Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Branquilho Atualizado 10/05/13

123456789
araldi27/06/2010 19:42
Após quase 2 horas desfolhando....

Uploaded with ImageShack.us
araldi27/06/2010 19:43
Finalmente a desfolha concluida

araldi27/06/2010 19:44

araldi27/06/2010 19:46

araldi27/06/2010 19:47

araldi27/06/2010 19:50

joão josé27/06/2010 19:52
Linda, linda! Pretende tracioná-la ou aramá-la?
araldi27/06/2010 19:59
Olá João

Seu questionamento é pertinente, pois a anos atrás quando comecei trabalhar eu costumava trabalhar os primeiros galhos bem abertos ou os galhos principais e após os galhos que brotavam destes galhos prinicpais eu usava para fechar o meio da copa.

Então numas da visitas do Charlinho aqui ele me orientou que o certo seria deixar os principais mais ao centro e destes partiriam os secundários que iriam abrir e abaixar mais a copa.

Nesta planta segui o conselho dele. Agora oque seria o mais correto?

Deixo a questão para o debate. Vamos aprender juntos.

Um abraço

Gerson Araldi
araldi27/06/2010 20:04
Pessoal estive olhando as fotos agora e sinceramente olhando as fotos da a impressão que tem muitos galhos juntos ou cruzando mas na planta não vejo da mesma maneira, acho que é aquilo que alguem já comentou nem sempre conseguimos capturar a realidade.

Um abraço a todos, e vamos discutir a questão que o João tão bem levantou.

Gerson Araldi
joão josé27/06/2010 20:05
Araldi, atualmente estou pensando como você! Plantas tropicais tem seus ramos ascendentes inicialmente para depois se horizontalizarem. Porém, em uma planta baixa fica estranho os ramos crescerem muito verticalmente, acreditando eu que após uns poucos centímetros eles já deveriam iniciar sua abertura. Agora, se pretendes alongá-la mais, acho que está no caminho correto. Também estou nesta dificuldade nesta transição do horizontal para o vertical, rs! Apreciaria a opinião de outros foristas!
joão josé27/06/2010 20:08
Olhando com mais calma as fotos você já os está horizontalizando. Ramos cruzados? Acredito que seja pelo efeito da tridimensionalidade que você conseguiu implantar muito bem nesta planta.
Elio27/06/2010 20:34
Olá Araldi, João José!

Sobre a ramificação, bem citada pelo Charlinho, vale lembrar que a planta cresce de baixo para cima e de dentro para fora. Então acho que a lógica da natureza prevalece.

Quanto á aramação,no ponto que está essa belíssima planta, Araldi, não vejo mais necessidade de aramação, só poda de refinamento e assim mesmo,. à medida que ela for crescendo e querendo sair da estrutura planejada.

Em relação aos ramos cruzados, também acho que, nesse ponto, não tem mais como evitar e é até natural.

Ah,...........................agora vamos ao vaso, né, Araldi!

abraço
araldi27/06/2010 20:56
Obrigado João pelas observações.

Heheheheh Elio!

Essa coisa de vaso, é trabalho para a galera que é boa no photoshop.

Mas acho que ainda vou aguardar até o ano que vem para colocar ela no vaso, pois preciso ir diminuindo as raizes, e nesta altura do campeonato já estou no lucro.

Acho que com a ajuda dos amigos em um ano conseguimos entrar num consenso sobre o melhor vaso.

Um abraço a todos.

Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
hraphi27/06/2010 21:58
Que planta linda, e o trabalho muito bem realizado, realmente visando longo prazo, babei aqui, essa planta servirá de inspiração para mim, em alguns yamadoris que vou começar a trabalhar, parabéns...
Marcio Vargas28/06/2010 08:00
Magnifica!!!

Que belo trabalho!!

Abs
Ricardo Paiva28/06/2010 08:21
Pelo amor de Deus, está sensacional !!!!
Parabéns Araldi.
A copa está muito natural.
araldi30/06/2010 22:17
Hraphi, obrigado se puder ajudar estou a disposição sobre alguma dúvida.

Márcio, Ricardo

Obrigado pelo comentário,vamos ver como vai ficar no vaso, quando estiver mais madura.

Um abraço a todos

Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
araldi30/06/2010 22:33
Hraphi, obrigado se puder ajudar estou a disposição sobre alguma dúvida.

Márcio, Ricardo

Obrigado pelo comentário,vamos ver como vai ficar no vaso, quando estiver mais madura.

Um abraço a todos

Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
Rodrigo-RS30/06/2010 22:45
olá araldi.

eu tenho uma pergunta, Quando começou esse trabalho, sabia que teria este exito? sabia que ficaria uma obra magnifica, ou a planta te ensinou muito mais da arte do bonsai?
ficou um bonsai digno de 1º lugar, poste fotos quando envasado, meus parabéns pelo empenho e pela bela vitória.
araldi01/07/2010 21:03
Olá Rodrigo

Quando comecei já tinha o projeto pronto na minha cabeça, pois já tinha feito outros um pouco menores, mas que teria exito numca, pois estamos trabalhando com uma arte viva, e existe muitas coisas que fogem ao nosso controle.

Bonsai, acredito que seja uma convivência entre vc e a planta, vc vai "negociando " com ela, mostrando o que esperra dela em contrapartida ela vai te mostrando como ela pode fazer aquilo que vc deseja, e neste crescimento ao longo dos anos, ambos vão crescendo juntos, ora "forçando " ou "impondo" e em outros momentos cedendo a vontade dela.

Agradeço os elogios, ela está bem encaminhada mas ainda vamos amadurecer bastante até chegar a ser um bom bonsai.

Um grande abraço e obrigado pelo comentário.

Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
Marcio Vargas02/07/2010 08:52
araldi escreveu:

Bonsai, acredito que seja uma convivência entre vc e a planta, vc vai "negociando " com ela, mostrando o que esperra dela em contrapartida ela vai te mostrando como ela pode fazer aquilo que vc deseja, e neste crescimento ao longo dos anos, ambos vão crescendo juntos, ora "forçando " ou "impondo" e em outros momentos cedendo a vontade dela.
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat

Amigos...

Esta é a melhor definição da arte que já ouvi...

Abs
Nikkei 10003/07/2010 16:25
Belíssima planta. Parabéns pelo seu trabalho! Estou me inspirando nele para um hokidachi tbm. Vou acompanhando sua evolução 😄
Cristiano Pohren05/07/2010 22:18
magnifico trabalho.

Muito obrigado por compartilhar com nós todo o processo, vai servir de inspiração não só pra mim mas pra muitas pessoas.

parabéns!
araldi11/07/2010 10:40
Márcio a definição é inspirada no vídeo:
http://www.youtube.com/user/unnica#p/a/f/2/towQGHe843c

Na minha opinião está é a mais perfeita concepção da arte do bonsai.
Acho simplesmente fantástica a sensibilidade de perceber a forma mais digna de cultivar bonsai, o autor se não for bonsaista, com certeza estava muito inspirado.

Este video já foi postado aqui á vários anos, mas até hoje não achei nada mais belos sobre o cultivo do bonsai, mesmo achando que as fotos na montagem poderiam ter sido melhor escolhidos, mas independente de qualquer coisa o poema, compensa.

Me identifico muito com esta concepção.

Um abraço

Gerson Araldi
araldi11/07/2010 10:42
Nikkei, Cristiano

Agradeço aos colegas, fico contente se ajudar alguem a desenvolver seus bonsai.

Um abraço

Gerson Araldi
123456789