FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TUIA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Savio J. Felix

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2009 8:47 pm    Assunto: TUIA Responder com citação

Prezados amigos.
Ja faço bonsai a alguns anos, mas sempre tive receio dos comentários, porem sem criticas não se vai a lugar nenhum.
Portanto estou pedindo criticas e comentários à respeito desta arvore, mas principalmente conselhos, para melhora-la.

Ela tem 60 cm de altura, e um tronco com 3 cm de diametro no nebari tem 6 cm.
Agradeço a qualquer orientação e comentarios.
Abraços, Savio
Rinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 30, 2009 7:19 am    Assunto: Responder com citação

Savio, na minha humilde opinião de novato, tentaria dar algum movimento a mais no 1° terço do tronco tentando diminuir um pouco a altura e deixando assim mais compacta, e baixaria um pouco mais os galhos tomando cuidado com os arames pois pelo q fiz em uma aqui em casa descobri q elas marcam com certa facilidade Embarassed .
Se tiver jeito tire mais algumas fotos para q o pessoal tenha mais opções de visualização e assim melhorar as idéias.
Boa sorte
Abraço
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 30, 2009 4:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

ola acho que dobrar tronco mais imbaicho seria um pouco difícil por isso vc pode dobralo um pouco mais para o meio diminuindo o tamanho da planta
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Savio J. Felix

MensagemEnviada: Seg Mar 30, 2009 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Caros amigos.
Em primeiro lugar agradeço a atenção em ajudar-me.
Eu concordo inteiramente com voces, o movimento do tronco é fraco, porem se atentarem para a altura média do tronco, poderão visualizar a esquerda da foto a perda de um galho que era precioso, isso se deu exatamente por forçar muito para vergar o tronco (criar uma curva mais acentuada), de qualquer maneira tentarei novamente, mas adimito que não imagino como faze-lo.
De qualquer forma obrigado.
Abraços, Savio
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Olá Savio, tenho 4 exemplares de nana iguais a sua. Tenho obtido resultados muito bons com elas.
Quanto a serem sensíveis resolvi mexendo nelas apenas no final do inverno. Outra coisa que faço é uma aramação "frouxa", também já perdi uns galhos por apertar de mais.
Bom, minha sugestão seria o de diminuir a altura da planta eliminando a parte superior a partir do 3º galho. COm os outros, baixaria eles, deixava crescer por um bom tempo e fazria muita pinçagem da massa verde para compactar e ramificar.
Aqui mostro uma das minhas nanas que também era alta. Transformei parte do tronco em jin e com os galhos baixos formei a copa.
Agosto de 2007 - transplante, pinçagem e aramação

Em março de 2009 - no próximo inverno vai receber uma aramação forte para melhor a triangulação.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Savio J. Felix

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 5:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo, boa tarde.
Adorei a sua sugestão!...e mais ainda a sua planta está ótima a meu ver.
normalmente só trabalho com coniferas no inverno, poda, aramação o qaue for preciso, caso não se importe, vou tentar copiar a sua, gostei imensamente dela.
Obrigado, abraços, Savio
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2009 12:19 am    Assunto: Responder com citação

Fique a vontade Sávio, a minha foi inspirada numa árvore da natureza que vi em uma foto de uma floresta a beira de um penhasco. A árvore em questão tinha recebido um raio e tava metade queimada.
Ainda preciso melhorar o shari dela.
Não esqueça de postar fotos.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Savio J. Felix

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2009 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Ricardo, a explicação sobre o posicionamento e o raio vem a calhar, melhora muito a idéia para visualizar a futura planta.
Putzz ainda é possivel melhorar o shari ?...achei esdtupendo!...
Abraços, Savio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: