FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Lustosa estiliza buxus
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 5:19 pm    Assunto: Lustosa estiliza buxus Responder com citação

O amigo e bonsaista Francisco Lustosa adquiriu este buxinho e resolveu estiliza-lo. Inicialmente, a planta estava assim:

Após analisar todas as possibilidades, achou por bem estilizar algo inusitado e ao mesmo tempo interessante. O tachiagari expõe um movimento simples mas um bom nebari:

A copa foi criada visando uma estruturação que harmonizasse com o trabalho de madeira morta empreendido na planta:

Trabalho de madeira morta na parte superior:

A parte traseira ainda será devidamente trabalhada, para harmonizar com o restante do trabalho:

Obviamente o vaso em que a planta está é apenas para treinamento. Futuramente, provavelmente, o bonsaista irá optar por um vaso redondo ou oval, para compor melhor seu trabalho. Enquanto isso, a planta recupera-se, recebendo adubação:

A Dremmel ao lado dá uma idéia da grossura e altura do tronco deste magnifico buxinho trabalhado pelo bonsaista Francisco Lustosa:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 5:48 pm    Assunto: Re: Lustosa estiliza buxus Responder com citação

ola nicky simplesmete d mais!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Belíssimo trabalho com madeira morta!
Com certeza deve ter usado uma Makita! Dremmel não faz nem cócegas.............rsrsrs!

Valeu a postagem, Nicky!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jorgeleao1

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Magnífico trabalho!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Que beleza de trabaho, dê meus parabéns ao Lustosa.
Depois que esta copa dobrar de tamanho, ficará perfeita.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

É, o tal de Chico realmente não tá pra brincadeira rssss
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2009 8:08 am    Assunto: Responder com citação

que belo trabalho lustoza , realmente deu uma bela modificada nesse buxinho .
digno de sua capacidade .
um grande abraço amigo.
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2009 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Lindo trabalho em madeira morta!
Só uma pergunta.... não tem problema e fazer orificios que possam acumular agua?
Bela inspiração pra um trabalho q estou fazendo!
Lindo mesmo!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 1:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não há acumulo de agua, vez que a madeira seca é impermeabilizada com calda sulfocaustica. De qualquer forma, para melhor conservação, costuma-se regar apenas a parte verde e o solo, evitando molhar a madeira morta. Very Happy

Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Finalmente comprei a calda pra tratar a madeira morta de minhas plantas, tirando o cheirinho de ovo podre é uma beleza. Quando passei achei que tinha algo de errado, aquela calda amarelada, mas no outro dia foi uma surpresa... a madeira branquinha...

Agora a dúvida, o correto não seria Calda Sufocálcica? de enxofre e calcio? se fosse calstica minhas mãos teriam sofrido um bocado, mas nada aconteceu.

Aliás, acabei de achar um PDF, vou ler agora.
http://www.canalrural.com.br/pdf/4631660.pdf
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

pesquisando um pouco mais achei uma reportagem interessante aqui:
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=16853

e um tópico do fórum sobre a preparação da calda aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11433&sid=831d8b60e779db28421afc17ca3ae6bc

Porém não acho que valha a pena fazer em casa, comprei em uma agropecuária uma garrafa de 2 Litros por R$ 9,00.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 7:31 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Arzivenko, a propósito do uso correto da palavra, creio que o nobre colega pode até ter razão. Shocked

Entretanto, ressalvo que, em se tratando de termos técnicos bonsaísticos, por vezes nos deparamos com algumas palavras que realmente "saem pela tangente", como por exemplo a palavra ARAMAÇÃO. Não existe nenhum verbete nos dicionários nacionais que especifique essa palavra. E no entanto, é a que mais usamos, tanto escrita quanto falada. Very Happy

Um termo que define um estilo clássico no bonsai, Hokidashi, traduzido por alguns bonsaistas, Naka inclusive, significa estilo vassoura invertida. Na maioria das publicações espanholas e japonesas, porém, a tradução é escova invertida. Naturalmente, a escova japonesa talvez pareça mais com a vassoura brasileira e americana, né? Rolling Eyes Rolling Eyes

Calda sulfocálcica, dentro da colocação feita por voce, e nos sites indicados, é mais interessante. Mas como coloquei, dentro dos parametros que descrevi acima, não está tão errado assim, pois muitos bonsaistas tambem usam a mesma palavra, escrita ou falada. Very Happy

Acho que o principal, no caso, é fazer uso de um termo ou palavra que seja compreensivel a todos, que possa ser entendida e usada por qualquer um que se aventure na nobre arte viva do bonsai. Very Happy

A propósito de ARAMAÇÃO, o bonsaista/escritor Fabio Antakly propôs na ultima revisão em seu livro, que mudassemos para Aramagem. Continua sendo uma palavra inexistente, mas segundo ele, ficaria com uma sonoridade melhor. Rolling Eyes Rolling Eyes

Então, continuemos cada um na sua a fazer uso de calda sulfocaustica ou sulfocalcica. A proceder a uma aramagem ou aramação visando educar um galho de um bonsai. A estilizar no estilo vassoura ou escova. Que siga o gosto pessoal de cada qual, e, sem com isso ofender ou sentirmo-nos ofendidos e propensos a corrigir picuinhas, que há coisas muito mais importantes e interessantes a discutirmos em nosso forum. Wink

Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, desculpe se eu fui impertinente, mas meu propósito foi tirar a duvida já que eu também não tinha certeza. "Sulfocaustica" não me parece muito bom porque remete a uma substancia cáustica, em se falando de "Sulfo" poderia lembrar ácido sulfúrico, e não é o caso, a calda sulfocálcica é inerte. Concordo que as vezes temos que criar palavras novas, como aramagem, ou aramação, mas nesse caso a calda já existe a mais de 100 anos, e o seu nome remete a sua composição (sufo = enxofre e cálcica = cal ou cálcio) certo?

Mais uma vez, não estou querendo obrigar ninguém a falar da forma correta, pouco me importa, mas sim estava querendo tirar uma dúvida minha e que talvez seja duvida de outros também, mas se fui inconveniente, te peço perdão, e se julgar necessário pode remover meu comentário.
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Nicky !
Sem duvida mais um belissimo trabalho do Lustosa .e sorte a
nossa de estarmos aqui pertinho do homem ,que embora não
exponha tanto seus inumeros trabalhos como eu acho que deveria
nos recebe com o carinho de sempre e nos encina com a paciencia
e competencia do grande bonsaita que é .
G abraço.
Pv.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 11:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Arzivenko, não se apoquente nem se amofine. Não há por que se desculpar ou eu retirar nada de lugar nenhum. Está tudo dentro dos conformes, ok? Very Happy

PV, a verdade é que há muito material bom no viveiro do Lustosa, sabemos disso. Aliás, cada dia chega mais e cada vez ele se entusiasma e faz alguma outra maravilha. Pena que seja avesso a participar do forum pessoalmente, e tenha eu que ficar fuçando e insistindo em mostrar o trabalho dele por aqui. Mas tem nada não, para mim é muito gratificante. Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: