Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:54 pm Assunto: RAIZ SOBRE PEDRA |
|
|
Estas são duas tentativas que estou fa\endo já a alguns anos... Um ficus e uma primavera. Acho que teria de enterrar num vaso maior por um ano para que "colem" mais na pedra ...  |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:56 pm Assunto: |
|
|
Realmente, acho que precisam de mais um tempo em baixo da terra.. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 58 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Sergio,
belas plantas!!
Com relação à planta da direita:
1 - Nesse estilo sobre rocha, dificilmente se vê uma planta com tronco reto, porque é natural que ela sofreu a ação do vento, falta de nutrientes, etc... Não sei se ainda é possível, mas poderia imprimir algum movimento (mesmo que levemente) sinuoso ao tronco.
2 - Nesse estilo as raízes precisam estar agarradas à rocha, como as raízes de uma orquìdea se agarra à arvore. Você pode então passar uma borracha em volta delas.
Com relação à planta da esquerda; parece um Ficus benjamina variegata:
1 - A menos que pretenda um misto de raiz sobre rocha + varrido pelo vento (o que também ficaria muito bom a meu ver), poderia modelar como nesta modesta projeção:
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:33 pm Assunto: |
|
|
muito obrigado Edson , é exatamente isso que preciso . Voces são os primeiros a verem minhas plantas e sei que estão cheias de defeitos .. Com os conselhos de vcs espero conseguir melhora-las muito . Tempo e paciencia é o que não me falta , me falta exatamente isso .. conselhos e convivencia com outros .. muito obrigado . |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:52 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, siga a dica da borracha que o Edson falou.
Complementando, eu aproveitava que ainda não está muito frio e colocava elas numa bacia no mínimo o dobro do espaço destes vasos, SEM podar raízes.
No estado em que as raízes estão acho que não precisam ser mais enterradas, apenas "apertadas" na rocha. Com o espaço maior para as raízes crescerem, em pouco tempo estarão bem "pegadas" na rocha.
Quanto as plantas o projeto para o Ficus está ótimo já a bouganville, eu deixaria aquele galho mais fino, baixo, a esquerda crescer livre e muito, conduzindo-o para baixo, ficaria um penjing bem maneiro.
Dá uma olhada, é mais ou menos isso:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:19 am Assunto: |
|
|
No sub-forum Materias aqui no fórum tem uma matéria bem legal sobre como curvar troncos grossos dá uma olhada lá. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 3:46 pm Assunto: |
|
|
Tiras de câmeras de pneu, muito BEM apertadas, use seu feeling para não esmagar, mas só assim para deixar mais firme e justas sem deixar asfixiado, mas tbm pode usar filme pvc, daqueles de cozinha, dá até para pôr um musgo ou areia entre o embrulho para aumentar a umidade e estimular mais raízes.
Bom trabalho até aqui, parabéns amigo, tenho observado suas plantas e seus trabalhos e vejo que é bem apaixonado, isso não é tudo mas é quase isso!
Abração,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 4:52 pm Assunto: |
|
|
SERGIO BONSAI
Gosto muito desse estilo. Suas plantas estão muito bonitas e se conseguir acertar os detalhes indicados pelo amigo edson0605 elas ficarão perfeitas.
Grande abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 12:53 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos , tentei seguir os conselhos dados e ficou assim .. que acham ..???? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 12:57 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:02 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que ficou ótima Sergio, agora só dar tempo ao tempo! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 12:57 am Assunto: |
|
|
Muito bom Sérgio, aprovite para dar movimento no ápice. Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 8:58 am Assunto: ficus |
|
|
ficou muito bom futuramente vai ficar lindo parabéns pelo trabalho |
|
|
 |
Marcos Takigawa
Registrado: 23/02/09 Idade: 51 Mensagens: 83 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 5:36 pm Assunto: |
|
|
Olá, Sérgio show de bola tuas plantas, amigo seguinte estou começando agora nesta arte do bonsai e notei que estamos na mesma região e gostaria de te perguntar onde vc costuma adquirir suas mudas, tenho procurado e adquiri algumas no ceasa, mas há poucas opções lá...se puder me dar umas dicas agradeço muito!
Abraços! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 6:00 pm Assunto: |
|
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 5:36 pm Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Olá, Sérgio show de bola tuas plantas, amigo seguinte estou começando agora nesta arte do bonsai e notei que estamos na mesma região e gostaria de te perguntar onde vc costuma adquirir suas mudas, tenho procurado e adquiri algumas no ceasa, mas há poucas opções lá...se puder me dar umas dicas agradeço muito!
Abraços!
Olá Marcos , prazer. Olha esse negócio de mudas é um problema , sempre que vou a sua cidade { 3 ou 4 vezes por mes} ando pelos viveiros e floriculturas a procura de alguma coisa , a maioria dos atendentes nem conhece a arte e me olha com desconfiança .. rssr.. :- Esse maluco fica olhando as raizes , os galhos , como se procurasse alguma coisa ... rsrsrs nem ligo e só compro quando me agrada . O problema maior é que só encontramos material muito jovem , com troncos finos { a não ser os buxinhos em forma de bola , que tem que ser destruidos para se começar um projeto ..} O que nos deixa sem opção ... No Vitória Regia em frente ao prudenshooping tem alguma coisa { mas o atendimento é pessimo .. minha impressão } .. tem que procurar agulha em palheiro ... As vezes compro arvores de ficus com 2..3 metros e corto com 20 cm de altura ...Os mais faceis de trabalhar no inicio são os ficus e os buxinhos .. Com o tempo passei a procurar em montes de entulhos na frente das casas, quando as possoas fazem podas nos jardins ou reforma nas casas , fique sempre de olho .. Nas casas de parentes tb sempre aparece alguma planta que esta no vaso a 20 anos ... com jeito ganhamos ou fazemos trocas por orquideas ... coisas assim ... Agora estou procurando tb na beira das estradas e margens dos rios ... onde tem uma moita estou de olho e quanto mais velha{ tronco grosso } melhor .. ... mas cuidado .. isso vicia ...mostre o que já tem ... e vamos manter contato... |
|
|
 |
|