|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Ter Set 02, 2008 6:05 pm Assunto: esporão de galo |
|
|
Olá
Tenho este esporão de galo (como é chamado por aqui) não sei o nome ao certo, há uns 5 a 6 anos, mas nunca o trabalhei, só umas podadas, coletei ele e plantei neste vaso, mas quero trabalhar nele, gostaria da opinião de vocês se deixo-o como está só trabalho a copa ou reparto onde está o risco preto e mudo a frente?
seguem fotos:
vista de cima
talves futura frente
a planta podada
Claro que tenho um bom tanto a fazer principalmente na copa
Desde já agradeço as sugestões
um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Set 02, 2008 6:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Afonso Fengler
Excelente exemplar tem ai, hein
Bem linda sim Senhor...
Acredito que para os amigos/colegas poderem opinar de uma forma mais concisa, talvez fosse melhor fotografar um pouco de mais longe, de forma a que se possa ver todo o conjunto, se possivel com outras frentes que não aquela, é dificil, mas quem sabe se não existirá outra saida/frente que por qualquer motivo se encontra oculta...
Boa sorte .
Cptos
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 02, 2008 7:36 pm Assunto: |
|
|
Afonso
Belíssimo exemplar, que merece ser trabalhado para salientar suas melhores características. Também acho que o ângulo das fotografias não permitem uma boa opinião. Mesmo assim, sugiro não cortar onde assinalou, pois o estilo está perfeito. Talvez apenas uma troca de vaso já confira uma melhor harmonia. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 03, 2008 10:09 am Assunto: |
|
|
Olá
Vou postar mais fotos, mas se precisar de outras não tem problema posso tirar outras.
Desde já agradeço a opinião _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 10:16 pm Assunto: |
|
|
Esta eu conheci ao vivo hoje, acho que a melhor saída é separar em duas plantas, terá um ganho em qualidade e quantidade... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 10:53 pm Assunto: |
|
|
Estou enganado ou esse esporão de galo se parece muitíssimo com o pingo de ouro?
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 11:17 pm Assunto: |
|
|
Se não for um pingo de ouro é parecidissimo!!!
È um exelente material, acho que deve cortar o galho e utilizar a frente da ultima foto do 1°post !!!!!
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 27, 2009 8:30 am Assunto: |
|
|
não pessoal, esporão de galo é uma árvore nativa, pelo menos aqui no sul, até onde sei se chama "Celtis iguanaea", família Cannabaceae, enquanto que o pingo douro "Duranta repens" é uma Verbenaceae, e é exótica aqui no sul. |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 11:45 am Assunto: |
|
|
A folha é igual a do celtis a diferença é que esta tem espinhos e o celtis não tem.
Pois é a dúvida é cortar ou não, a planta esta na mesma. Mas do jeito que está ela teria que estilo. Eu estou pendendo para cortar o galho. Vou ver se tiro uma foto dela com as folhas. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 5:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sua planta está ótima e parabenizo o nobre colega pela excelente aquisição.
Separar? fazer duas plantas? Isso depende do que vc pretende. Veja só:
Na foto em que mostra uma linha preta, visualizo um excelente shohin (bonsai até 25cm) na planta da direita da linha, mas aí vc teria que reduzir o tronco da planta da esquerda da linha, eliminando o segmento de madeira até a proximidade do tronco. O resultado, para essa parte da planta, não seria interessante, vez que vc teria que buscar aprimorar a estrutura aerea se quisesse, com esse corte, obter algo proveitável ali.
Por outro lado, a planta inicialmente mostrada tem um alto potencial a meu ver. É preciso tão somente estabelecer uma estrutura aerea mais compativel a ambas as posições, sem cortar nada.
O vaso ideal, no caso, poderia ser um com forma mais robunda, como um vaso redondo ou quadrado, mas com profundidade maior, do tipo usual para um han kengai. Nesse estilo, o galho que se afasta e forma a outra planta (esquerda), seria liberado do solo, eliminando-se as raízes porventura existentes sobre essa parte, estabelecendo com ela, então, a parte que irá ficar exposta sobre ou a partir da borda do vaso.
A parte maior irá compor a estrutura moyogi do bonsai propriamente dito, sem fugir ou perder a excelente composição atual.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 10:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Nickyfury, a idéia é esta cortar no traço preto a fazer um shohin com aquela parte, a frente seria a ultima foto, teria que planta-la em outro angulo e melhorar a parte aérea, pois ela esta muito inclinada. E quanto a outra parte não se aproveita muito, vai ficar uma mudinha.
vou postar uma foto que tirei hoje da diferença entre o celtis e o esporão de galo (árvore que atige tranquilamente 5 m de altura e da frutinhas comestiveis alaranjadas.
Um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 11:12 pm Assunto: |
|
|
Realmente, são muito parecidas...
eu não saberia diferenciar.. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 30, 2009 8:36 am Assunto: bonsai |
|
|
As folhas apresentam a mesma distribuição mas diferem no formato, tamanho e coloração. Interessante essa espécie, ainda que uma espinheira. Mas esse "detalhe" é o de menos, afinal estamos acostumados a lidar com piracanta, piteco, acacia afriacana e outras afins.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|