FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticaba retinha
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
DIEGO R.BARRIONUEVO

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 8:24 pm    Assunto: tudo bem? Responder com citação

tenho uma foto deu um maravilhoso bonsai de jabuticaba vc vai gostar parece muito com a sua e vc poderia ultiliza-la como base para essa sua maravilha.

essa é muito parecida com a sua

gosto muito do site que adquiri essas fotos.
ele retrata o bonsai de com estilos bem naturais plantas de diversas especies, muitas encontrada aqui no brasil.

vai ai o link do site:

http://sidiao.myweb.hinet.net/2006_e.htm

muita inspiração e muito sucesso.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
DIEGO R.BARRIONUEVO

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

e ai to de volta.

tive umas ideias que podem ser boas.
editei as fotos no paint não ficaram muito boas mas da para ter uma nosão.

vc aramou o primeiro galho rebaixando, como ele é um galho ja bem lenhoso sera dificio vc deicha-lo naquela posição pois as mirtacias costumam voltar, seria legal vc volta-lo a posição de origem para que ele cresça com um novo apice.

ja os galhos que vem acima eles se cruzam o que o torna desarmonico poluindo a massa visual, e um desses galhos polui a formação do primeiro galho

seria legal vc retirar esse galho que vem logo acima do primeiro e voltar o primero galho na sua posição de origem

quem sabe o resutado pode ser outro não custa nada tentar.

gostei muito do seu exemplar ele tem muito potencial quem sabe não ficara parecido com esse:
Question

aos demais amigos se me comprienderam pesso ajuda na edção das fotos e tambem espero a opinião sobre minha idéa Idea
um abraço.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 06, 2009 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Olá Diego obrigado pelos seus comentários.
É muita bondade sua comparar minha simples arvorezinha com as obras-primas de Mr. Lo, tvz fique parecida por serem da mesma espécie...!! hehe

A verdade é que desde o início eu me baseei nelas mesmo, Embarassed terei de conseguir a massa foliar com as ramificações através dos próximos anos, mas com calma td se consegue com esta espécie.

Sobre voltar o 1o galho não será bom pq para curvá-lo assim eu tive que serrar a parte de trás do mesmo, portanto ele ficará no lugar sim, não que seja no 1o instante q eu retirar o arame, mas num 2o ou 3o trabalho... Confused Ao retirar a borracha eu preencherei a fissura do galho com algo que se solidifique, tvz alguma cola tipo araldite misturado com pó de madeira... vou ver ainda.

Se fizesse o q vc sugere realmente ficaria com um tronco parecida com esta planta que vc comparou... interessante, mas ela ficaria pq, e eu gostaria de que ela fosse maior mesmo, mas muitíssimo obrigado pela sua disposição de tentar me ajudar.

Aquele cruzada de galhos realmente me incomoda, mas para ser mais natural ela até que não atrapalha, mas o galho da esq. (o q faz o fundo), pode ser retirado mais tarde assim como vc já o projetou, mas por enquanto deixa ela lá pq senão o vazio seria muito grande, se a copa maior conseguir fechar ali, daí se retira o galho, sem muita pressa.

Gostaria que o amigo entendesse, ultimamente tenho feito minhas plantas mais em muito mais etapas, não tento mais pular uma ou outra, acelerar demais a estilização, ou coisas assim, como estou tentando não adquirir mais plantas por ora, então decidi que devo curtir mais o desenvolvimento das que tenho, por isso posso estar fazendo meio trabalho agora, e depois posso mudar caso não goste, pelo menos é melhor do que me arrepender mais tarde não é mesmo?

Cara um grande abraço e obrigado!
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 1:43 pm    Assunto: Responder com citação

Tá bonitona a jabu...suas intervenções foram muito boas.
As folhas novas mostram muita saúde.
Parabéns amigão.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiano!

Belíssimo trabalho. Demonstrou boa visão para o futuro.
Gostei muito dessa planta! Parabéns!

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente foram muito boas suas intervenções amigo Fabiano, paranbéns.

Vamos ficar por aqui acompanhando a evolução dela...

Abraços
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Júnior, GRANDE Élio e Ezequiel, obrigado pelo incentivo amigos, em mais alguns anos com maior ramificação, que é meu objetivo, ela ficará mais interessante.

Muito obrigado aos velhos amigos,
Fabiano.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Fabiano

Muito bonita,... belo trabalho...Tu chegas lá Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy .

Se puderes (na minha opinião)...os arames parecem-me ser de aluminio branco (não? Shocked) caso o sejam e assim o entendas, tenta arranjar um (ou mesmo dois ao mesmo tempo, com outro sobre o comprido) que tenham força suficiente para permitir puxar um pouco mais o primeiro ramo da esquerda, para que este fique um tudo nada mais paralelo ao solo...ele ainda deve ir um pouco mais ou já ouviste o "Crak" Twisted Evil
Se fosse possivel isso permitiria uma maior abertura da copa que a tornaria ainda mais imponente no futuro assim que esta enchesse.

Como o ramo já tem uma bitola considerável, e parte do trabalho está feito, creio que ainda possa ser possivel ir um pouco mais (tentando respeitar sempre na linha de segurança, Ok).

De seguida levantaria também o 1.º ramo da direita logo a seguir aquela borracha de protecção que tens por causa do tensor.
A massa verde ali agora torna-se necessária, mas a tarefa de hoje é para o dia de amanhã... logo julgo ser preferivel fazeres mais tarde com ramos terciários e por ai fora...do que mais tarde gostares menos de um ou outro aspecto e teres que voltar atrás uns anitos, por os finos ramos de hoje se tornarem mais dificeis de trabalhar.

A nivel da copa, se possivel que tenta que ela confira de ambos os lados uma maior simetria/harmonia em relação ao desenvolvimento da sua ramificação, pode não parecer muito importante, mas repara que por ex: no teu exemplar, o lado direito da mesma apresenta uma ramificação recta (provocada pela modelação) contráriamente ao lado oposto que apresenta uma volumetria mais solta e próxima do natural...é uma coisa bastante simples, que parece não ter importância, mas tem, caso um dia a queiras levar por ex: a uma Exposição ou Concurso Virtual,...isso conta Wink...também é um facto que só tem a importância que lhe atribuirmos, se não pretenderes concorrer com ela, está muito bem assim...uma árvore estará sempre bem, o que muda, ou pode mudar é a nossa percepção acerca da mesma....

Ela tem uma silhueta já bem "no ponto"...cuida bem dela para que não fique demasiado "polida", deixa-a solta como aparenta teres vindo a fazer que está 5 estrelas Very Happy

Amigo talvez seja o meu espirito de tentar procurar ir sempre um pouco mais além,...por isso espero que não vejas estas minhas palavras (opinião pessoal) com algo depreciativo, nada disso...apenas como linha de pensamento naquilo que gostaria que fosse, caso fosse minha/meu...por isso não esquentes a cabeça que o exemplar está muito bem encaminhado e com o teu zêlo com certeza ficará melhor ainda...haja Tempo e Saúde para tratares dele.

Mais uma vez obrigado pela coragem e partilha deste belo teu exemplar.

Boa sorte tudo de bom Wink

[ ]s

Castro

Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 12:03 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns Fabiano, sua Jabuticaba está muito, mas muito bem encaminhada mesmo.
No princípio não enxerguei uma boa saída pra ela, mas suas intervenções foram perfeitas.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Fala amigo Castro, você foi criterioso heim? Que bom!

Sua sugestão então é que eu dê uma baixada no galho esquerdo, mas um leve levantada em sua extremidade, fazendo isso tbm no galho direito (somente na ponta) tornando-os mais sinuosos, além de manter a sinuosidade dos galho da parte do terceiro terço que se encontram muito retos...

Hum, beleza, veja se é isso mesmo, gostei dos toques e são fáceis de se aplicar e com certeza a planta ganha em harmonia.

Sobre o galho da esquerda, para chegar a este ponto de torção, eu tive que serrá-lo até o meioe trazê-lo rachado mesmo, depois coloquei borracha e arame para ficar, não tinha certeza do sucesso (eu e minhas experiências Embarassed ), mas notei que ela não vacilou um só momento, até fiz em outra (teste piloto) que tbm n sentiu nada, portanto, dá para dar uma chegadinha mais para baixo! hehe

Abração amigo e obrigado pelos toques.
Fabiano.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 11:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo há qto tempo amigo, obrigado pelo seu incentivo, soube que vc esteve aqui na minha loja, se soubesse que era vc ao telefone naquele dia teria lhe esperado para dar-lhe um abraço amigo.

Tudo de bom,
Fabiano.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Fabiano

fabianoscosta escreveu:
Sua sugestão então é que eu dê uma baixada no galho esquerdo, mas um leve levantada em sua extremidade, fazendo isso tbm no galho direito (somente na ponta) tornando-os mais sinuosos, além de manter a sinuosidade dos galho da parte do terceiro terço que se encontram muito retos...

Sim mais ou menos por ai, se fosse possivel era só baixar um pouquinho mais o 1.º ramo esquerdo, mas se não for, tenta estimular ramificações mais atrás (+ próximo do tronco) e joga com elas, também serve.

No outro lado, levantaria um pouco o 1.º ramo (que tem o tensor) a partir daquela dobra e desde esse ai até ao ápice tentaria conferir-lhe o mesmo jeito de movimento que conseguiste no outro lado (ou vice-versa) conforme te agrade mais, a intenção é/seria criar mais equilibrio da copa.
e ela pode estar de ambas as maneiras, aliás até mesmo como está é uma mera questão de gosto.

fabianoscosta escreveu:
Sobre o galho da esquerda, para chegar a este ponto de torção, eu tive que serrá-lo até o meioe trazê-lo rachado mesmo, depois coloquei borracha e arame para ficar, não tinha certeza do sucesso (eu e minhas experiências Embarassed ), mas notei que ela não vacilou um só momento, até fiz em outra (teste piloto) que tbm n sentiu nada, portanto, dá para dar uma chegadinha mais para baixo! hehe

Pois só li esse pormenor ontem e fiquei a pensar se não teria dito besteira caso tivesses levado a coisa até limite Embarassed (convem ser um pouco antes de partir Very Happy ) e já foi preciso muita coragem...

Fizeste como aqui neste exemplo dado pelo Caro EZEQUIEL noutro tópico

é bem mais seguro para torções maiories.
Mas se vires que é/seria uma intervenção arriscada, opta pela outra alternativa, afinal também é um pormenor, ela já está óptima assim...e quanto mais para frente melhor ficará ainda Very Happy

O essencial está feito agora é partir para o refinar , o tal "jogo de Paciência"

Grande Abraço, eu é que agradeço por a partilhares connosco

Castro

Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Fabiano!

Meu amigo, junto-me aos demais para parabenizá-lo, grande trabalho Exclamation

E como bem disse o também amigo Castro "agora é partir para refinar , o tal jogo de paciência". Com o passar dos anos ele só vai ficando mais bela ainda!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

Castro ela já está bem mais bonita com as folhas, dá para perceber como elas disfarçam erros que se passam de bonsai bonito ao bonsai bom! Shocked hehe peladinho a coisa muda! Confused

Vou fazer as intervenções sim e mostrarei depois de feito amigo, obrigado!

Alexandre tenho conciência de minha pouca experiência mas na hora de estilizar estou tendo um pouco de paciência para analizar bem o máximo de possibilidades que antes optava pelas primeiras no qual vinha a minha cabeça.

Nesta planta eu fiz o jogo da sorte, falo deste 1o galho, se ele sobrevivesse ficaria bom, mas se não, ele não me serviria, daí eu o tiraria da mesma forma! Rolling Eyes Daí tive sorte! Mas antes eu fiz uma experiência em outra vítima e como eu havia cortado mais e ela n sentiu, optei por fazer nesta tbm.

Obrigado pelas dicas amigos,
Abração,
Fabiano.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: