FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba10 MAME
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 20, 2008 6:17 pm    Assunto: Jabuticaba10 MAME Responder com citação

Olá,
vai aí mais uma Jabu. Pretendo fazer um mame no estilo MOYOGI (ereto informal). Está no escorredor há algum tempo. Depois dessa primeira aramação vou transplantá-lo para um vaso de treinamento bem menor. Uma coisa que aprendi é que se você quiser fazer uma miniatura tem que começar a educar a muda já num vaso pequeno e daí contar com o bom e velho tempo para desenvolvimento... Seguem as fotos:

FOTO 01

FOTO 02

FOTO 03

FOTO 04

FOTO 05

Como sempre, sugestões e críticas são muito bem-vindas.

Abraço a todos.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 20, 2008 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo edson0605
Sua Jabuticaba já está bem encaminhada, na minha opinião.
O troco já estava com um movimento legal e agora com o movimento do galho que selecionou para dar continuidade fico muito bom também. Como a ideia é um mame então as curvas acentuadas caem muito bem.
Só me esclarece uma dúvida: não seria melhor colocar ela em uma mamadeira para que ela pegue + força ainda?
No meu entender o conjunto escorredor + mamadeira ajuda a ter uma planta que emita + brotações, galhos e folhas, engrosse a base e se desenvolva + rápido... se vc colocar ela em um vaso pequeno o processo se retarda e vc tera ao seu dispor menos possibilidades de emissão de galhos e brotos, estou certo? Para os mame esse conjunto não ajudaria?
Grande abraço
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 20, 2008 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Rogério,
obrigado pelas considerações; quanto a tua pergunta

Citação:
Só me esclarece uma dúvida: não seria melhor colocar ela em uma mamadeira para que ela pegue + força ainda?
No meu entender o conjunto escorredor + mamadeira ajuda a ter uma planta que emita + brotações, galhos e folhas, engrosse a base e se desenvolva + rápido... se vc colocar ela em um vaso pequeno o processo se retarda e vc tera ao seu dispor menos possibilidades de emissão de galhos e brotos, estou certo? Para os mame esse conjunto não ajudaria?

Segundo o bonsaísta Valdir Hobus

Citação:
No caso do mame, o crescimento rápido é ruim. Você perde muito em estrutura, pois os galhos engrossam muito, e os entrenós alongam.
Mame tem que ser aos poucos mesmo

É a velha máxima do bonsai: é preciso ter paciência. Você na verdade estará tentando fazer uma miniatura (mame) de outra miniatura (bonsai); por isso algumas características como entre-nós menos espaçados e folhas pequenas são importantes. Com o conjunto escorredor/mamadeira + farta adubação você perderá estas características...
O tópico completo pode ser visto em

http://www.bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=139&sid=3f5c077977da167898fbbdcea11cc5bb

Abraço.
Edson.

Editado pela última vez por edson0605 em Seg Jan 19, 2009 9:25 am; num total de 1 vez
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 20, 2008 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo edson0605
Quem agradece sou eu por + esse aprendizado.
Aqui no Fórum aprendi 50% do pouco que sei e sei que ainda vou aprender muito +. Só que isso depende muito de pessoas como vc que tem a paciência e a boa vontade ajudar os novatos como eu.
Fico muito grato pela ajuda e pela dica do link que enviou.
Matéria muito importante e interessante.
Acredito que essa dúvida minha é a de muitas outras pessoas que participam desse Fórum.
Muito obrigado e grande abraço,
Rogério.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 11, 2009 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
segue uma atualização:

FOTO 06

FOTO 07

FOTO 08

FOTO 09

Abraço a todos.
Edson.
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 11, 2009 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Caro Edson,
sou iniciante e me bateu uma curiosidade. Vi que podou a jabuticabeira no inverno, esse procedimento procede estando nesse período?
Não seria aconselhável a primavera ?
Abraço !
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 12, 2009 10:06 am    Assunto: Responder com citação

João Paulo,
neste caso acho que não haverá problemas pois foi retirado apenas um galho; a planta está enfolhada (também com folhas novas) e até mesmo o novo ápice não está pelado. Acredito eu que o problema seria uma poda severa retirando muitos galhos e todas as folhas por estarmos no inverno.
Eu tenho algumas jabuticabeiras que estão cheias de brotos e até mesmo uma plantada no quintal está cheia de frutos!!
Abraço.
Edson.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 14, 2009 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Oi Edson

Parabéns pela condução desta pequena... É mesmo preciso muita paciência para se conseguir os galhos nos locais certos e o amigo está indo bem!!!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: