 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 5:19 pm Assunto: Lustosa estiliza buxus |
|
|
O amigo e bonsaista Francisco Lustosa adquiriu este buxinho e resolveu estiliza-lo. Inicialmente, a planta estava assim:
Após analisar todas as possibilidades, achou por bem estilizar algo inusitado e ao mesmo tempo interessante. O tachiagari expõe um movimento simples mas um bom nebari:
A copa foi criada visando uma estruturação que harmonizasse com o trabalho de madeira morta empreendido na planta:
Trabalho de madeira morta na parte superior:
A parte traseira ainda será devidamente trabalhada, para harmonizar com o restante do trabalho:
Obviamente o vaso em que a planta está é apenas para treinamento. Futuramente, provavelmente, o bonsaista irá optar por um vaso redondo ou oval, para compor melhor seu trabalho. Enquanto isso, a planta recupera-se, recebendo adubação:
A Dremmel ao lado dá uma idéia da grossura e altura do tronco deste magnifico buxinho trabalhado pelo bonsaista Francisco Lustosa:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO


Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 5:48 pm Assunto: Re: Lustosa estiliza buxus |
|
|
ola nicky simplesmete d mais!!!! _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 7:33 pm Assunto: |
|
|
Belíssimo trabalho com madeira morta!
Com certeza deve ter usado uma Makita! Dremmel não faz nem cócegas.............rsrsrs!
Valeu a postagem, Nicky!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
jorgeleao1
Registrado: 28/01/08 Mensagens: 70
|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 10:09 pm Assunto: |
|
|
Magnífico trabalho! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 10:56 pm Assunto: |
|
|
Que beleza de trabaho, dê meus parabéns ao Lustosa.
Depois que esta copa dobrar de tamanho, ficará perfeita. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
Voltar ao topo |
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 11:08 pm Assunto: |
|
|
É, o tal de Chico realmente não tá pra brincadeira rssss |
|
Voltar ao topo |
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO


Registrado: 15/03/07 Mensagens: 936 Localização: brasilia df
|
Enviada: Ter Jun 16, 2009 8:08 am Assunto: |
|
|
que belo trabalho lustoza , realmente deu uma bela modificada nesse buxinho .
digno de sua capacidade .
um grande abraço amigo. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO


Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jun 16, 2009 9:51 pm Assunto: |
|
|
Lindo trabalho em madeira morta!
Só uma pergunta.... não tem problema e fazer orificios que possam acumular agua?
Bela inspiração pra um trabalho q estou fazendo!
Lindo mesmo! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 1:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não há acumulo de agua, vez que a madeira seca é impermeabilizada com calda sulfocaustica. De qualquer forma, para melhor conservação, costuma-se regar apenas a parte verde e o solo, evitando molhar a madeira morta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 6:40 pm Assunto: |
|
|
Finalmente comprei a calda pra tratar a madeira morta de minhas plantas, tirando o cheirinho de ovo podre é uma beleza. Quando passei achei que tinha algo de errado, aquela calda amarelada, mas no outro dia foi uma surpresa... a madeira branquinha...
Agora a dúvida, o correto não seria Calda Sufocálcica? de enxofre e calcio? se fosse calstica minhas mãos teriam sofrido um bocado, mas nada aconteceu.
Aliás, acabei de achar um PDF, vou ler agora.
http://www.canalrural.com.br/pdf/4631660.pdf |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 7:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Arzivenko, a propósito do uso correto da palavra, creio que o nobre colega pode até ter razão.
Entretanto, ressalvo que, em se tratando de termos técnicos bonsaísticos, por vezes nos deparamos com algumas palavras que realmente "saem pela tangente", como por exemplo a palavra ARAMAÇÃO. Não existe nenhum verbete nos dicionários nacionais que especifique essa palavra. E no entanto, é a que mais usamos, tanto escrita quanto falada.
Um termo que define um estilo clássico no bonsai, Hokidashi, traduzido por alguns bonsaistas, Naka inclusive, significa estilo vassoura invertida. Na maioria das publicações espanholas e japonesas, porém, a tradução é escova invertida. Naturalmente, a escova japonesa talvez pareça mais com a vassoura brasileira e americana, né?
Calda sulfocálcica, dentro da colocação feita por voce, e nos sites indicados, é mais interessante. Mas como coloquei, dentro dos parametros que descrevi acima, não está tão errado assim, pois muitos bonsaistas tambem usam a mesma palavra, escrita ou falada.
Acho que o principal, no caso, é fazer uso de um termo ou palavra que seja compreensivel a todos, que possa ser entendida e usada por qualquer um que se aventure na nobre arte viva do bonsai.
A propósito de ARAMAÇÃO, o bonsaista/escritor Fabio Antakly propôs na ultima revisão em seu livro, que mudassemos para Aramagem. Continua sendo uma palavra inexistente, mas segundo ele, ficaria com uma sonoridade melhor.
Então, continuemos cada um na sua a fazer uso de calda sulfocaustica ou sulfocalcica. A proceder a uma aramagem ou aramação visando educar um galho de um bonsai. A estilizar no estilo vassoura ou escova. Que siga o gosto pessoal de cada qual, e, sem com isso ofender ou sentirmo-nos ofendidos e propensos a corrigir picuinhas, que há coisas muito mais importantes e interessantes a discutirmos em nosso forum.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 8:25 pm Assunto: |
|
|
Nick, desculpe se eu fui impertinente, mas meu propósito foi tirar a duvida já que eu também não tinha certeza. "Sulfocaustica" não me parece muito bom porque remete a uma substancia cáustica, em se falando de "Sulfo" poderia lembrar ácido sulfúrico, e não é o caso, a calda sulfocálcica é inerte. Concordo que as vezes temos que criar palavras novas, como aramagem, ou aramação, mas nesse caso a calda já existe a mais de 100 anos, e o seu nome remete a sua composição (sufo = enxofre e cálcica = cal ou cálcio) certo?
Mais uma vez, não estou querendo obrigar ninguém a falar da forma correta, pouco me importa, mas sim estava querendo tirar uma dúvida minha e que talvez seja duvida de outros também, mas se fui inconveniente, te peço perdão, e se julgar necessário pode remover meu comentário. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
pauloventura 3.o PASSO


Registrado: 19/02/08 Mensagens: 553 Localização: brasilia DF
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 9:07 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Nicky !
Sem duvida mais um belissimo trabalho do Lustosa .e sorte a
nossa de estarmos aqui pertinho do homem ,que embora não
exponha tanto seus inumeros trabalhos como eu acho que deveria
nos recebe com o carinho de sempre e nos encina com a paciencia
e competencia do grande bonsaita que é .
G abraço.
Pv. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 11:47 am Assunto: bonsai |
|
|
Arzivenko, não se apoquente nem se amofine. Não há por que se desculpar ou eu retirar nada de lugar nenhum. Está tudo dentro dos conformes, ok?
PV, a verdade é que há muito material bom no viveiro do Lustosa, sabemos disso. Aliás, cada dia chega mais e cada vez ele se entusiasma e faz alguma outra maravilha. Pena que seja avesso a participar do forum pessoalmente, e tenha eu que ficar fuçando e insistindo em mostrar o trabalho dele por aqui. Mas tem nada não, para mim é muito gratificante.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|