Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jun 03, 2009 9:09 pm Assunto: Alporquia - qual a melhor época |
|
|
Quero fazer uma alporquia de um resedá aqui na minha casa!
A especie é um Resedá, que entra em dormencia agora no inverno.
ë possivel fazer a alporquia no inverno?
E de carona ja levanto a questão: EXISTE UMA REGRA PARA A ÉPOCA EM QUE SE REALIZA A ALPORQUIA?
Existe varião entre as especies? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jun 04, 2009 5:24 pm Assunto: |
|
|
Markus, a regra geral para alporquias é a primavera-verão. Preferencialmente no início da primavera, mas sem nenhum problema também até o verão. O enraizamento dos alporques tem a ver com o crescimento vegetativo das plantas. Então, especialmente aqui no sul, onde as plantas tem uma dormência bem definida no inverno, não é aconselhado fazer alporques nestaa época. Não que é impossível obetr sucesso, apenas que o enraizamento de qualquer modo vai ser efetivo no início da primavera.
Quanto ao resedá fiz alporque de um tronco mais grosso que o meu braço há laguns anos, no mês de setembro e em 45 dias já pude retirar a muda totalmente enraizada.
Há espécies com maior ou menor facilidade de enraizamento. Em geral as mirtáceas (jaboticaba, pitanga, camboin, etc) são as mais difíceis. às vezes leva um ano ou mais para enraizar, isso sempre controlando para não cicatrizar o anel, se não não enraizam nunca.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jun 05, 2009 9:02 am Assunto: |
|
|
Grande Elio.
Aproveito a matéria para agradecer...também estava na expectativa. Vlw. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 3:24 pm Assunto: |
|
|
Uma dúvida:
Pretendo fazer uma alporquia em uma jabuticabeira. Devo dar início ao procedimento na primavera ou devo tentar programar o fim da alporquia (extração) para a primavera, à fim de facilitar o desenvolvimento da parte retirada? _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 5:16 pm Assunto: |
|
|
Júlio, mesmo em jaboticabeira a melhor época para fazer a alporquia é no início da primavera. Mas te prepara para a possibilidade de uma longa espera. Normalmente a jaboticabeira leva 1 ou 2 anos para enraizar o alporque. Às vezes nem enraiza. Às vezes também enraiza mais rápido. Não é uma regra, é uma tendência.
Procure um galho meio grosso, superior a um cabo de vassoura, ou até como o seu pulso, preferencialmente que já tenha sido podado, ou seja, seja grosso e curto. Isso para que possas retirar não apenas o anel de casca mas também uma boa camada de madeira no local do anelamento. Se tirar só a casca, ela cicatrizará em pouquíssimo tempo e não vai enraizar nunca. Mesmo retirando madeira aconselho a verificar a cada 2 -3 meses se não está cicatrizando, se estiver, retire a cicatrização. Com esta insistência consegui enraizar um Toco da grossura do meu pulso em cerca de um ano. O que é bom.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 22, 2009 8:22 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Júlio, mesmo em jaboticabeira a melhor época para fazer a alporquia é no início da primavera. Mas te prepara para a possibilidade de uma longa espera. Normalmente a jaboticabeira leva 1 ou 2 anos para enraizar o alporque. Às vezes nem enraiza. Às vezes também enraiza mais rápido. Não é uma regra, é uma tendência.
Procure um galho meio grosso, superior a um cabo de vassoura, ou até como o seu pulso, preferencialmente que já tenha sido podado, ou seja, seja grosso e curto. Isso para que possas retirar não apenas o anel de casca mas também uma boa camada de madeira no local do anelamento. Se tirar só a casca, ela cicatrizará em pouquíssimo tempo e não vai enraizar nunca. Mesmo retirando madeira aconselho a verificar a cada 2 -3 meses se não está cicatrizando, se estiver, retire a cicatrização. Com esta insistência consegui enraizar um Toco da grossura do meu pulso em cerca de um ano. O que é bom.
abraço |
Obrigado pela ajuda! Mas me surgiu outra dúvida: na primavera pretendo fazer uma poda um pouco mais drástica na minha jabuticabeira e pretendo iniciar a alporquia. Posso fazer as duas coisa concomitantemente?
Quanto à escolha do galho, acredito já estar feita. O tronco da minha jabuticabeira tem a espessura do meu pulso +ou-. Eu vou usar um galho bem mais fino, mas não tenho pressa... vou fazer da melhor forma possível. Pode levar quanto tempo for necessário!
Abração, e obrigado pela ajuda! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 22, 2009 7:09 pm Assunto: |
|
|
Júlio se fizer uma poda sem deixar galhos com folhas, espere para fazer a alporquia depois que o tronco rebrotou. Chutando assim eu diria que deixar os brotos chegarem a uns 10 cm de comprimento. Se no galhos podado ficar galhos mais finos com folhagem, então pode fazer a alproquia simultânea.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 23, 2009 4:14 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Júlio se fizer uma poda sem deixar galhos com folhas, espere para fazer a alporquia depois que o tronco rebrotou. Chutando assim eu diria que deixar os brotos chegarem a uns 10 cm de comprimento. Se no galhos podado ficar galhos mais finos com folhagem, então pode fazer a alproquia simultânea.
abraço |
Elio, obrigado!
Eu pretendo apenas dar uma boa reduzida no tamanho da minha árvore, e não transforma-la em bonsai. Vou deixar folhas sim.
Até breve. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 10:12 am Assunto: |
|
|
Como já disse, pretendo fazer uma alporquia na minha jabuticabeira para produzir um bonsai. Por isto andei lendo bastante sobre o assunto e me surgiou uma dúvida:
Li num livro (não lembro qual deles, posso confirmar) que para as árvores frutíferas o mais indicado seria a alporquia com um arame prendendo a seiva (na casca como um torniquete), no lugar de retirar parte da casca.
Alguém confirma ou infirma?
Abração a todos. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 08, 2009 5:32 pm Assunto: |
|
|
Para frutíferas ou não, as diferenças de procedimento e resultado estão mais na variação de espécies do que no fato de serem ou não frutíferas. O uso do arame que é chamado de técnica do torniquete pode ser usado em qualquer planta. Na prática porém o anelamento tem sido muito mais eficiente. No caso particular da jaboticabeira se usar apenas uma arame como torniquete a casca vai rapidamente "engolir! este arame cicatrizando e não enraizando.
Para a espécie portanto continua valendo a tese de tirar a casca e inclusive "morder" parte da madeira.
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 09, 2009 1:42 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Para frutíferas ou não, as diferenças de procedimento e resultado estão mais na variação de espécies do que no fato de serem ou não frutíferas. O uso do arame que é chamado de técnica do torniquete pode ser usado em qualquer planta. Na prática porém o anelamento tem sido muito mais eficiente. No caso particular da jaboticabeira se usar apenas uma arame como torniquete a casca vai rapidamente "engolir! este arame cicatrizando e não enraizando.
Para a espécie portanto continua valendo a tese de tirar a casca e inclusive "morder" parte da madeira.
abraço |
Muito obrigado, Elio! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 10:43 am Assunto: |
|
|
Concordo plenamente com as informações postadas pelo colega Elio.Nunca tentei alporquia em jabuticabeira, mas todos os relatos que ouvi dão conta que as raizes demoram muito a surgir, mas vale a pena já que tens o material em mãos, porque não! |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 9:31 am Assunto: |
|
|
Ivanil Pimentel Vieira escreveu: | Concordo plenamente com as informações postadas pelo colega Elio.Nunca tentei alporquia em jabuticabeira, mas todos os relatos que ouvi dão conta que as raizes demoram muito a surgir, mas vale a pena já que tens o material em mãos, porque não! |
É, vou fazer sim.. mas não vou pelo caminho mais incerto! Melhor aprender com os erros dos outros (ou experiência, neste caso), do que ficar errando para aprender!
Abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 9:59 am Assunto: |
|
|
jcmorosky,
é verdade, vamos aproveitar as experiências de colegas e partir para o que der resultados imediatos e garantidos. |
|
|
 |
LeandroMG
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 11:54 am Assunto: ... |
|
|
Galera, eu queria aproveitar o tópico pra tirar algumas dúvidas minha, mas achei que seria intromissão de mais da minha parte, portanto criei um novo tópico e gostaria muito da ajuda de vocês:
Segue o link do topico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=138788#138788
Vlw. _________________ "Aquele que tiver paciência terá o que deseja."
Benjamim Franklin |
|
|
 |
|