FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

socorro: folhas novas murchando e secando
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 11:58 am    Assunto: socorro: folhas novas murchando e secando Responder com citação

Mais uma: Os brotos de plantas de várias especies estao murchando. Acho que estou perdendo uma primavera que ja estava cheia de brotos. Uma jabuticabeira já teve alguns brotos novos queimados o mesmo aconteceu com os brotos de uma pitangueira. MOlho pela manhã. Tenho borrifado água pra tentar amenizar o problema e tb estou testando deixar uma bacia perto da planta. Alguém sugere algo mais?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 2:05 pm    Assunto: Re: socorro: folhas novas murchando e secando Responder com citação

Olá Leilton,

Algumas plantas podem caducar, mas acredito nao ser esse o caso, se voce nao falase que rega so de manha apostaria nisso, pois a primavera é muito sensivel ao solo encharcado, sendo assim nao sei do que pode ser, passe mais detalhes amigo. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

O que elas tem em comum: 1) estao plantadas em areia grossa para enraizamento; 2) Apenas as folhas novas estao sofrendo; 3) estao na área da casa onde nao bate o sol direto em hora nenhuma do dia, mas o sol natalense é de rachar.

Acredito que o problema seja de desidrataçao por falta de raizes suficientes para mante-las hidratadas.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Leilton !!!! Laughing Laughing Laughing

Tenhamos muita calma !!!!!!!!!! Surprised Surprised Surprised

Se você acha que estão se desidratando por falta de raízes, retire todas as folhas e espere...... acho que como não possuem raízes, a seiva está "perdida", para onde vai... para as folhas ou tentar criar raízes ???
Desculpem-me se falei muita bobagem e me corrijam !!!!!!!!!

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Romulo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2005 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com a Ângela.
Estas plantas foram reenvasadas agora?

Abraço,
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2005 9:28 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
Estas plantas foram reenvasadas agora?

Nao amigo, algumas já ultrapassam o tempo de 30 dias. Foram envasadas no auge das chuvas aqui em Natal. Acho que agora elas estao sentindo falta da umidade.

Brigadao Angela
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2005 12:11 pm    Assunto: falta Responder com citação

Acho que o problema pode ser luminosidade porque o meu manacá da serra também está passando por esse problema (vide tópico). Só que o meu tem raízes porque não mexi nelas, já o local onde fica bate um solzinho, mas como fica no chão e próximo da janela, acaba pegando sombra.
Quem sabe o problema não é luminosidade?
Abraço,

Fábio
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 12:26 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Leilton !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Plantas não possuem tempo rígido em suas manifestações !!!! Laughing Laughing
Digo manifestações no sentido de suas respostas... algumas plantas respondem num certo tempo e outros em outros tempos...
Nada é tão rígido, embora alguns livros falem em datas ou etapas, depende de uma série de fatores, luminosidade, umidade, tempo de sol... etc.

Mande mais notícias e mantenha a calma e de quando em vez faça a famosa "dança da chuva" ou a "dança do sol"...

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

leiton,

me parece que o que está acontecendo é que vc deve ter retirado estacas ou fez yamadori (retirada da planta do chão), ao fazer isso a planta, que tem uma reserva de nutrientes induz à brotação nos locais das podas, porém como ainda não têm raízes para produzir seiva esses brotos começam a dar sinais de desnutrição, ou seja, murcham, enquanto as folahs mais velhas, que têm metabolismo mais lento parecem naõ sofrer tanto.

o que vc deve fazer?
- Mantenha a estaca ou planta em susbrato com boa drenagem, em local sombreado até a planta demontrar sinais de enraizamento, algumas plantas demoram até um ano para formar um bom sistema radicular, portanto paciência e esporadicamente lasque um pouquinho da casca com a unha para ver se está verde.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Poti Luiz de Almeida

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked Leiton, tbm tô em Natal-RN e além de precisar contatar mais bonsaístas, sejam iniciantes ou não, tbem tenho um caso parec ido: é um exemplar de "jamelão", conseguido por yamadori: retirado dia 12 de julho/05. Poda de todas as raízes principais(grossas). Manteve folhas verdes até o dia 25/07/05. Agora estão murchas/secas. No entanto eu continua regando e cuidando como se estivesse tudo normal. Aguardo o ressurgimento de novas raizes de absorção e novos brotos. Acredito que pelo menos por +_ 3 meses devemos acreditar que a planta renascerá. Até lá: "a paciência será o único ingrediente da disciplina que o fará acreditar num milagre".(digo eu: ñ sei se alguém já disse isso antes.)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2005 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Oi Leilton

O pessoal já disse tudo... também acho que suas plantas ainda estão se recuperando. Sem falar que com esse nosso clima, um dia chove outro faz sol de lascar... todo cuidado é pouco!

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2005 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leirton,

Concordo plenamente com nossos colegas. O Jackson disse tudo: trinta dias é muito pouco tempo para a planta ficar totalmente recuperada e muitas brotações realmente enganam.

Seria interessante sabermos como estavam as raízes dessas plantas, principalmente a jabuticabeira e a pitangueira. Com poucas raízes de alimentação elas são muito mais difíceis de se recuperar. Que tipo de substrato você utilizou? Sol?!!! Já colocou algum tipo de adubo???

Quanto à Primavera, que pegam bem por estaquia, o maior perigo é o apodrecimento das raízes, provocado pelo excesso de umidade. REgas???

Um abraço,

Sergivaldo
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2005 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Que tipo de substrato você utilizou? Sol?!!! Já colocou algum tipo de adubo???

Olá Sergivaldo, tava sentindo a sua falta. Conheci um grande amigo seu: Luís, de Igarassu. Eu e minha esposa visitamos o viveiro dele. Respondendo as suas perguntas: o substrato é areia grossa. O sol é o de Natal Laughing, mas elas estao sob o beiral. Nao bate sol direto em nenhum momento do dia. Nao coloquei nenhum tipo de adubo. As raizes é que sao o detalhe. No caso das pitangueiras sao galhos de aproximadamente 5cm de diametro, resultantes de podas, que brotaram expontaneamente durante o ápice das chuvas. EStao na areia grossa a a aproximadamente um mês. A jabuticabeira tinha algumas raizes finas, mas nao muitas. E a primavera é fruto do mesmo "fenomeno" das pitangueiras... O galho havia sido descartado após uma poda e brotou entao coloquei na areia grossa.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: