiser aparecer entre em contato será um prazer receber o amigo para nos conhecermos, temos aqui um grupo (pequeno) de amantes do bonsai e costumamos nos reunir para trabalhar plantas juntos.
Apesar da distancia não ser tão grande ainda não conheço o viveiro do Vicente preciso tirar um tempinho.
Anota aí meu e-mail araldig@hotmail.com
Esperro seu contato.
Junior obrigado pela ajuda, sempre prestativo!
Ivanil estou te aguardado amigo para uma visita!
Um grande abraço a todos!
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
DIEGO R.BARRIONUEVO15/02/2009 10:28
🙂 eai Araldi blz.
bom saber que não moramos tão longe e que ai tem um grupo que se encontra para fazer bonsai. Aqui estamos começando a organizar nosso grupo.
quem ssabe um dia desses podemos fazer um pequeno encontro de grupos aqui na minha gerião o yamadori é pratica fundamental na existencai da arte a maioria de nossa plantas são fruto do yama... temos uma formação de morro que surge em uma região de planicie esse morro tem cerca de 230meteros de altitude e lá encontramos otimos exemplares, sr Vicente ja veio aqui varias vezes para coletar cambuim e pau mulato que tem de monte.
fica a proposta desse intercabio nos vão ai e vó vem aqui. 😄 .
manteremos contato.
muita inspiração e um abraço.
araldi15/02/2009 10:39
Beleza Diego
A idéia do encontros dos grupos é ótima é uma excelente oportunidade de crescermos juntos nesta arte.
O Yamadori aqui também é pratica obrigatória para quem quer plantas com uma boa base, heheheh são nossos pré-bonsai.
Um abraço e manteremos contato.
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
araldi15/02/2009 11:05
Olá pessoal aqui é a planta 60 dias após o trabalho ou seja início de janeiro.
By
araldi
Pretendo desfolhar ela novamente podando os galhos para ir melhorando a ramificação.
Quanto ao "montinho " que o Alexandre falou pretendo diminuir no inverno, acho mais oportuno e por enquanto preciso das raizes para ramificar mais rápido.
Um abraço aos amigos
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat