 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DIEGO R.BARRIONUEVO

Registrado: 24/01/09 Idade: 41 Mensagens: 52 Localização: TERRA RICA-PR
|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 8:24 pm Assunto: tudo bem? |
|
|
tenho uma foto deu um maravilhoso bonsai de jabuticaba vc vai gostar parece muito com a sua e vc poderia ultiliza-la como base para essa sua maravilha.
essa é muito parecida com a sua
gosto muito do site que adquiri essas fotos.
ele retrata o bonsai de com estilos bem naturais plantas de diversas especies, muitas encontrada aqui no brasil.
vai ai o link do site:
http://sidiao.myweb.hinet.net/2006_e.htm
muita inspiração e muito sucesso. _________________ Na arte bonsai podemos encontrar o profundo sentido espiritual da vida; Seu contesto de arte é capaz de manifestar sentimentos primordiais para o nosso viver.
TEXTO DO LIVRO Q ESTOU ESCREVENDO. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
DIEGO R.BARRIONUEVO

Registrado: 24/01/09 Idade: 41 Mensagens: 52 Localização: TERRA RICA-PR
|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 9:19 pm Assunto: |
|
|
e ai to de volta.
tive umas ideias que podem ser boas.
editei as fotos no paint não ficaram muito boas mas da para ter uma nosão.
vc aramou o primeiro galho rebaixando, como ele é um galho ja bem lenhoso sera dificio vc deicha-lo naquela posição pois as mirtacias costumam voltar, seria legal vc volta-lo a posição de origem para que ele cresça com um novo apice.
ja os galhos que vem acima eles se cruzam o que o torna desarmonico poluindo a massa visual, e um desses galhos polui a formação do primeiro galho
seria legal vc retirar esse galho que vem logo acima do primeiro e voltar o primero galho na sua posição de origem
quem sabe o resutado pode ser outro não custa nada tentar.
gostei muito do seu exemplar ele tem muito potencial quem sabe não ficara parecido com esse:
aos demais amigos se me comprienderam pesso ajuda na edção das fotos e tambem espero a opinião sobre minha idéa
um abraço. _________________ Na arte bonsai podemos encontrar o profundo sentido espiritual da vida; Seu contesto de arte é capaz de manifestar sentimentos primordiais para o nosso viver.
TEXTO DO LIVRO Q ESTOU ESCREVENDO. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 10:01 am Assunto: |
|
|
Olá Diego obrigado pelos seus comentários.
É muita bondade sua comparar minha simples arvorezinha com as obras-primas de Mr. Lo, tvz fique parecida por serem da mesma espécie...!! hehe
A verdade é que desde o início eu me baseei nelas mesmo, terei de conseguir a massa foliar com as ramificações através dos próximos anos, mas com calma td se consegue com esta espécie.
Sobre voltar o 1o galho não será bom pq para curvá-lo assim eu tive que serrar a parte de trás do mesmo, portanto ele ficará no lugar sim, não que seja no 1o instante q eu retirar o arame, mas num 2o ou 3o trabalho... Ao retirar a borracha eu preencherei a fissura do galho com algo que se solidifique, tvz alguma cola tipo araldite misturado com pó de madeira... vou ver ainda.
Se fizesse o q vc sugere realmente ficaria com um tronco parecida com esta planta que vc comparou... interessante, mas ela ficaria pq, e eu gostaria de que ela fosse maior mesmo, mas muitíssimo obrigado pela sua disposição de tentar me ajudar.
Aquele cruzada de galhos realmente me incomoda, mas para ser mais natural ela até que não atrapalha, mas o galho da esq. (o q faz o fundo), pode ser retirado mais tarde assim como vc já o projetou, mas por enquanto deixa ela lá pq senão o vazio seria muito grande, se a copa maior conseguir fechar ali, daí se retira o galho, sem muita pressa.
Gostaria que o amigo entendesse, ultimamente tenho feito minhas plantas mais em muito mais etapas, não tento mais pular uma ou outra, acelerar demais a estilização, ou coisas assim, como estou tentando não adquirir mais plantas por ora, então decidi que devo curtir mais o desenvolvimento das que tenho, por isso posso estar fazendo meio trabalho agora, e depois posso mudar caso não goste, pelo menos é melhor do que me arrepender mais tarde não é mesmo?
Cara um grande abraço e obrigado!
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 1:43 pm Assunto: |
|
|
Tá bonitona a jabu...suas intervenções foram muito boas.
As folhas novas mostram muita saúde.
Parabéns amigão. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 1:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabiano!
Belíssimo trabalho. Demonstrou boa visão para o futuro.
Gostei muito dessa planta! Parabéns!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08 Mensagens: 1233 Localização: Buritis - MG
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 1:59 pm Assunto: |
|
|
Realmente foram muito boas suas intervenções amigo Fabiano, paranbéns.
Vamos ficar por aqui acompanhando a evolução dela...
Abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 6:48 pm Assunto: |
|
|
Júnior, GRANDE Élio e Ezequiel, obrigado pelo incentivo amigos, em mais alguns anos com maior ramificação, que é meu objetivo, ela ficará mais interessante.
Muito obrigado aos velhos amigos,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 6:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
Muito bonita,... belo trabalho...Tu chegas lá .
Se puderes (na minha opinião)...os arames parecem-me ser de aluminio branco (não? ) caso o sejam e assim o entendas, tenta arranjar um (ou mesmo dois ao mesmo tempo, com outro sobre o comprido) que tenham força suficiente para permitir puxar um pouco mais o primeiro ramo da esquerda, para que este fique um tudo nada mais paralelo ao solo...ele ainda deve ir um pouco mais ou já ouviste o "Crak"
Se fosse possivel isso permitiria uma maior abertura da copa que a tornaria ainda mais imponente no futuro assim que esta enchesse.
Como o ramo já tem uma bitola considerável, e parte do trabalho está feito, creio que ainda possa ser possivel ir um pouco mais (tentando respeitar sempre na linha de segurança, Ok).
De seguida levantaria também o 1.º ramo da direita logo a seguir aquela borracha de protecção que tens por causa do tensor.
A massa verde ali agora torna-se necessária, mas a tarefa de hoje é para o dia de amanhã... logo julgo ser preferivel fazeres mais tarde com ramos terciários e por ai fora...do que mais tarde gostares menos de um ou outro aspecto e teres que voltar atrás uns anitos, por os finos ramos de hoje se tornarem mais dificeis de trabalhar.
A nivel da copa, se possivel que tenta que ela confira de ambos os lados uma maior simetria/harmonia em relação ao desenvolvimento da sua ramificação, pode não parecer muito importante, mas repara que por ex: no teu exemplar, o lado direito da mesma apresenta uma ramificação recta (provocada pela modelação) contráriamente ao lado oposto que apresenta uma volumetria mais solta e próxima do natural...é uma coisa bastante simples, que parece não ter importância, mas tem, caso um dia a queiras levar por ex: a uma Exposição ou Concurso Virtual,...isso conta ...também é um facto que só tem a importância que lhe atribuirmos, se não pretenderes concorrer com ela, está muito bem assim...uma árvore estará sempre bem, o que muda, ou pode mudar é a nossa percepção acerca da mesma....
Ela tem uma silhueta já bem "no ponto"...cuida bem dela para que não fique demasiado "polida", deixa-a solta como aparenta teres vindo a fazer que está 5 estrelas
Amigo talvez seja o meu espirito de tentar procurar ir sempre um pouco mais além,...por isso espero que não vejas estas minhas palavras (opinião pessoal) com algo depreciativo, nada disso...apenas como linha de pensamento naquilo que gostaria que fosse, caso fosse minha/meu...por isso não esquentes a cabeça que o exemplar está muito bem encaminhado e com o teu zêlo com certeza ficará melhor ainda...haja Tempo e Saúde para tratares dele.
Mais uma vez obrigado pela coragem e partilha deste belo teu exemplar.
Boa sorte tudo de bom
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 12:03 am Assunto: |
|
|
Parabéns Fabiano, sua Jabuticaba está muito, mas muito bem encaminhada mesmo.
No princípio não enxerguei uma boa saída pra ela, mas suas intervenções foram perfeitas. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 11:17 am Assunto: |
|
|
Fala amigo Castro, você foi criterioso heim? Que bom!
Sua sugestão então é que eu dê uma baixada no galho esquerdo, mas um leve levantada em sua extremidade, fazendo isso tbm no galho direito (somente na ponta) tornando-os mais sinuosos, além de manter a sinuosidade dos galho da parte do terceiro terço que se encontram muito retos...
Hum, beleza, veja se é isso mesmo, gostei dos toques e são fáceis de se aplicar e com certeza a planta ganha em harmonia.
Sobre o galho da esquerda, para chegar a este ponto de torção, eu tive que serrá-lo até o meioe trazê-lo rachado mesmo, depois coloquei borracha e arame para ficar, não tinha certeza do sucesso (eu e minhas experiências ), mas notei que ela não vacilou um só momento, até fiz em outra (teste piloto) que tbm n sentiu nada, portanto, dá para dar uma chegadinha mais para baixo! hehe
Abração amigo e obrigado pelos toques.
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 11:20 am Assunto: |
|
|
Olá Ricardo há qto tempo amigo, obrigado pelo seu incentivo, soube que vc esteve aqui na minha loja, se soubesse que era vc ao telefone naquele dia teria lhe esperado para dar-lhe um abraço amigo.
Tudo de bom,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 8:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
fabianoscosta escreveu: | Sua sugestão então é que eu dê uma baixada no galho esquerdo, mas um leve levantada em sua extremidade, fazendo isso tbm no galho direito (somente na ponta) tornando-os mais sinuosos, além de manter a sinuosidade dos galho da parte do terceiro terço que se encontram muito retos... |
Sim mais ou menos por ai, se fosse possivel era só baixar um pouquinho mais o 1.º ramo esquerdo, mas se não for, tenta estimular ramificações mais atrás (+ próximo do tronco) e joga com elas, também serve.
No outro lado, levantaria um pouco o 1.º ramo (que tem o tensor) a partir daquela dobra e desde esse ai até ao ápice tentaria conferir-lhe o mesmo jeito de movimento que conseguiste no outro lado (ou vice-versa) conforme te agrade mais, a intenção é/seria criar mais equilibrio da copa.
e ela pode estar de ambas as maneiras, aliás até mesmo como está é uma mera questão de gosto.
fabianoscosta escreveu: | Sobre o galho da esquerda, para chegar a este ponto de torção, eu tive que serrá-lo até o meioe trazê-lo rachado mesmo, depois coloquei borracha e arame para ficar, não tinha certeza do sucesso (eu e minhas experiências ), mas notei que ela não vacilou um só momento, até fiz em outra (teste piloto) que tbm n sentiu nada, portanto, dá para dar uma chegadinha mais para baixo! hehe |
Pois só li esse pormenor ontem e fiquei a pensar se não teria dito besteira caso tivesses levado a coisa até limite (convem ser um pouco antes de partir ) e já foi preciso muita coragem...
Fizeste como aqui neste exemplo dado pelo Caro EZEQUIEL noutro tópico
é bem mais seguro para torções maiories.
Mas se vires que é/seria uma intervenção arriscada, opta pela outra alternativa, afinal também é um pormenor, ela já está óptima assim...e quanto mais para frente melhor ficará ainda
O essencial está feito agora é partir para o refinar , o tal "jogo de Paciência"
Grande Abraço, eu é que agradeço por a partilhares connosco
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 10:40 pm Assunto: |
|
|
Grande Fabiano!
Meu amigo, junto-me aos demais para parabenizá-lo, grande trabalho
E como bem disse o também amigo Castro "agora é partir para refinar , o tal jogo de paciência". Com o passar dos anos ele só vai ficando mais bela ainda! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 3:59 pm Assunto: |
|
|
Castro ela já está bem mais bonita com as folhas, dá para perceber como elas disfarçam erros que se passam de bonsai bonito ao bonsai bom! hehe peladinho a coisa muda!
Vou fazer as intervenções sim e mostrarei depois de feito amigo, obrigado!
Alexandre tenho conciência de minha pouca experiência mas na hora de estilizar estou tendo um pouco de paciência para analizar bem o máximo de possibilidades que antes optava pelas primeiras no qual vinha a minha cabeça.
Nesta planta eu fiz o jogo da sorte, falo deste 1o galho, se ele sobrevivesse ficaria bom, mas se não, ele não me serviria, daí eu o tiraria da mesma forma! Daí tive sorte! Mas antes eu fiz uma experiência em outra vítima e como eu havia cortado mais e ela n sentiu, optei por fazer nesta tbm.
Obrigado pelas dicas amigos,
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|