Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 11:58 am Assunto: socorro: folhas novas murchando e secando |
|
|
Mais uma: Os brotos de plantas de várias especies estao murchando. Acho que estou perdendo uma primavera que ja estava cheia de brotos. Uma jabuticabeira já teve alguns brotos novos queimados o mesmo aconteceu com os brotos de uma pitangueira. MOlho pela manhã. Tenho borrifado água pra tentar amenizar o problema e tb estou testando deixar uma bacia perto da planta. Alguém sugere algo mais? |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 2:05 pm Assunto: Re: socorro: folhas novas murchando e secando |
|
|
Olá Leilton,
Algumas plantas podem caducar, mas acredito nao ser esse o caso, se voce nao falase que rega so de manha apostaria nisso, pois a primavera é muito sensivel ao solo encharcado, sendo assim nao sei do que pode ser, passe mais detalhes amigo. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 5:01 pm Assunto: |
|
|
O que elas tem em comum: 1) estao plantadas em areia grossa para enraizamento; 2) Apenas as folhas novas estao sofrendo; 3) estao na área da casa onde nao bate o sol direto em hora nenhuma do dia, mas o sol natalense é de rachar.
Acredito que o problema seja de desidrataçao por falta de raizes suficientes para mante-las hidratadas. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 7:56 pm Assunto: |
|
|
Amigo Leilton !!!!
Tenhamos muita calma !!!!!!!!!!
Se você acha que estão se desidratando por falta de raízes, retire todas as folhas e espere...... acho que como não possuem raízes, a seiva está "perdida", para onde vai... para as folhas ou tentar criar raízes ???
Desculpem-me se falei muita bobagem e me corrijam !!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 48 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 8:20 am Assunto: |
|
|
Concordo com a Ângela.
Estas plantas foram reenvasadas agora?
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 9:28 am Assunto: |
|
|
Citação: | Estas plantas foram reenvasadas agora? |
Nao amigo, algumas já ultrapassam o tempo de 30 dias. Foram envasadas no auge das chuvas aqui em Natal. Acho que agora elas estao sentindo falta da umidade.
Brigadao Angela |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 29, 2005 12:11 pm Assunto: falta |
|
|
Acho que o problema pode ser luminosidade porque o meu manacá da serra também está passando por esse problema (vide tópico). Só que o meu tem raízes porque não mexi nelas, já o local onde fica bate um solzinho, mas como fica no chão e próximo da janela, acaba pegando sombra.
Quem sabe o problema não é luminosidade?
Abraço,
Fábio |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2005 12:26 am Assunto: |
|
|
Amigo Leilton !!!!!!
Plantas não possuem tempo rígido em suas manifestações !!!!
Digo manifestações no sentido de suas respostas... algumas plantas respondem num certo tempo e outros em outros tempos...
Nada é tão rígido, embora alguns livros falem em datas ou etapas, depende de uma série de fatores, luminosidade, umidade, tempo de sol... etc.
Mande mais notícias e mantenha a calma e de quando em vez faça a famosa "dança da chuva" ou a "dança do sol"...
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2005 6:02 pm Assunto: |
|
|
leiton,
me parece que o que está acontecendo é que vc deve ter retirado estacas ou fez yamadori (retirada da planta do chão), ao fazer isso a planta, que tem uma reserva de nutrientes induz à brotação nos locais das podas, porém como ainda não têm raízes para produzir seiva esses brotos começam a dar sinais de desnutrição, ou seja, murcham, enquanto as folahs mais velhas, que têm metabolismo mais lento parecem naõ sofrer tanto.
o que vc deve fazer?
- Mantenha a estaca ou planta em susbrato com boa drenagem, em local sombreado até a planta demontrar sinais de enraizamento, algumas plantas demoram até um ano para formar um bom sistema radicular, portanto paciência e esporadicamente lasque um pouquinho da casca com a unha para ver se está verde.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Poti Luiz de Almeida
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2005 10:08 pm Assunto: |
|
|
Leiton, tbm tô em Natal-RN e além de precisar contatar mais bonsaístas, sejam iniciantes ou não, tbem tenho um caso parec ido: é um exemplar de "jamelão", conseguido por yamadori: retirado dia 12 de julho/05. Poda de todas as raízes principais(grossas). Manteve folhas verdes até o dia 25/07/05. Agora estão murchas/secas. No entanto eu continua regando e cuidando como se estivesse tudo normal. Aguardo o ressurgimento de novas raizes de absorção e novos brotos. Acredito que pelo menos por +_ 3 meses devemos acreditar que a planta renascerá. Até lá: "a paciência será o único ingrediente da disciplina que o fará acreditar num milagre".(digo eu: ñ sei se alguém já disse isso antes.) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jul 31, 2005 10:33 am Assunto: |
|
|
Oi Leilton
O pessoal já disse tudo... também acho que suas plantas ainda estão se recuperando. Sem falar que com esse nosso clima, um dia chove outro faz sol de lascar... todo cuidado é pouco!
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 02, 2005 2:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Leirton,
Concordo plenamente com nossos colegas. O Jackson disse tudo: trinta dias é muito pouco tempo para a planta ficar totalmente recuperada e muitas brotações realmente enganam.
Seria interessante sabermos como estavam as raízes dessas plantas, principalmente a jabuticabeira e a pitangueira. Com poucas raízes de alimentação elas são muito mais difíceis de se recuperar. Que tipo de substrato você utilizou? Sol?!!! Já colocou algum tipo de adubo???
Quanto à Primavera, que pegam bem por estaquia, o maior perigo é o apodrecimento das raízes, provocado pelo excesso de umidade. REgas???
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 2:45 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Que tipo de substrato você utilizou? Sol?!!! Já colocou algum tipo de adubo??? |
Olá Sergivaldo, tava sentindo a sua falta. Conheci um grande amigo seu: Luís, de Igarassu. Eu e minha esposa visitamos o viveiro dele. Respondendo as suas perguntas: o substrato é areia grossa. O sol é o de Natal , mas elas estao sob o beiral. Nao bate sol direto em nenhum momento do dia. Nao coloquei nenhum tipo de adubo. As raizes é que sao o detalhe. No caso das pitangueiras sao galhos de aproximadamente 5cm de diametro, resultantes de podas, que brotaram expontaneamente durante o ápice das chuvas. EStao na areia grossa a a aproximadamente um mês. A jabuticabeira tinha algumas raizes finas, mas nao muitas. E a primavera é fruto do mesmo "fenomeno" das pitangueiras... O galho havia sido descartado após uma poda e brotou entao coloquei na areia grossa. |
|
|
 |
|